Expressionismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Advertisements

EXPRESSIONISMO O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores.
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
Investigações no Tempo
Expressionismo.
EXPRESSIONISMO.
EXPRESSIONISMO.
Os estilos artísticos do início do século XX
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
EXPRESSIONISMO / CARACTERÍSTICAS E MANIFESTAÇÕES
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
EXPRESSIONISMO.
EXPRESSIONISMO É a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma.
Sophia 9 ano C Professor Carlos Junior. teve início no começo do século XX a partir de uma sucessão de lutas visando mudanças nas relações entre trabalhadores.
O QUE É LITERATURA?. O que é Literatura Assim como a música, a pintura e a dança, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com.
Rococó, arquitetura colonial na América Latina ROCOCÓ, DO FRANCÊS ROCAILLE QUE SIGNIFICA CONCHA, É A FASE DO BARROCO COMPREENDIDA ENTRE 1710 E 1780, QUANDO.
“Escola Estadual D.R Martinho Marques” “Arte contemporanea No Brasil” Aluno : Allan Dyhonnes Professor º a Edna & Marilza.
As divergências dos principais nomes considerados pós- impressionistas com os impressionistas normalmente se concentravam na momentaneidade e extrema.
GÊNEROS NA PINTURA. Sabemos que existem diferentes gêneros na história da pintura e os mais conhecidos são: retrato, autorretrato, paisagem, natureza-
SURREALISMO. O Surrealismo é um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, enfatizando o papel do inconsciente na actividade.
ARTE MODERNA.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
HISTÓRIA DA ARTE 4 Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
Arte Barroca.
A Matemática da Forma.
Nossos Números: Todos os projetos desenvolvidos pela G. C Todos os projetos desenvolvidos pela G.C. Cultural visam a inclusão social. A GC Cultural.
Realismo e Impressionismo Franceses
Expressionismo.
Arte Cristã Primitiva.
Profª Mariana Kaadi Realismo.
TEATRO EXPRESSIONISTA
alunos Gabriel Sales Guilherme Crivelari João Henrique João Lucas
Roteiro para o “Painel manuscrito temático e ilustrativo”
Arte comtemporânea mundial
TEATRO DE VANGUARDAS SIMBOLISMO
Alberto Durero E seu quadrado magico.
Primeiro Ano Médio ARTE BARROCA NA EUROPA A arte dos países católicos
RENASCIMENTO Movimento cultural, nascido em Itália, que se alarga a praticamente todos os países da Europa nos séculos XIV a XVI. - Período que está ligado,
Pinturas renascentistas
Impressão, nascer do sol (1873) de Claude Monet.
Mudanças de Paradigma Thomas Kuhn ( ) , físico célebre.
ALUNO:LEANDRO,ELAINE,ADJAIDER PROF:JANISLEI 9 ANO A
História – Gillianne Nunes
O Realismo.
Vanguarda representa algo novo, algo que não foi copiado.
EXPOSIÇÃO DE QUADROS NO COLÉGIO objetivo (01 A 10 DE Fev/2017)
EXPRESSIONISMO- Século XX
O Romantismo.
Patrimônio Material e Imaterial:
A Missão Francesa no Brasil
Influências na Arte Brasileira no Século XIX
COMO O DIABO FICOU VERMELHO E GANHOU CHIFRES?
Modernismo - vídeo Sentimento de nacionalidade Busca da identidade.
Professora Consuelo Holanda
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA.
Pós-Impressionismo.
Arte Acadêmica no Brasil
O Realismo.
QUESTÕES SOBRE REALISMO
FUNÇÃO DA ARTE. FUNÇÃO DA ARTE GRAFITE ARTE PRÉ-HISTÓRICA.
Mudanças de Paradigma Thomas Kuhn ( ), físico célebre.
ESTILO FRANCÊS OU OGIVAL, PROTORENASCIMENTO, BAIXA IDADE MÉDIA
Movimentos de Vanguarda do século XX
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A Semana da Arte Moderna
S U I Z A BILL GEKAS Präsentation läuft auch vollautomatisch ab. Wie Du möchtest. Bitte Lautsprecher einschalten.
Vanguardas Europeias.
A ARTE DO SÉCULO XIX NA EUROPA
ARTE GREGA Profª Kryshia Freitas.
José Vital Branco Malhoa, nasceu nas Caldas da Rainha em 28 de Abril de 1855 e faleceu em Figueiró dos Vinhos, a 26 de Outubro de 1933 Com apenas 12 anos.
Transcrição da apresentação:

Expressionismo

Em oposição ao Impressionismo, o Expressionismo surge no final do século XIX com características que ressaltam a subjetividade. Neste movimento, a intenção do artista é de recriar o mundo e não apenas a de absorvê-lo da mesma forma que é visto. Aqui ele se opõe à objetividade da imagem, destacando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.

O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.

Principais características: Pesquisa no domínio psicológico; Cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas; Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; Pasta grossa, martelada, áspera; Técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; Preferência pelo patético, trágico e sombrio.

Principais artistas e obras Seu marco ocorreu na Alemanha, onde atingiu vários pintores num momento em que o país atravessava um período de guerra. As obras de arte expressionistas mostram o estado psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente e na carência de um mundo melhor. Principais artistas e obras

Edvard Munch 1863-1944

O maior pintor norueguês e mais importante inspirador do movimento expressionista alemão foi Edvard Munch ( 1863 - 1944 ). Munch foi sempre um marginal, pensativo e melancólico, que chamava seus quadros de "filhos " ( "não tenho mais ninguém, dizia"). Sua neurose tem origem numa infância traumática: a mãe e a irmã mais velha morreram de tuberculose quando era pequeno e ele foi criado pelo pai, que era um fanático religioso. Internado por depressão num sanatório, Munch descobriu que seus problemas psicológicos eram catalisadores de sua arte.

"Eu não dispensaria minha doença, pois há muito em minha arte que devo a isso".

Características Munch se especializou em pintar emoções extremas como ciúme, desejo sexual e solidão. Foi um dos primeiros artistas do século XX que conseguiu conceder às cores um valor simbólico e subjetivo, longe das representações realistas.

Obras O GRITO ( 1893 ) – MADONA – EDVARD MUNCH1894/5.  óleo sobre tela. 91 cmX71 cm. Nasjonalgalleriet, Oslo O GRITO ( 1893 ) – EDVARD MUNCH

Nascido em Loten, Noruega, em 1863, Munch iniciou sua formação na cidade de Oslo, no ateliê do pintor Krogh. Realizou uma viagem a Paris, na qual conheceu Gauguin, Toulouse-Lautrec e Van Gogh. Em seu regresso, foi convidado a participar da exposição da Associação de Berlim. Numa segunda viagem a Paris, começou a se especializar em gravações e litografias, realizando trabalhos para a Ópera. Em pouco tempo pôde se apresentar no Salão dos Independentes. A partir de 1907, morou na Alemanha, onde, além de exposições, realizou cenários. Passou seus últimos anos em Oslo, na Noruega. Uma de suas obras mais importantes é O Grito (1889

O Grito é um exemplo dos temas que sensibilizaram os artistas ligados a essa tendência. Nela a figura humana não apresenta suas linhas reais, mas contorce-se sob o efeito de suas emoções. As linhas sinuosas do céu e da água, e a linha diagonal da ponte, conduzem o olhar do observador para a boca da figura que se abre num grito perturbador. Perseguido pela tragédia familiar, Munch foi um artista determinado a criar “pessoas vivas, que respiram e sentem, sofrem e amam”. Recusou o banal, as cenas interiores pacíficas, comuns na sua época. A dor e o trágico permeiam seus quadros.

EGON SCHIELE 1890-1918

Erótico? É, acho que sim!!

Depois da morte do pai, Schiele iniciou seus estudos na Academia de Viena, apesar da oposição da mãe, que pretendia que o filho seguisse os passos do pai na estrada de ferro. Seus quadros foram realmente confiscados e ele foi parar na cadeia várias vezes devido à obscenidade de suas representações.No entanto, seu sucesso foi estrondoso. No início de 1913, foi aceito na prestigiosa liga de Artistas da Áustria, cujo presidente era exatamente Klimt, o seu mestre inspirador. Suas obras começaram a percorrer as salas mais famosas da Europa, e ele era considerado o sucessor do mestre, apesar das diferenças conceituais. Suas obras mais importantes estão nos museus de Viena e da Suíça e em importantes coleções particulares.

Características Suas obras apresentam seres humanos transfigurados pelo desespero e pela morte, amantes nus revirados em amontoados de lençóis brancos, mulheres desfiguradas e auto-retratos provocantes. Além de seus nus e auto-retratos, Schiele fez uma série de paisagens e quadros de residências burguesas, nos quais exibe um estilo cuidadoso e elegante, de traços bordados, com fortes contrastes entre ocres e cores primárias.

Obras