PATINAGEM Programa do 1º Ciclo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
Advertisements

Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Expressão e Educação Físico-Motora
GINÁSTICA Prof. José Luís Mendes.
O treino do GUARDA-REDES
NÃO Duas exigências : QUALIDADE Segurança TÉCNICA Precisão
Curso de Treinadores – Grau 2 Federação de Andebol de Portugal DEFESA Departamento Técnico FAP DEFESA.
Como se avalia a condição física?
Saltos.
Corridas planas.
Projecto Humanóide Universidade de Aveiro
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
Ginástica de Aparelhos
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A DIMENSÃO MOTORA.
Os 4 exercícios iniciais podem sem feitos logo no início da lesão
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Escola E.B. 2,3 Frei Manuel Santa Inês
Peito Pernas Supino Cotovelos na linha dos ombros e em 90 graus.
Objetivos e Exercícios Nível Introdução Piscina com pé
Movimentos da Capoeira
Capoeira - Movimentos básicos e floreios
Principais movimentos de defesa da capoeira
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
JOGOS DE ESCALADA.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Floreios (acrobacias)
Atletismo Corridas de Velocidade Estafetas Salto em Comprimento
Avaliação do desenvolvimento motor
Apostila de Ordem Unida Básica
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
10º, 11º e 12º Anos Nível Elementar
11º e 12º Anos Nível Avançado
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
VIII CLINIC Treinadores de Hóquei em Patins
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
CORRIDAS COM BARREIRAS
10º, 11º e 12º Anos Nível Elementar
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Desenvolvimento Psicomotor
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Gestos técnicos do voleibol
HÓQUEI EM PATINS Programa do 3º Ciclo
Basquetebol.
Ginástica de Aparelhos
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Profª. Maria Helena Carvalho
Atletismo Corrida com barreiras.
HABILIDADES MANIPULATIVAS OU DE CONTROLE DE OBJETOS
Atletismo Salto em comprimento.
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
As Técnicas Básicas do Volley
NADO CRAWL.
Ginástica Artística = Atividades no solo
PATINAGEM Programa do 2º Ciclo
Análise Biomecânica – FOREHAND
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
Lançamentos e Arremessos
Fundamentos do Voleibol
FUTSAL.
Atletismo Educação Física
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
Trabalho Realizado por: Jorge Rodrigues Escola Básica Integrada da Boa Água.
Elementos técnicos fundamentais:
GINÁSTICA de SOLO.
Transcrição da apresentação:

PATINAGEM Programa do 1º Ciclo 1º e 2º Anos 2. Em concurso Individual, com patins:

Programa do 1º Ciclo – 1º/2º Anos 2.1 – MARCHAR sobre os patins com variações de ritmo e amplitude da passada, mantendo o equilíbrio.

Programa do 1º Ciclo – 1º/2º Anos 2.2 – RECUPERAR O EQUILÍBRIO agachando-se ou, ao desequilibrar-se totalmente, baixar-se e “fechar” para sentar ou rolar, amortecendo o impacto sem colocar as mãos ou braços no chão.

Programa do 1º Ciclo – 1º/2º Anos 2.2 – RECUPERAR O EQUILÍBRIO agachando-se ou, ao desequilibrar-se totalmente, baixar-se e “fechar” para sentar ou rolar, amortecendo o impacto sem colocar as mãos ou braços no chão.

Programa do 1º Ciclo – 1º/2º Anos 2.3 – DESLIZAR de “cócoras”, após impulso de um colega, mantendo os patins paralelos e os braços à frente, ELEVANDO-SE (sem perder o equilíbrio) e BAIXANDO-SE para se sentar antes de parar.

Programa do 1º Ciclo – 1º/2º Anos 2.4 – DESLIZAR sobre um patim, apoiando-o um passo à frente e deslocando o peso do corpo para esse apoio, mantendo-se em equilíbrio até se imobilizar totalmente.

Programa do 1º Ciclo – 1º/2º Anos 2.5 – DESLIZAR para a frente com impulso alternado de um e outro pé, colocando o peso do corpo sobre o patim de apoio, movimentando os braços em harmonia com o deslocamento.

PATINAGEM Programa do 1º Ciclo 2º Ano Para além das destrezas definidas para o 1º Ano… 7. Em patins, combinar num percurso, com coordenação global e fluidez de movimentos, as destrezas aprendidas e as seguintes:

Programa do 1º Ciclo – 2º Ano 7.1 – CURVAR com os pés paralelos, à direita e à esquerda com ligeira inclinação dos pés e do tronco para o lado para onde vai virar, mantendo o equilíbrio.

Programa do 1º Ciclo – 2º Ano 7.2 – TRAVAR em “T” após deslize para a frente, no menor espaço do tempo mantendo o equilíbrio e ficando em condições de iniciar novo deslize.

Programa do 1º Ciclo – 2º Ano 7.2 – TRAVAR em “T” após deslize para a frente, no menor espaço do tempo mantendo o equilíbrio e ficando em condições de iniciar novo deslize.

PATINAGEM Programa do 1º Ciclo 3º e 4º Anos Patinar com equilíbrio e segurança, ajustando as suas acções para orientar o seu deslocamento com funcionalidade e oportunidade na realização de percursos variados. 1. Em patins, cumprindo as regras de segurança própria e dos companheiros, realizar com coordenação global e fluidez de movimentos, percursos, jogos de perseguição e estafetas em que se combinem as habilidades aprendidas anteriormente e as seguintes:

Programa do 1º Ciclo – 3º/4º Anos 1.1 – ARRANCAR para a frente, para a esquerda e para a direita, apoiando o patim na direcção desejada e impulsionando-se pela colocação do corpo sobre esse apoio, coordenando a acção dos membros inferiores com a inclinação do tronco.

Programa do 1º Ciclo – 3º/4º Anos 1.1 – ARRANCAR para a frente, para a esquerda e para a direita, apoiando o patim na direcção desejada e impulsionando-se pela colocação do corpo sobre esse apoio, coordenando a acção dos membros inferiores com a inclinação do tronco.

Programa do 1º Ciclo – 3º/4º Anos 1.2 – DESLIZAR para a frente sobre um apoio, flectindo a perna livre (com o patim à altura do joelho da outra perna) mantendo a figura e o controlo do deslocamento em equilíbrio (“Quatro”).

Programa do 1º Ciclo – 3º/4º Anos 1.3 – DESLIZAR para trás com os patins paralelos, após impulso inicial de um colega ou na parede.

Programa do 1º Ciclo – 3º/4º Anos 1.4 – DESLIZAR para a frente e também para trás, afastando e juntando respectivamente as pontas dos pés e os calcanhares (desenhando um encadeamento .de círculos).

Programa do 1º Ciclo – 3º/4º Anos 1.4 – DESLIZAR para a frente e também para trás, afastando e juntando respectivamente as pontas dos pés e os calcanhares (desenhando um encadeamento .de círculos).

Programa do 1º Ciclo – 3º/4º Anos 1.4 – DESLIZAR para a frente e também para trás, afastando e juntando respectivamente as pontas dos pés e os calcanhares (desenhando um encadeamento .de círculos).

Programa do 1º Ciclo – 3º/4º Anos 1.5 – CURVAR com “CRUZAMENTO DE PERNAS”, cruzando a perna do lado de fora da curva e realizando esse apoio à frente e “por dentro” do apoio anterior.

Programa do 1º Ciclo – 3º/4º Anos 1.6 – TRAVAR em (ou após passar a) DESLIZE PARA TRÁS apoiando o travão no solo e ficando em condições de iniciar novo deslize.

Programa do 1º Ciclo – 3º/4º Anos 1.6 – TRAVAR em (ou após passar a) DESLIZE PARA TRÁS apoiando o travão no solo e ficando em condições de iniciar novo deslize.

Programa do 1º Ciclo – 3º/4º Anos 1.7 – TRAVAR DE LADO, com os patins paralelos e afastados, levando o patim “de fora” a descrever uma curva mais ampla, colocando o peso do corpo no patim de dentro e pressionando o patim “de fora” contra o solo, até à imobilização total.

Programa do 1º Ciclo – 3º/4º Anos 1.7 – TRAVAR DE LADO, com os patins paralelos e afastados, levando o patim “de fora” a descrever uma curva mais ampla, colocando o peso do corpo no patim de dentro e pressionando o patim “de fora” contra o solo, até à imobilização total.

Programa do 1º Ciclo – 3º/4º Anos 1.8 – “MEIA-VOLTA”, em deslocamento para a frente ou para trás, invertendo a orientação corporal e continuando o deslize no mesmo sentido.

Programa do 1º Ciclo – 3º/4º Anos 1.8 – “MEIA-VOLTA”, em deslocamento para a frente ou para trás, invertendo a orientação corporal e continuando o deslize no mesmo sentido.