A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um estudo comparativo entre VMWARE ESXI E XENSERVER

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um estudo comparativo entre VMWARE ESXI E XENSERVER"— Transcrição da apresentação:

1 Um estudo comparativo entre VMWARE ESXI E XENSERVER
Nathan Franklin Saraiva de Sousa Analista de TI Instituto Federal do Piauí - IFPI

2 Sumário Introdução Conceitos Motivação Tipos de Virtualização
Ambientes de Testes Gráficos Conclusão Referências

3 Introdução Os novos avanços em Tecnologia da Informação (TI) trazem equipamentos mais modernos e com capacidades de processamento cada vez maiores, porém em sua grande maioria, esse poder computacional é apenas parcialmente utilizado, causando uma ociosidade dos recursos disponíveis. Os administradores tendem a colocar um serviço executando por SO, o que acarreta em um desperdício de recursos, já que dificilmente um serviço irá utilizar toda a capacidade de hardware disponibilizada.

4 Conceitos Nesse cenário se enquadra a tecnologia de Virtualização:
É a possibilidade de se instalar vários sistemas operacionais independentes entre si, em uma única máquina física, fazendo que o hardware seja muito melhor aproveitado e descartando a necessidade de termos um computador físico para rodar cada Sistema Operacional (SO) ou serviço.

5 Conceitos Máquina Física

6 Motivação O IFPI/Campus Floriano adquiriu dois servidores de rede para substituição dos antigos servidores e instalação de novos serviços. Vários serviços deveriam ser implantados no campus e tínhamos o objetivo de aproveitar ao máximo esses novos servidores; A solução seria usar a VIRTUALIZAÇÃO

7 Qual solução deveria ser utilizada?
Motivação Qual solução deveria ser utilizada? Os três principais fornecedores de software de virtualização que existem hoje no mercado são VMware (ESXServer, Vmware ESXi, e Vmware vSphere), Microsoft (Hyper-V), Citrix (XenServer). Optou-se por testar as soluções gratuitas: VMware ESXi e XenServer.

8 Monitor de Máquina Virtual
A virtualização é um recurso utilizado para esconder ou mascarar detalhes da infraestrutura de hardware ou de software. O software que gerencia a distribuição de recursos de hardware para cada Sistema virtualizado e cria um ambiente virtual isolado para cada um deles, é chamado de Monitor de Máquina Virtual (MMV), também chamado hypervisor.

9 Tipos de Virtualização
A virtualização total consiste em prover uma réplica (virtual) do hardware subjacente de tal forma que o sistema operacional e as aplicações possam executar como se estivessem diretamente sobre o hardware original. Não é necessário nenhuma alteração no sistema virtualizado. Já a paravirtualização propõe que o sistema operacional saiba que esta sendo executado na camada virtual e interaja com a mesma, executando diretamente sobre o hardware. É necessário a alteração no sistema virtualizado.

10 Ambiente de Testes Comparar o desempenho entre as duas principais soluções gratuitas disponíveis no mercado: Vmware ESXi XenServer O objetivo é fazer testes de stress e desempenho analisando performance do processador, memória, acesso ao disco rígido e rede.

11 Ambiente de Testes Instalação do VMWare ESXi e XenServer em dois servidores idênticos e através de softwares específicos fazer testes de desempenho. Foram utilizados: VMware ESXi 4.1 XenServer 5.6 2 servidores marca HP modelo DL380 G7 Software Netperf Inquisitor

12 Ambiente de Testes

13 Ambiente de Testes

14 Teste de CPU

15 Teste de Memória

16 Teste de Acesso ao Disco

17 Teste de Rede

18 Conclusão Os testes realizados mostraram que no quesito processamento e acesso a rede, o VMware apresenta superioridade em relação ao Xen. O Xen, por sua vez, mostrou melhor desempenho no acesso ao disco rígido, com uma grande instabilidade do VMware. Ambos tiveram aspectos negativos e positivos no critério memória, porém o XEN apresentou grande instabilidade nos resultados. Portanto, se a intenção for utilizar aplicações que requeiram muito processamento e acesso a rede, seria conveniente utilizar o VMware. Porém, se a intenção for utilizar aplicações que necessitem muita leitura e escrita em disco a melhor opção é o Xen.

19 Bibliografia VMWare (disponível em virtualization.html>. Acessado em 09 out 2010) Carissimi, Alexandre.Virtualização: Princípios básicos e aplicações. ERAD a Escola Regional de Alto Desempenho. Porto Alegre: SBC, 2009, v. 1, p. 39-6 Veras, Manoel; Carissimi, Alexandre; Kassick, Rodrigo; Souza, Sergio. Rio de Janeiro: RNP p.

20 MUITO OBRIGADO!


Carregar ppt "Um estudo comparativo entre VMWARE ESXI E XENSERVER"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google