Formatação: Rosalina e Teca

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Artistas africanos: Moçambique
Advertisements

Vera Maria Pereira História da Arte
Teorias dos Processos de Criação em Artes e Mídias
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
8ª série/9° ano ARTE Prof. Juliana Sena
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
‘EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA’
CONTAF O curador cura as dores da cerâmica contemporânea?
Conhecendo um Artista:
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Trabalhar com as imagens
LINHA DO TEMPO NA PRÉ HISTÓRIA E NA ANTIGUIDADE
O PROJETO. O PROJETO O projeto Trinca originou-se em 2006, quando o grupo AFLECHA concebeu e realizou seu primeiro mini-livro, contendo o conto Quinta.
METODOLOGIA CIENTÍFICA REFERÊNCIAS DE LIVROS Marlene Zwierewicz
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
Filha de um fotógrafo judeu-alemão, Guilhermo Kahlo, e de Matilde Calderón y Gonzalez, uma mestiça mexicana, Frida Kahlo nasceu em 1907 no México. Aos.
Quadro de Mérito 3ºciclo 2012/2013.
Homenagem ao centenário do grande poeta
O metro de Estocolmo é considerado como “a galeria de arte mais longa do mundo". Conta com 3 linhas principais ( a azul, a vermelha e a verde) um.
Artista Plástica Maria Alzira Garcia.
Arte e Interpretação em Ação: Leitura de Textos Não-Verbais.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Programação do dia Linguagem poética e suas características – Miriam Mermelstein Intervalo Retomada do “Violino e o Cigano” - Maria José Nobrega e Alfredina.
A Semana da Arte Moderna
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
LEITURA DE IMAGENS.
Indivíduo, Cultura e Identidade
Quadro de Mérito Secundário 2012/2013.
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Dimensões da Memória Exposição de pintura de Evelina Oliveira.
CLICK Estou dentro de seu coração dentro de sua alma. e sob esse seu sorriso largo, oceânico,ponto de luz na vastidão do nada,encontro a dimensão do.
AJUDA-ME SENHOR.
Pré-História Arte rupestre na Região Centro-Oeste do Brasil
Referencias Curriculares Nacionais
OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini.
Rembrandt (vídeo – Slides)
Sonho lindo!... Sonho lindo!... Sonho lindo!....
R e p r e s e n t a ç ã o LEITURA E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO.
Exemplos Resolvidos pág. 145
Quadro de Mérito Ensino Secundário    .
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
Vou te contar como o livro surgiu É uma história antiga... vem cá!
Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio
Metodologia do Ensino de Arte
TEXTURAS Textura Texturas naturais Texturas artificiais.
Como fazer a leitura de obra de arte?
Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares – UNIMINAS
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
Anos 80 Os artistas que se descaram nos anos 80 se expressaram através dos meios consagrados: pintura, desenho, gravura e escultura, caracterizando uma.
“Um novo olhar sobre a ARTE”
ARTE Formato do ENEM.
SIMETRIA CALEIDOSCÓPIO
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Tu_Barões do Sol PROFESSORES: Maria Cláudia Pereira (Ciências da Natureza e Matemática),
NÃO DEIXE DE LIGAR O SOM PRESSIONE “ENTER” PARA MUDAR DE TELA Irene Alvina.
Séculos XVII e XVIII; Inspirado no fervor religioso e na passionalidade; Emoção superando a razão; Arte da fé; Produção de efeitos: óticos e ilusões,

Breve introdução ao estudo da Arte.
Coordenadora: Eliana Magalhães
Clicar para trocar slide DESCOBERTA Doce sorriso de vida Alegria no coração Alguém sente paixão Denise Severgnini DESCOBERTA // DO OLHAR Doce sorriso.
Porque são envoltas Em Mistérios e Magias. É uma criação dos caminhos, Da vaga libertação.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
O espelho e o artista 4º ano Professora: Maria Cristina Carnelosso.
Amanhecer com o sol entrando pela janela despertando o sono dela, libertando a musa para viver seu amor em seu santo dia...
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ARTE
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
O espelho que não mente... Progressão automática.
 Foi chamado o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios;  Frequentou a Universidade de Nápoles;  Foi retirado de Paris e trazido a força para.
A Liturgia de hoje ilumina uma situação concreta que aflige o homem de todos os tempos: O SOFRIMENTO. - Porque é que há no mundo tantas pessoas a sofrer?
Transcrição da apresentação:

Formatação: Rosalina e Teca

Poéticas de lugares e corpos na obra de Cíntia Guimarães. Autora: Márcia Maria de Sousa Formatação: Rosalina e Teca

. A posição do corpo em relação ao estofado, assim como o pé em relação ao corpo, cria em nós uma sensação de instabilidade que o nosso olhar registra e sentimos corporalmente. Cíntia Guimarães, Dos Trajetos aos Lugares para Repouso do Corpo, 2005 (detalhe). Fotografia plotada sobre PVC, 200 X 100 cm.

Autora: Marilane Costa Leles Melo Janelas. Novos Olhares. Autora: Marilane Costa Leles Melo

João Virmondes, Estar aí, 2003. Instalação: fotografia, janela/espelhos (detalhe). Em cada espelho há o reflexo do que está à sua frente, o que está além. Como um imã, o espelho atrai a imagem para si e a integra à sua realidade... Como distorções ou ilusões provocadas pela lente do artista ao fotografar.

Kássia Oliveira: um turbilhão no rio. Autoras: Gleice Mônica Nery Fonseca Valéria Carrilho da Costa

“Minha origem é o buraco, por onde passaram os Karajá ao saírem de dentro do Rio Araguaia para enfeitar suas margens.” Kássia Oliveira Kássia Oliveira, Sem Título, 1999. Instalação de argila sobre parede, + 600 x 300 cm.

Autoras: Léa Carneiro de Zumpano França A poética de uma artista: a alquimia da têmpera na obra Terra do Sol I. Autoras: Léa Carneiro de Zumpano França Maria Rosalina Souza Pereira Miguel

As obras de Darli de Oliveira estabelecem relações entre o sentir e o viver, entrelaçando conceitos, estética e experimentações. Darli de Oliveira, Terra do Sol I, 1995. Pintura a têmpera com pigmentos sobre lona, 193 x 325 cm.

Alexandre França: memórias, segredos e sonoridades dentro e fora de uma caixa. Autoras: Eliane de Fátima Vieira Tinoco Teresa Cristina Melo da Silveira (Teca)

A casa/caixa/objeto/pintura de Alexandre França carrega em si segredos e mistérios prontos para serem descobertos e desvelados. Alexandre França, Sem título, 2005. Materiais mistos em caixa de MDF, 100 x 60cm.

A poiésis de Aninha Duarte: a cruz como redenção e expressão. Autoras: Marileusa de Oliveira Reducino Soraia Cristina Cardoso Lelis

Aninha Duarte, Nas Oliveiras, 2004. Aquarela, 30 x 35 cm. “[...] a pintura continua sendo o baluarte da minha pesquisa, pois através dela integralizo a minha produção artística e vislumbro a possibilidade de trabalhar outras linguagens.” Aninha Duarte Aninha Duarte, Nas Oliveiras, 2004. Aquarela, 30 x 35 cm.

Caminhando com Hélvio Lima: formas e cores no Coreto de Uberlândia. Autoras: Maricele Vilela Miguel Vannucci Olaia Alves Cruvinel

As imagens do coreto, revitalizadas pela pintura de Hélvio Lima, revelam a paixão do artista por um recanto pitoresco e característico de sua cidade: Uberlândia. Hélvio Lima, Coreto, 2006. Técnica mista sobre papel, 60x 90 cm.

Auto-retratos de Cláudia França. Transmutações do SI. Auto-retratos de Cláudia França. Autora: Aninha Duarte

.... “Obrigada por ter passado por mim.” Cláudia França Cláudia França, Entrevista, 2007. Madeira, texto plotado e luz dirigida. Área aproximada da instalação: 25 m². Dimensão do recorte: 161 cm X 56 cm.

Memórias e Sentimentos: Um Olhar Sobre a Obra de Maria José Carvalho. Autor: Manuel Rocha Neto

Maria José de Carvalho, Ideografia da Emoção, 2001. Instalação.

Imagens para inventar: Hélio de Lima e seus desenhos que fazem sonhar. Autoras: Cíntia Guimarães Santos Sousa Márcia Maria de Sousa

Mas que bicho é esse. Ou seria um monstro Mas que bicho é esse? Ou seria um monstro? A questão então se instala em nosso pensamento quase sonhador, por pouco adormecido no aconchego da espuma macia, mas despertado pela intensidade das cores do “bicho/monstro”, que irradia luz e nos convida a sonhar uma brincadeira de adivinhações. Hélio de Lima, Cochilo,1997. Série Desenhos para dormir. Pintura sobre acolchoado, 40 x 40 x 10 cm.

Diálogo com duplos: os Vestígios de Afonso Lanna. Autores: Hélio de Lima Valéria Carrilho da Costa

Afonso Lanna nos leva ao encontro do homem pré-histórico, de suas pinturas rupestres, das mãos impressas nas paredes de pedra de cavernas ou abrigos, assim como o surgimento da escrita, com seus diferentes desenhos e formas de representações. Afonso Lanna, Vestígios, 2006. Pintura matérica sobre tela 140 x 100 cm

O legado criativo da incisão. Autora: Dayane de Souza Justino

Beatriz Rauscher (Ensaio 3) Imagem projetada, 2003. Museu Universitário de Arte. Uberlândia -MG

Poéticas Visuais no Triângulo Mineiro: Ensaios e Percepções Apresentação: Maria Rosalina Souza Pereira Miguel Teresa Cristina Melo da Silveira (Teca) Uberlândia Setembro - 2007