Interferometria holográfica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contando Quanta de Luz Prof. Marcelo Martinelli
Advertisements

Nesta apresentação, vamos investigar...
FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
Capítulo 35 - Interferência
Prof.: Raphael Carvalho
FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
Ondas Perturbação(oscilação) se propagam.
Capítulo 37 Difração.
Capítulo 36 Interferência.
Capítulo 36 Interferência.
Capítulo 37 Difração.
Capítulo 37 Difração.
Capitulo 35 Imagens.
GM-861 Difração de raios X Sugestão de leitura: X-Ray Methods, Clive Whiston, Analytical Chemistry by Open Learning, John Wiley & Sons, 1987.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
Optoelectrónica, Lasers e aplicações
Departamento de Física da universidade do Porto
Interferometria Holográfica
Sensor de gás para aplicações ambientais
Sensor de gás para aplicações ambientais
Luz e Visão.
INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO
ÓPTICA FÍSICA: Estuda os fenômenos luminosos cuja explicação depende das teorias relativas á natureza da luz (onda ou partícula). GEOMÉTRICA: Estuda os.
Professor: Diones Charles
Projecto realizado por: David Docampo García João Filipe Ângelo Sio
Capítulo 36 - Difração.
Cap Interferência A luz como onda; Interferência;
Cap Difração Teoria ondulatória da luz;
Holografia e ondas de luz
Sensores ópticos de Temperatura Baseados em Redes de Bragg
Visualização de Nanoestruturas
ANO INTERNACIONAL DO LASER 1960 – anos. Trabalho referente à APS da disciplina de Física 4 Equipe: Thiago Rossato Rubens Fernandes Isabella Manfrin.
HOLOGRAFIA Francisco P.S.C.Gil.
Aluno: Ubiratan Custódio Prof.: Homero Schiabel Abril de 2007
A cor.
Ondas.
REFLEXÃO DA LUZ ESPELHOS PLANOS
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
FÍSICA E PSICOFÍSICA - ondas -
2.2.2 Fenómenos ondulatórios

Interferência de Ondas
Difração Definição: Fenômeno que se produz quando as ondas qualquer que seja a sua natureza, encontram obstáculos ou aberturas cujas dimensões são da ordem.
Aula-3 Interferência Física Geral IV, F 428.
Reflexão 1.ª Lei da Reflexão: o raio incidente, a normal à superfície de separação no ponto de incidência e o raio reflectido estão todos contidos no mesmo.
Física II - Ondulatória
Holografia e Ondas de Luz.
FENÔMENOS ÓPTICOS E ESPELHO PLANO
Laudo Barbosa (13 de Novembro, 2006)
Fenômenos Ondulatórios
Introdução Fontes de luz: todos os corpos que emitem luz e podem ser visualizados ou fotografados; Corpos luminosos; Corpos iluminados; Física no cotidiano:
Princípios da Óptica Geométrica
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
Sustentabilidade na Terra
Professor: Diones Charles
Óptica Geométrica: Conceitos e princípios
Novas Mídias – 2009/1 Andrew Sampaio Diego Wanderley DEL Departamento de Engenharia Eletrônica.
A TEORIA DA COR Porque será que ao observarmos os objectos verificamos que eles são diferentes uns dos outros, apesar de serem iluminados pela mesma fonte.
As ondas e suas interferências
CFQ 8ºano NATUREZA DA LUZ. CFQ 8ºano NATUREZA DA LUZ Teoria Corpuscular Proposta por Isaac Newton, que explicava a luz como sendo constituída por pequenas.
Ondas Eletromagnéticas
: Comunicações a longas distâncias UNIDADE 2 : Comunicações a longas distâncias Propriedades das Ondas: Reflexão; Refracção; Reflexão Total e Difracção.
METALOGRAFIA E MICROESTRUTURAS
LUZ E COR.
PROPAGAÇÃO EM MEIOS DIELÉTRICOS Herculano Martinho
ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva. Conteúdos (05/06/2013)  DIFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA DA LUZ.
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Escola de Física 2008 Trabalho realizado por: Ana Mafalda Monteiro Filipe Carvalho João Castro Renato Barradas Rúben Alves Sílvia Cavadas.
Holografia e ondas de luz
Transcrição da apresentação:

Interferometria holográfica Trabalho realizado por: Carlos Oliveira Daniela Lopes Maria Vieira José Nuno Coordenado por: Miguel Miranda

Que deformações provoca o elástico na lata? Objectivo do projecto Medir as deformações provocadas por um elástico numa lata Que deformações provoca o elástico na lata? Será possível medi-las? A Interferometria dá a resposta!

Holografia - O que é? Deriva do grego holos (inteiro) e graphos (registo). É uma forma de se registar ou apresentar uma imagem em três dimensões. 1948 por Dennis Gabor. Análise de materiais ou armazenamento de dados.

Em que consiste um holograma? Uma fotografia regista apenas uma distribuição de intensidade da frente de onda da luz que incide no filme ou na chapa fotográfica. Mas tal não acontece com um holograma ...

Afinal o que é um Holograma? É o registo numa placa holográfica do padrão de interferência resultante da sobreposição de duas ondas emanadas da mesma fonte luminosa, uma directa e outra reflectida pelo objecto a holografar que dá a ilusão de relevo, quando iluminado por um feixe de raios laser ou luz branca.

Laser de He-Ne Feixe de luz monocromático, intenso e coerente. Tubo selado com mistura de gases dentro e com espelhos nas extremidades (qualidade de reflexão) Excitação dos átomos que circulam entre os espelhos Saída do tubo de luz coerente com um único comprimento de onda (633nm)

Vantagens da interferometria holográfica Processo não invasivo Detecção de deformações da ordem dos 100 nm

Desvantagens da interferometria holográfica Ambiente escuro Processo demorado Tecnicamente difícil

Registo LASER Espelhos Objecto Divisor de feixe Super Bock Objectiva de Microscópio Objectiva de Microscópio Placa Holográfica Registo

Reconstrução LASER Espelhos Divisor de feixe Super Bock Imagem do Objecto Objectiva de Microscópio Placa Holográfica Reconstrução Observador

Montagem e Visualização

O que é um holograma interferométrico? Holograma resultante da produção de dois hologramas sobrepostos: o primeiro regista o objecto sem qualquer deformação, no segundo o objecto é ligeiramente deformado.

Interferência

Base do fenómeno Interferência construtiva d1= d2 + λn, n=0,1,2,3... Interferência destrutiva d1 = d2 + (λ/2)n, n=1,3,5,7...

Aplicações da interferometria

Resultados Obtivemos um holograma no qual estão registadas as deformações provocadas pela tensão do elástico na superfície da lata.

Conclusões Conseguimos registar deformações da ordem dos nanómetros na superfície da lata. Demonstra muita precisão.

Agradecimentos: Universidade do Porto Escola de Física Departamento de Física Ao nosso monitor Mestre Miranda