PROPOSTAS PARA O COLÉGIO DOUTORAL SOBRE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DE VERÃO CASTELO DE VIDE UNIVERSIDADE DE VERÃO 2005 O PLANETA EM PERIGO, A HUMANIDADE EM RISCO?
Advertisements

Conferência Consumo Sustentável e Alterações Climáticas
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
CERNAS 2004/2005 Elementos para análise de caracterização e desempenho Henrique Pires dos Santos, 2006 Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia CERNAS.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Engenharia Ambiental Engenharia Ambiental.
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
Prof. Dr. José Luiz Miotto
Prof. Dr. José Luiz Miotto
Geração Assistida de Diagramas Esquemáticos de Rede Eléctrica
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
IV SAPEX A produção de divulgação científica, em formato multimídia, na formação do professor de ciências Prof. Enio Borba Carli.
Engenharia e Segurança do Trabalho
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Auditoria de Segurança da Informação
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Curso de enfermagem 7º período Processos criativos e inovações em enfermagem Profº. Julio 1.
Fabricação de Peças Protendidas
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CLÓVIS NOGUEIRA ALVES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I Curso: Técnico em Edificações Prof.:Gerlúcio Moura 25/04/2012 SERRA TALHADA – PE.
Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2011 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES.
ministério da educação
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
Novas aplicações do cimento Aspetos da sustentabilidade
A Holcim LTD é um dos principais fornecedores mundiais de cimento, bem como agregados( brita,areiae cascalho),concreto e serviços de construção com atividades.
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Condições de sucesso nas intervenções no Património. Exemplos.
GTec – Grupo de tecnologia em materiais à base de cimento Portland
Centro de Geociências GEOSCIENCIES CENTER (uID:73)
Impactos Ambientais – Edificações - USA
INOVA Sustentabilidade
AM020. Aula 08 Enrique Ortega, FEA/Unicamp 24 de setembro de 2013 Resíduos, Emissões, Efluentes 1.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Energia Portugal nd of February 2002 Energy Management and Policy -João Meyer -José Mangueira -Pedro Nazareth Energia Portugal 2001, uma publicação.
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia
Engenharia Civil e Ambiente ANÁLISE ESTRUTURAL, 5 de Dezembro / 33 ANÁLISE ESTRUTURAL ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE.
O Ambiente e a Engenharia Civil
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Salas de Matemática.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
Materiais da Construção
Aços na Construção Civil
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
“BENEFITS AND BARRIERS OF LOW CARBON TRANSITION”
Novas possibilidades quebrando velhos paradigmas...
Apresentação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Pato Branco/Pr – 05 de julho de 2013
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
24 abril 2013 Lisboa Apresentação da Divisão Técnica de Corrosão e Proteção de Materiais Apoio : Contactos: SPM -
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Arquitetura vernacular
Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.
Projeto de extensão – Universidade Federal do Paraná Coordenador: Marcelo Riso Errera Orientador: Aloísio Leoni Schmid Alunas: Flavia Scussel – Arquitetura.
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
SOEBRAS ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL INSTITUTO SUPERIOR TECNOLÓGICO REGIONAL - INTER DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL “Grade Curricular Geral”
Viana do Castelo, de Novembro de / 26 Objectivos da APRH; Gestão Transfronteiriça – Porquê?; A Bacia Hidrográfica do Rio Minho; Desafios;
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

PROPOSTAS PARA O COLÉGIO DOUTORAL SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ÂMBITO DA ENGENHARIA CIVIL Professor Doutor Válter Lúcio Pró-Reitor vlucio@fct.unl.pt

PROPOSTAS PARA O COLÉGIO DOUTORAL SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ÂMBITO DA ENGENHARIA CIVIL A ENGENHARIA CIVIL NA NOVA PROPOSTAS DE TEMAS DE INVESTIGAÇÃO

DEP. DE ENGENHARIA CIVIL – FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA OEIRAS LISBOA ALMADA ITQB IHMT Faculdade de Ciências e Tecnologia FCM ENSP Resid. Lumiar FCSH RUNL FE, FD ISEGI

ENGENHARIA CIVIL NA NOVA CURSOS DE MESTRADO E DE DOUTORAMENTO Mestrado Integrado em Engenharia Civil Mestrado em Eng. Civil - Estruturas e Geotecnia Doutoramento em Eng. Civil - Construção (conjunto univ. portuguesas) Pós-graduação Construção Sustentável Mestrado em Eng.Civil Reabilitação de Edifícios 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO 1º CICLO 2º CICLO 3º CICLO Doutoramento em Eng. Civil ~900 ALUNOS: ~800 alunos no mestrado integrado ~34 alunos no doutoramento ~50 alunos nos mestrados de 2º ciclo ~15 alunos em pós-graduação

ALUNOS DE DOUTORAMENTO Número de Professores 25 Número de Doutoramentos em curso em 2012 34 Número de Doutoramentos em curso por Docente 1.36

ENGENHARIA CIVIL NA NOVA Feb2013

ENGENHARIA CIVIL NA NOVA DOCENTES 25 professores doutorados a tempo integral 7 professores doutorados a tempo parcial 14 não doutorados

Propagação de tsunami no estuário do Tejo ENGENHARIA CIVIL NA NOVA ÁREAS DE PESQUISA Estruturas Construção Geotecnia Planeamento e Transportes Hidráulica Propagação de tsunami no estuário do Tejo

ENGENHARIA CIVIL NA NOVA LABORATÓRIOS Laboratório de Estruturas Laboratório de Construção Laboratório de Geotecnia Laboratório Computacional Laboratório de Estruturas Lab. de Dinâmica Lab. de Durabilidade Lab. de Estruturas Pesadas Lab. de Projecto de Engenharia Civil Lab. de Resistência de Materiais Laboratório de Construção Lab. de Materiais de Construção Lab. de Higrotérmica Lab. de Microestrutura Center for Magnetic Resonance in Heterogeneous Materials Laboratório de Geotecnia Lab. de Mecânica dos Solos Lab. de Geotecnia Ambiental

ENGENHARIA CIVIL NA NOVA CENTROS DE INVESTIGAÇÃO UNIC – Centro de Investigação em Estruturas e Construção da UNL GEOTPU - Ordenamento do Território e Planeamento Urbano da FCT UNL

ENGENHARIA CIVIL NA NOVA PARTICIPAÇÃO EM DIVERSAS COMIÇÕES TÉCNICAS E CIENTÍFICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS (fib, RILEM, CEN, Eurocódigos Estruturais, IPQ - Comissões de normalização de materiais e produtos, etc.) PARTICIPAÇÃO EM ACÇÕES CONJUNTAS COM INSTITUIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS (LNEC, LNEG, IST, FEUP, IPS, IPP, …, UnB, UFRJ, EESC-USP, Univ. of Canterbury, Univ. Simon Bolivar - Venezuela, IRSTEA – França, T. U. Delft, EPFL – Suiça, Univ. of California San Diego, The Ohio State Univ., etc.) COLABORAÇÃO COM EMPRESAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS (SECIL, CIMPOR, Concremat, Zircom, Viroc, ISG, A2P, VSL, HILTI, SIKA, etc.)

ENGENHARIA CIVIL NA NOVA UnB Prof. Guilherme Melo Prof. João Carlos Teatini Clímaco Prof. Yosiaki Nagato UFG – Prof. Ronaldo Barros Gomes UFRJ – Profª. Lídia Shehata Prof. Ibrahim Shehata EESC-USP – Prof. Mounir El Debs UFSCar – Prof. Marcelo Ferreira Em Março de 2012 lançámos no Rio de Janeiro um livro Luso-Brasileiro com a designação “Estruturas Pré-moldadas no Mundo” num seminário organizado pela ABCIC.

XIII ENCUENTRO DE RECTORES DEL DO GRUPO TORDESILLAS Salamanca, Dez2012 Conclusões do Colégio Doutoral em Ciências Ambientais e Alterações Globais Criação e desenvolvimento de linhas de pesquisa entre os programas de Doutorado de duas ou mais instituições signatárias do acordo. Implantação de seminários formativos nas linhas de pesquisa, desenvolvidas conjuntamente, com a participação de docentes e discentes dos programas e com a participação de pesquisadores de prestígio internacional. Desenvolvimento de acordos de co-tutela para a orientação das teses de doutorado entre duas das instituições signatárias, de forma a possibilitar a dupla titulação. Qualquer outra atividade que se decida no futuro, por acordo das Universidades participantes, e orientada para consolidar os laços de colaboração científica.

IMPACTOS AMBIENTAIS DAS NOVAS TECNOLOGIAS PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL Redução do consumo energético e da poluição na produção de materias de construção Redução do consumo energético em edifícios Reciclagem de resíduos da demolição e da construção Reabilitação e aumento da vida útil de edifícios e de infraestruturas Gestão e tratamento de águas residuais e de resíduos sólidos urbanos Produção de energia a partir de fontes renováveis

PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL REDUÇÃO DO CONSUMO ENERGÉTICO E DA POLUIÇÃO NA PRODUÇÃO DE MATERIAS DE CONSTRUÇÃO A produção de uma tonelada de clínquer liberta para a atmosfera cerca de 800 kg de CO2, com custos elevados para o meio ambiente. O desafio é reduzir a percentagem de clínquer na produção do cimento, substituindo-o, por exemplo, por filler calcário e cinzas volantes. Redução no consumo de energia na produção de aço

PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL REDUÇÃO DO CONSUMO ENERGÉTICO E DA POLUIÇÃO NA PRODUÇÃO DE MATERIAS DE CONSTRUÇÃO Argamassas ecoeficientes - argamassas com baixa energia incorporada - utilização de resíduos: Materiais provenientes de resíduos: pozolanas artificiais, outros agregados e filleres, fibras naturais; Contributo para o conforto e a eficiência energética. Alvenarias de terra Tecnologias construtivas: Taipa, Alvenaria de adobe, Alvenaria de blocos de terra comprimida, Tabique .

PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL REDUÇÃO DO CONSUMO ENERGÉTICO EM EDIFÍCIOS Otimização do comportamento higrotérmico de edifícios com o objetivo de atingir edifícios com balanço energético nulo

PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA DEMOLIÇÃO E DA CONSTRUÇÃO Utilização de agregados provenientes de Resíduos de Demolição e Construção (RCD) e cinzas volantes “não-conformes” em argamassas não estruturais. Utilização de agregados provenientes de RCD em concreto não estruturais e em concretos estruturais. Pavimentação de rodovias com incorporação de RCD

Fendas em paredes causadas por erros de projeto da estrutura PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL REABILITAÇÃO E AUMENTO DA VIDA ÚTIL DE EDIFÍCIOS E DE INFRAESTRUTURAS Reabilitação estrutural de edifícios, como forma de reduzir os resíduos e o consumo de materiais de construção. Fendas em paredes causadas por erros de projeto da estrutura Desenvolvimento de solução de reforço estrutural com pós-esforço usando ancoragens por aderência – aplicação em lajes lisas.

PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL REABILITAÇÃO E AUMENTO DA VIDA ÚTIL DE EDIFÍCIOS E DE INFRAESTRUTURAS Reabilitação estrutural de edifícios, como forma de reduzir os resíduos e o consumo de materiais de construção. Solução de reforço estrutural com laminados de fibras de carbono (FRP)

PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL REABILITAÇÃO E AUMENTO DA VIDA ÚTIL DE EDIFÍCIOS E DE INFRAESTRUTURAS Reabilitação estrutural de edifícios, como forma de reduzir os resíduos e o consumo de materiais de construção. Baixa de Lisboa Reforço de paredes de alvenaria de pedra tradicional

PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL REABILITAÇÃO E AUMENTO DA VIDA ÚTIL DE EDIFÍCIOS E DE INFRAESTRUTURAS Incremento da durabilidade de edifícios e infraestruturas, como forma de reduzir os resíduos e o consumo de materiais de construção. Técnicas de inspeção e reparação de estruturas de edifícios, pontes, cais e outras infraestruturas de concreto armado sujeitas a corrosão.

PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL GESTÃO E TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS E DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, INFRAESTRUTURAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PÚBLICO, INDUSTRIAL E PARA REGADIO Conceção, manutenção, reabilitação estrutural de infraestruturas de tratamento de águas residuais. Produção de tubagens de alta pressão e grande diâmetro em concreto.

Fontes de produção de energia em Portugal (2012) PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS Desenvolvimento de equipamentos que reduzam os custos da produção das energias renováveis: energia eólica (estruturas de suporte dos geradores e respetivas fundações); energia hídrica (barragens); energia solar fotovoltaica, biomassa, etc.. Fontes de produção de energia em Portugal (2012)

PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS Desenvolvimento de equipamentos que reduzam os custos da produção das energias renováveis. energia eólica (estruturas de suporte dos geradores e respetivas fundações).

PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS Desenvolvimento de equipamentos que reduzam os custos da produção das energias renováveis. energia hídrica (barragens). modelação numérica; propriedades reológicas do concreto; análise de risco estrutural.

Muito obrigado Muchas gracias CONTACTOS Prof. Válter Lúcio vlucio@fct.unl.pt Dep. de Eng. Civil www.dec.fct.unl.pt Fac. de Ciências e Tecnologia www.fct.unl.pt Universidade Nova de Lisboa www.unl.pt