CASA DAS ILUSÕES EXPERIMENTO “x”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicações Informáticas A 11º Ano
Advertisements

A VISÃO Neide M. S. Tsukamoto.
ÓRBITA E OLHO.
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM DESENVOLVIMENTO.
Luzes e Cores: A visão da Física
Os olhos Prof. Mário Gregório..
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
CNSN 2011 Professor Antenor Introdução a Óptica..
Monitor de Vídeo.
Prof. Roberto Cabral de Mello Borges
Visualização Científica PSI a Aula – Percepção Visual Humana
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
COR.
Nomes:Mateus,Marco,Rafael,Mayke,krystian
Olho humano O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Professor: Diones Charles
Teoria da Cor.
A cor e a luz Prof. Daniel Almeida.
Educação Visual e Tecnológica
OS CINCO SENTIDOS.
Fundamentos de óptica Física Chaban Física Chaban.
A ilusão e a Arte da ilusão
Luís Conde – Educação Visual – Abril de 2006
Estudo das Cores: Primárias, secundárias e terciárias
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Odair Mateus.
Óptica Introdução à Óptica.
Computação Gráfica - Cor
Teoria Da Cor.
ILUSÃO DE ÓTICA Tudo o que nosso cérebro pode fazer...
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
Cor O que é a cor? Eugénia João.
Óptica Para enxergar as coisas a seu redor ( luz do Sol, de tocha, de vela, de lâmpada ), o ser humano sempre necessitou de luz. Sem ela seria impossível.
Problemas na visão Ciência Viva.
HISTÓRIA DA ARTE Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010
Apostila 3 – MóduloXI – Página 40
FISIOLOGIA DA VISÃO Museu-Escola do IB
Ilusão de ótica Nessa apresentação vocês vão ver tudo sobre ilusão de ótica. Clique em entrar e descubra os vários tipos de ilusão de ótica. Entrar.
Luz e Cor A luz solar é denominada de luz branca;
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Percepção PPB Aula.
Óptica Geométrica.
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS V
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Óptica Geométrica.
COR.
DEFICIÊNCIA VISUAL CONTINUAÇÃO
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Computação Gráfica: 11. Cores Prof. Dr. Rafael Andrade
Ilusões de óptica Os nossos olhos podem ser enganados por aquilo que vemos. Uma ilusão óptica consiste numa percepção sensorial falsa de um estímulo real:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Ilusões móveis Bernardo Serpa Diego Racy Merulla Leonardo Guimarães
Comportamento e Natureza da Luz
Turma: 2ª Série do Ensino Médio Professor: Fábio Jaime Raimundo
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
Ilusões de Ótica.
Vocês seguramente conhecem aquelas ilusões de ótica nas quais depois de se olhar fixamente por algum tempo em uma figura, surge a imagem de um objeto.
Olho Humano.
VISÃOeAUDIÇÃO Prof. Saavedra José Rios Valentim Jr.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
LUZ E COR.
Apresentação e Aplicações de Óptica Geométrica (ENEM/UERJ)
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Transcrição da apresentação:

CASA DAS ILUSÕES EXPERIMENTO “x”

Universidade Veiga de Almeida Turma:2ESD32A Integrantes: Alessandra Trota Brunna Galvão Manuela Pestana Márcia Armstrong Monica Peres Patrick Siqueira Rachel Costa

Introdução Focamos essa experiência em fixar o olhar da pessoa em um foco (que observa), chamando a atenção da mesma, para que ela venha sentir emoções adversas com imagens impactantes, podendo deixá-la confusa, incomodada, curiosa e até com medo de uma realidade inexistente, causando uma dupla visão.

Curiosidades Você deve ter visto as cores corretas do semáforo. Isto acontece porque as células foto-sensitivas dos nossos olhos ficam cansadas e perdem a sensibilidade para aquelas cores: verde, azul e vermelho. Na imagem posterior, as cores suplementares substituem as cores verdadeiras no fundo preto. O verde torna-se vermelho, o azul torna-se amarelo e o vermelho torna-se verde. 

Curiosidades A "luz negra", geralmente observada em boates, na realidade emite uma pequena porcentagem de luz violeta e uma grande porcentagem de raios ultravioleta, invisível ao olho humano. Entretanto, alguns materiais denominados fotoluminescentes, absorvem os raios ultravioleta e devolvem ao ambiente raios com freqüências menores, na região do violeta. Essa fluorescência permite efeitos luminosos interessantes, como aqueles observados em boates. 

Curiosidades Pela mesma razão alguns sabões em pó "lavam mais branco": Após a lavagem, a roupa reflete a parte visível dos raios solares e também transforma o ultravioleta em visível. Portanto, essa peça de roupa emite mais luz visível do que recebe: "é mais branca". Entretanto, isso não significa, necessariamente, que esse sabão deixe a roupa mais limpa do que os outros.

Percepção Visual No sentido da psicologia e das ciências cognitivas é uma de várias formas de percepção associadas aos sentidos. É o produto final da visão consistindo na habilidade de detectar a luz e interpretar (ver) as consequências do estímulo luminoso, do ponto de vista estético e lógico. Na estética, entende-se por percepção visual um conhecimento teórico, descritivo, relacionado à forma e suas expressões sensoriais. Um tipo de talento, uma característica desenvolvida como uma habilidade de um escultor ou pintor que diferencia os pontos relevantes e não- relevantes de sua obra. Para que depois de pronta - em uma análise mais detalhada - possa explicar os atributos ali contidos

Percepção Visual  As informações da retina chegam ao cérebro pelo nervo óptico. Quando as informações nervosas chegam às áreas associativas do córtex visual as imagens formadas na retina ganham significados e ocorrendo a percepção visual, tal como a conhecemos.

Objetivo Uma atividade que tem por objetivo obter um maior conhecimento sobre ilusão de ótica através da exposição de imagens fixas. Buscando a interpretação do sistema visual humano, enganando momentaneamente o cérebro deixando o inconsciente confuso e fazendo com que este capte ideias falsas, preenchendo espaços que não ficam claros à primeira vista. Resultando na curiosidade e na polêmica que ela traz. Visando o esclarecimento e novos conceitos.

Material Plástico lona preto (criação do estúdio); Fita Tartan 3M 45 x45 (fixação da lona); Retro Projetor (projeção das imagens); Uma mesa; Duas cadeiras; Aparelho de Som (dramatização do ambiente);

Estratégicas da Dinâmica A dinâmica se focará em criar um ambiente de apreensão e de expectativa, instigando a pessoa que observa a descobrir o porquê da ilusão ótica, com esse intuito explicaremos esse porquê para uma melhor compreensão do ambiente e do mecanismo da percepção visual humana.

Conclusão A ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção. A ilusão pode ser causada por razões naturais (mudança de ambiente, deformação do ambiente, mudança de clima, etc..) ou artificiais (camuflagem, efeitos sonoros, etc..). Uma vez que a percepção é baseada na interpretação dos sentidos, as pessoas podem experimentar ilusões de formas diferentes. E essa diferenciação nos mostra que cada indivíduo responde de uma forma aos estímulos externos.