Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTO PREDIAL E AS QUESTÕES FISCAIS
Advertisements

Maria Helena Dias & Sandra Fernandes 2006
as Humanidades e C. Sociais
Projecto SALINA Setting an All IP Network in Aveiro
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on
José Fernandes Maio Um pilar na construção da Sociedade do Conhecimento.
Click to edit Master title style A b-on e as Ciências da Saúde.
A b-on e as Ciências e Engenharias/Tecnologias. b-on Modelo All for All - Editoras - Bases Referenciais - Bases de Texto Integral Fontes de informação.
A biblioteca escolar e os ambientes digitais
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
Visão Geral Portal das Finanças. Declarações Electrónicas Portal das Finanças Agregação e evolução Portal das Finanças Agregação.
Seminário Internacional sobre Digitalização: Experiência e Tecnologia 11 de Maio de 2004 | Biblioteca Nacional | Lisboa – Portugal ARQUIVO DIGITAL DE ARTE.
Maria Luísa Santos BN/DP PORBASE – BASE NACIONAL DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS Crescimento e conteúdo da base de dados.
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Participação do ICP no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.
Museus e Turismo Dia Internacional dos Museus 19 de Maio de 2009.
Projecto SciELO Portugal Isabel Soares Carneiro - coordenadora do projecto Cristiana Agapito Helena Hagatong Susana Clemente Conferência sobre.
“Modelos e Práticas de Avaliação de Recursos Educativos Digitais”
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
Como iniciar uma pesquisa
PROGRAMA INFOBIBLIO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Gina Rafael 10ªs Jornadas PORBASE Maio 2006 Biblioteca Nacional
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
OBESP Observatório da Economia Social em Portugal
A informática ao serviço da Pré-história: um novo olhar
Biblioteca Municipal José Saramago/Feijó 20 de Maio de 2011
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
DESCOBRINDO O NOSSO MUNDO PASSADO COM MAPAS DIGITALIZADOS eContentplus Maria Joaquina Feijão Biblioteca Nacional de Portugal III Encontro IBERCARTO - Arquivo.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on Apresentação Instituicional IST.UTL, Dezembro 2007, João Moreira.
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
Catalogação Legível por Máquina (MARC)
INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
Ulisses e Página das bibliotecas da UL - Princípios orientadores -
INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
O PROCESSO DE INTEGRAÇÕES NA PORBASE Dulce Fontes, Biblioteca Nacional.
Metodologia para textos completos
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Jornada de divulgação UL 23 | Abril |2008.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Linguagem, tecnologias e cidade Biblioteca Virtual das Ciências da Linguagem no Brasil  bvCLB 
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Sistemas de busca bibliográfica Ferramentas de busca e fontes de informação Demonstração de acesso online Ronaldo Gismondi.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
DE COLEÇÕES DE CULTURAS À CENTROS DE RECURSOS BIOLóGICOS Iniciativas Internacionais.
Clara Boavida | UMinho A rede de acesso aberto dos países do Mediterrâneo 22 Outubro 2012 | Workshop Nacional.
Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
EPORTUGUÊSe ePORTUGUÊSe Estratégia da OMS para o acesso à informação em saúde II Reunião de Coordenação da rede BVS ePORTUGUÊSe Maputo 17 a 20 de novembro.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
 A Biblioteca Virtual 3.0 Universitária é um acervo digital composto por diversos títulos universitários, que abordam diversas áreas do conhecimento.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Comunicação – VII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Gestão de Informação e a Tomada de Decisão” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Torres Vedras, 2006.
A Outra Margem e o Programa BNB de Cultura Apresentam Projeto Bem Cultural A presença da Cultura do Piauí na Rede e na Rádio Web A Outra Margem e o Programa.
Produção Científica Nacional: Indicadores estatísticos e bibliométricos Equipa: Cristiana Agapito Rita Lopes Susana Silva – Fórum Estatístico – Lisboa,
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Transcrição da apresentação:

Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet

Objectivos do projecto:  Organização de um Registo Nacional de Livro Antigo, continuando o Inventário do Património Móvel que, entre 1991 e 2000, permitiu à Biblioteca Nacional e a outras instituições proceder à inventariação dos bens bibliográficos (Incunábulos e Livros Portugueses do século XVI). Estabelecer parcerias com mais instituições e criar uma base de dados própria que incluirá o máximo de informação possível sobre Livro Antigo (1450-1800) existente em Portugal.

Objectivos do projecto:  Incluir imagem digital das páginas de título das obras e quatro centenas de obras digitalizadas na íntegra. Desenvolver a plataforma PORBASE VIRTUAL, onde estejam disponíveis novos serviços de pesquisa, acesso e interoperabilidade que permitam uma melhor cooperação directamente com a PORBASE (e actualização da base PATRIMONIA) e a reutilização de registos por toda a comunidade.

Visão estratégica:  Promover a rede de cooperação PORBASE, no domínio dos conteúdos patrimoniais. Aumentar, em quantidade e qualidade, a disponibilização de conteúdos em português na Internet. Criar uma ferramenta de trabalho de utilidade para bibliotecários, comunidade académica e público em geral, proporcionando um conhecimento exaustivo do nosso património bibliográfico.

Critérios de selecção para digitalização integral:  Obras individuais ou colecções temáticas de especial relevância, em termos de conteúdo, para a história, cultura e ciência em Portugal. Exemplares muito raros ou únicos (publicados em Portugal ou no estrangeiro) Obras de difícil acessibilidade.

Objectivos da digitalização:  Maximizar o uso das colecções patrimoniais, facilitando o seu acesso remoto através da Internet e providenciando as funcionalidades intrínsecas aos recursos digitais. Reflectir prioridades e estratégias nacionais e internacionais relativas ao acesso alargado à informação para fins educativos, culturais e científicos e de fruição do património bibliográfico. Contribuir para a conservação dos materiais originais substituindo-os por suportes digitais.

Origem dos recursos a digitalizar:  Colecções da Biblioteca Nacional. Obras depositadas na Biblioteca Nacional. Colecções e/ou obras avulsas de bibliotecas e outras instituições portuguesas e estrangeiras (quando se trate de exemplares únicos ou de grande raridade)

Princípios metodológicos / Boas práticas:  Solicitar a responsabilidade da escolha para digitalização a especialistas, sempre que necessário. Evitar duplicação de catalogação de obras. Evitar duplicação de digitalização de obras. Pesquisar bases de dados nacionais e estrangeiras para correcta reutilização de registos bibliográficos e/ou indicação de endereço do recurso digitalizado.

Princípios metodológicos / Boas práticas:  Normalizar e uniformizar critérios de catalogação através da edição de Princípios orientadores para a catalogação do Livro Antigo. Estabelecer um conjunto expressivo de pontos de acesso a fim de possibilitar ao investigador o máximo de informação sobre as colecções de Livro Antigo existentes em Portugal (autores, títulos, títulos uniformes, editores/impressores, locais de edição, data e proveniência).

Estado-da-arte:  Projecto co-financiado pelo POC – Programa Operacional da Cultura. Concurso para digitalização em vias de adjudicação. Concurso para catalogação e normalização de registos já existentes – a lançar muito brevemente. Projecto a decorrer até 2007.

 Estado-da-arte: Resultados esperados: - 40.000 registos bibliográficos - 400 obras digitalizadas na íntegra - sítio Internet dedicado ao projecto PATRIMONIA Edição dos Princípios orientadores para a catalogação do Livro Antigo. Plataforma tecnológica PORBASE VIRTUAL. Seminário internacional sobre Livro Antigo, no final do projecto.

Enquadramento internacional:  Ligação à base de dados HPB – Hand Press Book database, coordenada pelo CERL – Consortium of European Research Libraries, que elenca as existências de Livro Antigo em dezenas de bibliotecas europeias. Integração da PATRIMONIA nas colecções acessíveis no serviço TEL – The European Library, portal para as colecções das bibliotecas nacionais da Europa.

Fernanda Maria Campos Correio electrónico: fcampos@bn.pt