A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil."— Transcrição da apresentação:

1

2 Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP icortel@ibm.net USP/UNIBAN São Paulo - Brazil

3 Desenvolvimento do Professor e as Tecnologias de Comunicação Experienciar as tecnologias de comunicação como ferramentas e meios de comunicação; Refletir sobre a aplicação tanto das tecnologias vigentes quanto das emergentes na prática pedagogica ; Encontrar novas formas de aplicação das mídias para a formação do cidadão participativo.

4 Conceitos Educação Aprendizagem Comunicação

5 como “processo de interação social...em que os seres humanos trocam experiências cognitivas e afetivas através do diálogo, influenciando-se reciprocamente seus comportamentos e por diferentes propósitos” (Beltran, 1972:22)

6 Comunicação Escolar Comunicação Social

7 Aula Expositiva Oficina Prática

8 Tecnologias de Comunicação Integração das Tecnologias de Comunicação tradicionais, novas e novíssimas (emergentes) Linguagem Audiovisual e Educação Informática, Multimídia e Realidade Virtual

9 Competência Incompetência ConhecimentoIgnorância Modelo de Competência e Consciência Não sabe que não sabe

10 Não sabe que não sabe Conhecimento Ignorância Competência Incompetência Não sabe que não sabe Modelo de Competência e Consciência Sabe Não sabe que não sabe que não sabe

11 Não sabe que não sabe Conhecimento Ignorância Competência Incompetência Não sabe que não sabe Modelo de Competência e Consciência Não sabe que sabe Sabe Não sabe que não sabe que não sabe

12 Não sabe que não sabe Conhecimento Ignorância Competência Incompetência Não sabe que não sabe Modelo de Competência e Consciência Sabe Não sabe que sabe que sabe Sabe Não sabe que não sabe que não sabe

13 Pensamento O que acontece na Escola Ensino e Aprendizagem Observação Ação Sentidos Aluno Professor O que acontece na Rua Discussão Aula Expositiva Orientação Descoberta

14 Professor Conteúdo Mídia Aprendiz Tecnologia Comunicacional

15 Redes de Comunicações (presencial e multimídica) Comunicação na escola - presencial - Mediada - audiovisuais, LANLAN Comunicação com a comunidade - Presencial - Mediada - audiovisuais, Correio regular, telefone, telefone celular, fax, e-mail Comunicação com o mundo - Internet (e-mail, WWW)Internet

16 Mudanças na relação com o conhecimento Velocidade: Renovação do saber e do fazer saber Natureza do: aprender, transmitir e produzir trabalho conhecimentos Ciberespaço: apoio para as tecnologias intelectuais

17 Tecnologias Intelectuais base de dados/hiperdocumentos simulações sensores/ realidade virtual inteligência artificial Funções cognitivas memória imaginação percepção raciocínio

18 Tolerância conhecer, compreender, aceitar Integridade Cidadania Redes de Comunicações Valores e Atitudes Profissionalismo Equilíbrio Pessoalidade (Machado, 1995)

19 Acessar: ler e pesquisar os mais diferentes textos “on-line ” e “off-line” Pensar: analisar e interpretar texto oral e escrito, áudio, vídeo e informação digital Produzir: criar textos em diferentes mídias Comunicar: escrever “on-line” e “off-line” divulgar sua produção Habilidades para trabalhar em rede I

20 Projetos Pedagógicos Multimídicos e Telemáticos Forma : Equipe Multidisciplinar Conteúdo: Equipe Interdisciplinar Veículo: Multimídia Tradicional x Mutimídia Digital Telemática (BBS, Internet)

21 Perspectivas e Expectativas I Construção de um embasamento para leitura crítica das mídias Desenvolvimento de equipes interdisciplinares para a aplicação da Multimídia e Telemática na Educação Escolar

22 Perspectivas e Expectativas II Professores e alunos como aprendizes autônomos Professores e alunos trabalhando colaborativamente Professores e alunos passam a ser cidadãos do mundo conservando sua identidade cultural

23 “ Precisamos nos lembrar constantemente que a Educação não é um processo de manufatura; é um processo social, um processo no qual os seres humano estão continuamente interagindo com outros seres humanos de formas imprevisíveis, geralmente, não observadas e não observáveis. A Educação não lida com matérias primas inertes, mas com mentes vivas que se preocupam, instintivamente, com a preservação, em primeiro lugar, de sua própria integridade e, em segundo, de todas as pessoas à sua volta.” (Henry Dyer, 1968:13)

24 Rede Local - LAN

25 provedor Rede Distante - WAN INTERNET


Carregar ppt "Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google