Infraestrutura de Redes Soluções

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Computação em Nuvem
Advertisements

Técnico em Informática Senac
Administração e Projeto de Redes
Análise e Projeto de Redes O Projeto e as Normas Básicas
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Wireless Mesh Networks: A Survey
CURSO DE REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: CABEAMENTO ESTRUTURADO
Infra-Estrutura de Redes
Infra-Estrutura de Redes
CABEAMENTO ESTRUTURADO FLEXIBILIDADE DE SOLUÇÕES
Thiago Barroso Ferreira
Sistema de Cabeamento Estruturado Norma EIA/TIA - 607
O porquê de um plano nacional de difusão da Banda Larga.
Faculdade Pitágoras Cursos Tecnólogos
1. 2 Conhecendo a WorldconnectioN* Empresa com 17 anos no Mercado Internacional de Comunicação de Dados e Banda Larga Pioneira em Serviços Internet, Armazenamento.
Prefeitura de Santo André
20 anos Servindo você !.
ONAP-HOME INFORMÁTICA LTDA
Introdução Desde sua criação, todo esforço desenvolvido, foi no sentido de obter uma estrutura de TI sustentável, econômica e adequada ambientalmente.
Cabeamento Estruturado
DOCUMENTO CONFIDENCIAL DA MICROSOFT Set 2009 | Página 1 | Apresentação para BDMs.
Introdução ao Cabeamento Estruturado
Infraestrutura de Redes Locais
Switched Ethernet Fast Ethernet Gigabit Ethernet
Aula – 16/10/12 – Redes de Computadores e Telecom
Mandic Partner Program
III Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-BA
Aula 5 – Introdução ao cabeamento estruturado
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
● Empresa com foco no provimento de serviços de TI e de Telecomunicações ● 15 anos de existência ● colaboradores ● mais de clientes no mercado.
Tecnologia.
Apresentação Qualidade e Tecnologia a Serviço de sua Empresa ! !
Conteúdo da Aula O que é uma rede Partes que compõe uma rede
SECOP 2014 O que as redes de alta velocidade possibilitam na prestação de novos serviços ao cidadão? 30/05/
Curso de Redes de Computadores Aula 02 FATEC SBC ISMAEL MOURA PAREDE.
GOVERNANÇA E GESTÃO DE TI NA PMMA
1 © Copyright 2014 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. Armazenamento Definido por software Convergência. Escalabilidade.Desempenho.Elasticidade.
Data Center.
Projetos Personalizados ao seu Negócio
STORAGE IT.
Cabeamento Estruturado
Desde o atendimento de cabeamento estruturado, gerenciamento de redes, atendimento ao usuário e estrutura de rede local, manutenção em impressoras.
Cabeamento Estruturado
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
Conceito Cloud Computing
FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO Aula 01
Gabriel Bastos Machado
Introdução rr-09-r.01 UC: Laboratório de Redes I Docente: Prof. MSc. Rafael Rodrigues.
CABEAMENTO ESTRUTURADO
PROJETO CAPIVARI ACIC - GEMB
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Normas de cabeamento estruturado e projetos – Meios Físicos
Bem-vindo!.
Redes e Manutenção de Computadores
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
IRM Soluções em Tecnologia
Cabeamento Estruturado
Infraestrutura Hiper Convergente e Invisível
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Projeto de Redes 4ºSemestre Aula 10 Prof
Portfólio 2014 Isaias Filho Gerente de Contas. A EMPRESA.
PRODUTOS GVT VPN MPLS.
Projeto Integrador de Redes I. Disciplinas Envolvidas Tecnologia da Informação (Prof. Antonio Marcio) Cabeamento Estruturado (Prof. Otávio)
EMPRESA Visão "Nossa visão é de criar e gerenciar infra-estrutura de Software, Data Center, EDI, Networking e WEB Hosting, disponibilizando tecnologia.
Redes de Computadores e Aplicações – Cabeamento estruturado IGOR ALVES.
Projeto de Cabeamento Estruturado
Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil Superintendente de Serviços Privados São Paulo, 17 de setembro de 2002.
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
Optativa Cabeamento estruturado e fibras ópticas
Transcrição da apresentação:

Infraestrutura de Redes Soluções Francisco Cousino francisco.cousino@saeb.ba.gov.br

AGENDA A infraestrutura de TI Cenário Atual Sistema e normas de Cabeamento A importância da TI na área da Saúde Tendências Análise de tecnologias com fio Análise de tecnologias móveis Perguntas

A infraestrutura de TI A importância da infraestrutura de TI Tópicos da infraestrutura Redes Meios físicos Guiados Meios físicos não Guiados Storages SAN (Network Attached Storage) NAS (Storage Área Network) Servidores Cluster Virtualização Cloud Computing

Cenário Atual As novas demandas proporcionadas por serviços e aplicações multimídia vem “empurrando” a evolução da infraestrutura de redes. Novos serviços de largura de banda alta e a adoção de padrões Ethernet de velocidades mais altas, estão criando um ambiente onde o IP adequado para a transmissão de serviços de IP avançados Voz sobre IP, Vídeo conferência IP, Telemedicina Cada vez mais as redes de transmissão de voz, dados e vídeo estão convergindo para uma única infra-estrutura, e a demanda por confiabilidade e Qualidade de Serviço (QoS) nunca foi tão grande.

Cenário Atual Foco na Infraestrutura Logo se faz necessário um sistema de infraestrutura básico : Eficiente Estruturado Confiável Alto desempenho

Infraestrutura de rede eficiente Uma Infra eficiente é aberta e simples, assim você pode: Incorporar servidores , storages e equipamentos de rede numa solução coesa. Reduzir o tamanho físico da rede. Uma rede eficiente é flexível e ágil, assim você pode: Usar uma infraestrutura compartilhada eficiente. Responder instantaneamente às necessidades das aplicações. Dimensionar de acordo com a demanda virtualmente e com controle total.

Benefícios da infraestrura eficiente Uma solução de rede eficiente de ponta a ponta permite a você: Implementar novos serviços rapidamente. Reduzir riscos e custos, otimizando e agilizando sua rede. Ampliar o que você já possui, usando seus investimentos existentes em infraestrutura. Eliminar a rigidez das tecnologias proprietárias. Atender às mudanças nas necessidades de forma fácil e economicamente acessível. Construir para hoje com capacidade de ampliação para o futuro.

Sistema de Cabeamento Estruturado Definição Por definição, trata-se de uma infraestrutura única de cabeamento metálico ou óptico não proprietária, capaz de atender a diversas aplicações proporcionando flexibilidade de layout, facilidade de gerenciamento, administração e manutenção.

Origem do Cabeamento Estruturado ANTES DEPOIS PBX Telefonia LAN MAINFRAME

Razões para se investir na infraestrutura básica de cabeamento Motivos de parada em redes corporativas Custo do Cabeamento aproximadamente 5% do investimento global; Custo de manutenção redução do tempo de reparo. redução com custos de mudanças das estações de trabalho (em média 40% dos funcionários de uma organização mudam de lugar 1 vez ao ano). Custo de ampliação se torna mais barato, tendo em vista a flexibilidade de expansão dos sistemas estruturados

Órgãos Certificadores EIA – Electronics Industries Association Órgão americano responsável por grande parte das normas de cabeamento estruturado em uso, a EIA é um órgão americano que, normalmente em associação com a TIA, determina características dos sistemas de cabeamento estruturado. http://www.eia.org ISO – International Standards Organization http:// www.iso.ch

Órgãos Certificadores TIA – Telecommunications Industry Association Órgão americano responsável por grande parte das normas de cabeamento estruturado em uso, a TIA é um orgão americano que, normalmente em associação com a EIA, determina características dos sistemas de cabeamento estruturado. http:// www.tiaonline.org ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. É responsável pela nova norma brasileira de cabeamento estruturado, recentemente lançada, a NBR 14.565. http:// www.abnt.org.br

Normas de Cabeamento Normas para a instalação em ambientes comerciais TIA 568C. ISSO 11801 NBR 14565 Normas para instalação em ambientes residências TIA 570B Normas para instalação em Data Centers TIA 942 Normas para instalação em ambientes industriais TIA 1005 Normas para instalação em ambientes de saúde TIA 1179.

Norma TIA 1179 Por que existe uma Norma de cabeamento específica para instalações sanitárias? Requisitos de cabeamento nas instalações sanitárias podem ser muito mais complexos do que em um edifício comercial. Elementos que constituem um cabeamento genérico em um ambiente de saúde: Sala de Entrada Sala de Equipamentos Salas de Telecomunicações/Racks de Telecomunicações Cabeamento de Backbone Cabeamento Horizontal Área de trabalho

Norma TIA 1179 Quais requisitos únicos a norma TIA-1179 descreve? Fator de crescimento estimado em 100% para as salas de equipamentos e salas de telecomunicações. A recomendação de implementar canais fechados em espaços de gerenciamento de ar para cumprir com os requisitos de controle de infecções (ICRs). Separação dos cabos para diferentes redes e aplicações para compatibilizar com os protocolos relativos à segurança e proteção pessoal. Esta separação pode ser física (separando os canais de cabos) e visual (cabos de diferentes cores para diferentes redes). Densidade do terminal da área de trabalho (ver a página seguinte)

OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO MUITO OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO