Hardware/Software para Multimédia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INFORMÁTICA BÁSICA Unidade I
Advertisements

Sistemas Multimídia Som
Tecnologias da Informação e da Comunicação
DCA-0114 Computação Gráfica
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Software do sistema Software de aplicação
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Universidade Federal de Minas Gerais
VÍDEOS NA WEB.
Na terminologia usual de microinformática, os dados Pentium IV, 3
7 - Criação de Páginas Web
Tecnologia da Informação
Aquisição e reprodução de som
CLASSIFICAÇÃO DOS PERIFÉRICOS
Hardware e Software LEONARDO BENEDET.
Arquitetura de Computadores
GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Professor Felipe Monteiro Lima
Introdução aos Sistemas Multimédia
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
Tecnologias Especificas Informática
DSC/CCT/UFCG Conceitos Básicos (Parte II) Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO Campus BH Curso de Análise de Sistemas (Sistemas de Informação) Ferramentas.
Luan Philipe Braz Thyago Victor de Andrade. Componentes de um Computador Periféricos Processador Dispositivos de armazenamento de dados Dispositivos de.
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
9º ANO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
Eduardo Gomes Hardware e Software Hardware Software.
Visão Geral Max – Técnico Em Informática. Max _ Técnico Em Informática2 Um Computador Um computador de mesa, os chamados Desktop’s, são constituídos geralmente.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Componentes de um computador
Carlos Alves 12ºB Maio/2013. O mundo da geração e captura de imagens divide as imagens em dois grandes grupos: As imagens baseadas num mapa de bits e.
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Introdução à INFORMÁTICA
Introdução à Informática
Workshop de Informática
Introdução à Computação
Criação e Disponibilização de Conteúdo Instrucional para a Internet Aula 1: Criação de Multimidia Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
EDIÇÃO MULTIMÉDIA AULA 3 Discursos dos media Categorizações Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013.
Introdução à Informática
Projetando e Publicando Publicações Eletrônicas Interativas na World Wide Web Curso.
Prof.: Nilo Cesar SENAC CEP Ceres Curso Recepcionista
Objetivos do Capítulo Identificar os principais tipos, tendências e usos de microcomputadores, computadores de médio porte e mainframes. Caracterizar as.
PLATAFORMAS MULTIMÍDIA
Hardware/Software para Multimédia (Parte III - Adicional) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
Aquisição e reprodução de som
O que é multimídia.
A música e a voz A música e a voz © 2001 Wilson de Pádua Paula Filho.
Sistemas Multimídia – Aula 01
Características do Hardware Para Multimídia.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Classificação dos Sistemas Multimídia
Introdução a Informática
Introdução a Informática
Software para Multimídia
Multimídia Hardware/Software para Multimídia (Parte I)
MULTIMÉDIA MENU.
Conceito de multimédia
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
Tecnologias da Informação e Comunicação
3) Unidades de Entrada e/ou Saída de Dados
Tecnologias de Informação e Comunicação Estrutura e funcionamento de um sistema informático Agrupamento de Escolas de Carvalhos Professora Susana Oliveira.
Origem da palavra Informática
Flash 1 O Flash foi desenvolvido inicialmente com outro nome (Future Splash Animator), a Macromedia comprou o FutureSplash, mudou seu nome para Flash.
Atividade Lúdico Expressiva: Multimédia Sumário: Apresentação dos termos hardware e software. Identificação de alguns componentes de um computador.
Alessandro D. R. Fazenda
Transcrição da apresentação:

Hardware/Software para Multimédia Sistemas Multimédia Hardware/Software para Multimédia

Hardware para Multimédia Principais componentes Drive de CD Placas e caixas de som Placas de vídeo, Placas de captura de vídeo Scanner Microfone Memória Principal CD-R, CD-RW, DVD Outros dispositivos de entrada e saída Entrada: Teclados, Mouse, Trackballs, Touchscreens, Cartões Magnéticos, Dispositivos OCR, Sistemas de reconhecimento de voz, câmeras digitais Saída: alguns dispositivos de áudio (alto-falantes internos ou externos alto-falantes, amplificadores), vídeo (monitores, projetores LCD) e suporte rígido (impressoras).

Software para Multimédia Basicamente existe software de autoria e bibliotecas multimédia, suportados por sistemas operativos mais ou menos adaptados às necessidades das aplicações. A maioria das ferramentas que é utilizada para criar aplicações multimédia contém um ou mais softwares de autoria e vários editores. Os editores são necessários para manipular textos, imagens, som e vídeo. Existe a necessidade de se ter alguns aplicativos para: captura de imagens, conversão de formatos, compatibilidade entre diferentes plataformas e disponibilizar na Web.

Software para Multimédia Editores de texto Software para OLE (Optical Character Recognition) Ferramentas para Pinturas (Painting) e Desenhos (Drawing) Ferramentas para Animação e Modelos em 3D Editores de Imagens Editores de Sons Ferramentas para Animação, Vídeo e Imagens Digitais

Software para Multimédia Ferramentas para Pinturas (Painting) e Desenhos (Drawing) Software como o Photoshop, PicturePublisher são utilizados para a criação ou aperfeiçoamento de imagens do tipo bitmap (também chamadas imagens matriciais). Softwares como CorelDraw, FreeHand, Illustrator, criam suas imagens (desenhos) utilizando técnicas geométricas (vector-based line ou vetoriais). A maioria dos softwares de autoria permite a inclusão de imagens do tipo bitmap.

Software para Multimédia Ferramentas para Animação e Modelos em 3D Software para modelar em 3D está em ascensão no mercado multimédia, principalmente pelo realismo que causa e por ser sistema de fácil uso. Alguns destes softwares podem converter imagens em 2D para 3D, como o MiniCad por exemplo. Para permitir que estes sistemas sejam utilizados em aplicações multimédia é imprescindível a possibilidade destas ferramentas permitirem que os seus ficheiros sejam gravados em formatos adequados, como QuickTime ou ficheiros do tipo AVI.

Software para Multimédia Editores de Imagens São ferramentas especializadas para enriquecer e retocar imagens do tipo matricial. Podem ser usadas em imagens que foram obtidas através de um scanner, capturadas através de uma vídeo-câmera, uma câmera digital ou uma imagem criada por um software do tipo Photoshop, por exemplo.

Software para Multimédia Editores de Sons Os editores de som para os arquivos do tipo MIDI (Musical Instrument Digital Interface) ou em outros formatos digitais permitem, além da audição do som, a sua visualização e edição. O som passa a ser representado ou por uma onda ou por um gráfico podendo ter alguns dos seus segmentos cortados, copiados ou colados com grande precisão, algo impossível de se realizar em tempo real. Para Windows (principalmente se o PC possui placa de som) existem alguns editores para o formato de onda digital, a exemplo do WaveStudio.

Software para Multimédia Ferramentas para Animação, Vídeo e Imagens Digitais ... A animação e as imagens de vídeo digitais são seqüências de cenas armazenadas na forma de bitmap (mais conhecidas como frames) que podem ser passadas rapidamente com o play-back. As animações, além deste formato descrito, também podem ser criadas através de softwares de autoria usando técnicas de locomoção de objeto que geram a impressão de movimento.

Software para Multimédia Ferramentas para Animação, Vídeo e Imagens Digitais ... Para criar cinema (movies) a partir do vídeo é necessário hardware específico para converter o sinal analógico do vídeo para um sinal de dados digitais. Algumas ferramentas, como por exemplo Premiere, VideoShop, permitem que os vídeo clips sejam editados. Estes vídeo clips podem ser produzidos através de: capturas de câmeras, fitas, segmentos de vídeo digital, animações, imagens scanneadas, ou áudio digital e arquivos MIDI.

Software para Multimédia Ferramentas para Animação, Vídeo e Imagens Digitais QuickTime e AVI (Audio Video Interleaved) são algumas das ferramentas usadas para armazenar e reproduzir vídeo digital. Sem os algoritmos de compressão de arquivos não seria possível o armazenamento de imagens digitais. Na compressão de arquivos três pontos são importantes: a taxa da compressão, a qualidade da imagem e a velocidade da compressão e da descompressão.

Hardware/Software para Multimédia Arquitetura de um Laboratório Multimédia Subsistema de áudio de vídeo