HISTÓRIA 8ºANO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

Condições e motivações da Expansão Marítima Portuguesa
Os Descobrimentos Portugueses.
EXPANSÃO MARÍTIMA SÉCULOS XV E XVI.
A Expansão Portuguesa.
Viagens e conquistas na costa africana As grandes viagens oceânicas
Caravela. Academia das ciências de Lisboa, Portugal.
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
EXPANSÃO MARÍTIMA Prof° Davi Ruschel.
Expansão marítima portuguesa
Descobrimento e Administração Colonial
Por :Natania Nogueira Professora de História
Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações.
Expansão marítimo e comercial européia
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
A EXPANSÃO ULTRAMARINA PORTUGUESA
Expansão ultramarina europeia.
POR MARES NUNCA ANTES NAVEGADOS
Expansão Marítima Portuguesa Professor Ulisses Mauro Lima
A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA DOS SÉCULOS XV E XVI
História dos Portugueses no Mundo
Expansão marítimo-comercial ibérica
Capítulo 10 O mercantilismo e a colonização da América
Aula 1 – As Grandes Navegações
A FORMAÇÃO DE PORTUGAL e sua EXPANSÃO MARÍTIMA.
O PIONEIRISMO IBÉRICO (Ibéria: antigo nome da Espanha)
A EUROPA ABSOLUTISTA (ANTIGO REGIME)
No século XVI, Portugal conquista a cidade de Ceuta.
BRASIL COLONIAL ciclo econômico do Pau- Brasil e
O Comércio à Escala Mundial
Expansão Marítima.
Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012 A Expansão Marítima Europeia.
EXPANSÃO MARÍTIMA.
Aula 2 - Descobrimento e Período Pré-Colonial ( )
Uma nova etapa para os portugueses
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Colégio Integrado de Campo Mourão Professor: Thiago Veronezzi
História dos Portugueses no Mundo
EUROPA ANTES DO BRASIL.
História e Geografia de Portugal
Expansão Marítimo-Comercial Européia
Os Portugueses no Brasil
Séculos XV e XVI Lisboa 8º6ª Ano Lectivo 2010/2011.
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
A Expansão Portuguesa.
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
A ESPANHA E AS NAVEGAÇÕES AULA: 38 Pág. 25
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
Trabalho realizado por:
VERIFICA SE SABES (Teste intermédio 9º ano)
Formação do Reino de Portugal 1137
ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
Expansão marítima européia
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
Expansão marítimo e comercial européia
Portugal nos Séculos XV e XVI
Expansão Marítima e Comercial
História de Portugal Aula n.º 14
Expansão marítima européia
 Desde o séc. XI – comércio com o Oriente → pólo mais dinâmico da economia europeia;  Árabes → introduziram produtos orientais no circuito mediterrânico.
AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.
Expansão Comercial e Marítima Europeia
RUMOS DA EXPANSÃO: DA CONQUISTA DE CEUTA À SERRA LEOA
A Europa e o descobrimento da América História da América Latina Professor Renato Carneiro.
IDADE MODERNA Prof. Iair MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA: Definição: período em que as nações.
Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.
A PRESENÇA PORTUGUESA EM ÁFRICA
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA 8ºANO

O Expansionismo Europeu A rivalidade luso-castelhana Segundo João de Barros qual era o objetivo fundamental da politica expansionista de D. João II? A esperança de descobrir a Índia. Quais eram as condições de que D.João II dispunha para realizar o seu grande objetivo? O ouro da costa africana permitiu-lhe financiar o prosseguimento das viagens de descoberta do caminho marítimo para a Índia. Por outro lado, tínhamos reunido sólidos conhecimentos de geografia, astronomia e cartografia essenciais a esta vagem. Identifica as informações que D.João II mandou recolher a Pêro da Covilhã e Afonso de Paiva. Informações relativas à navegação e ao comércio no Oceano Índico. Quais as iniciativas de D. João II que foram decisivas para a concretização do seu objetivo? As viagens de Diogo Cão; A expedição de Pêro da Covilhã em 1487; A viagem de Bartolomeu Dias.

Descreve a ação de Bartolomeu Dias. Ultrapassou, em 1488, o limite sul do continente africano, o chamado Cabo da Boa Esperança. Qual o 1º nome dado ao Cabo da Boa Esperança. Porquê? Cabo das Tormentas, devido aos perigos que aquelas águas tinham. Indica o nome do povo que conseguiu contornar Africa pela 1ª vez. Portugal. Porque é que Portugal e Espanha rivalizavam nas descobertas? Porque ambos queriam ter a posse dos territórios a descobrir, disputando ainda entre eles as ilhas Canárias. Resume o conteúdo do Tratado de Alcáçovas, referindo a data em que foi celebrado. Em 1479 foi assinado o Tratado de Alcáçovas que dizia que o mundo seria dividido por um paralelo que passava pelas Ilhas Canárias, e que todas as terras a sul dessa linha seriam portuguesas e nós desistíamos de qualquer pretensão às Canárias, ficando Castela com os territórios a norte desse paralelo. Refere qual foi o grande plano de Cristóvão Colombo Chegar à Índia navegando para ocidente, pois já sabia que a terra é redonda.

TRATADO DE ALCÁÇOVAS

Indica o ano em que Colombo descobriu a América, refere onde julgava ele ter chegado e indica o nome que deu aos habitantes do continente. Em 1492 Colombo chegou à América. Ele julgava ter chegado à Índia. Chamou aos habitantes da América Índios. Quais eram os objetivos de Colombo em relação à terra que julgava ser Índia? Capturar escravos e trazer ouro, especiarias e algodão. O que ficou estabelecido no tratados de Tordesilhas? O tratado de Tordesilhas foi assinado na cidade espanhola com o mesmo nome, no ano de 1494 e dividia o mundo em dois hemisférios através de um meridiano que passava a 370 léguas a ocidente das ilhas de Cabo Verde. Os territórios descobertos ou a descobrir para oriente pertenciam a Portugal, os territórios a ocidente seriam de Castela. Compara a linha divisória proposta pelo papa Alexandre VI com a que foi aceite no tratado de Tordesilhas. Qual foi a vantagem para Portugal? O papa Alexandre VI tinha proposto que o meridiano passasse a 100 léguas a ocidente de Cabo Verde. Ora, esse meridiano, não incluía a posse das terras do Brasil que mais tarde vieram a ser descobertas.

TRATADO DE TORDESILHAS Meridiano do Papa Alexandre VI

O EXPANSIONISMO EUROPEU A chegada à Índia O EXPANSIONISMO EUROPEU A chegada à Índia. O império Português do Oriente Qual o rei português que iniciou a preparação de uma expedição para levar os navios à Índia? D.João II. Qual o rei que assistiu à chegada dos portugueses à Índia? D.Manuel I. Quem comandou a expedição à Índia? Vasco da Gama. Qual a data em que os portugueses chegaram à Índia? 1498. Enumera os produtos que os portugueses foram buscar à Índia. Especiarias e artigos de luxo. Indica o nome da rota marítima que ligava Portugal à Índia? Rota do Cabo Qual o grande objetivo de Portugal face ao Oriente? Formar um império comercial. Quem se opunha a esse objetivo. Porquê? Os mulçumanos pois exploravam esse comércio.

Qual o papel de D. Francisco de Almeida como 1º vice-rei da Índia? Representava o rei de Portugal no oriente. Qual o papel do 2º vice-rei D. Afonso de Albuquerque. Procurou garantir o controlo de algumas cidades estratégicas para assegurar para os portugueses o dominio do comércio no Oceano Índico. Conquistou assim Ormuz, Goa e Malaca. Qual o nome da cidade do oriente que era o centro do comércio português? Goa. Quais os principais produtos que os portugueses iam buscar à Índia? Especiarias, sedas, porcelanas, tecidos de algodão, papel e objetos lacados. O que era o monopólio régio praticado sobre o comércio da Índia? Era o facto de o rei ter todo o controlo do comércio com a Índia. O que era a casa da Índia? Era um organismo que preparava expedições à Índia, controlava o comércio entre o oriente e Portugal e vendia produtos para o resta da Europa.

Descreve o que se passou nos séculos XX e XXI com o resto dos territórios portugueses que tínhamos no oriente: Goa, Damão e Diu; Macau e Timor. Goa, Damão e Diu (na Índia) foram reclamados e anexados pela União Indiana. Macau (na China) foi entregue a este país, em, 1999, por acordo entre Portugal e China. Timor, tornou-se um país independente em 2002. Palavras portuguesas introduzidas no vocabulário Japonês: Palavra Portuguesa Palavra Japonesa Missa Misa Botão Botan Pão Pan Palavras japonesas que passaram para a língua portuguesa: Palavra Japonesa Palavra Portuguesa Tchá Chá Samurai Banzai Banzé

A presença portuguesa na África Negra. A chegada ao Brasil A presença portuguesa na África Negra. A chegada ao Brasil. A colonização portuguesa do Brasil. O comércio à escala mundial. Qual o principal objetivo dos portugueses em relação ao continente africano durante os séculos XV e XVI? Comércio de escravos, marfim e especiarias africanas. O que era uma feitoria? Era um posto comercial fortificado, dirigido por um funcionário do rei, chamado feitor. Cita o nome de 3 feitorias portuguesas na África. S. Jorde da Mina, Sofala e ilha de Moçambique. Qual a principal atividade económica do arquipélago de Cabo Verde? Era um entreposto de compra e venda de escravos. Em que ano e por quem foi descoberto o Brasil? Em 1500 por Pedro Álvares Cabral. Quais os principais objetivos da viagem de Cabral. Qual o 1º nome dado ao Brasil. O objetivo era viajar até à Índia e o primeiro nome dado ao Brasil foi Terra de Vera Cruz. Quem escreveu a D. Manuel dando-lhe conhecimento da descoberta do Brasil? Foi Pêro Vaz de Caminha.

O que levou os portugueses a colonizar o Brasil? Pois os franceses e os espanhóis começaram a instalar-se na costa brasileira. Como foi feita a colonização do Brasil? Foi feita por capitanias. Qual o produto mais importante vindo do Brasil? O açúcar. Quem eram os mamelucos? Eram filhos de pai europeu e mãe Índia. Quais os continentes com que Portugal e Espanha comerciavam? Portugal: América, África e Ásia. Espanha: América e Ásia. Produtos com origem em: América: Milho, Batata, Tomate, Feijão, Cacau, Ananás, Tabaco. Ásia: Especiarias, Coco, Chá e Banana. África: Café e Malagueta. Porque é que Lisboa e Sevilha eram importantes no século XVI? Pois aqui chegavam produtos vindos dos impérios coloniais destes dois grandes países, sendo a partir desta cidade exportados para Antuérpia. Qual a importância de Antuérpia? Todos os produtos que chegavam a Lisboa e Sevilha iam para Antuérpia.

ROTA DOS ESPANHÓIS -> ROTA DE MANILA O que deviam ter feito Espanha e Portugal para aproveitarem melhor os lucros do comércio internacional? Desenvolver também a agricultura e as manufaturas. Quais os produtos que os europeus traziam da: América: Prata, ouro, açúcar e madeiras África: Ouro, escravos, malagueta e marfim Ásia: Especiarias, seda, porcelanas, tapetes, perfumes, madeiras exóticas e pedras preciosas. Quais os produtos com que os europeus pagavam: América: Cereais, vinho e produtos manufaturados África: Tecidos, cereais e quinquilharias. Ásia: Ouro, prata, cobre e chumbo. Quais os continentes que tinha mais e menos consciência da riqueza dos seus produtos? A América e a África não tinha consciência da importância dos produtos que vendiam aos europeus. Já os asiáticos eram conscientes dos valores dos produtos que tinham para vender. Qual o grupo social que mais beneficiou com o comércio internacional. A burguesia da Europa. Em que século e com que acontecimento começou a globalização? No século XVI com os descobrimentos portugueses ligaram-se todos os continentes através das trocas de produtos e das viagens dos diferentes povos. ROTA DOS ESPANHÓIS -> ROTA DE MANILA

HOUVE DECADÊNCIA DAS ROTAS DO LEVANTE POIS AS ROTAS DO CABO ERAM MAIS PRÁTICAS

CONQUISTA DE CEUTA: 1415 PASSAGEM DO CABO BOJADOR: 1434 DESCOBERTA DA AMÉRICA: 1492 TRATADO DE TORDESILHAS: 1494 CAMINHO MARÍTIMO PARA A ÍNDIA: 1498 DESCOBERTA DO BRASIL: 1500 CONQUISTA DE GOA: 1510 APOGEU DOS FUGGER: 1540 S.FRANCISCO XAVIER NA ÍNDIA: 1542

1º GOVERNADOR GERAL DO BRASIL: 1549 PORTUGUESES NO JAPÃO: 1543 1º GOVERNADOR GERAL DO BRASIL: 1549 FIXAÇÃO DOS PORTUGUESES EM MACAU: 1557