A Divulgação da Doutrina Espírita pela Internet

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
O CENTRO ESPÍRITA NA COMUNIDADE
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
Rede Digital Comunitária Banda Larga para as Zonas Rurais e Perif é ricas | 27 de Fevereiro de 2004 Banda Larga para as Zonas Rurais e Periféricas Rui.
A questão da regulação da Internet
Inclusão digital inclusão social
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
MÉDIUM: CONCEITO 2. Os médiuns são os intérpretes dos Espíritos.
1.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
INTERNET: ESPAÇO DE (IN)FORMAÇÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A grande rede mundial de computadores
O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Madrid, 14 de Outubro de 2005.
Objetivos da “conversa”
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.

G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
ROTEIRO O Centro Espírita Conceito, Objetivo e atividades
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Júlio de Jesus, Coordenador da Rede A Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos um projeto da APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes.
dos Objectivos à Concretização
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
Fórum regional/núcleo de caminheiros e companheiros.
O “Inegável” Mundo Da Internet.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
A Lionesa é uma nascente de energias.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Políticas de Ciência e Tecnologia Política Europeia para a Sociedade da Informação Plano de Acção eEurope 2002 Trabalho Realizado por: Nuno Rodrigues Nuno.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Política Educacional Brasileira
Ana Mafalda Sousa Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Projeto Espiritismo.Net “Dois elementos hão de concorrer para o progresso do Espiritismo: o estabelecimento teórico da Doutrina e os meios de a popularizar.”
Os tempos chegaram? Que tempos são esses?
ESDE – IMPORTÂNCIA E CONCEITOS
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
Internet.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012 ESCOLA B+S PROF. DR. FRANCISCO DE FREITAS BRANCO, PORTO SANTO.
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz Contexto Histórico Esta operação teve a sua origem em Annecy (França). Em 1991, a campanha alastrou-se.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Contexto Histórico Esta operação teve a sua origem em Annecy (França). Em 1991, a campanha alastrou-se a toda a França, passou a desenrolar-se no período.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC
A História da INTERNET.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Transcrição da apresentação:

A Divulgação da Doutrina Espírita pela Internet por Jaime Martins do CELE - Centro Espírita Luz Eterna http://www.geocities.com/filairo de Olhão, Algarve, Portugal

Objectivos da Comunicação ao 3.º Congresso Nacional Espírita A utilização das Novas Tecnologias como meio de popularização da Doutrina Espírita na Terra e a divulgação dos últimos trabalhos do CELE - Centro Espírita Luz Eterna, de Olhão, Algarve, Portugal, na Internet e acessíveis na rede digital por todo o mundo.

Introdução (I) De acordo com Allan Kardec em "Projecto. - 1868", in “Obras Póstumas”: “Dois elementos devem concorrer para o progresso do Espiritismo; estes são: o estabelecimento teórico da Doutrina e os meios de popularizá-la.” “Uma publicidade, numa larga escala, feitas nos jornais mais divulgados, levaria ao mundo inteiro, e até aos lugares mais recuados, o conhecimento das ideias espíritas, faria nascer o desejo de aprofundá-las, e, multiplicando os adeptos, imporia silêncio aos detractores que logo deveriam ceder diante do ascendente da opinião.”

Introdução (II) De acordo com Vianna de Carvalho in "Atualidade do Pensamento Espírita", pág. 178 a 180, psicografado por Divaldo Pereira Franco: "A luz da verdade deve brilhar no velador, a fim de que todos a vejam. O Espiritismo é doutrina de libertação e, para que logre o seu objectivo, necessita ser divulgado por todos os meios ao alcance, particularmente aqueles que mais facilmente atingem as multidões." Allan Kardec "utilizou-se desses recursos, conforme as possibilidades da sua época. Realizou viagens de divulgação doutrinária, criou uma Revista mensal, escreveu livros para perpetuar os ensinamentos, estimulou o surgimento de Instituições, sendo que, ele mesmo, fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas."

Introdução (III) Ainda de acordo com Vianna de Carvalho in "Atualidade do Pensamento Espírita", pág. 178 a 180, psicografado por Divaldo Pereira Franco: "Silenciar a divulgação da Doutrina seria asfixiá-la em injustificável conduta. Os Espíritos, ao se comunicarem, têm como meta despertar as criaturas humanas, a fim de que tomem conhecimento das suas responsabilidades e da continuidade da vida após o túmulo, facultando-lhes preparar-se para acordarem lúcidas na imortalidade, na qual estamos todos mergulhados.“ "O Espiritismo não deve competir, nem se propõe a campeonatos de glorificações terrenas, mas tem uma mensagem nobre a oferecer, e cumpre aos espíritas o dever de propô-la, convidando a pessoa lúcida ou sofrida, culta ou limitada em conhecimentos a ter opção para discernir e examinar."

Introdução (IV) E, ainda de acordo com Vianna de Carvalho in "Atualidade do Pensamento Espírita", pág. 178 a 180, psicografado por Divaldo Pereira Franco: "Sem a preocupação, nem a presunção de salvar o mundo ou as pessoas, cabe aos espíritas a atitude de contribuir para que a Humanidade seja melhor e mais justa, e a divulgação da Doutrina, bem como a sua conduta moral nela baseada, são os meios hábeis e sábios para tal cometimento.“ "Portanto, todo o esforço que vise à edificação do ser humano deve ser envidado, particularmente, mediante a iluminação das consciências através do Espiritismo."

Introdução (V) Logo, a divulgação da Doutrina Espírita é uma actividade fundamental, estratégica e prioritária no Espiritismo, com vista a difundir, por todos os meios ao dispor, o Cristianismo Redivivo e promover a transformação da Terra, no limite, numa Morada Planetária Espírita governada em plenitude por Jesus Cristo, nosso Mestre.

A Divulgação da Doutrina Espírita pela Internet (I) A Internet é uma infra-estrutura informática de telecomunicação, ou seja, é uma vasta rede de computadores interligados através do globo terrestre que providenciam informação em quase todos os temas imagináveis, que permite a comunicação individual, social, religiosa, técnica, tecnológica, científica, artística, musical, judicial, policial, televisiva, jornalística, radiofónica, multimédia, militar, secreta, comercial, industrial, financeira, económica, política, governamental, sindical, profissional, empresarial, local, regional, nacional, internacional e educacional, entre outras, através de: hiperligações (ligações que permitem saltar de um documento para outro); correio electrónico; grupos de discussão.

A Divulgação da Doutrina Espírita pela Internet (II) A Internet torna-se, desta forma, um meio privilegiado de divulgação do conhecimento relativo à Doutrina Espírita e das actividades das Federações, das Associações, de Grupos de Estudo e de Investigação e das Casas Espíritas. No entanto, nem tudo o que se encontra publicado na Internet com o nome de Espiritismo respeita os princípios Kardecistas pelo que se recomenda prudência na sua análise e aceitação. Como exemplo do que já se encontra publicado em Portugal na Internet destaca-se: A Casa do Caminho (http://www.terravista.pt/PortoSanto/1831): Página do centro espírita. Horário de funcionamento e respectiva localização. Associação Cultural Espírita (ACE) (http://www.terravista.pt/nazare/1101): Associação das Caldas da Rainha que pretende divulgar o espiritismo. Desenvolve actividades de divulgação e reuniões sobre o tema.

A Divulgação da Doutrina Espírita pela Internet (III) Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP) (http://www.terravista.pt/bilene/3095): Associação sem fins lucrativos que visa prestar informação sobre espiritismo a quem o solicitar e onde pode encontrar textos de apoio, artigos e informações. Associação Migalha de Amor (http://www.terravista.pt/ancora/2480): Grupo Espírita de Fraternidade Cristã. Associação Espírita de Lagos (AEL) (http://www.geocities.com/Athens/Oracle/3186): Conceito de espiritismo. História e funcionamento da associação. Centro Espírita Luz Eterna (CELE) (http://go.to/cele): Centro espírita, contém informações sobre as suas origens, actividades e o seu elemento de estudo: o espiritismo. Apresenta, ainda, biografias, bem como trabalhos espíritas.

A Divulgação da Doutrina Espírita pela Internet (IV) Centro Espírita Caridade por Amor (http://www.terravista.pt/PortoSanto/1391): Associação cultural de divulgação da Doutrina Espírita da cidade do Porto. Informações acerca do Espiritismo e do Movimento Espírita. Comunhão Espírita Cristã (http://www.geocities.com/Athens/Oracle/4218): Actividades e historial da associação. Esclarecimento de questões sobre espiritismo. Comunhão Espírita Cristã (http://www.terravista.pt/bilene/1511): Actividades, história, links e galeria de fotos. Espiritualismo e mensagens mediúnicas. Escola de Beneficência e Caridade Espírita (http://www.terravista.pt/portosanto/1387): Escola, sem fins lucrativos, que pretende a prática e divulgação da Doutrina espírita. Actividades e informação sobre Espiritismo.

A Divulgação da Doutrina Espírita pela Internet (V) Federação Espírita Portuguesa (http://www.geocities.com/Athens/Parthenon/1631): História e departamentos da Federação. Inscrição. Arquivo de edições electrónicas sobre espiritismo e selecção de links alusivos. Folha Espírita (http://www.terravista.pt/enseada/3691): Jornal da Associação Espírita do Paião. Fraternidade Espírita Cristã (http://www.fec.pt): Página da Fraternidade Espírita Cristã, que contém uma apresentação sumária e historial da fraternidade, informações sobre as actividades, serviços, campanhas e publicações. Fraternidade Espírita de Laranjeiras (http://www.geocities.com/Yosemite/8874): Apresentação das actividades e cronograma da Fraternidade e história de Allan Kardec.

A Divulgação da Doutrina Espírita pela Internet (V) Grupo de Estudos Avançados Espíritas — GEAE (http://www.geae.org): Grupo que centra as suas actividades na divulgação espírita na Internet. Introdução ao espiritismo, vocabulário, eventos, livrarias e livros electrónicos. Remanso Fraterno (http://www.terravista.pt/copacabana/1505): Departamento Assistencial da Sociedade Espírita Fraternidade. Informações sobre a actividade, filosofia e origem desta sociedade. Revista de Espiritismo (http://www.terravista.pt/nazare/1177): Página da Federação Espírita Portuguesa. União Espírita do Algarve (http://www.terravista.pt/portosanto/4990): Organização não governamental portuguesa, sem fins lucrativos, composta por 5 casas espíritas da região algarvia.

O Centro Espírita Luz Eterna (I) O Centro Espírita Luz Eterna (CELE), em http://go.to/cele, no início do corrente ano de 2000 reformulou a sua página na Internet tendo em vista: Criar, gráfica e dinamicamente, uma portada internacional que preparasse para a espiritualidade o Espírito de quem aí acedesse.

O Centro Espírita Luz Eterna (II) Divulgar: a Doutrina Espírita e as actividades do Centro Espírita. Publicar trabalhos temáticos, editados electronicamente em "slide show" contínuo, que tinham sido apresentados nas sessões de doutrinação, a fim de os disponibilizar publicamente e permitir aos potenciais interessados a sua posterior consulta. Permitir o intercâmbio e difusão do conhecimento da Doutrina Espírita através do correio electrónico. Preparar-se para acompanhar o desenvolvimento das Novas Tecnologias pelo recurso à Edição Electrónica e publicação em tempo real na Internet de conteúdos multimédia para difusão do Espiritismo.

O Centro Espírita Luz Eterna (III) No dia 19 de Outubro de 2000 foi criado e publicado o Fórum Espiritismo-Portugal na Internet, em http://www.geocities.com/espiritismo_portugal Trata-se de uma lista de debate gerida como uma casa espírita, só que virtual. O seu objectivo principal é o de promover o Espiritismo Kardecista, proporcionando um espaço virtual de debate e esclarecimento a todos os espíritas portugueses, brasileiros, de países de língua oficial portuguesa, de países com comunidades de língua portuguesa e entre as respectivas comunidades, bem como a todos os leigos que pretendam conhecer e aderir à Doutrina Espírita.

O Centro Espírita Luz Eterna (IV)

Conclusão (I) http://europa.eu.int/comm/information_society/eeurope/objectives/index_pt.htm Objectivos A iniciativa eEurope da União Europeia destina-se a permitir que a Europa explore os seus pontos fortes e supere as barreiras que entravam a implantação das tecnologias digitais, apontando para três objectivos essenciais: Pôr em linha todos os cidadãos, famílias, escolas, empresas e órgãos da administração pública; Criar uma Europa com cultura digital e empresarial; Garantir uma sociedade da informação sem exclusão social.

Conclusão (II) Objectivos do Portugal Digital Metas Resolução do Conselho de Ministros n.º 110/2000 de 22 de Agosto de 2000, Diário da República, 193 SÉRIE I-B Metas 1 - Atingir em 2003 taxas médias de penetração da Internet na população de 50%. 2 - Pelo menos metade das casas portuguesas com computadores ligados à Internet em 2003 através de: Acessos em banda larga e tarifas únicas (flat rate) disponíveis por três meios concorrenciais: cable-modem (tv por cabo), ADSL, Internet móvel (UMTS); Acessos a baixa velocidade gratuitos ou a preço simbólico (acesso de cidadania). 3 - Postos públicos de acesso à Internet em todas as freguesias em 2003. 4 - Todas as escolas com ligação à Internet no final de 2001. 5 - Todos os professores com acesso a computadores individuais em casa em 2004. 6 - Todos os estudantes do ensino secundário e superior com acesso a computadores individuais em 2003. 7 - Multiplicar pelo menos por 10 vezes ao ano os conteúdos portugueses na Internet nos próximos três anos. 8 - Multiplicar por 100 o volume do comércio electrónico das empresas portuguesas nos próximos três anos. 9 - Todos os formulários oficiais na Internet em 2002. Possibilidade de submissão electrónica generalizada em 2003. Todos os serviços públicos estarão online na Internet até 2005. 10 - Competências básicas de uso das tecnologias de informação: 2 milhões em 2006.

Conclusão (III) A rápida expansão mundial da Internet e a reformulação das infra-estruturas tecnológicas de suporte físico de banda larga de transmissão de dados a grande velocidade, a Internet 2, irá permitir a designada WEBTV, ou seja, a televisão digital, a video-conferência, o ensino à distância em tempo real, a exploração de conteúdos multimédia e da edição electrónica e acelerar, ainda, a luta contra o materialismo, a guerra, a pobreza, a exclusão individual e social, a desigualdade, a solidão, o suicídio, a eutanásia, o assassínio, a desumanização de sentimentos, as drogas, a toxicodependência, o aborto, a prostituição e a exploração desumana de qualquer espécie, entre outros, e irá igualmente, porque não dizê-lo, permitir a participação à distância nos trabalhos regulares das casas espíritas, nos cursos, seminários, conferências e congressos sobre a Doutrina Espírita. Consequentemente, poder-se-à afirmar que a preparação dos Espíritas, para a revolução tecnológica digital que se avizinha, é urgente e vital para o conhecimento, difusão e amadurecimento do Espiritismo.

Bibliografia "Obras Póstumas" de Allan Kardec, Ed. Lake - Livraria Allan Kardec Editora, Brasil. "Atualidade do Pensamento Espírita" de Vianna de Carvalho, obra psicografada por Divaldo Pereira Franco, Ed. Livraria Espírita Alvorada Editora, Brasil "Dias Gloriosos" de Joanna de Ângelis, obra psicografada por Divaldo Pereira Franco, Ed. Livraria Espírita Alvorada Editora, Brasil "O Despertar do Espírito" de Joanna de Ângelis, obra psicografada por Divaldo Pereira Franco, Ed. Livraria Espírita Alvorada Editora, Brasil Diário da República n.º 193 SÉRIE I-B, de 22 de Agosto de 2000 - Resolução do Conselho de Ministros n.º 110/2000, Portugal