Sala de Aula Virtual para Professores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Portal do Professor SEED/MEC
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pontifícia Universidade Católica
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Marketing Digital.
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Tecnologia da Informação e a Sociedade
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Núcleo de Aprendizagem Virtual atividades e linhas de pesquisa
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Produção do conhecimento em EAD
Oficina de Pesquisa na Rede
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Internet Principais conceitos.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Internet e Educação.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
CAPÍTULO 9 Ideias para Elaboração de um Projeto Via , Lista de Discussão ou Fórum.
ALEXANDRA ALINE VERA.
O Uso Pedagógico do Blog
Prof. Rômulo Vieira Leite
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Projeto Inclusão Digital
CURRICULO +.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Informações sobre o Teleduc
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
MEIOS ELETRÔNICOS INTERNET PROFESSOR ENZO OLIVEIRA MOREIRA CURSO DE LETRAS 2002.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
7º Ano Prof: Lídia Henriques Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
PROJETO S.A.C.I Autores: Cleverson C. Ferreira Deborah C. Granada
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Ferramentas de comunicação
Serviços básicos da Internet
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Formação de Tutores a Distância
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Laboratório de Ensino a Distância
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
INTRODUÇÃO À INTERNET INTRODUÇÃO.
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

Sala de Aula Virtual para Professores Licenciatura em Computação Professor: Roberto Duarte Fontes Luciana Azevedo Elaine Bundscherer

Sala de Aula Virtual para Professores

Sala de Aula Virtual para Professores Licenciatura em Computação Professor: Roberto Duarte Fontes Luciana Azevedo Elaine Bundscherer

Sala de Aula Virtual Para Professores. O objetivo deste trabalho é o estudo e a implementação de uma modalidade de aprendizagem, a partir de uma Sala de Aula Virtual Para Professores. Demonstrar as vantagens da utilização, tanto para professores quanto para alunos, de uma metodologia de trabalho colaborativa gratuita.

Sala de Aula Virtual para Professores Pesquisas indicam que apenas 50% da população mundial, estimada em quase 7 bilhões de pessoas, é proprietária de uma linha telefônica fixa. 2 milhões de pessoas nunca usaram um telefone. Cerca de 400 milhões de pessoas têm acesso à Internet (Rede Mundial de Computadores). O Brasil ocupa o 28ª lugar no ranking que mede o acesso dos membros de uma nação a um computador. Problema Mundial Sócio Econômico Sócio Cultural Sócio Político

Sala de Aula Virtual para Professores O maior desafio das iniciativas de Inclusão Digital é garantir eqüidade de participação no novo padrão de desenvolvimento. A evolução das tecnologias digitais é mais veloz do que as transformações de valores e atitudes da sociedade. É necessário criar competências e desenvolver equipamentos de acesso barato, promover a alfabetização digital em larga escala, capacitar pessoas em todo o ciclo de geração e desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação, conteúdos adequados em língua portuguesa, além de desenvolver novos modelos de acesso à Internet.

Construtivismo Sócio-Culturalista Construcionismo Sala de Aula Virtual para Professores Construtivismo Sócio-Culturalista Construcionismo

Descrição-execução-reflexão- Sala de Aula Virtual para Professores Explica a sua teoria do ciclo Descrição-execução-reflexão- Depuração-descrição O que ocorre quando o aprendiz utiliza softwares de multimídia, aprendendo através dos seus próprios erros, o que potencializa o ciclo de aprendizagem.

Sala de Aula Virtual para Professores Destaca a importância das intervenções sociais na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD). Conceito por ele desenvolvido, que é inerente a toda pessoa que aprende com outra pessoa .

Sala de Aula Virtual para Professores As respostas às questões sobre a natureza da aprendizagem são dadas à luz de sua epistemologia genética, na qual o conhecimento se constrói pouco a pouco, à medida que as estruturas mentais e cognitivas se organizam, de acordo com os estágios de desenvolvimento da inteligência.

Os contextos sócio-econômico e cultural Sala de Aula Virtual para Professores Os contextos sócio-econômico e cultural dos alunos podem ser diversificados, como podem existir, também, dispersões geográficas e diferentes faixas etárias. Em cursos à distância, o perfil dos alunos é o alicerce para a construção do modelo, dando assim a base para escolha da estratégia pedagógica e da mídia apropriada.

Sala de Aula Virtual para Professores O computador, a Internet e todas as novas tecnologias dentro do processo educacional, são hoje, não só um apoio pedagógico, mas uma conseqüência da existência da escola dentro do contexto atual, que integra a informática em todos os setores da sociedade. Internet Fórum Chat E-mail FTP WWW Vídeo Aula ... Redes

Sala de Aula Virtual para Professores Foruns Listas de discussão newsgroups.   Chat (Bate-Papo) – Serviço de mensagens on-line, permite que você converse com várias pessoas ao mesmo tempo. E-mail (Correio Eletrônico) – Ao contrário do correio postal este correio é enviado e entregue pela Internet através da rede a um endereço de computador;  FTP (Protocolo de transferência de arquivos) – possibilita descarregar e salvar (Download) ou transferir (Upload) arquivos remotos. World Wide Web (WWW) – veio dar aos utilizadores da Internet meios uniformes e convenientes para aceder a uma larga variedade de recursos (imagens, texto, som, vídeo, software,…). Video Aula - Conferência consiste em uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes.        

Sala de Aula Virtual para Professores É uma designação genérica, que abrange qualquer sistema, interligando computadores e periféricos, que permite a um usuário utilizar, de qualquer ponto, funções e serviços de processamento de dados remotamente situados.

Ferramenta pedagógica gratuita, Sala de Aula Virtual para Professores Ferramenta pedagógica gratuita, que agrupa várias mídias em um mesmo espaço, permitindo ao professor estar em aulas on-line, multimídias, conversando e interagindo com os alunos de forma colaborativa. Possibilita aos alunos o estudo independente, em regime de ensino à distancia, podendo, manter interação com outros alunos, usando os recursos de comunicação da rede.

Professor Aluno Interativo Avaliação Sala de Aula Virtual para Professores Professor Ator Professor Aluno Interativo Ator Aluno Chat Fórum Vídeo Conferência Avaliação

Sala de Aula Virtual para Professores Módulo Módulo Home (Index) Avaliação Home (Index) Módulo Aluno Módulo Interativo Sala de aula virtual LINKS Ajuda

Sala de Aula Virtual para Professores A ferramenta SAVP propicia o encontro de profissionais da educação e alunos, de diversas áreas, utilizando a estratégia metodológica do trabalho colaborativo, para as mais variadas ofertas de ensino, com usuários de todas as camadas sociais, objetivando promover o conhecimento e a qualificação sem exclusões sócio-econômicas, culturais e políticas.