TUBERCULOSE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TABAGISMO E DOENÇAS RESPIRATÓRIAS.
Advertisements

DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.: Gilmar.
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
Vírus.
Epidemiologia, quadro clínico e diagnóstico da tuberculose.
GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Protozoário flagelado
SISTEMA RESPIRATÓRIO
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
EJA – Educação de Jovens e Adultos
E.E Camilo Bonfim Rubéola
HERPES.
DENGUE Prof Edilson Soares
Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07.
Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013
Doença de Chagas Tripanossomíase Americana.
DOENÇAS VIRAIS.
Doenças Bacterianas Carol 1º ano EM.
Ser Seropositivo e ter SIDA: Quais as Diferenças?
Reunião Mensal Anátomo-Patológica
É necessário expandir as indicações?
Doenças do Sistema Respiratório
Vamos Falar sobre… SIDA.
Trabalho de Biologia Leishmaniose Colégio Cenecista Catanduvas
TUBERCULOSE O que é? Processo de disseminação da tuberculose
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DST’S
Uso do ar comprimido com segurança jacira. com
Doenças de pele.
Tuberculose.
Informações sobre Hanseníase.
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
8º AB (2º Bimestre) SISTEMA RESPIRATÓRIO
Flávia Larissa Leonora Silmara João Plínio
Mycobacterium tuberculosis TUBERCULOSE
“GRIPE” A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente,
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Gripe Suína/Gripe A Ofélia 07/07/2009.
Tuberculose.
Cadeia do processo infeccioso História Natural
O QUE É TUBERCULOSE? A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch. Ela é transmitida de uma pessoa para outra pelo ar, quando o doente fala,
Ações de Enfermagem em Saúde Pública
VIVÊNCIA PROFISSIONAL
Doenças Causadas por Bactérias
Tuberculose.
DOENÇAS TRNSMISSIVEIS.
Febre Tifóide e Hanseníase
MICROBIOLOGIA E HIGIENE NO REFEITÓRIO
SERVIÇO MÉDICO O que é a gripe suína? FONTE DE PESQUISA Folha Online
INFECÇÃO HOSPITALAR.
Infeções sexualmente transmissíveis
Vacinação.
Ações de controle da tuberculose
Grandes epidemias: um passado presente
Projeto “Driblando a Tuberculose”. Em 1993 OMS declarou Tuberculose Emergência Mundial.
Tuberculose no Brasil.
Micobactérias Laboratório Clínico 4o ano Biomedicina.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
Aluno:Gabriel Cerqueira e Paula de Paula Professora(o): Ionez Camargo Professor STE:Marcos Fernandes Data:31/05/11 Disciplina:Ciências Ano: 7ª Turma:A.
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
“New Tactics Against Tuberculosis” by Clifton E. Barry III and Maija S. Cheung André Santos – Miguel Mendes – Pedro Jogo – Sara Pestana.
Nº 285 Segunda-feira PREVENÇÃO Nº 94 Terça-feira PREVENÇÃO Nº 95 Quarta-feira PREVENÇÃO Treinamento Diário Produção e Segurança (semana 23/11 a 28/11/15)
Transcrição da apresentação:

TUBERCULOSE

O QUE É?

É uma doença grave, transmitida pelo ar É uma doença grave, transmitida pelo ar. A tuberculose pode atingir todos os órgãos do corpo, mas atinge em especial os pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis.

PROCESSO DE DISSEMINAÇÃO DA TUBERCULOSE

1º PASSO: Apesar de atingir vários órgãos do corpo, a doença só é transmitida por quem estiver infectado com o bacilo nos pulmões.

2º PASSO: A disseminação acontece pelo ar 2º PASSO: A disseminação acontece pelo ar. O espirro de uma pessoa infectada joga no ar, cerca de 2 milhões de bacilos. Pela tosse cerca de 3,5 mil partículas são liberadas.

3º PASSO: Os bacilos da tuberculose jogados no ar permanecem em suspensão durante horas. Quem respira em um ambiente por onde passou um tuberculoso pode se infectar.

A TUBERCULOSE PULMONAR PROCESSO INFLAMATÓRIO:

O indivíduo que entra em contato pela primeira vez com o bacilo de Koch não tem, ainda, resistência natural. Mas adquire, se o organismo não estiver desabilitado, consegue matar o microorganismo antes que ele se instale como doença. É, também,estabelecida a proteção contra futuras infecções pelo bacilo.

TUBERCULOSE PRIMÁRIA

Após um período de 15 dias, os bacilos passam a se multiplicar facilmente nos pulmões, pois ainda não há proteção natural do organismo contra a doença. Se o sistema de defesa não conseguir “encurralar” o bacilo, instala-se a tuberculose primária, caracterizada por pequenas lesões (nódulos) nos pulmões.

CAVERNA TUBERCULOSA

Com o tempo e sem tratamento, o avanço da doença começa a provocar sintomas mais graves. De pequenas lesões, os bacilos cavam as chamadas cavernas tuberculosas, no pulmão, que costuma inflamar com freqüência e sangrar. A tosse, nesse caso, não é seca, mas com secreção purulenta e sangue. É a chamada Hemoptise.

IMPORTANTE

O tratamento interrompido fortalece o bacilo e pode trazer de volta a doença que causou pavor no passado. Pode também causar um outro tipo de tuberculose, a Tuberculose Resistente.

POR QUE NOS PULMÕES?

Como o bacilo de Koch se reproduz e se desenvolve rapidamente em áreas do corpo com muito oxigênio, o pulmão é o principal órgão atingido pela tuberculose.

TUBERCULOSE RESISTENTE

Atualmente, consiste na principal preocupação mundial em relação a doença. O abandono do tratamento faz com que os bacilos tornam-se resistentes aos medicamentos e estes deixam de surtir efeito. A tuberculose resistente pode desencadear uma nova onda da doença virtualmente incurável em todo mundo.

SINTOMAS

Suor noturno (que chega a molhar o lençol), Dor no tórax; Tosse crônica ( o grande marcador da doença é a tosse durante mais de 21 dias); Febre; Suor noturno (que chega a molhar o lençol), Dor no tórax; Perda de peso lenta e progressiva; Anorexia (falta de apetite e magreza); Adinamia (não tem disposição para nada).

TRATAMENTO

A prevenção usual é a vacina BCG, aplicada nos primeiros 3 dias de vida, é capaz de proteger contra as formas mais graves da doença.

Se houver a contaminação, o tratamento consiste basicamente na combinação de 3 medicamentos: Rifampicina Isoniazida Pirazinamida

O tratamento dura em torno de 6 meses O tratamento dura em torno de 6 meses. Se o tuberculoso tomar as medicações corretamente, as chances de cura chegam a 95%. É fundamental não interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapareçam.

NÚMERO DE CASOS

Em Araras, o número de casos nos últimos 6 meses foram 16 casos confirmados da doença.