Se tenho 1Mb de velocidade por que faço download à 100kb?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 1: Questões de Revisão
Advertisements

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET
Sistemas operacionais
Redes e computadores I Prof: Diovani Milhorim.
Redes de alta velocidade
Técnicas para operações E/S
Regulamento. Como seria um banco simples pra você? Cada vez mais valorizamos a simplicidade: os celulares com acesso à internet nos dão mais mobilidade,
Compressão de Dados ORI Ednaldo Pizzolato.
Trabalho de Informática
Camada Física O nível físico fornece as características mecânicas, elétricas, funcionais e de procedimento para ativar, manter e desativar as conexões.
Introdução a Programação Renata Freire
Wagner Santos C. de Jesus Roberto Cordeiro Walts
Prof. Marcelo Diniz Fonte:
Respostas das atividades da aula 4.
Respostas das atividades da aula 4.
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Guia para configuração e envio da Nfe por
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
A grande rede mundial de computadores
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Internet Computadores Interligados pelo mundo inteiro. Arquitetura Cliente – Servidor Esta é a Arquitetura que rege o mundo da internet. Quando você acessa.
INFORMÁTICA BÁSICA EXTRANET INTERNET
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Meios físicos de transmissão
Modelo de referência OSI
Bits e Bytes Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 ou 0. A cada impulso elétrico damos o.
Interconexão e Transporte em Redes
Prof: Erivelto Tschoeke Udesc - Ceplan
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
Equipamentos de Redes Aula 3
Tecnologias WAN Guilherme Guimarães.
Comunicação de Dados Através da Rede Elétrica
Entrada e Saída (E/S ou I/O)
Guia para configuração e envio da Nfe por
VoIP: O Futuro da Telefonia.
DUAL CHANNEL Adinan Southier Soares Senai – São Lourenço do Oeste.
Transmissão Virtual Boa noite a todos.
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
SISTEMAS OPERACIONAIS I Gerenciamento de Arquivos
Capítulo V – Comandos de Entrada e Saída 5.1 – Equipamentos de entrada e saída 5.2 – Saída no vídeo-texto 5.3 – Entrada pelo teclado 5.4 – Entrada e saída.
Tutorial: Cadastro.
Sistemas de numeração binária e decimal. Aprendizagem 1Trabalho elaborado por Alexandra.
Organização e Arquitetura de Computadores 2ºSemestre Aula 11 – Parte 2 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TRABALHO REALIZADO POR: Ricardo costa
INTERNET BÁSICA.
Introdução Informática
Gestão de Sistemas Operacionais I
23/4/2015 Aula 13 – Organização de arquivos II 23/4/2015 Aula 13 – Organização de arquivos II.
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Arquitetura TCP/IP Aplicação Transporte Rede Enlace Física.
CCNA Exploration Camada Física OSI
Programação Computacional Aula 8: Entrada e Saída pelo Console Prof a. Madeleine Medrano
TIC Tecnologias de Informação e Comunicação
Modulação Disciplina: Comunicação de Dados Ano lectivo: 2014/2015
Projeto Operador de Computador
Sistemas de Arquivos- Cap4
Sistemas computacionais
PORTAL DO AGENTE Guia de acesso rápido.
REDES DE COMPUTADORES II
ADSL.
CCNA Exploration Camada Física OSI.
Rede de Computadores MAT164 – Redes de Computadores I Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
NOÇÕES DE INTERNET E NAVEGADORES
Integrated Services Digital Network
ÁUDIOS DIGITAIS Bit (simplificação para dígito binário, " Binary digit " em inglês) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida,
Redes de Computadores Protocolos de Transporte
3/6/2016.  BIT ( Bi nary Digi t )  A palavra BIT foi inventada para representar a passagem ou não de corrente elétrica no computador.
Transcrição da apresentação:

Se tenho 1Mb de velocidade por que faço download à 100kb? Um dúvida bastante comum que gera confusão para usuários refere-se à velocidade de download, e que confunde-se ainda à questão contratual de uma conexão de ADSL que garante 10% de banda.

Entendendo as medidas MBits é unidade de medida de conexão, de enlace Mbytes é unidade de medida de taxa de transferência Para transferir um bytes são necessários a transferência de 8 bits (+ 1 bit de correção de erros) Se recorda do tempo do modem de acesso discado de 56k (56Kbits)? Ele conseguia uma taxa de transfência próximo a 6kbytes/segundo. Com uma pequena variação nessa divisão por 8, adotou-se como convenção que uma taxa de transferência tem cerca de 1 décimo do enlace.

Ainda sobre medidas O quilobyte por segundo não deve ser confundido com o quilobit por segundo. Muitas pessoas não entendem por que pagam um serviço de internet com velocidade de 'x' kb/s, mas quando fazem download de um arquivo, aparece um número oito vezes menor. É porque a unidade é diferente. O quilobit é a unidade usada para medir velocidade de transmissão de dados, já o quilobyte é a unidade usada para medir tamanho de arquivos. 1.024 bit/s=1 kb/s (um quilobit por segundo)1.024 bytes/s=1 kB/s (um quilobyte por segundo)1 bit → pode ser '0' ou '1'. 1 byte → é um conjunto de 8 bits. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quilobit_por_segundo

Ainda sobre medidas Essas unidades de medidas não dependem do tipo de conexão utilizada. Pode ser utilizando um modem discado de 56k, um equipamento de rádio, uma conexão LAN entre 2 computadores dentro de uma mesma residência, ou mesmo uma conexão através de fibra ótica. Sempre deve-se levar em conta e conhecer a diferença entre Enlace/Conexão que é dado em Bits, taxa de transferência que é dado em Bytes/segundo

Mas o que são os 10% Confusão essa que existe pela falta de esclarecimento sobre as unidades de medidas mencionadas anteriormente. A OI por exemplo, em seu contrato de ADSL garante 10%, e isso não quer dizer que se tiver uma conexão de 1Mbits, será possível baixar a 100KBytes/segundo. A conta vai além: Independente da garantia, toda conexão como vimos nas telas anteriores fornecem (em face da conversão de medidas) uma taxa de download próximo a 1 décimo. Junto esse fator à garantia de 10% entende até onde a OI poderia chegar: Contratei 1Mbits de link – Minha taxa de download fica sempre próximo a 100Kbytes/segundo (isso é ótimo pois está conseguindo usar praticamente 100% do canal). Mas contratualmente para evitar problemas, a OI coloca em seu contrato que garante 10%, e portanto sua taxa de download poderia ser de 10Kbytes/segundo (isso mesmo, 10) e estaria dentro da garantia do contrato.

Até onde vai a garantia de banda Toda operadora de Telecom é monitorada e fiscalizada pela Anatel e a garantia que cada operadora (inclusive o Portal) coloca em seu contrato depende de sua política de serviços. Essa garantia só vale entre o cliente e o ponto de saída/entrada da operadora (ou seja, seus links com o fornecedor de link). Não é possível que uma operadora de Telecom garanta a velocidade/conexão em ambientes externos à sua alçada. Isso fica evidente quando o usuário vai fazer o download de um email do site do Hotmail em que os servidores ficam muito saltos distantes do operador de telecom e do cliente, e sofre com inúmeras interconexões até chegar ao servidor de destino. Os testes de velocidade realizados no site da Copel por exemplo, por estar fora do ambiente do operador também sofre alteração. Era um teste bem confiável, mas já não se torna mais. Um teste que tem se apresentado bem eficaz seria o www.speedtest.net desde que selecionado um provedor da lista, mais próximo possível do cliente (Cascavel por exemplo)

Mais literaturas http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/sist_conect/aula_04.html Largura de banda de um meio físico (Bandwidth) - É a capacidade de um canal ou equipamento, medida em milhares (kbps) ou milhões de bits por segundo (Mbps). Largura de banda não é uma medida de velocidade, mas a diferença entre as frequências máxima e mínima na qual um canal/equipamento pode operar. http://www.mundohitech.com/vai-medir-a-velocidade-da-sua-conexao-nao-confunda-kbit-com-kbyte/ Estas informações que serão dadas abaixo são válidas para qualquer tipo de acesso a Internet, seja ele 3G da Claro, EDGE da Tim e da Oi, ADSL Brasiltelecom e GVT, Net Cabo, Velox, Vivo Zap entre outros. Quando se contrata um plano de acesso a Internet a velocidade utilizada é em megabit por segundo ou mbps ou kbit por segundo kbps. Quando se está fazendo um download por exemplo a media utilizada muitas vezes é kByte.

Mais literaturas Esse post abaixo deve ser visitado pois presta importantes informações: http://www.veloturbo.com.br/blog/?p=227 Você sabe como um computador representa as letras, números e quaisquer outros símbolos que você vê na tela ou no seu teclado? Resposta: ele representa através de bytes. Qualquer caractere é representado por 1 byte*. Em outras palavras, cada letra que você digita, é na verdade 1 byte. Então uma frase com 150 letras ou espaços ou símbolos, possui 150 bytes. Indo um pouco mais a fundo, 150 bytes vão conter 1200 bits, pois cada byte tem 8 bits. Por fim, essa mesma frase de 150 caracteres será representada por uma sequência de 1200 zeros e uns..