Daniella Kolanian Felipe Uemura Kauê Pires Ricardo Cangussu

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conectividade.
Advertisements

AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Redes Sem Fio e Comunicação Móvel
Redes.
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
Conceitos Relacionados a Internet
FACULDADE DOS GUARARAPES
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Aleksandra Maria N. Jilochkin Daniella Sironi. Histórico n Surgiu em agosto de n Possui 70 funcionários em Luxemburgo, Londres e Tallinn ( capital.
Voz sobre IP - VOIP Grupo Daniel Leite Fernando Campilho
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Oficina de Pesquisa na Rede
Conectividade Prof. Elvis Canteri de Andrade
A grande rede mundial de computadores
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO UNED – COLATINA DISCIPLINA: Multimídia e Interatividade PROFESSOR: Renato Cabelino COMPONENTES:
A empresa Somos uma operadora de telecomunicações outorgada pela Anatel. Sócios: Ideiasnet (ações em Bolsa, Banco Pactual, Grupo Lorentzen e outros) –
Recomendação H.323 da ITU-T
REDES DE COMPUTADORES II
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Com Secretária Eletrônica e Gravador de Chamadas
Claudia Salles Haddad. Comunicação e conexão entre computadores Compartilhamento de informações Compartilhamento de recursos Troca de informações Utilizada.
Meios físicos de transmissão
Fabrício Santana.  A Comunicação de Voz em Redes IP, chamada de VoIP, consiste no uso das redes de dados que utilizam o conjunto de protocolos das redes.
Aula 7 – A Internet e a nova estrutura de TI
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
RS SC PR MS MT AC TO GO DF APRESENTAÇÃO.
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Uma descrição detalhada da rede
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Redes de Computadores.
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
WiMax Worldwide Interoperability for Microwave Access ou Interoperabilidade Mundial para Acesso por Microonda.
SVA – SIM Hosting Qualidade e Tecnologia a Serviço de sua Empresa ! !
Introdução a redes Wireless
Técnico em Informática
Conteúdo da Aula O que é uma rede Partes que compõe uma rede
 Histórico  Serviços oferecidos ◦ QoS ◦ Engenharia de Tráfego (Traffic Engineering) ◦ VPN para uma rede baseada em IP.
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
VoIP: O Futuro da Telefonia.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
Princípios de Sistemas de Informação
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Vox Tarifa PS Milbras Telecomunicações. Layout padronizado auto explicativo, todas as funções utilizadas estão disponíveis na janela principal, tornando.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Rede sem fio.  Wireless (rede sem fio), também chamada de Wi-Fi, é uma alternativa às redes convencionais com fio, que fornece as mesmas funcionalidades,
Telecomunicações Conceitos Básicos de Telecomunicações
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Classificação de redes de computadores Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Nesta Aula... Software de Rede Redes de Computadores
Redes geograficamente distribuídas (WAN)
Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores.
Redes Avançadas – Prof. Mateus Raeder Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
CCNA Exploration Camada Física OSI
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
Tópicos Avançados Prof. Bal. Emerson Meneses Inocente.
VoIP Willamys Araújo.
COMUNICAÇÃO Novas Ferramentas de Gestão Palestrante: Eng. Fernando Ferreira.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Redes de Computadores e Internet Transmissão de dados Professor: Waldemiro Arruda.
CCNA Exploration Camada Física OSI.
Integrated Services Digital Network
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
1 Tecnologia ISDN - Integrated Services Digital Network. Professor: José Eustáquio do Amaral Pereira.
Transcrição da apresentação:

Daniella Kolanian Felipe Uemura Kauê Pires Ricardo Cangussu VoIP, Redes Sem Fio, Mídia Digital e Impacto nas empresas de telecom e mídia. Daniella Kolanian Felipe Uemura Kauê Pires Ricardo Cangussu

TCP / IP Protocolo: regras e procedimentos que comanda a transmissão de informações entre dois pontos e uma rede Antes: único fornecedor Hoje: padrão universal e comum  Transmission Control Protocol / Internet Protocol (TCP/IP)

TCP / IP Desenvolvido nos anos 70 pela DARPA para ajudar cientistas a transmitir dados entre computadores de diferentes tipos e longas distâncias TCP: movimento de dados entre computadores, estabelece conexão entre computadores, sequencia a transmissão de pacotes e reconhece os recebidos IP: responsável pela entrega dos pacotes e inclui desmontagem e remontagem dos pacotes durante a transmissão

VoIP - Definição A Voz sobre IP, também chamada de VoIP (Voice over Internet Protocol), telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga ou voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

VoIP (Voice over IP) Transmite informações de voz sob formato digital, por meio da comunicação de pacotes Antes: chamadas telefônicas transmitidas através de redes telefônicas públicas Hoje: transitam pela rede corporativa com base no IP

VoIP Chamadas telefônicas podem ser recebidas e realizadas por um computador de mesa equipado (microfone, caixa de som), ou por um telefone habilitado Empresas como provedores de serviços de telecom (ex. Verizon) e corporações de transmissões a cabo oferecem o serviço Skype e Google: serviço gratuito de VoIP

VoIP – Vantagens Apesar de investimentos iniciais, custos de gestão de rede e de comunicação podem reduzir de 20 a 30% Diminui custos das chamadas de longa distância e elimina tarifas mensais de linhas privadas Infra-estrutura única para voz e dados  telecom integrado com informática  empresas não precisam manter redes separadas, nem providenciar suporte e pessoal para cada tipo de rede Flexibilidade: acrescentar ou mudar de lugar aparelhos telefônicos em diferentes escritórios Correio de voz e e-mail combinados no mesmo diretório

VoIP -Vantagens Chamadas entrantes podem ser automaticamente roteadas para o telefone VoIP, independentemente da localização na rede Integração de telefones VoIP a outros serviços como conversação de vídeo, mensageiros instantâneos, compartilhamento de arquivos e gerenciamento de listas telefônicas. Vários pacotes de serviço VoIP incluem funcionalidades que em redes tradicionais seriam cobradas à parte, como conferência a três, redirecionamento de chamadas, rediscagem automática e identificador de chamadas

Empresas que fornecem o serviço de VoIP: Provedoras Protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP: protocolos VoIP Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP.

VoIP

Apesar de muito utilizado através de computadores, o VoIP pode ser utilizado através de adaptadores para telefones analógicos ou gateways VoIP, que são aparelhos que podem ser conectados diretamente em uma conexão banda larga e a um aparelho telefônico comum ou a um PABX em posições de troncos ou ramais. Eles fornecem a interligação entre as redes IP e fixas.

VoIP - Funcionamento O procedimento consiste em digitalizar a voz em pacotes de dados para que trafegue pela rede IP e converter em voz novamente em seu destino O utilizador retira o telefone IP do gancho, e nesse momento é emitido um sinal para a aplicação sinalizadora do roteador de "telefone fora do gancho“ A parte de aplicação emite um sinal de discagem O utilizador digita o número de destino, cujos dígitos são acumulados e armazenados pela aplicação da sessão

VoIP - Funcionamento Os gateways comparam os dígitos acumulados com os números programados; quando há uma coincidência ele mapeia o endereço discado com o IP do gateway de destino. A aplicação de sessão roda o protocolo de sessão sobre o IP, estabelecendo um canal de transmissão e recepção para cada direção através da rede IP. Se a ligação estiver sendo realizada por um PABX, o gateway troca a sinalização analógica digital com o PABX, informando o estado da ligação. Se o número de destino atender a ligação, é estabelecido um fluxo RTP sobre UDP entre o gateway de origem e destino, tornando a conversação possível. Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sessão é encerrada.

VoIP-Futuro Extinção por completo do modelo atual de ligações de longa distância (DDD/DDI) pela rede PSTN e, mais adiante, talvez a erradicação dos sistemas convencionais de telefonia. Vários segmentos trabalham no intuito de criarem redes convergentes, ex: os meios de transmissão telefônica atual já compartilhado por serviços ADSL, seja compartilhando meios de transmissão de serviços de televisão a cabo, entre outros. O futuro da tecnologia de VoIP são as comunicações unificadas (UCoIP) (Unified Communication over IP).

Redes Sem Fio WPAN (Wireless Personal Area Network) -eliminar cabos em mouses, teclados, agendas eletronicas, etc; Hoje é muito utilizado o Bluetooth e infravermelho como tecnologia; WLAN (Wireless Local Area Network) - é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos WMAN - Wireless Metropolitan Area Network é uma rede de área metropolitana sem fio (wireless).

Redes Sem Fio IrDA -dispositivo que estabelesce conexão wire-less entre computadores, impresoras, celulares e PDA’s Bluetooth -Bluetooth é uma tecnologia para a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos a curtas distâncias.(normalmente 10 metros) RONJA -Ronja é uma tecnologia livre e aberta para a comunicação sem fio ponto-a-ponto por meio de luz do espectro visível ou infravermelho através do ar. Wi-Fi -Sinal Wi-fi é o mesmo de rede sem fio. O wi-fi vem se evoluindo por todo o mundo,e agora está disponivel em smartphones, notebooks, netbooks e entre outros. WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas) -Oferta para onde nao existe infra instrutura para cabeamento eletronico

Mídia Digital Definição: “qualquer mídia que utiliza, como meio, um computador ou equipamento digital para criar, explorar, finalizar ou dar continuidade a um projeto que tem como suporte a internet, comunicação online ou off-line, produções gráficas, videogames, conteúdos audiovisuais, etc.” (WikiPédia) Mídia digital pode ser definida como o conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição ou comunicação digital. Amplamente, trata-se de uma forma de atingir os usuários através do uso de tecnologias digitais, tais como games, conteúdo para celular, TV digital, TVs em aeroportos, outdoors eletrônicos, informação on-line, meios que permitam interatividade e tudo o que utilize base de dados.

Mídia Digital Shoppings Aeroportos Elevadores Supermercados Celulares TV Digital

Mídia Digital Vantagens: Comunicação ágil sobre eventos; Interatividade com clientes; Facilitação da vida do consumidor, em termos de compras e pagamentos; Fortalecimento dos canais de entretenimento; Customização das ofertas. Redução de custos Maior agilidade na manipulação e criação de conteúdos

Mídia Digital Expectativas para os próximos anos: O número de pessoas que utilizarão a internet crescerá vertiginosamente. O uso de mídia digital entre as empresas aumentará; Os resultados dos esforços publicitários serão mais eficazes; O celular será um dos maiores meios de informação; O jornal gratuito deverá se consolidar; A TV continuará sendo importante mídia de massa, devido, principalmente, aos varejistas; A revista deverá aumentar a segmentação e migrar para a mídia digital.

Impacto nas empresas de telecom e mídia Recente pesquisa da consultoria IDC Brasil e da Voga Advisory revelou que os preços cobrados pelos serviços/tráfego de dados chegam a ser 350 vezes menores do que os convencionais serviços de voz A análise da pesquisa também ressalta que o crescimento dos provedores de SCM (Serviços de Comunicação Multimídia), que levam VoIP a usuários domésticos e corporativos, a oferta de produtos VoIP através de provedores de internet e os softwares conversores (ou softphones – Skype e MSN) gratuitos devem reduzir em até 30% as receitas das operadoras de telefonia em um espaço de três anos

Impacto nas empresas de telecom e mídia Em 2004 e 2005, o número de chamadas telefônicas de longa distância no Brasil caiu em até 17%, segundo dados da consultoria Teleco devido a chegada de novos fornecedores VoIP Operadoras de telecomunicações que atuam no Brasil já buscam se adaptar à nova realidade para não perder sua clientela Com a diminuição da receita de voz entre as operadoras de telefonia fixa, estas já começaram a abrir o leque de ofertas de produtos VoIP de valor agregado

Impacto nas empresas de telecom e mídia Os provedores de Chamadas VOIP provocaram uma queda no preço do minuto das chamadas internacionais da Embratel como pode ser observdo pela figura a seguir. Impacto nas empresas de telecom e mídia Telemar e Embratel, por exemplo, fecharam parcerias com empresas de TV a cabo - TVA e NET, respectivamente - para o lançamento de serviços VoIP Entre os fornecedores VoIP no Brasil estão a GVT (Vono), Hip Telecom, IPPhone Brasil, Net fone via Embratel, Tmais, Transit, MundiBrasil, Plistel, SIMphonia, Tellfree, VoIPMax, VoxFone, Vox2GO, TVA Voz, etc.

Impacto nas empresas de telecom e mídia Os provedores de Chamadas VOIP provocaram uma queda no preço do minuto das chamadas internacionais da Embratel como pode ser observdo pela figura a seguir. Impacto nas empresas de telecom e mídia Os provedores de Chamadas VOIP provocaram uma queda no preço do minuto das chamadas internacionais da Embratel como pode ser observdo pela figura a seguir

OBRIGADO