Disciplina: Prática Profissional II

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Transcrição da apresentação:

Disciplina: Prática Profissional II PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - ÊNFASE EM ANÁLISE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Bancas – slides e dicas Disciplina: Prática Profissional II

Conteúdo desta aula Slides (ordem, conteúdo, cores, animações, etc) Como proceder (postura, uso do micro/canhão, como responder às perguntas, etc.) MAS ATENÇÃO: são dicas!!! Não há norma ABNT ou qualquer outra sobre construção de slides e sobre postura. Converse também com seu orientador e descubra algo mais preciso da sua área.

(ordem, conteúdo, cores, animações, etc) SLIDES (ordem, conteúdo, cores, animações, etc) Sugere-se, em média, 20 slides, até porque são, no máximo, 20 minutos para a sua apresentação. Depois os 2 professores da banca tem em torno de 10 minutos cada um para perguntas e comentários.

Título do trabalho Aluno: Fulano de Tal PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - ÊNFASE EM ANÁLISE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Aqui pode ter logo da PUC e da empresa Mas algo discreto. Algumas áreas e professores indicam não usar logo da empresa Título do trabalho Aluno: Fulano de Tal Orientadores: Prof. Fulano (de PP2) Prof. Beltrano (de PP1)

Agenda (não obrigatório) Introdução Contexto (a empresa) Situação problemática Justificativa Objetivos Referencial Teórico Método Resultados Conclusões (ou Considerações Finais)

Introdução 1 slide Tema do trabalho: texto, palavras-chaves ou esquemas

Contexto (a empresa) 1 ou 2 slides (aqui pode ter logo da empresa – verifique com seu orientador) 1 ou 2 slides organização e setor/departamento onde realizou o trabalho principais produtos e outras informações relevantes para o trabalho que realizou abordar os processos enriquecer com esquemas ou desenhos, se possível não resgatar todo o histórico ou ser muito longo em outras informações que não foram utilizadas no trabalho

Situação Problemática 1 slide Usar algumas palavras-chaves e fechar com a pergunta da situação problemática

Justificativa 1 slide texto ou palavras-chaves

Objetivos Específicos Objetivo Geral Caso tenha espaço, deixar os específicos neste slide (junto ao geral) Objetivo Geral Objetivos Específicos Escrever o texto completo ou utilizar palavras-chaves

Objetivos Específicos Se não couber no mesmo slide que o geral, usar outro para todos os objetivos específicos

Referencial Teórico 1 slide citar os assuntos abordados com os principais autores e ano (apresentar autores e ano depende muito da área e dos orientadores) Ex: BAUER (2003) – Mudança Organizacional ROESCH (1999) – Metodologia......... “ir do macro ao micro” (como no trabalho escrito)

“COMO O TRABALHO FOI FEITO” Método “COMO O TRABALHO FOI FEITO” 1 ou 2 slides É desejável mostrar um esquema das etapas da pesquisa (desenho de pesquisa) Estratégia/método: estudo de caso, pesquisa-ação, survey

“COMO O TRABALHO FOI FEITO” Método “COMO O TRABALHO FOI FEITO” Técnicas de coleta de dados: citar, para cada uma delas, quais, quantos, porque eles e não outros observação (do que, em que período, etc.) entrevistas (quantas pessoas) análise de documentos (quais) ou outros que tenha utilizado como montou os roteiros de coleta (entrevista, questionário ou observação) Como analisou os dados

“O QUE FEZ (realização)” Resultados “O QUE FEZ (realização)” 4 a 6 slides a partir da análise dos dados coletados (através de observações, entrevistas, etc.) e aplicando os conhecimentos adquiridos durante o curso, dizer: o que efetivamente fez, analisou, sugeriu, aplicou, modificou... Sugere-se apresentar também gráficos, tabelas e esquemas no setor, no processo, na empresa ...

Considerações finais (ou Conclusões) 1 ou 2 slides A partir do que sugeriu, aplicou, modificou, quais foram: as melhorias/contribuições para a empresa ou para o setor pesquisado Ex: Identificação do processo de sistematização de informações para uma melhor compreensão sobre o seu funcionamento ........ Contribuição para o desenvolvimento de um diagnóstico sobre .......... As contribuições para a área acadêmica Ex: Validação de um instrumento de pesquisa para o levantamento de dados e informações que poderá ser utilizado em .................; Levantamento de variáveis e de indicadores pertinentes para...............

Considerações finais (ou Conclusões) 1 ou 2 slides A partir do que sugeriu, aplicou, modificou, quais foram: contribuições pessoais dificuldades erros e acertos limites da pesquisa sugestões para pesquisas futuras

Outras dicas fonte (tipo): padrão em todos slides tamanho legível (ideal é acima de 20, não menor que 18) não sobrecarregar o slide procurar usar esquemas/desenhos só usar animações quando elas auxiliarem na explicação do slide (testar antes!) fundo dos slides x cor da fonte: contraste!! (cuidar bancas durante o dia: sugere-se fundo branco e fonte escura)

(postura, uso do micro/canhão, como responder às perguntas, etc.) COMO PROCEDER (postura, uso do micro/canhão, como responder às perguntas, etc.)

Como proceder na banca (1/3) Ter apresentação em várias mídias: disquete, CD, pendrive, etc. E ainda enviar para um e-mail que possa abrir em qualquer lugar. Postura Apresentação Uso do micro/canhão: procure ser natural, no deslocamento do corpo até o micro e sem paradas para passar ao próximo slide Fazer uma ´frase de ligação’ entre um slide e outro

Como proceder na banca (2/3) Perguntas comuns na banca: qual o aprendizado pessoal com o trabalho prático? quais foram as principais contribuições para a empresa? a empresa implantou (ou tem intenção de implantar) o que foi sugerido? questionamentos sobre o método de pesquisa todos os atores do processo estudado foram ouvidos/analisados? o que faria diferente se fosse refazer o trabalho? se acha que não faltou nada nos resultados para responder à situação problemática (a resposta deve denotar congruência entre título, situação problemática, objetivos e resultados)

Como proceder na banca (3/3) Responder sempre com educação e respeito Não ‘medir forças’ com o professor avaliador Cuidado: as perguntas não indicam necessariamente que algo está errado no trabalho. O aluno pode se ‘defender’, entendendo ‘defender’ como argumentar favoravelmente ao seu trabalho Manter-se calmo Não ultrapassar o tempo (20 minutos) Ensaiar antes!

Avaliação PESOS: 4 = trabalho escrito 3 = complexidade e utilidade (escrito + apresentação na banca) 3 = apresentação (na banca) Os 2 professores da banca avaliam individualmente, com base nos pesos acima, e a NOTA FINAL é a média das duas notas. O professor orientador não avalia (não fornece nota). Ele é o Presidente da banca, que coordena a apresentação.

SUCESSO!!!!!!