TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Servidor de DNS Profº Marcio Funes.
Advertisements

Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Redes I Os Protocolos Prof. Dr. Amine BERQIA
Configuração de um servidor FTP
Servidor de s e Protocolo SMTP
Internet Infra-estrutura
Conceitos Relacionados a Internet
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Interação Cliente Servidor
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Oficina de Pesquisa na Rede
Visão Geral de Protocolos
Internet Principais conceitos.
A grande rede mundial de computadores
TCP/IP básico e outros protocolos
INFORMÁTICA BÁSICA EXTRANET INTERNET
PROF. RONI MARCIO FAIS SERVIÇOS DE INTERNET PROF. RONI MARCIO FAIS
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
REDES DE COMPUTADORES II
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
Aula 9 - Camada de aplicação
Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação
Protocolo SMTP e POP O que é SMTP?
Redes de Comunicação – Módulo 3
Protocolo HTTP Prof. André Rabelo.
Informática Instrumental
Camada de Transporte prof. Eduardo.
Professor: Márcio Amador
Prof. Luís Sérgio Carvalho. Attachment - Enviar um attachment significa anexar um arquivo a uma mensagem eletrônica e enviá-lo a alguém. Antivírus - Programa.
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 02 1º Semestre UNIJUÍ.
Curso de Formação de Praças – CFP/
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
Arquitetura de Redes de Computadores – Luiz Paulo Maia Camada de Aplicação1 Arquitetura de Redes de Computadores Camada de Aplicação.
Davidson Rodrigo Boccardo
IIS Web Server.
Profª Elaine Duarte Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais INTERNET Londrina(PR) – Maringá(PR)
Índice Arquitetura TCP/IP Quatro camadas do TCP/IP DHCP
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
A Internet e Seu Impacto
Redes de comunicação A Internet e a Web
Como é que a Internet funciona
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
Administração e Projeto de Redes
(c)AB, WEB: filosofia e origens Grupo de utilizadores Internet Ambiente académico dominado por sistemas UNIX Conjunto de serviços básicos: correio.
AUTORIA WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa.
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Planejamento e Implantação de Servidores
TCP/IP.
Camada de Aplicação Prof. Horácio. Objetivo Apresentar os detalhes específicos dos tipos de aplicação; Apresentar o modelo cliente-servidor; Apresentar.
Tema 07: A camada de aplicação: protocolos HTTP, SMTP, DNS, FTP
FIREWALL.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
REDES DE COMPUTADORES II
Informática Industrial N8INF
Introdução à plataforma Web (internet) e protocolos de comunicação
Internet Service Providers Introdução Software para Internet Protocolos World Wide Web (WWW) Página Inicial A internet tem relacionado o mundo dos computadores.
Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira.
Alessandro D. R. Fazenda
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de aplicação IGOR ALVES.
Sistemas Operacionais de Redes DNS
Escola Técnica Machado de Assis Técnico em Informática PROGRAMAÇÃO INTERNET I.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação B. Internet Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Aplicação Prof. Sales Filho.
Transcrição da apresentação:

TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS

O MODELO DE PILHA DE 4 CAMADAS TCP/IP

TCP/IP

Serviços da camada de aplicação Ao todo, é possível usar 65.536 portas TCP e UDP. Tanto TCP como no UDP, o uso mais comum das portas, vai de 1 a 1024, e suas aplicações são padronizadas pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority). De acordo com essa entidade, eis algumas das portas TCP mais utilizadas: 21 FTP, 23 Telnet, 25 SMTP, 80 HTTP, 110 POP3, 143 IMAP, 443 HTTPS entre outras.

Exemplo Para saber mais sobre portas e suas aplicações acesse: WWW.iana.org/assignments/port-numbers

Serviços mais conhecidos DNS (Domain Name Service): Usado para identificar maquinas através de nomes em vez de endereços IP. Telnet: Usado para comunicar-se remotamente com uma maquina. FTP (File Transfer Protocol): Usado na transferência de arquivos. SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): Usado no envio e recebimento de e-mails. HTTP (Hyper Text Transfer Protocol): Usado na transferência de documentos hipermídia (WWW, Wold Wide Web).

DNS

DNS DNS é a sigla para Domain Name System (Sistema de Resolução de Nomes). Os serviços de DNS da internet são um conjunto de bancos de dados espalhados em servidores de todo o mundo. Esses bancos de dados têm a função de indicar qual IP está associado a um nome de um site. Cada provedor de internet trabalha com Cache de DNS. Para facilitar esse processo, os nomes dos sites são divididos de forma hierárquica.

Funcionamento do DNS

Telnet

Telnet O Telnet é um terminal remoto, onde o micro cliente pode fazer um login em um servidor qualquer que esteja conectado a rede (ou a internet, se a rede estiver conectado a ela). O Telnet é extremamente simples. Ele usa o código ASCII puro para a transmissão de dados, utilizando o protocolo TCP através da porta 23. Para utilizar o Telnet, em primeiro lugar você deverá saber o nome do computador ou Host que deseja acessar. Normalmente, esta máquina solicitará a identificação do usuário e também uma senha. Diversas organizações oferecem uma série de serviços públicos que, ou não necessitam de senha, ou a senha é pública. Vamos a um exemplo: Vamos acessar o banco de dados em csi.carl.org:

Utilizando Telnet

FTP

FTP FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo usado na transferência de arquivos. FTP utiliza duas portas para se comunicar com o TCP: 21, por onde circulam informações de controle (por exemplo, o nome do arquivo a ser transferido) e 20, por onde circulam os dados. Os micros clientes necessitam de um programa cliente FTP para terem acesso a um servidor FTP. Na conexão, é pedido um login e uma senha. O servidor de FTP pode ser configurado para Receber conexões anônimas, sem a necessidade de senha, para arquivos que deseje tornar públicos.

FTP Portas FTP: Alguns comandos FTP:

TFTP TFTP (Trivial Transfer Protocol) é um protocolo para a transferência de arquivos muito mais simples e mais rudimentar que o FTP. TFTP usa o protocolo de transporte UDP (utilizando a porta 69), que não possui nenhum mecanismo para verificar se o pacote de dados chegou corretamente ao destino. Com isso é a própria aplicação que tem de verificar isso. TFTP baseia-se no UDP que, alem de não confirmar o recebimento dos dados, não trabalha com o conceito de janela, esse protocolo deve ser usado só se houver real necessidade. Apesar de muito usado e de ser extremamente eficiente, o protocolo FTP é complicado de ser programado. Algumas aplicações não necessitam de tanta complexidade e precisam que o programa cliente seja muito mas muito pequeno. Um exemplo de aplicação seria um computador sem disco rígido necessitando fazer transferências de arquivos – para carregar seu próprio sistema operacional.

SMTP

SMTP O e-mail é hoje um dos meios mais conhecidos para trocarmos informações. Ele é trocado através de um protocolo chamado SMTP (Simple Mail Transfer Protocol). A transferência de e-mails tem de levar em conta a possibilidade de o servidor de destino estar temporariamente fora do ar. pois o usuário não irá querer ficar manualmente tentando enviar um determinado e-mail ate conseguir que ele chegue ao destino. A mensagem é enviada pelo usuário para o seu servidor de e-mail, que, por sua vez, trata de entregar a mensagem até o destino (muitas vezes usando o sistema DNS para descobrir o endereço IP da maquina para a qual ele deve enviar o e-mail). Caso o destino esteja inalcançável por algum motivo, o servidor armazena a mensagem e tenta uma nova transmissão mais tarde. Além disso, o sistema de e-mail deve levar em conta que os usuários não necessariamente possuem computadores com conexão 24 horas por dia com a internet.

Os dois protocolos mais conhecidos para se efetuar essa tarefa são o POP3 (Post Office Protocol 3) e o IMAP4 (Internet Mesage Access Protocol 4).

HTTP

HTTP Um site WWW consiste em uma série de documentos hipermídia, acessados através de um endereço, também chamado URL (Uniform Resource locator), como, por exemplo, WWW.seusite.com.br. Como vimos anteriormente, quando entramos com um endereço como WWW.seusite.com.br em um browser ele irá consultar o servidor DNS para conseguir o endereço IP do servidor WWW e, com isso, iniciar a conexão. A transferência de documentos hipermídia é feita através do protocolo HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). Um servidor WWW hospeda o site, enquanto um cliente (um browser internet) faz a requisição dos documentos lá contidos. Essa transferência é feita usando a porta 80 do protocolo TCP. Esses documentos são escritos em diversas linguagens e o browser é o responsável por interpretar tais linguagens. A mais simples de todas é o texto puro, passando pelo famoso HTML (Hyper Text Markup Language) e chegando a outras linguagens mais recentes e suportadas somente pelos browsers mais novos.

HTTP A comunicação usando o protocolo HTTP é bidirecional e permite dois recursos para a diminuição do tráfego da rede e para o aumento do desempenho. Primeiro, o cache, que é a cópia dos últimos arquivos acessados no disco rígido do usuário, permite que o browser em vez de ir novamente ao servidor WWW buscar os mesmos arquivos já lidos, busque no próprio disco e busque apenas as atualizações no servidor. O segundo é chamado Proxy, que permite que uma máquina intermediária entre o cliente e o servidor WWW funcione como um cachê. Estes dois recursos permite um desempenho maior ao navegador. HTTP utiliza porta 80.

HTTP A transmissão dos arquivos hipermídia é feita pelo protocolo HTTP.

Exemplos Quando um programa cliente de e-mail quer baixar os e-mails que estão armazenados no servidor de e-mail, ele efetuará esse pedido para a camada de aplicação do TCP/IP, sendo atendido pelo protocolo SMTP. Quando você entra em um endereço www em seu navegador para visualizar uma página na Internet, ele se comunicará com a camada de aplicação do TCP/IP, sendo atendido pelo protocolo HTTP (é por isso que as páginas da Internet começam com http://). E assim por diante.

Revisão Como vimos existem vários protocolos que operam na camada de aplicação. Os mais conhecidos são o HTTP (HyperText Transfer Protocol, Protocolo de Transferência Hipertexto), o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol, Protocolo Simples de Transferência de Correspondência), o FTP (File Transfer Protocol, Protoloco de Transferência de Arquivos), o DNS (Domain Name System, Sistema de Nome de Domínio) e o Telnet.

Bibliografia TORRES, Gabriel. Redes de computadores - curso completo. 1º Ed. P.110. Ed. Axcel: Rio de Janeiro – RJ, 2001.   WWW.clubedohardware.com WWW.infowester.com