Sujeito Tipos de Sujeito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Orações Subordinadas Substantivas.
Tipos de sujeito.
Termos essenciais da oração
Estudo do sujeito e do predicado
Verbos – Prova Bimestral
O modelo morfossintático
Período Simples e Período Composto
Revisão – termos da oração
PERÍODO SIMPLES Estudo dos termos da oração
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Gramática da Sapatilha
PREPOSIÇÃO.
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
O modelo morfossintático
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
SÉTIMO V.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Sujeito Sujeito.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Prof. Betto
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª Monize Diniz Silva
PREDICADO * MARTA DUWE.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
SUJEITO E PREDICADO.
Frase-Oração-Período
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
João andava de bicicleta.
Transitividade Verbal
Termos essenciais da oração.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Termos essenciais da oração
Sujeitos: tipos.
ESTUDO DO SUJEITO PROFª REGINA CÉLIA.
Elementos da oração Funções sintácticas
Professora Eliene Lacerda
Tipos de sujeito.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
Sintaxe sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA
Termos Essenciais da Oração
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
Frases, Orações e Períodos
PAUTA: Sujeito Tipos de sujeito Exercícios.
TIPOS DE SUJEITO De quem se fala!.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
Conjunção A palavra “conjunção” provém de “conjunto”.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Frases, Orações e Períodos
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
Tipos de Sujeito.
Língua Portuguesa Aula 5 – Sintaxe: a estrutura da frase
Capítulo 13 Revisão.
Ex: Você precisa aprender Português. Vamos estudar sintaxe? O que é sintaxe? Sintaxe é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Dito e Feito, 6.º ano Funções sintáticas.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Transcrição da apresentação:

Sujeito Tipos de Sujeito Prof ª Giovana B. Schubert

RELEMBRANDO: No início do ano estudamos a relação do verbo e o ser que estava diretamente relacionado à sua ação ou estado. Exemplo: Saulo comprou uma casa. Quem comprou uma casa = Saulo. A palavra Saulo representa o ser que está diretamente relacionado à ação do verbo comprar.

Outro exemplo: Carlos está doente. O nome Carlos, nesse caso, está ligado, com a ajuda do verbo, ao estado momentâneo “doente”. Mais um exemplo: Roberta é linda. Aqui, o nome Roberta está ligado, também com a ajuda do verbo, ao estado “bonita”, que nessa frase, passa a idéia de ser permanente.

A esse estudo do verbo denominamos tipos de sujeito. Você relembra quais eram as suas classificações? 1- Sujeito simples quando o nome do ser está escrito na frase. Além disso, só há uma palavra (simples ou composta) para representá-lo, ou seja, um núcleo. Exemplos: Ana Maria passou por aqui hoje. (quem passou? Ana Maria. Apesar de ser um nome composto – formado por duas palavras – é considerado um único nome. O povo votará no domingo. (quem votará? O povo. Apesar de representar muitas pessoas, é apenas uma palavra que representa o ser.

Meus pais e meus tios viajarão no feriado. 2- Sujeito composto quando há duas ou mais palavras (compostas ou não) para representar dois ou mais seres diferentes. Exemplos: João e Maria são personagens muito conhecidas. Quem são personagens? João e Maria. Note que são duas palavras diferentes para representar dois sujeitos diferentes. Meus pais e meus tios viajarão no feriado. Quem viajarão? Meus pais e meus tios. Nesse caso, as palavras que representam os sujeitos são pais e tios, acompanhados pelo pronome meus. Novamente, são duas palavras diferentes, representando sujeitos diferentes.

3- Sujeito Oculto (ou Desinencial) 3- Sujeito Oculto (ou Desinencial) quando a palavra que representa o sujeito não aparece na frase. É como se ela estivesse brincando de esconde-esconde com o verbo. Por isso nós a chamamos de oculta, uma vez que, ao perguntarmos “quem?” ao verbo, conseguimos saber exatamente quem é o ser da ação. Exemplo: Ganhei um poodle em meu aniversário. Veja: quem ganhei? A resposta, nesse caso, só pode ser “eu”. É interessante fazer a pergunta ao verbo como ele aparece na frase, assim sua resposta será mais clara.

4- Sujeito indeterminado 4- Sujeito indeterminado ao contrário do sujeito oculto, nesse caso, mesmo fazendo a pergunta ao verbo, não conseguimos identificar quem é exatamente o ser relacionado ao verbo. Temos apenas uma idéia vaga, isto é, indeterminada. Exemplos: Disseram isso para mim. Quem disseram? Bem, nesse caso, a resposta pode ser eles. Se por acaso você sabe quem são eles, pois já foram citados antes, então poderemos dizer que o sujeito está oculto, mas se você não souber quem são eles, pois não há nenhuma referência a isso, então para nós ele será considerado indeterminado.

Ontem, após a reunião de condomínio, Robson e Kléber discutiram muito Ontem, após a reunião de condomínio, Robson e Kléber discutiram muito. Depois chegaram a um acordo. Vamos observar os verbos do trecho acima: Quem discutiram? Robson e Kléber, ou seja, sujeito composto. Quem chegaram? Eles. Note que, nesse caso, sabemos exatamente quem são eles, ou seja, são Robson e Kléber. Como conseguimos identificar os sujeitos, eles estão apenas ocultos. Percebeu a diferença? Quando o nome não aparece na frase, mas identificamos quem é o ser relacionado ao verbo, podemos dizer que o sujeito está oculto. Se não conseguimos identificá-lo, então dizemos que o sujeito é indeterminado.

Com os verbos ser, fazer ou ir indicando tempo, afinal, também não há um ser responsável pela ação do tempo. Exemplos: É cedo ainda. Faz três dias que não o vejo. Com o verbo haver, como sinônimo do verbo existir. Exemplo.: Há muitas árvores em Florença. (é como se disséssemos que existem muitas árvores em Florença).

5- Oração sem sujeito (ou sujeito inexistente). Ocorre em três situações: - Quando o verbo indica fenômeno da natureza, uma vez que não há um ser responsável por sua ação, é apenas um fenômeno natural. Ex.: Choveu ontem. (Não é possível perguntar “quem choveu?”). Bons Estudos!!