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CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA

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Apresentação em tema: "CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA <RAFASTV@PROTONMAIL.COM>
Programação para Dispositivos Móveis: Configuração e Primeira Aplicação Prof. Rafael Vieira THIS WORK IS LICENSED UNDER THE CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION-SHAREALIKE 4.0 INTERNATIONAL LICENSE. TO VIEW A COPY OF THIS LICENSE, VISIT OR SEND A LETTER TO CREATIVE COMMONS, PO BOX 1866, MOUNTAIN VIEW, CA 94042, USA. CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA

2 1) Baixar o Java SDK Lembre-se de memorizar ou anotar o caminho
Clique em: OU E depois em JDK. Lembre-se de memorizar ou anotar o caminho de pastas em que se instalou o aplicativo

3 2) Baixar o Android Studio ou SDK
Clique em : Lembre-se de memorizar ou anotar o caminho de pastas em que se instalou o aplicativo

4 3) Configurar Variáveis de Ambiente Linux
No arquivo .bashrc: export JAVA_HOME="/opt/jdk1.8.0_45" export CLASSPATH=$CLASSPATH:"$JAVA_HOME/lib" export MANPATH=$MANPATH:"$JAVA_HOME/man" export PATH=$PATH:"$JAVA_HOME/bin" export PATH=$PATH:"/opt/Sdk/tools" export PATH=$PATH:"/opt/Sdk/platform-tools" export PATH=$PATH:"/opt/android-studio/bin" Use os caminhos das pastas em que os aplicativos foram instalados

5 3) Configurar Variáveis de Ambiente Windows
1. Clique com o botão direito em Meu Computador 2. Clique em Opções Avançadas 3. Clique em Variáveis de Ambiente 4. Crie as mesmas variáveis usadas no Linux. Use os caminhos das pastas em que os aplicativos foram instalados

6 4) Verifique se os seguintes pacotes estão instalados
Tools → Android → SDK Manager → Launch Standalone SDK Manager

7 5) Caso do Pacote HAXM (Determina a quantidade de RAM para máquina virtual)
Pode ser preciso ativar o recurso de virtualização na BIOS do seu computador. (A BIOS é acessada normalmente apertando a tecla ESC ou F2 durate o POST.) Encontre no local de instalação do Android SDK e instale o pacote Haxm em “extras/intel/.../intel-haxm...*.exe”

8 6) Configurando o Java no Android Studio
File -> Other Settings -> Default Project Structure

9 7) Configurando a Máquina Virtual Android
Tools → Android → AVD (Android Virtual Device)

10 7.1) Escolha o celular

11 7.2) Escolha a API desejada

12 7.3) Configure o SO usado na máquina

13 7.4) Configure a memória utilizada
Clique em Show Advanced Settings Cuidado com a quantidade de RAM alocada, ela deve ser sempre menor do que o limite do seu Sistema e do que o pacote Haxm permite.

14 8) Crie uma nova aplicação
File → New → New Project Cuidado com a quantidade de RAM alocada, ela deve ser sempre menor do que o limite do seu Sistema e do que o pacote Haxm permite.

15 8) Crie uma nova aplicação
File → New → New Project Cuidado com a quantidade de RAM alocada, ela deve ser sempre menor do que o limite do seu Sistema e do que o pacote Haxm permite.

16 8.1) Escolha o tipo de aplicação e a API desejada.
Lembre-se que é necessário ter a API associada instalada (SDK Manager).

17 8.2) Escolha um template para criação da App

18 8.3) Nomeie Classe e XML padrão do projeto

19 9) Edite o texto inicial da atividade em Branco

20 10) Execute sua primeira aplicação

21 Extra) Sobre a Máquina Virtual
A máquina virtual permite a simulação do comportamento de seu aplicativo em diversas API do Android, mas ela não é necessária para criar um APK Para criar um apk sem precisar executar uma máquina virtual: Clique em Build → Build APK Obs: Lembre-se que o APK construído deve ter API e requisitos de hardware compatíveis com o smartphone de destino. Sua aplicação é carregada junto com a máquina virtual e está nos aplicativos do SO

22 Extra) Estrutura de Diretórios
A pasta Manifests contém os arquivos que descrevem a natureza da aplicação e seus requisitos: permissões, bibliotecas externas, dispositivos obrigatórios; APIs usadas. As classes Java desenvolvidas para o seu aplicativo devem ficar na pasta Java no subdiretório de mesmo nome usado na criação do projeto. A pasta Res contém figuras e os arquivos XML usados para definir a Interface do seu aplicativo. A pasta Gradle Scripts (Makefile) contém os arquivos de configuração do seu projeto, descreve como ele deve ser compilado.

23 Extra) Sobre o ambiente de Desenvolvimento (IDE)
1 1. Diretórios 2. Objetos para Inclusão na Aplicação 3. Área de Iteração com a Aplicação 4. Propriedades dos Objetos 5. Saída do Compilador. 2 3 4 5

24 Fim


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