SDN Introdução às Práticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação de Administradores de Redes Linux LPI – level 1
Advertisements

Processos no Unix e Linux
Carlos Maziero PPGIA CCET PUCPR
Servidor HTTP (Apache)
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
Configurando e Testando sua Rede
SSH – Secure SHell.
Linux Prof. Fabio Santos, D.Sc
2008, Edgard Jamhour IPv6 Exercício de Tunelamento 6To4 Edgard Jamhour.
SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO (LINUX) Prof. Glauber Alexandre.
Concurrent Versions System (CVS) Alexandre Monteiro.
Ana Claudia Dutra Claudia Calegari Sandra Maia Thábita Sepulvida.
Aulas 50 / 51 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos.
SDN Introdução Baseado em:
PACKET TRACER Simulador Cisco CRIANDO VLAN´S
1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Rafael Nunes Folha Trabalho de Conclusão de Curso Orientador: Eduardo.
Virtualização de Servidores – Vmware ESXi 4.1 Leonardo Cruz 4º - REDES Proj.Int II.
Apt-get e sources.list Um breve resumo prático. O que é o APT ?? Basicamente por ser um software livre qualquer pessoa pode pegar o código fonte do Linux.
Curso de extensão em Administração de redes com GNU/Linux Italo Valcy - Gestores da Rede Acadêmica de Computação Departamento de Ciência.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO INTRODUÇÃO AO PYTHON EWERTON AMORIM DE OLIVEIRA.
Administração de Sistemas Operacionais 1 -Windows Processos Curso Técnico em Redes de Computadores Prof. Emerson Felipe.
CURSO DO GRACO ● Equipe: – Ibirisol Fontes – Ivan Cardoso – Fabrício Alves – Leandro Andrade.
SISTEMA DE MUNDO VIRTUAL PARA RELACIONAMENTO COM PARTICIPANTES DO INTERAÇÃO FURB Flaviano José Angeli Orientador: Dalton Solano dos Reis.
Cluster Windows Server.
Um estudo comparativo entre VMWARE ESXI E XENSERVER
ab SISTEMAS OPERACIONAIS ab
Domínios, Redes, Arquitetura da Web, Linguágens de Marcação
Portal de Eventos Acadêmicos
Prof. Dr. Rui Carlos Botter SOFTWARE PARA SIMULAÇÃO DISCRETA
Administração e serviços de redes
Roteiro Instalação Raspbian
Instalação de pacotes Sistemas Abertos.
Introdução Barra de Menus Barra de Ferramentas Padrão
Curso Superior em Redes de Computadores
TUTORIAL DJANGO URLs & VIEWS
Terminais leves com LTSP
Soquetes (1) SOCKET Uma interface local, criada por aplicações, ponto final de comunicação no qual os processos de aplicação podem tanto enviar quanto.
Prática VLANs Linux Edgard Jamhour
Utilizando a Ferramenta vcs da Synopsys para Simulação de circuitos digitais em SystemVerilog Professora: Edna Natividade (ensb) Monitor: Lucas Cambuim.
Nataniel Vieira Endereçamento IP Nataniel Vieira
LoopBack nodejs.
Software para gerenciamento e configuração de roteadores
Redes: Camada de Aplicação, pt. I Prof. Rafael Vieira
Redes: Núcleo da Rede Prof. Rafael Vieira
Administração de Sistemas Operacionais I
CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA
Continuação do portefólio de S.O. Bootloader É um programa que começa a funcionar assim que iniciamos o pc e activando assim o sistema operativo.
DevTest sem DevTest Labs
SDN Introdução às Práticas
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Drupal 6 Padronização dos Portais dos Campi do IF Sudeste MG Barbacena, 09/03/2010.
Projeto TCC 2° Seminário de Andamento
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 2: Configurar um Sistema Operacional de Rede.
Google Earth Noca B. Furaca da Silva ESCMC, UEM, Maputo
INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
JHONE, TIAGO, ERIK E WANDERSON
LAMP – Linux Apache MySql e PHP
Instalação e Configuração do SAMBA 4 no FreeBSD
PRÁTICA Endereçamento Privado NAT
PRÁTICA Múltiplas rotas até o mesmo destino (Custo por Saltos)
Exercício QoS Linux Edgard Jamhour.
Cenário 1 eth eth eth eth A R B A R B vlan2.
PRÁTICA Roteamento IP – Parte II
PRÁTICA ARP – Address Resolution Protocol
PRÁTICA Roteamento IP – Parte II
PRÁTICA Hubs e Switches
PRÁTICA Endereçamento Privado SNAT e DNAT
Pratica de Arquitetura DMZ
Sistemas Operacionais de Redes Configurações de rede
Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática Firewall Iptables Professor: João Paulo de Brito Gonçalves.
Transcrição da apresentação:

SDN Introdução às Práticas

Ferramenta - Mininet (1) Grande ferramenta de testes e desenvolvimento, ideal para fase de prototipação. Google usa algo como mininet antes da implantação. Rede Virtual na Comodidade da sua Maquina (Espaço do usuário => leve) Topologias e Quantidades de Nós Arbitrárias mininet.org: “Mininet is distributed as a virtual machine (VM) image with all dependencies pre-installed, runnable on common virtual machine monitors such as VMware, Xen and VirtualBox. This provides a convenient container for distribution; once a prototype has been developed, the VM image may be distributed to others to run, examine and modify.”

Ferramenta - Mininet (2) Introdução ao Mininet: https://github.com/mininet/mininet/wiki/Introduction-to-Mininet http://mininet.org/walkthrough/ Vantagem: Emular comportamentos de uma rede SDN sem dispor do equipamento de fato. Análise rápida de resultados. Limitação: Recursos compartilhados com a máquina, dificil reproduzir desempenho real.

Ferramenta - Mininet (3) Há uma versão de máquina virtual Mininet na página do curso: http://www.comp.ita.br/~cecilia/ces-35/mininet-2.2.0-150106-ubuntu-14.04-server-amd64.zip Colocar em C:\Users\ITA\VirtualBox VM e extrair o .zip. No VirtualBox criar a máquina Virtual Mininet2-2. Na criação colocar opção de máquina Linux, Ubuntu, com disco rígido virtual existente. A imagem é a extraída do .zip: mininet-vm-x86_64.vmdk. Nesta máquina, configure dois Adaptadores de Rede: Adaptador 1: NAT – para acesso a Internet – vamos baixar pacotes; Adaptador 2: HostOnly – para acesso a maquina Windows.

Ferramenta - Mininet (4) Ative a Mininet2-2. A VM não tem interface gráfica. Atribua IP a interface HostOnly se ela não tiver ainda (sudo dhclient eth1 ou ifconfig eth1 192.168.56.102 ). Pingue o Windows. Ative o Mininet criando uma rede virtual de 3 nós: $ sudo mn --topo single,3 --mac --controller remote --switch ovsk, protocols=OpenFlow13 Este comando cria uma topologia simples com um switch e 3 nós ligados a ele, com mac.... E um controlador na porta default 6633. Utiliza um switch virtual

Ferramenta - Mininet (4) Alguns comandos para investigar a topologia criada: > nodes > ports > links > dump > h1 ping h2 Não vai funcionar ainda pois não há controlador ativado e portanto o switch não aprendeu ainda o que fazer quando chega um pacote

Ferramenta - Mininet (5) Para trabalhar com várias janelas simultaneamente, vamos ativar a interface gráfica do X11. Rodar o XMing como admin no Windows. Este programa vai aceitar a saída gráfica no Windows. Faça um ssh da hospedeira para o Mininet (endereço fornecido pelo dhclient). No programa putty, coloque o IP do HostOnly e marque na opção X11 -> forwarding como Enable , isto quer dizer que a saída x11 será enviada para o Xming. Faça novamente o login como usuário mininet, senha mininet. Na janela aberta pelo ssh, chame o emulador de terminal em background: xterm&. Pode ativar várias janelas simultaneamente.

Controlador Ryu (1) Subir o controlador Ryu. Se já estiver instalado python e Ryu: No diretório /home/mininet/ryu digite $ sudo ./bin/ryu-manager –verbose ryu/app/simple_switch_13.py Ao repetir o slide 5 – ativação do Mininet – o ping deve funcionar. O script simple_switch_13.py manipula o evento de chegada de pacote desconhecido e cria a regra de encaminhamento adequada. Inspecione o simple_switch_13.py

Controlador Ryu (2) Se não estiver instalado, comece pelo Python: sudo apt-get install python-eventlet python-routes python-webob python-paramiko Em seguida o Ryu: git clone git://github.com/osrg/ryu.git cd ryu; python ./setup.py install  Algumas maquinas nao rodaram diretamente, foi preciso instalar o pip para instalar um modulo complementar: sudo apt-get update sudo apt-get install python-pip pip install `oslo.config<2.0.0` Site de referência do Ryu: https://osrg.github.io/ryu/ Um tutorial simples: https://github.com/osrg/ryu/wiki/OpenFlow_Tutorial

Script de Ativação É possível escrever scripts para ativar o mininet: A API de Mininet permite criar redes customizadas com algumas poucas linhas de Python: from mininet.net import Mininet from mininet.topolib import TreeTopo tree4 = TreeTopo(depth=2,fanout=2) net = Mininet(topo=tree4) net.start() h1, h4 = net.hosts[0], net.hosts[3] print h1.cmd('ping -c1 \%s' \% h4.IP()) net.stop() Cria uma pequena rede (4 hosts, 3 switches), e realiza pings de um host para o outro (por cerca de 4 segundos)