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Transcrição da apresentação:

Inscrições abertas até o dia 15 de setembro no portal Marista www.maristas.org.br

Como e quem:

Eletrodiálise reversa “Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável”. um desafio para todos. Geotérmica Vulcões Azul Eletrodiálise reversa Eólica Turbinas eólicas Solar Placas solares Verde Álcool de cana

Eletrodiálise reversa Desafio Azul Eletrodiálise reversa Verde Álcool de cana Solar Placas solares Solar Placas solares Geotérmica Vulcões Eólica Turbinas eólicas

Quatro quadras tem o mesmo tamanho: é um hexágono com 93cm em todas as bordas Em todas as bordas há uma barreira contentora de 4cm de largura sobre as quadras Cano de PVC 40mm 4 cm

A quadra amarela maior: é um hexágono com 106 cm em todas as bordas Em todas as bordas há uma barreira contentora de 4cm de largura sobre as quadras Cano de PVC 40mm 106cm

Gerando energia sem poluição através de recursos naturais. ENERGIA SOLAR Gerando energia sem poluição através de recursos naturais. TAREFA: instalar placas solares em cima de telhados, para transformar energia solar em energia elétrica Solar

Tarefa para 2 alianças (4 equipes) Transformando Energia solar, em energia elétrica. Colocar as placas pretas em cima do telhado das casinhas de acordo com a cor da equipe, azul ou vermelha. Ganha a aliança com maior número de placas colocadas no telhado.

Tarefa para 2 alianças (4 equipes) Tempo 1 min Somente depois de 30 segundos serão reposicionados os robôs e objetos (placas solares) a partir das bordas. Serão retirados, do meio da quadra, os objetos excedentes a uma formação igualitária. Os objetos pontuados permanecerão em cima do telhado.

Placas solares 5cm 3cm 10cm

Casa 17cm 30cm 17cm 5cm 30cm

4cm borda da casa 10cm quadra

Cano de pvc de 2cm diametro na borda do telhado

O que vale

O que não vale

4cm nos demais 10cm apenas no centro Os 4 pontos de partida tem a medida padrao de 20 cm x 25cm

8cm nos demais 18cm apenas no centro

ENERGIA EÓLICA Gerando energia sem poluição através de recursos naturais utilizando turbinas eólicas EÓLICA

O robô deverá dar um giro completo de 360 graus na hélice de cada turbina eólica. A POSIÇÃO INICIAL DE JOGO É COM UMA DAS PÁS DA TURBINA VIRADA PARA BAIXO. PONTUAÇÃO: 20 pontos cada turbina. Cada vez que o robô retornar à base será reposicionada pelo juiz a pá da turbina eólica, que possivelmente possa ter tirado do lugar e não tenha feito nenhuma pontuação. Após concluir a tarefa de uma turbina, o robô poderá voltar à base ou será resgatado à base, sem nenhuma penalidade. Se o robô executou com sucesso a primeira turbina, terá 2 chances de realizar a próxima turbina. O robô poderá ser resgatado até a base, sem nenhuma penalidade, por 2 vezes. Se necessário tocar o robô pela terceira vez, este não poderá executar a tarefa da outra turbina eólica, mas terá a quarta e última chance para tentar realizar a tarefa. Nesta tarefa haverá um marcador indicando quantas vezes o robô foi resgatado para a base.

12 cm

25 cm 20 cm

42cm 40cm 42cm 42cm 20cm 25cm

Aproveitamento do calor do vulcão gerando eletricidade. ENERGIA GEOTÉRMICA Aproveitamento do calor do vulcão gerando eletricidade. Geotérmica

O robô terá que empurrar as bolinhas para dentro do vulcão. PONTUAÇÃO: 10 pontos para cada bolinha colocada no vulcão. Cada vez que o robô retornar à base será reposicionada a bolinha pelo juiz, que possivelmente possa ter tirado do lugar e não tenha feito nenhuma pontuação. A bolinha deve permanecer na posição original. Cada bolinha que cair no vulcão continuará lá até o final da partida, para a soma de pontos.

40cm 60cm 17cm 48cm 48cm 12cm 20cm 25cm

28cm 19cm

VULCÃO 11cm diametro da boca 3cm 28cm 9cm

BIOCOMBUSTÍVEL A arena representa biocombustível, que é o combustível de origem biológica não fóssil. Normalmente é produzido a partir de uma ou mais plantas. Verde

O robô terá que plantar os pés de cana PONTUAÇÃO: 10 pontos para cada pé de cana plantado. Cada vez que o robô retornar à base, será reposicionado o pé de cana pelo juiz, que possivelmente possa ter tirado do lugar e não tenha feito nenhuma pontuação. É válido para cada área de pontuação apenas um pé de cana. Quando o pé de cana entrar na área de pontuação, será considerada tarefa realizada. Será retirado um pé de cana do lado direito do ponto de partida, sentido anti-horário, cada vez que o robô for segurado na mão e colocado na base, se não pontuar. Se pontuar, não será retirado.

17cm Largura maxima 8cm 5cm

O que vale

O que não vale

50cm

ELETRODIÁLISE REVERSA Energia obtida da diferença entre a concentração de sal entre a água do mar e a do rio com o uso de eletrodiálise reversa (EDR) (ou osmose) com membranas específicas para cada tipo de íons. Azul Eletrodiálise reversa

O robô terá que pegar os símbolos (positivo e negativo) PONTUAÇÃO: 20 pontos para cada formação dos símbolos (positivo e negativo). Colocar os símbolos (positivo e negativo) em cada uma das posições representadas pelos retângulos vermelhos. Cada vez que o robô retornar à base serão reposicionados os símbolos pelo juiz, que possivelmente possa ter tirado do lugar e não tenha feito nenhuma pontuação. Quando os 2 símbolos tiverem parte ou toda ela projetada na área de pontuação (área vermelha), será considerada tarefa realizada. Após realizada a pontuação serão removidos os símbolos positivos e negativos. É válido colocar um símbolo de cada vez e após retornar à base manualmente.

O que vale

O que não vale

15cm 5cm 10cm 5cm

82cm 22cm 42cm Todos os retangulos tem 25cm x20cm

Observações gerais - quadras Quadras e objetos do jogo construídos em MDF artesanalmente. As medidas apresentadas são as mais aproximadas possíveis. Todas as medidas podem apresentar diferenças de 0,5cm ou mais. Todas as equipes poderão visitar as quadras, que ficarão expostas no Colégio Marista Rosário, mediante marcação de horário. A fita utilizada para marcação de quadra tem 2cm. Haverá pontuação, quando o robô depositar o objeto na área de pontuação e este permanecer, podendo o robô continuar ou não em contato com o objeto (não será contabilizado ponto, se somente passar com objeto na área de pontuação).

Open Marista Vex Robotics 8.ª série ao Ensino Médio

Loja virtual

Loja virtual Pedidos para loja virtual – contato: diego.silva@maristas.org.br ou fone: 3314.0300

Orientações gerais Treinamentos nas arenas oficiais: Local: Marista Rosário Quando: a partir de setembro Agendar horário com Patrícia Cavedini patricia@maristas.org.br ou fone: 51-3284 1200

Horários do Evento: Dia 14 de outubro Recepção – 8h30min Apresentação da pesquisa e Desafio PUCRS – 9h às 17h30min Reunião com Lideres/mentores 10h30min Abertura oficial – 18h – prédio 41 da PUC Para abertura: Equipes uniformizadas, Bandeira da escola, apresentação do robô ao convidados – está atividade é obrigatório para todas as equipes. Horário para treinamentos: 9h20min às 17h30min – arenas oficiais Oficina de robótica livre: obrigatório – 2 integrantes de cada equipe, das 10h às 17h Dia 15 de outubro Inicio das atividades 8h30min Começo dos jogos oficiais nas arenas de jogo Horário: 8h30min às 18h Paralelo: continuação das oficinas de robótica livre