Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arte Gótica.
Advertisements

A ARTE EM PORTUGAL: O GÓTICO - MANUELINO Marina Amorim Santos.
Roteiro Turístico Pelas 7 Maravilhas Nacionais
ARTE ROMÂNICA.
Arquitetura e Escultura Renascentista
Arte gótica Renascimento Barroco
As 7 maravilhas de Portugal
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Capítulo 5: O Neoclassismo
O Renascimento Trabalho Realizado por: André Branco nº1
INES FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA
ECLÉTICO O termo arquitetura eclética ( no Brasil ) ou arquitetura eclética (em Portugal ) refere-se a um movimento arquitetônico predominante desde meados.
Idade MÉDIA Queda do Império Romano do Ocidente e do Oriente – ( ).
ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA.
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
RENASCIMENTO Nas artes Na literatura Na arquitetura No pensamento
As 7 Maravilhas de Portugal
Luís Vaz de Camões.
Trabalho de História Professor: Joaquim Aluno: Bruno Cautiman
RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação.
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
Mosteiro dos Jerónimos
Humanismo e individualismo
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
No século XVI, Portugal conquista a cidade de Ceuta.
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
As Sete Maravilhas de Portugal
A Arte do Renascimento.
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
O Renascimento em Portugal
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Elementos estruturais: colunas ou pilastras das ordens clássicas (coríntia e compósita), abóbada de berço, arco de volta perfeita, frontão triangular ou.
Reviver os ideais da cultura greco-romana
A Expansão Portuguesa.
RENASCIMENTO.
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
No tempo, espaço, características e seus representantes.
VERIFICA SE SABES (Teste intermédio 9º ano)
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
ITÁLIA As cores da bandeira italiana significam:
Prof. Elane Albuquerque
Arte Gótica.
RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
História de Portugal Aula n.º 16 D. Afonso V D. João II D. Manuel I.
Arte gótica   Historia Paulo Cruz 9º A.
História da Cultura e das Artes A Cultura da Catedral
RENASCIMENTO ARTÍSTICO
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Escola E.B. 2, 3 Padre Alberto Neto História
ARTE MEDIEVAL E RENASCENÇA
RENASCIMENTO CULTURAL:
MARAVILHAS DE PORTUGAL
Passado e Mundo Actual A arte manuelina.
RENASCIMENTO.
Clicar Este edifício de decoração predominantemente barroco situa-se em Madrid, no local ocupado pela antiga muralha árabe, frente ao antigo palácio.
RENASCIMENTO CULTURAL
A HISTÓRIA GRAVADA NA PEDRA CLICAR Mosteiro dos Jerónimos A HISTÓRIA GRAVADA NA PEDRA.
A arte medieval também era essencialmente religiosa
A arte do Renascimento.
Transcrição da apresentação:

Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza Oposição ao divino e Sobrenatural Arquitetura Renascentista

Tempo O fiorentino Filippo Brunelleschi (1377-1446) foi quem apresentou a nova conceção renascentista na arquitetura. A arquitetura renascentista atingiu seu ponto culminante, na primeira metade do século XVI. Tendo nascido em Florença, foi em Roma, que atingiu a sua plenitude. Trabalho de grupo | Diogo Duarte | Luís Gomes | Jorge Plácido | Paulo Alves | Hilário Rodrigues |

Espaço O Renascimento iniciou-se na Itália, particularmente em Florença, e foi precedido por uma fase de transição, que, pelos fins do século XIII, já paulatinamente ia substituindo a arte gótica. Trabalho de grupo | Diogo Duarte | Luís Gomes | Jorge Plácido | Paulo Alves | Hilário Rodrigues |

QUATTROCEN TO – SÉCULO XV - FLORENÇA Trabalho de grupo | Diogo Duarte | Luís Gomes | Jorge Plácido | Paulo Alves | Hilário Rodrigues |

Fruto de um período de grande expansão económica e demográfica dos seculos XII e XIII. Foi, notoriamente, um fenómeno urbano. Presente nas cidades que cresceram no centro e no norte da Itália, como Florença, Ferrara, Milão e Veneza Trabalho de grupo | Diogo Duarte | Luís Gomes | Jorge Plácido | Paulo Alves | Hilário Rodrigues |

Caracterização Os principais traços do renascimento foram: A imitação das formas clássicas da antiguidade greco-romana; A preocupação com a vida profana; O humanismo; O indivíduo, assim como a oposição ao divino e sobrenatural. Trabalho de grupo | Diogo Duarte | Luís Gomes | Jorge Plácido | Paulo Alves | Hilário Rodrigues |

Brunelleschi assimilara, durante longo tempo, as formas clássicas e góticas. Adaptara-as à sua época, edificando as igrejas do Espírito Santo, de São Lourenço e a cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença Trabalho de grupo | Diogo Duarte | Luís Gomes | Jorge Plácido | Paulo Alves | Hilário Rodrigues |

Características arquitetónicas Trabalho de grupo | Diogo Duarte | Luís Gomes | Jorge Plácido | Paulo Alves | Hilário Rodrigues |

Testemunhos em Portugal SÉC. XV e XVI A PERSISTÊNCIA DO GÓTICO: A ARTE MANUELINA. No reinado de D. Manuel I desenvolveu-se em Portugal um tipo de decoração arquitetónica que ficou conhecida por arte manuelina. Trata-se de um estilo decorativo aplicado a edifícios de estrutura gótica. Mas em que a decoração apresenta simbologia nacional, elementos vegetalistas e elementos maritimos. Trabalho de grupo | Diogo Duarte | Luís Gomes | Jorge Plácido | Paulo Alves | Hilário Rodrigues |

Escudo (armas de D. Manuel) Cabos (cordame) Fragmentos de algas ESTILO MANUELINO Cruz de Cristo Esfera armilar Escudo (armas de D. Manuel) Cabos (cordame) Fragmentos de algas Incrustações de coral Correntes de âncoras Cordas retorcidas Busto (provavelmente de Diogo Arruda, autor da janela) Trabalho de grupo | Diogo Duarte | Luís Gomes | Jorge Plácido | Paulo Alves | Hilário Rodrigues |

Mosteiro dos Jerónimos Torre de Belém HERANÇA DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA (CLASSICISMO): • HARMONIA • EQUILÍBRIO Mosteiro dos Jerónimos Trabalho de grupo | Diogo Duarte | Luís Gomes | Jorge Plácido | Paulo Alves | Hilário Rodrigues |

Webgrafia http://www.pegue.com/artes/berco.htm Trabalho de grupo | Diogo Duarte | Luís Gomes | Jorge Plácido | Paulo Alves | Hilário Rodrigues |

Trabalho elaborado por: Diogo Duarte Luís Gomes Jorge Plácido Paulo Alves Hilário Rodrigues