CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Consumo Sustentável e Alterações Climáticas
Advertisements

Programas Eficiência Energética
FOGO.
Seminário SANTA CATARINA 2015
CONSTRUÇÃO CIVIL É uma das atividades de maior impacto ambiental:
TECNOLOGIAS DE REUSO DA ÁGUA
Gestão das Cidades e dos Espaços Rurais
Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Júnior
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
1º Encontro Técnico: Reúso da Água Newton Lima de Azevedo
PROJETO CARBONO NEUTRO
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Selo Verde
Ecologística: a logística da ecologia
Uma visão da água e do esgoto para as cidades sustentáveis do futuro
Gestão Ambiental.
CASA EFICIENTE.
Gestão Sustentável da Construção Civil Tishman Speyer Properties
GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL
Economia pretendida de água com estas medidas: 65%
Construção Verde Apresentação Carvalho Hosken Márcio Santa Rosa
A Holcim LTD é um dos principais fornecedores mundiais de cimento, bem como agregados( brita,areiae cascalho),concreto e serviços de construção com atividades.
Princípios e práticas em construção sustentável
“VERDE QUE TE QUERO VERDE!”
"O EMPREENDIMENTO DO SÉCULO"
Profa. Dra. Cláudia Naves David Amorim
CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO COM
Sugestões de ações para implantações
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
Impactos Ambientais – Edificações - USA
Premissas Ambientais no desenvolvimento do Projeto
TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES Antonio Carlos Laet
O problema do lixo termina
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Logística e Ecologia.
 Logística e ecologia.
Logística e Ecologia. Logística Reversa: atividades que seguem o sentido inverso da produção comum uma vez que a vida útil do produto não termina no consumidor.
Logística reversa Grupo 14 J
NAS REFORMAS DE EDIFÍCIOS Luis Delgado Zorraquino
O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.
Importância da Certificação
Gestão Sustentável do Uso da Energia
Logística Empresarial Grupo 08F
Rodrigo Aguiar Diretor Financeiro Novembro de 2012
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Caro Aluno Este material foi desenvolvido de modo que possa acompanhar de maneira mais objetiva e clara os temas relacionados a disciplina de GESTÃO AMBIENTAL2.
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DE PRODUTOS
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
TURISMO SUSTENTÁVEL MEIOS DE HOSPEDAGEM SUSTENTÁVEL
Utilização eficiente de energia em edifícios
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Berilo Prates Maia Filho Eng. Agrônomo
Projeto de extensão – Universidade Federal do Paraná Coordenador: Marcelo Riso Errera Orientador: Aloísio Leoni Schmid Alunas: Flavia Scussel – Arquitetura.
SISTEMAS DE ARMAZENAGEM DE MATERIAIS
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Desenvolvimento sustentável
Henrique Andrade 4º Edificações Manhã.  É uma nova e promissora forma de construir sem agredir o meio ambiente, ou pelo menos, causar menos impacto.
Incentivo às Construções Sustentáveis nos financiamentos da CAIXA
Economia Verde ECONOMIA VERDE 1.
Avaliação de Utilização de Energias - _______ m2 construído Eficiência Energética 1. A quantos anos o empreendimento foi construído? ( ) _____ Anos 2.
Nome: Clarice Formagini Daiana Pauli Daniela Tiecher Jaqueline Bamberg John Lennon Lagemann Lucas Moreira Vivian Lisi Wünsch.
PLANO DE LOGÍSTICA MAIS SUSTENTÁVEL
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
LEED    . LEED     LEED OBJETIVO: O objetivo do sistema é reduzir a pegada de carbono do mundo construido e criar um sistema competitivo para a eficiência.
Ecoeficiência A prática do Banco Real Junho 2008.
SUSTENTABILIDADE EM OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA 13/05/2015 Teresa Villac Advogada da União - CJU SP NESLIC - CGU.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL IMPLANTAÇÃO DA AGÊNCIA GRANJA VIANA

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL CONCEITO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONSTRUÇÃO ECOLÓGICA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL PROMOVE INTERVENÇÕES CONSCIENTES SOBRE O MEIO AMBIENTE, ADAPTANDO-O PARA AS NECESSIDADES DE USO, PRODUÇÃO E CONSUMO HUMANO, SEM ESGOTAR OS RECURSOS E PRESERVANDO-OS PARA AS GERAÇÕES FUTURAS. SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DIRETORIA DE INFRA ESTRUTURA E LOGÍSTICA Construção Sustentável

APROVEITAMENTO PASSIVO CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL CRITÉRIOS DE PROJETO QUE JÁ VINHAM SENDO UTILIZADOS APROVEITAMENTO PASSIVO DOS RECURSOS NATURAIS UTILIZAÇÃO DE BRISE PARA CONTROLE DE INSOLAÇÃO VENTILAÇÃO NATURAL NAS COPAS E SANITÁRIOS PRODUTOS E TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS EFICIÊNCIA ENERGÉTICA MOBILIÁRIO FEITO COM MADEIRA CERTIFICADA PISO EXTERNO PERMEÁVEL LUMINÁRIAS DE ALTO RENDIMENTO E BAIXO CONSUMO SETORIZAÇÃO DA ILUMINAÇÃO EQUIPAMENTOS ENERGETICAMENTE EFICIENTES COM SELO PROCEL ECONOMIA DE ÁGUA TORNEIRAS COM FLUXO REDUZIDO DE AGUA E SENSOR DE PRESENÇA BACIA SANITÁRIA COM CONSUMO MÁXIMO DE 6 LITROS POR DESCARGA SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DIRETORIA DE INFRA ESTRUTURA E LOGÍSTICA Construção Sustentável

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL CRITÉRIOS DE PROJETO APLICADOS GESTÃO DE RESÍDUOS, RECICLAGEM E DESCARTES APROVEITAMENTO PASSIVO DOS RECURSOS NATURAIS NÃO USO/REDUÇÃO DE MATERIAIS AGRESSIVOS CONFORTO TÉRMO-ACÚSTICO PRODUTOS E TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PLANEJAMENTO SUSTENTÁVEL ECONOMIA DE ÁGUA LOGISTICA DE TRANSPORTES, MATERIAIS REGIONAIS QUALIDADE DO AR E AMBIENTE INTERIOR SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DIRETORIA DE INFRA ESTRUTURA E LOGÍSTICA Construção Sustentável

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL CERTIFICAÇÃO DO PROJETO E DA CONSTRUÇÃO NO MUNDO EXISTEM DIVERSAS INSTITUIÇÕES QUE CERTIFICAM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS. PRINCIPAIS CERTIFICADORES: LEED – AMERICANO (LEADERSHIP IN ENERGY AND ENVIRONMENTAL DESIGN) HK BEAM – CHINÊS (HONG KONG BUILDING ENVIRONMENTAL ASSESSMENT METHOD) BREEAM – INGLÊS (BUILDING RESEARCH ESTABLISHMENT ENVIRONMENTAL ASSESSMENT METHOD) NO BRASIL NÃO HÁ INSTITUIÇÕES CERTIFICADORAS NO BRASIL NÃO HÁ EDIFICAÇÕES CERTIFICADAS SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DIRETORIA DE INFRA ESTRUTURA E LOGÍSTICA Construção Sustentável

Leadership in Energy and Environmental Design CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL LEED BUSCAMOS A CERTIFICAÇÃO ATRAVÉS DO LEED Leadership in Energy and Environmental Design Critério de classificação elaborado pelo United States Green Building Council (USGBC) Critério voluntário criado com base em consenso Objetiva o desenvolvimento de edifícios de alta performance e sustentáveis Orientado para o mercado Reconhecimento internacional Construção Sustentável 2

P P CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL PRÉ REQUISITOS E CRÉDITOS PARA CERTIFICAÇÃO ONTOS CATEGORIA PRÉ REQUISITOS Eficiência Energética Platina P 52 a 69 Qualidade Ambiental Interna Sustentabilidade do Espaço Ouro 39 a 51 Sustentabilidade dos Materiais Prata Racionalização do Uso da Água 7 PRÉ-REQUISTOS 33 a 38 Certificado 26 a 32 Construção Sustentável 4

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL CONCEITOS APLICADOS SUSTENTABILIDADE DO ESPAÇO APROVEITAMENTO E REUSO DE ÁGUA DE CHUVA, PARA DESCARGAS TRATAMENTO DE ESGOTO E REUSO DA ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO DO JARDIM REDUÇÃO DE ILHAS DE CALOR (TELHADO VERDE) CONTROLE DE SEDIMENTAÇÃO E EROSÃO RACIONALIZAÇÃO DO USO DA ÁGUA BACIAS SANITÁRIAS COM DUPLO FLUXO DE ACIONAMENTO TORNEIRAS DE FECHAMENTO AUTOMÁTICO PAISAGISMO COM NECESSIDADE REDUZIDA DE IRRIGAÇÃO USO DE ÁGUA NÃO POTÁVEL PARA IRRIGAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DIRETORIA DE INFRA ESTRUTURA E LOGÍSTICA Construção Sustentável

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL CONCEITOS APLICADOS EFICIÊNCIA ENERGÉTICA USO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA PARA ILUMINAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DOS SISTEMAS E EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS SETORIZAÇÃO E CONTROLES AUTOMÁTICOS DE ILUMINAÇÃO OTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICO DO EDIFÍCIO COM USO DE BRISE SOLEIL APROVEITAMENTO DE LUZ NATURAL (SHED) QUALIDADE AMBIENTAL INTERNA SISTEMA DE AR CONDICIONADO EVAPORATIVO, SEM UTILIZAÇÃO DE GASES NOCIVOS E COM RENOVAÇÃO DE 100% DO AR INTERNO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO AR INTERNO DURANTE A OBRA USO DE MATERIAIS COM BAIXA EMISSÃO DE COV LUZ DIURNA E VISTAS NA MAIORIA DOS AMBIENTES SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DIRETORIA DE INFRA ESTRUTURA E LOGÍSTICA Construção Sustentável

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL CONCEITOS APLICADOS SUSTENTABILIDADE DOS MATERIAIS GERENCIAMENTO DO LIXO ARMAZENAGEM E COLETA DE RECICLÁVEIS USO DE MATERIAIS COM CONTEÚDO RECICLADO: BLOCOS, BRITAS, AREIA E PISO INTERTRAVADO UTILIZAÇÃO DE CONCRETO E CIMENTO CP III QUE LEVA ESCÓRIA DE ALTOS FORNOS SIDERURGICOS FORMAS DE POLIETILENO REAPROVEITÁVEIS USO DE MATERIAIS FABRICADOS NA REGIÃO USO DE MADEIRA CERTIFICADA EM PORTAS, RODAPÉS E ESCADA INOVAÇÃO PURIFICAÇÃO E DESCONTAMINAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS E DE REUSO MATERIAIS ATÓXICOS E BIOCOMPATÍVEIS MATERIAIS NATURAIS RENOVÁVEIS E DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DIRETORIA DE INFRA ESTRUTURA E LOGÍSTICA Construção Sustentável

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL PROPOSTA IMPLANTADA NOSSO JEITO DE CONSTRUIR Construção Sustentável