A fileira dos Pequenos Frutos em Portugal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Que Frutos colhemos com a gestão informática?.
Advertisements

Projecto de Strategic Sourcing
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
UMA POLÍTICA NACIONAL DE FOMENTO AO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
As Culturas de Pequenos Frutos Como Estratégia de Diversificação
DG Agricultura e Desenvolvimento Rural Comissão Europeia
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
Télé-université Eduardo Davel A Universidade Os programas Formação de gestores sociais Disciplina a distância Aprendizagem pela prática Parceria institucional.
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
SEGUROS AGRÍCOLAS PERSPETIVA FUTURA DO SEGURO DE COLHEITAS
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
Agricultura Local e Sustentável
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS E LEGUMES NOS HIPERMERCADOS
29 de outubro de º WCTI – Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação na UERJ O papel do Sistema FIRJAN/IEL no desenvolvimento da cultura empreendedora.
PLENÁRIA FINAL.
A contribuição e experiência do SEBRAE para a formação de uma cultura de inovação no Brasil Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - Ciki 2011.
A MINIPRODUÇÃO O Decreto-Lei n.º 34/2011 – 8/3/2011, define que Podem ser produtores de electricidade por intermédio de unidades de miniprodução todas.
Metodologia de investigação CONTRIBUTO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA FILEIRA DA MAÇÃ NO DOURO.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Panorama sobre Plataformas Tecnológicas com interesse para a área da Construção José Bonfim (Fundação para a Ciência e Tecnologia e GPPQ) Universidade.
Gestão Estratégica FINEP
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Perfil Profissional do Técnico em Fruticultura
ALBERTO PIMENTA Director de Estratégia e Desenvolvimento CTT
Quem somos Rapidez, comodidade, transparência
CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA
Estudo - Gestores de PMEs em Portugal
Situação do sector Horofrutícola Nacional COTHN Batalha 20 de Fevereiro 2014.
por Diogo Gomes de Araújo
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
de Alcobaça no equilíbrio ambiental e na segurança alimentar
Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira.
© LFC Management Direitos reservadoswww.lfcmanagement.net CASA DO BRASIL CASA DO BRASIL.
Certificação na Hortofruticultura
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
1 Desenvolvimento de Software na ENT Joaquim Jorge F. Nunes.
Conferência ‘As Empresas e a Regeneração Urbana’
Visão da estratégia nacional para a agricultura e desenvolvimento rural CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DO SECTOR AGROFLORESTAL EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.
Serviço de Aconselhamento Agrícola. O Serviço de Aconselhamento Agrícola da ARAAM é um serviço que a Associação Regional dos Agricultores do Alto.
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
Histórico A Dozi - Sistemas de Higiene foi fundada em 21/06/2004 com finalidade de atender com ética, respeito e excelência todas as expectativas dos.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
19 de novembro de 2013 Seminário A suinicultura e o Ambiente.
Novas Oportunidades para Agricultura
Faça clique para editar o estilo Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Desenvolvimento Rural Estudo de caso Trabalho realizado por: César.
Breve Apresentação da Empresa. EXPOENTE Localização sede: BragaInício de actividade: 1994Acreditada pela DGERTCertificada pela SGSEntidade Nacional de.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial
Ciclo de Conferências «PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola»
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial ( Mário Fidalgo )
Arcos de Valdevez, 23 de Setembro_2010
Há 150 a inovar na indústria química e farmacêutica
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
Direcção de Produtos e Serviços de Empresas Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial Lisboa, 18 de Novembro de 2015.
Competitividade do Território: Duas vertentes prioritárias A Certificação de Produtos e Serviços Francisco Barroca Director Geral Portalegre, 23 de Novembro.
Transcrição da apresentação:

A fileira dos Pequenos Frutos em Portugal Colóquio Voz do Campo A fileira dos Pequenos Frutos em Portugal Nelson Antunes ORGANIZAÇÃO: COLABORAÇÃO:

EMPRESA Fundada em 2011 com sede em Castelo Branco Empresários agrícolas Instalados há mais de 8 anos Áreas:

EMPRESA 2012/2013 2014 21 Postos de Trabalho Produção do viveiro em 2013 Produção previsional do viveiro em 2014 21 Postos de Trabalho 7 Licenciados/ Mestrados em Ciências Agrárias 15 Novos Postos de Trabalho Distribuição/Escoamento: 80% Portugal e 20% UE Distribuição/Escoamento: 50% Portugal, 20% UE, 20% Asia e 10% Africa

EMPRESA Parcerias com profissionais de cada setor por forma a garantir aos nossos clientes um apoio experiente e de sucesso na instalação das suas explorações. Parcerias estratégicas com várias entidades (universidades) no estrangeiro nomeadamente em França, em Itália e na América do Norte sendo que esta, neste momento está em negociações para a compra de várias variedades desenvolvidas pelas mesmas.

Missão: Promover o crescimento daqueles que nos procuram de forma sustentada, inovadora e credível; Criar dinamismo e sinergias na agricultura fazendo parte do futuro do setor agrário com profissionalismo e excelência;

Missão: Assistência técnica, formação, dinamização na produção, comercialização e consultoria agrícola, dando especial ênfase à área dos pequenos frutos; Acompanhamento dos processos produtivos e comerciais transmitindo todos os conhecimentos necessários ao sucesso dos mesmos.

Objetivos: BERRYSMART Desenvolvimento estratégico das empresas e empresários Implementação de soluções personalizadas para cada cliente Obter sucesso traduzido no incremento da rentabilidade dos seus clientes e da atividade daí resultante Melhorar os indicadores económicos, sociais e ambientais

DEPARTAMENTOS AGRÍCOLA QUALIDADE FORMAÇÃO PROJETOS

Apoio técnico e consultoria Dep. Agrícola: Apoio técnico e consultoria Na instalação da exploração Planos de fertilização e de operações culturais Monitorização e controlo de pragas Viveiro Licenciado com passaporte fitossanitário e certificação GlobalGap Ensaio de novas variedades para melhor adaptação às condições edafo-climáticas para cada região do País Produção de plantas de pequenos frutos

Projetos de investimento aos programas PDR, LEADER e QREN Dep. Projetos: Projetos de investimento aos programas PDR, LEADER e QREN Apreciação do terreno Aconselhamento técnico e esclarecimentos Estudos de viabilidade económica Execução da candidatura Submissão de pedidos de: pagamento, alteração à candidatura, prorrogação de prazos e relatórios de encerramento

Sistemas de Gestão da Qualidade Saúde e Higiene no Trabalho Dep. Qualidade: Sistemas de Gestão da Qualidade Apoio/Aconselhamento técnico e auditorias em sistemas de segurança alimentar Implementação de planos HACCP Implementação de sistemas em MPB e GLOBALGAP Saúde e Higiene no Trabalho Medidas de prevenção relativas às instalações, equipamentos e processos de trabalho Avaliação dos Riscos nos locais de trabalho, exposição a agentes químicos, físicos e biológicos Informação e formação sobre os riscos para a segurança higiene e saúde, bem como medidas de prevenção e protecção

Organização/ Coordenação e Certificação Dep. Formação: Organização/ Coordenação e Certificação Fruticultura e Pequenos Frutos Higiene e Segurança Alimentar Higiene e Segurança no Trabalho Referenciais em MPB e GlobalGap

IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA

IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA Relativamente ao grupo Pequenos frutos e bagas, no âmbito do ProDeR foram apoiados para plantação mais de 1700 ha. Este grupo de culturas tinha, até 2009, uma pequena expressão no panorama frutícola, resultando o apoio do ProDeR neste setor num contributo extremamente significativo para o aumento das áreas deste grupo de culturas.

IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA Os Jovens Agricultores investiram 250M€ na Fruticultura, o que representa, 45% do investimento total (Produção e Transformação e comercialização) e 63% do investimento da Produção. Relativamente à distribuição deste investimento por grupos de culturas: Quanto às principais culturas, o Mirtilo é o mais importante, com 24% do investimento total, seguido da Maçã, com 15%.

IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA

IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA

Passado, Presente e Futuro BRAGA (6,70 ha) ITA= 337.549,84€ GUARDA (18,19 ha) ITA= 1.009.577,74€ PORTO (15,12 ha) ITA= 688.332,48€ IDANHA A NOVA (68,8ha Couto da Várzea) ITA= 2.743.659,77€ VISEU (3,67 ha) ITA= 184.996,84€ CASTELO BRANCO (2,46 ha) ITA= 413.259,51€ BEJA (20,02 ha) ITA= 1.833.197,56€ PORTALEGRE (4,0 ha) ITA= 252.895,62€

Muito Obrigado pela atenção! Nelson Antunes Berrysmart Unipessoal, Lda Av. Cidade de Zhuhai Lote 171, Loja 1 6000-077 Castelo Branco Tlf: 272 107 783