Aquecimento Global Aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLUIÇÃO DO AR.
Advertisements

Biosfera e ação humana :atmosfera
O Homem como agente de mudanças ambientais
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ATMOSFERA
Poluição Atmosférica Ciências naturais Turma D 8ºAno Autores: Ana Rita
Aquecimento global Aula n.º5 (90 minutos).
“A maior parte das pessoas instruídas aceita o aquecimento global como real e perigoso. Realmente, a propaganda em torno do aquecimento global leva muita.
“Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal.
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
Transmissão de Calor.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
Chuvas ácidas, efeito de estufa e o buraco do ozono
O AR Alexandre nº 1 Luís nº 13 Arhangel nº 3 Tatiana nº 19
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
3. INTERACÇÃO RADIAÇÃO-MATÉRIA. ESTRUTURA DA ATMOSFERA TERRESTRE
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
E a sua importância para os seres vivos
AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Atmosfera terrestre.
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Intervenção do Homem nos Subsistemas Terrestres -Atmosfera e Geosfera-
Dinâmica da Atmosfera.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
Poluição do ar EFA NS– Alfaiate
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Constituição do planeta Terra:
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
AMONÍACO, saúde e ambiente
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
O ambiente é de todos – Vamos usar bem a energia.
Buraco Do Ozonio.
Queima de Combustíveis fósseis
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
Efeito de estufa.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Dinâmica Climática.
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Será o Homem suficientemente inteligente para conseguir evitar a sua própria destruição? POLUIÇÃO Trabalho realizado por: Gonçalo Santos – nº7; João Fernandes.
Tecnologia em Agronegócio Airton Andrade de Oliveira James Robert Newell Tulio Maciel Rubens de Souza Rodrigues.
Poluição do ar: CHUVA ÁCIDA PROFESSOR: CLEVERSON CHACAL
A poluição atmosférica
Fatores de influência climática
Sistema climático global
Gustavo Camargo da Silva Igor Raineri Nunes João Pedro Cabral
Poluição atmosférica.
O Efeito Estufa.
O ar A Poluição do ar Os efeitos camada de ozônio Efeito estufa
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
EFEITO ESTUFA.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Aquecimento Global Aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e há possibilidade da sua continuação durante o corrente século. O fenómeno se manifesta como um problema na temperatura sobre as áreas populosas do Hemisfério Norte, entre Círculo Polar Árctico e Trópico de Câncer. O clima marítimo do Hemisfério Sul é mais estável; embora o aumento do nível médio do mar também o atinge. O clima marítimo depende da temperatura dos oceanos nos Trópicos; e este está em equilíbrio com a velocidade de evaporação da água, com a radiação solar que atinge a Terra e o Efeito Estufa

O Aquecimento global é um fenómenos climático de larga extensão, um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. O significado deste aumento de temperatura é objecto de análise por parte dos cientistas. Causas naturais ou responsabilidade humana? Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes de origem humana na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos retêm uma parte dessa radiação que seria reflectida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global. Denomina-se efeito de estufa à absorção, pela atmosfera, de emissões infravermelhas impedindo que as mesmas escapem para o espaço exterior.

http://www.youtube.com/watch?v=Bm0KJeS3miY

Causas e Consequências Efeito de Estufa Destruição da Camada de Ozono Poluição Atmosférica Fontes Poluidoras Consequências Efeitos da Poluição Atmosférica "Buraco do Ozono Ameaça a Europa" Desaparecimento das Estações do Ano Acidificação

Efeito de Estufa A radiação solar compreende radiações luminosas (luz) e radiações caloríficas (calor), em que sobressaem as radiações infravermelhas. As radiações luminosas são de pequeno comprimento de onda, pelo que atravessam facilmente a atmosfera. Pelo contrário, as radiações infravermelhas (radiações caloríficas) são de grande comprimento de onda, pelo que têm mais dificuldades em atravessar a atmosfera, que, por intermédio do vapor de água, do dióxido de carbono e das partículas sólidas e líquidas, as absorve em grande parte. Por outro lado, as radiações luminosas (luz) absorvidas pela camada superficial do Globo são convertidas em radiações infravermelhas (calor), que continuamente vão sendo por elas libertadas (radiação terrestre).

Destruição da Camada do Ozono O ozono (03) é um gás azulado da família do oxigénio e resultante da dissociação das moléculas deste último componente gasoso provocada por certas radiações emanadas do Sol. Cada um dos átomos resultantes dessa dissociação recombina-se com o oxigénio molecular, originando-se assim o ozono. Embora em muito pequenas quantidades, o ozono existe também na baixa atmosfera, onde pode ser produzido por descargas eléctricas da atmosfera (relâmpagos), o que nos é revelado pelo seu cheiro característico durante as trovoadas. Contudo, ele acumula-se na sua quase totalidade na camada que vai dos 20 km aos 50 km e que, por isso, é designada por camada de ozono. Mas, a designação de "camada de ozono" pretende apenas referenciar a zona da atmosfera onde é maior a sua concentração, tendo-se, portanto, de ter em atenção que, mesmo naquela camada, o ozono ocupa uma parte ínfima do volume do ar.

Poluição Atmosférica   O desenvolvimento industrial e urbano tem originado em todo o mundo um aumento crescente da emissão de poluentes atmosféricos. O acréscimo das concentrações atmosféricas destas substâncias, a sua deposição no solo, nos vegetais e nos materiais é responsável por danos na saúde, redução da produção agrícola, danos nas florestas, degradação de construções e obras de arte e de uma forma geral origina desequilíbrios nos ecossistemas. No entanto, a poluição do ar, devido às características da circulação atmosférica e devido à permanência de alguns poluentes na atmosfera por largos períodos de tempo, apresenta um carácter transfronteira e é responsável por alterações ao nível planetário, o que obriga à conjugação de esforços a nível internacional.  

Fontes Poluidoras   A nível nacional destacam-se, pelas suas emissões, as Unidades Industriais e de Produção de Energia como a geração de energia eléctrica, as refinarias, fábricas de pasta de papel, siderurgia, cimenteiras e indústria química e de adubos. A utilização de combustíveis para a produção de energia. Existem outras fontes poluidoras que, em certas condições, se podem revelar importantes tais como: ·         a queima de resíduos urbanos, industriais, agrícolas e florestais, feita muitas vezes, em situações incontroladas. A queima de resíduos de explosivos, resinas, tintas, plásticos, pneus é responsável pela emissão de compostos perigosos; ·         os fogos florestais são, nos últimos anos, responsáveis por emissões significativas de CO2; ·         o uso de fertilizantes e o excesso de concentração agro-pecuária, são os principais contribuintes para as emissões de metano, amoníaco e N2O; ·         as indústrias de minerais não metálicos, a siderurgia, as pedreiras e áreas em construção, são fontes importantes de emissões de partículas; ·         as causas naturais, como explosões vulcânicas.

Efeitos da Poluição Atmosférica Ao nível da saúde humana a poluição atmosférica afecta o sistema respiratório podendo agravar ou mesmo provocar diversas doenças crónicas tais como a asma, bronquite crónica, infecções nos pulmões, enfizema pulmonar, doenças do coração e cancro do pulmão. Os poluentes atmosféricos podem afectar a vegetação por duas vias: via directa e via indirecta. Os efeitos directos resultam da destruição de tecidos das folhas das plantas provocados pela deposição seca de SO2, pelas chuvas ácidas ou pelo ozono, reflectindo-se na redução da área fotossintética. Os efeitos indirectos são provocados pela acidificação dos solos com a consequente redução de nutrientes e libertação de substâncias prejudiciais às plantas, resultando numa menor produtividade e numa maior susceptibilidade a pragas e doenças.

"Buraco do Ozono Ameaça Europa" Durante anos, os cientistas preocuparam-se sobretudo com o aquecimento da troposfera, a camada mais próxima da Terra. No entanto, as camadas superiores têm uma espessura maior e são tão importantes como a troposfera para os habitantes do planeta. Foi há cerca de uma década que os cientistas previram o arrefecimento da atmosfera superior, através de um raciocínio simples: gases como o dióxido de carbono e o metano causam um efeito de estufa que concentra grande parte do calor junto à Terra, não deixando que as radiações se expandam para o resto da atmosfera. No entanto, este problema resolver-se-ia se o ar quente conseguisse subir, o que não acontece. Quando o ar quente atinge o início da estratosfera, depara com a camada do ozono que é mais quente que a região imediatamente anterior, porque absorve directamente o calor solar. Dá-se então uma inversão de temperatura: o ar quente que sobe até ali, deixa de ser mais quente que o envolvente e deixa por isso de subir.

Desaparecimento das Estações do Ano As estações do ano parecem estar em risco de desaparecer, tal como as conhecemos. Estávamos habituados a temperaturas perfeitamente definidas e estáveis. Só que o tempo já nos começa a pregar demasiadas "partidas", e agora o frio já se espalha por todas as estações, tal como o calor. É caso para perguntarmos se o tempo estará a ficar louco?. Apesar de muita controvérsia, não se consegue determinar ao certo quais são os motivos concretos que levam a atmosfera a um aquecimento tão gradual. Muitos factores são apontados como responsáveis, como o caso do buraco do Ozono, o efeito de estufa, entre outros. Mas pior do que isso, produz-se um medo generalizado de que a terra esteja sujeita, num futuro próximo, a uma diversa sucessão de catástrofes.

Acidificação Embora não seja uma consequência directa do aquecimento global, certos gases, abaixo indicados, pertencentes ao conjunto de gases do efeito de estufa, ajudam a este problema. Por isso gostaríamos de indicar o problema da acidificação, como uma consequência secundária e indirecta do aquecimento global. Poluentes como o SO2 e o NOX são os principais responsáveis pelo problema da acidificação. Em contacto com a água transformam-se em ácidos sulfúrico e nítrico, os quais dissolvidos na chuva e na neve atingem o solos sob a forma de sulfatos (SO42-), nitratos (NO3-) e iões de Hidrogénio (H+) - deposição húmida. No entanto o SO2 e os NOX podem ser depositados directamente no solo ou nas folhas das plantas como gases ou associados a poeiras - deposição seca. A acidez é dada pela concentração de (H+) libertados pelos ácidos e é normalmente indicada pelos valores de pH.  

Poluição Poluição significa sujidade, degradação, contaminação, doença. A acção do homem sobre o meio ambiente quase sempre tem efeitos negativos, porque não são usadas as devidas precauções. Acontece muitas vezes que a poluição num determinado local, seja na água, no ar ou na terra, obriga a que muitas espécies de animais e plantas que aí vivem criem condições de forma a poderem adaptar-se para conseguir sobreviver no seu ambiente. Noutros casos, a contaminação é tão forte que muitas espécies acabam por morrer e extinguem-se para sempre.

Trabalho elaborado por: João Lérias nº9 Soraia Claréu nº16 Vera Lanternas nº17 8ºA