A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes do grupo que elaborou o poster) Orientador/a: (nome da/o(s) professor/a (s) que orientaram o trabalho) TEMA É o assunto que será abordado no poster. Deve ser sintetizado em uma frase. PROBLEMA/OBJETIVO GERAL É um recorte do tema elaborado a partir de uma questão sobre o assunto. Em outras palavras, é a exposição do que se quer descobrir e analisar sobre o tema escolhido. É importante que o problema tenha relação com uma inquietação, preocupação social e profissional, no nosso caso, do pedagogo em um contexto educativo. O problema auxiliará na definição do objetivo central de sua apresentação. É importante que na escrita do problema se explicite o recorte temporal e espacial da reflexão (rede e nível de ensino, período que a reflexão abordará, etc.) Aqui deve-se escrever em um parágrafo o que se quer descobrir sobre o tema. A explicação do porque queremos isto vem na justificativa. QUESTÕES/OBJETIVOS ESPECÍFICOS São um detalhamento do problema. Elas encaminham a investigação e a reflexão do problema e definem os objetivos específicos da apresentação. JUSTIFICATIVA Ela não responde às questões da pesquisa, mas explica o porque de ser importante pesquisá-las. A resposta, ou melhor, reflexão sobre às questões e sobre a problemática devem vir no item “análise dos dados” e nas “considerações finais”. Apesar de sua escrita ser, preferencialmente, em tópicos para facilitar leitura dos visitantes, cada tópico deve apresentar argumentos que apontem importância da pesquisa. REFERENCIAIS TEÓRICOS Aqui deve-se apresentar os conceitos e ideias de autores que ajudaram na reflexão. Deve-se explicar o significado de cada conceito e como contribuiu para a análise dos dados. É importante não confundir estes referenciais com as referências. METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Deve-se apresentar a metodologia e os procedimentos metodológicos utilizados no desenvolvimento do trabalho DADOS COLETADOS E ANALISADOS Neste item, além de citar onde/com quem/ como coletou (entrevista, foto, visita) dados analisados, é preciso apresentar uma seleção destes dados coletados. Ex: trecho da entrevista feita, fotos, dados coletados e sintetizados em forma de gráfico ou tabela, etc. As imagens, gráficos, tabelas utilizados devem ser legendados, identificados (Ex: fotos produzidas por quem, registram o que, quando e onde foram coletados?). Além disso, as imagens utilizadas não devem ser colocadas apenas como ilustração, mas devem ter relação com dados coletados na escola. Além disso, é preciso fazer uma breve análise destes dados analisados, mostrando como eles ajudam a responder ao objetivo/problema; às questões da pesquisa. CONSIDERAÇÕES FINAIS Aqui deve-se apresentar reflexões sobre a problemática e questões da pesquisa construídas através da análise dos dados empíricos selecionados em diálogo com os referenciais teóricos escolhidos para nortear a reflexão. Não é uma fala geral, abstrata, mas uma reflexão construída a partir dos dados coletados e dos conceitos, autores escolhidos. REFERÊNCIAS Indicação, conforme normas da ABNT, dos livros, artigos, sites consultados para construir os referenciais teórico metodológicos e a justificativa do pôster.


Carregar ppt "Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google