Introdução à Informática

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Introdução à Informática Capítulo 1 Computadores: Ferramentas para a Era da Informação © 2004 by Pearson Education

Objetivos Descrever as três características fundamentais dos computadores. Descrever pelo menos quatro áreas da sociedade em que se usam computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema de computador: entrada, processamento, saída e armazenamento. © 2004 by Pearson Education

Objetivos Relacionar algumas mídias comuns de entrada, saída e armazenamento. Estabelecer a distinção entre dados e informação. Descrever a importância das redes de computadores. Explicar a importância da Internet. Explicar as diversas classificações dos computadores. © 2004 by Pearson Education

Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia: Terra Trabalho Capital Novo elemento econômico: Informação © 2004 by Pearson Education

O Que é Conhecimento de Informática? Consciência Conhecimento Interação © 2004 by Pearson Education

Consciência Tornar-se consciente da importância, versatilidade e difusão dos computadores em nossa sociedade. Voltar © 2004 by Pearson Education

Conhecimento Aprender o que são computadores e como eles funcionam. Aprender certos jargões técnicos. Voltar © 2004 by Pearson Education

Interação Saber como usar os computadores para algumas aplicações simples. Voltar © 2004 by Pearson Education

Características Fundamentais Velocidade Confiabilidade Capacidade de armazenamento Subprodutos © 2004 by Pearson Education

Benefícios dos Computadores Produtividade - Funcionários usam seus computadores para executar suas tarefas mais rápido e melhor. - Muitos processos podem ser controlados mais eficientemente por meio dos computadores. Tomada de decisões - Ajuda os tomadores de decisões a identificar fatores financeiros, geográficos e logísticos. Redução de custos - Ajuda a reduzir os custos de mão-de-obra, energia e papelada. Voltar © 2004 by Pearson Education

Componentes de um Sistema de Computador Hardware Equipamento associado ao sistema. Software Instruções que dizem o que o computador deve fazer. Pessoas Programador de computador: escreve software. Usuário: adquire e usa software. - Freqüentemente chamado de usuário final. © 2004 by Pearson Education

Hardware: Os Componentes Básicos de um Computador O Que é Um Computador? Quatro componentes principais: Dispositivos de entrada Processamento Dispositivos de saída Armazenamento © 2004 by Pearson Education

O Que é um Computador? Uma máquina que pode ser programada para receber dados, processá-los em informação útil e armazená-los. Dados: fatos não processados representando pessoas e eventos. Informação: dados que estão organizados e são significativos e úteis. Voltar © 2004 by Pearson Education

Entrada: O Que Entra Entrada: são os dados colocados no computador para ser processados. Dispositivos de entrada comuns: Teclado Mouse Scanner Voltar © 2004 by Pearson Education

Teclado O dispositivo de entrada mais comum. Gera sinais elétricos que são convertidos em caracteres. Voltar © 2004 by Pearson Education

Mouse Move-se sobre uma superfície plana. O movimento da esfera do mouse provoca o movimento correspondente de um ponteiro na tela. Voltar © 2004 by Pearson Education

Scanner Lê letras, números e símbolos especiais Caneta óptica, leitora de código de barras – freqüentemente usada em lojas. Scanners de mesa e de folhas soltas escaneiam imagens ou documentos impressos. Voltar © 2004 by Pearson Education

O Processador e a Memória: Manipulação de Dados Também chamado de unidade central de processamento (CPU). Memória (armazenamento primário) Estreitamente relacionada com o processador, mas distinta dele. Provê armazenamento temporário. Voltar © 2004 by Pearson Education

Armazenamento Primário Usado para guardar dados temporariamente: Depois que eles são recebidos do dispositivo de entrada e antes de serem processados. Depois que eles são processados e antes de serem liberados para o dispositivo de saída. Armazenamento temporário (volátil): Os dados contidos na memória se perdem se a energia cair ou se o programa for fechado. Voltar © 2004 by Pearson Education

O Processador Centro de atividade do computador Consiste em circuitos elétricos: Interpreta e executa instruções de programa. Comunica-se com os dispositivos de entrada, saída e armazenamento. Transforma dados, de fato, em informação. Voltar © 2004 by Pearson Education

Saída: O Que Sai Saída: o resultado produzido pela CPU. Formas comuns de saída: texto, números, gráficos e sons. Dispositivos comuns de saída: Tela (monitor): pode exibir texto, números, fotografias e até mesmo vídeo, totalmente em cores. Impressora: produz relatórios impressos conforme as instruções de um programa. Voltar © 2004 by Pearson Education

Armazenamento Secundário Provê armazenamento em longo prazo: Separado da memória. Mídias comuns: Discos magnéticos Discos ópticos Fita magnética Voltar © 2004 by Pearson Education

Discos Magnéticos As mídias de armazenamento mais comuns: Disquete: disquete flexível de 3,5” em invólucro plástico. Disco Rígido: mais capacidade de armazenamento e acesso mais rápido do que os disquetes. Voltar © 2004 by Pearson Education

Discos Ópticos Usam raios laser para ler grandes volumes de dados a baixo custo: CD-ROMs DVD-ROMs Voltar © 2004 by Pearson Education

Fita Magnética Armazena grandes quantidades de dados a baixo custo. Freqüentemente usada para fazer backup do sistema. Voltar © 2004 by Pearson Education

Dispositivos Periféricos Todos os dispositivos de hardware anexados ao computador: Inclui todos os dispositivos de entrada, saída e armazenamento. © 2004 by Pearson Education

Redes de Computadores Rede: um sistema que usa equipamentos de comunicações para conectar computadores e seus recursos. Ferramentas de rede comuns: Rede Local (LAN) Modem Correio eletrônico (e-mail) © 2004 by Pearson Education

Rede Local Os computadores pessoais de um escritório são interligados a fim de que os usuários possam se comunicar uns com os outros. Os usuários podem operar computadores independentemente. Eles podem compartilhar recursos e intercambiar dados. Voltar © 2004 by Pearson Education

Modem Um dispositivo que permite aos usuários se comunicarem com outros computadores por meio de linhas telefônicas. Necessário quando não se tem uma conexão digital, como, por exemplo, uma conexão DSL ou de modem a cabo. Voltar © 2004 by Pearson Education

Correio Eletrônico (e-mail) Envia e recebe mensagens eletronicamente: Pode enviar texto, imagens e links para sites Web. Pode anexar arquivos para colaboração. As mensagens são armazenadas na “caixa de entrada” (mailbox) do computador. Voltar © 2004 by Pearson Education

A Internet O maior e mais bem desenvolvido sistema de rede. Conecta usuários do mundo inteiro. Não é realmente uma rede, mas, sim, uma coleção de milhares de redes. © 2004 by Pearson Education

Conectando-se Para acessar a Internet, é necessário conectar-se a um computador servidor. O servidor recebe, processa e transmite informações. Os computadores usam um padrão para se comunicarem. É necessário um provedor de serviços da Internet – Internet Service Provider (ISP). © 2004 by Pearson Education

Provedores de Serviços (Internet Service Providers) O proprietário de um computador servidor: Cobra uma taxa de acesso à Internet. A taxa pode garantir acesso ilimitado ou basear-se na utilização do serviço. Constitui um meio para o usuário conectar-se ao servidor. Uma vez conectado, você pode conectar-se à Internet e a todos os outros computadores servidores. Voltar © 2004 by Pearson Education

Protocolos de Computador Constitui uma forma-padrão de se comunicar com outros computadores. Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) usados na Internet. Permite a diferentes tipos de computadores compartilharem dados. Voltar © 2004 by Pearson Education

Navegando na Internet Iniciou-se pelo Departamento de Defesa e suas instituições de pesquisa como um meio de compartilhar informações. As informações no começo eram somente texto. Os comandos para navegar eram obscuros. Agora, a Internet tem uma base muito mais visual. Use o navegador (browser) para explorar a Internet. A World Wide Web. © 2004 by Pearson Education

Navegador (Browser) Software que lhe permite usar um mouse para explorar a Internet. Dê um clique no texto da tela e/ou no elemento gráfico para mover-se para diferentes localizações. É o software mais comumente usado para explorar a World Wide Web. Voltar © 2004 by Pearson Education

A World Wide Web Um subconjunto da Internet. De fato, um padrão para exibir e transmitir informações. Site Web: uma localização na Web. Home page: a página principal de um site Web. Voltar © 2004 by Pearson Education

Classificação dos computadores Computadores pessoais Computadores de rede Computadores manuais (handheld) Computadores midrange Mainframes Supercomputadores © 2004 by Pearson Education

Computadores Pessoais Computadores de mesa: Também conhecidos como PCs, microcomputadores, ou computadores domésticos. Divididos em três categorias: Computadores de segunda linha (low-end). Computadores pessoais com plena capacidade. Estações de trabalho. Computador de rede: Unidade central de processamento e memória mínima. Projetado para ser usado em uma rede. Às vezes chamado de cliente magro (thin client) Voltar © 2004 by Pearson Education

Categorias de PCs Computadores de segunda linha (low-end) Adequados para usuários domésticos, para processamento de texto, jogos simples e acesso à Internet. Computadores com plena capacidade Bons para acentuado uso de gráficos, programação ou jogos baseados em ação. Estações de trabalho Computadores de primeiríssima linha usados por engenheiros, operadores financeiros e designers gráficos. Voltar © 2004 by Pearson Education

Computadores Notebook Computadores pequenos e leves. Suas capacidades se comparam às dos computadores de mesa: Processamento e memória similares. A maioria tem disco rígido e uma unidade de disquete ou CD-ROM. Tipicamente, mais caros do que um computador de mesa equivalente. Voltar © 2004 by Pearson Education

Computadores Manuais (Handheld) Assistente Digital Pessoal – Personal Digital Assistant (PDA): Controla a agenda de compromissos, contatos etc. Aceita entrada por meio de um estilo manual. PC de Bolso (Pocket PC): Oferece as capacidades existentes nos PDAs, além da capacidade de rodar versões reduzidas de software, como, por exemplo, processador de texto e planilhas eletrônicas. Voltar © 2004 by Pearson Education

Computadores Midrange Computadores multiusuário projetados para suprir as necessidades de organizações de porte médio. Centenas ou milhares de usuários conectados. Usados para controle de estoques, entrada de pedidos e outras aplicações da companhia como um todo. Voltar © 2004 by Pearson Education

Mainframes Computadores muito grandes e potentes: Capazes de processar bilhões de instruções por segundo. Capazes de manipular bilhões de caracteres de dados. Freqüentemente usados para aplicações com muitos usuários: Sistemas de reservas de passagens aéreas. Grandes estabelecimentos de vendas por encomenda postal. Servidores de e-mail. Voltar © 2004 by Pearson Education

Supercomputadores Os computadores mais rápidos e mais poderosos: Capazes de processar trilhões de instruções por segundo. Usados para aplicações muito sofisticadas que requerem gigantescas manipulações de dados: Previsão do tempo. Pesquisa de armamentos. Efeitos especiais para cinema. Voltar © 2004 by Pearson Education

Sistema de Computador Pessoal © 2004 by Pearson Education