Metodologia do Trabalho Acadêmico

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METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO SÍNTESE DA UNIDADE 3 Profa
Transcrição da apresentação:

Metodologia do Trabalho Acadêmico RESUMÃO Metodologia do Trabalho Acadêmico Unidade 2

Educação a Distância – EaD Metodologia do Trabalho Acadêmico Professor: Flávio Brustoloni

Metodologia Cronograma: Turma EMD 0168 Data Atividade 05/07 05/07 1º Encontro 05/07 1º Encontro 12/07 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 19/07 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 26/07 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL)

Objetivos da Unidade: Descrever, caracterizar e discutir as formas de pensamento científico; Contribuir para fazer ciência, descrevendo os caminhos necessários para o desenvolvimento da pesquisa a partir do rigor metodológico; Reconhecer os diversos tipos de trabalhos acadêmicos e suas funções; Elaborar os elementos constitutivos de trabalhos acadêmicos; Configurar graficamente um trabalho acadêmico; 1/83

Unidade 2 O PENSAMENTO CIENTÍFICO E OS TRABALHOS ACADÊMICOS 2/83

TÓPICO 1 O Pensamento Científico: uma Visão Geral 3/83

2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum Tópico 1 O senso comum talvez seja uma das primeiras formas de tentar entender ou explicar algum fato ou a realidade, sofrendo influências da intuição, da tradição e do bom senso. (Estamos na página 111 da apostila) 4/83

2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum Tópico 1 Podemos fazer afirmações baseadas em nosso conhecimento prévio, mas somente através de métodos científicos podemos encontrar a origem real de qualquer fenômeno. Assim, o conhecimento vulgar ou senso comum é a maneira de conhecer de forma superficial (por informações ou experiência casual). (Estamos na página 111 da apostila) 5/83

2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum Tópico 1 O conhecimento vulgar ou senso comum é desenvolvido principalmente por intermédio dos sentidos, e não é profundo, sistemático e infalível. Exemplo: manga com leite. (Estamos na página 111 da apostila) 6/83

2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum Tópico 1 Características do conhecimento popular: - Superficial: vai atrás dos outros; - Sensitivo: refere-se às vivências; - Subjetivo: o sujeito que as administra; - Assistemático: sem validade. (Estamos na página 113 da apostila) 7/83

(Estamos na página 115 da apostila) 2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum 2.1 Métodos importantes para aplicação prática Tópico 1 Método: processo racional que se segue para chegar a um fim, um modo ordenado de proceder ou conjunto de procedimentos técnicos e científicos. (Estamos na página 115 da apostila) 8/83

2.1 Métodos importantes para aplicação prática 2.1.1 Método histórico Tópico 1 Leva em conta o passado. (Estamos na página 115 da apostila) 9/83

(Estamos na página 116 da apostila) 2.1 Métodos importantes para aplicação prática 2.1.2 Método comparativo Tópico 1 Compara vários tipos de grupos, comunidades, instituições e fenômenos sociais com o objetivo de reconhecer semelhanças ou diferenças nos procedimentos. (Estamos na página 116 da apostila) 10/83

(Estamos na página 117 da apostila) 2.1 Métodos importantes para aplicação prática 2.1.3 Método do estudo de caso Tópico 1 Estudo profundo e exaustivo (intensivo) de um ou poucos objetos de maneira a permitir seu amplo e detalhado conhecimento. (Estamos na página 117 da apostila) 11/83

(Estamos na página 119 da apostila) 2.1 Métodos importantes para aplicação prática 2.1.3 Método do estudo de caso Tópico 1 - Deve ser significativo e “completo”; relevante; - Considerar perspectivas diferentes; - Apresentar evidências suficientes; - Elaborado de maneira atraente, escrito com clareza e seduzir o leitor até o final. (Estamos na página 119 da apostila) 12/83

(Estamos na página 120 da apostila) 2.1 Métodos importantes para aplicação prática 2.1.4 Método estatístico ou matemático Tópico 1 Reúne procedimentos estatísticos ou matemáticos para medir o objetivo pesquisado. Conhecido também como quantitativo. Característica principal: frieza e credibilidade dos números. Não apto a lidar com problemas humanos, pela imprevisibilidade dos resultados. Exemplo: pesquisas políticas (preferência de voto e voto propriamente dito). (Estamos na página 120 da apostila) 13/83

2.1 Métodos importantes para aplicação prática 2.1.5 Etnografia Tópico 1 Estudo das pessoas e de grupos, em primeira mão, por um período de tempo utilizando a convivência ou entrevistas para desvendar o comportamento social. (Estamos na página 120 da apostila) 14/83

TÓPICO 2 A Diversidade dos Trabalhos Acadêmicos 15/83

2. Tipos de Trabalhos Acadêmicos Tópico 2 Trabalhos de Graduação Trabalhos de Final de Curso Monografia Dissertação Tese Artigos Periódicos e Eventos Científicos Comunicação Científica (Estamos na página 123 da apostila) 16/83

2.1 Trabalhos de Graduação Tópico 2 Trabalhos de iniciação científica, apresentados dentro de uma sistemática e organização que estimulem o raciocínio científico. Uma revisão bibliográfica ou literária é tida como suficiente. (Estamos na página 124 da apostila) 17/83

2.2 Trabalhos de Final de Curso Tópico 2 Tido como monografia sobre um assunto específico. Tem como objetivo levar o aluno a refletir sobre temas determinados e transpor suas idéias para o papel na forma de pesquisa ou relatório. (Estamos na página 124 da apostila) 18/83

2.3 Monografia (Especialização) Tópico 2 Para cursos de pós-graduação lato-sensu, é parecida com trabalho de final de curso na graduação. Apenas o estudo precisa ser mais completo em relação ao tema escolhido para a pesquisa. (Estamos na página 124 da apostila) 19/83

(Estamos na página 125 da apostila) 2.4 Dissertações Tópico 2 Reflexão sobre determinado tema ou problema com idéias fundamentadas. Estudo completo sobre um tema, no qual sua parte mais importante é a fundamentação teórica. (Estamos na página 125 da apostila) 20/83

(Estamos na página 125 da apostila) 2.5 Teses Tópico 2 Trabalho de conclusão de curso do doutorado. As teses devem tratar de algo inédito, contributivo e não trivial. (Estamos na página 125 da apostila) 21/83

(Estamos nas páginas 125 e 126 da apostila) Importante: Tópico 2 Em suma, os trabalhos sempre apresentam a mesma estrutura: a) Introdução: objetivos, problemas e delimitações; b) Desenvolvimento: dissertação sobre tema escolhido; c) Considerações Finais: conclusões a respeito da discussão ou resultados obtidos. (Estamos nas páginas 125 e 126 da apostila) 22/83

2.6 Artigos Periódicos e Eventos Científicos Tópico 2 Resultado de pesquisas realizadas que não são dissertações ou teses. Possui formato mais enxuto e possibilidade de maior divulgação. (Estamos na página 126 da apostila) 23/83

2.6 Artigos Periódicos e Eventos Científicos Tópico 2 Classificam-se em 3 tipos: a) Analítico: descreve alguma coisa; b) Classificatório: explica algo em partes classificadas e ordenadas; c) Argumentativo: argumenta sobre algo. (Estamos na página 127 da apostila) 24/83

2.7 Comunicação Científica Tópico 2 Relato de resultados de pesquisas com duração em média de 20 minutos em em Congressos ou Eventos Científicos. Obedece geralmente à estrutura de um artigo, porém, de forma mais sucinta. (Estamos na página 127 da apostila) 25/83

TÓPICO 3 Elementos Constitutivos dos Trabalhos Acadêmicos 26/83

(Estamos na página 131 da apostila) 2. Estrutura Básica Tópico 3 Elementos Pré-Textuais b) Elementos Textuais c) Elementos Pós-Textuais (Estamos na página 131 da apostila) 27/83

2. Estrutura Básica 2.1 Parte Externa Tópico 3 O primeiro elemento do trabalho é a capa, parte em que são apresentadas informações essenciais a sua identificação. (Estamos na página 132 da apostila) 28/83

(Estamos na página 133 da apostila) 2.1.1 Capa Tópico 3 nome da Instituição (opcional); b) título; c) subtítulo (se houver); d) nome do(s) autor(es); e) cidade; f) data (ano). Fonte: Times New Roman tamanho 12 (Negrito apenas no título) (Estamos na página 133 da apostila) 29/83

2.2.1 Elementos Pré-Textuais 2.2.1.1 Folha de Rosto Tópico 3 nome do(s) autor(es); b) título; c) subtítulo (se houver); d) natureza do trabalho, objetivo e nome da instituição de ensino; e) nome do orientador e coordenador; f) cidade; g) data (ano). (Estamos na página 134 da apostila) 30/83

(Estamos na página 135 da apostila) 2.2.1.2 Folha de Aprovação Tópico 3 nome do(s) autor(es); b) título; c) subtítulo (se houver); d) natureza do trabalho, objetivo e nome da instituição de ensino; e) membros da banca examinadora; f) data de aprovação do trabalho. (Estamos na página 135 da apostila) 31/83

2.2.1.3 Dedicatória (Opcional) Tópico 3 Apesar de amplamente utilizada, é opcional. Nela presta-se homenagens ou dedica-se o trabalho a alguém. (Estamos na página 136 da apostila) 32/83

(Estamos na página 137 da apostila) 2.2.1.4 Agradecimentos Tópico 3 Utilizada para agradecer a pessoas que contribuíram direta ou indiretamente com a realização do trabalho. (Estamos na página 137 da apostila) 33/83

(Estamos na página 138 da apostila) 2.2.1.5 Resumos Tópico 3 Elaborado depois de concluído o trabalho, e constituí-se de uma página com breve explanação de todo o trabalho, cuja extensão não ultrapassa 500 palavras. É comum fazer o mesmo resumo em alguma língua estrangeira (inglês, francês, etc). (Estamos na página 138 da apostila) 34/83

2.2.1.6 Listas (Ilustrações, Tabelas, Abreviaturas e Siglas) Tópico 3 Localiza-se antes do sumário e seus itens devem estar relacionados na mesma ordem em que aparecem no trabalho. (Estamos na página 139 da apostila) 35/83

(Estamos nas páginas 140 e 141 da apostila) 2.2.1.7 Sumário Tópico 3 Deve dar uma idéia geral do conteúdo do trabalho. Elementos pré-textuais não devem constar no sumário. (Estamos nas páginas 140 e 141 da apostila) 36/83

(Estamos na página 142 da apostila) 2.2.2 Elementos Textuais Tópico 3 Constituem o núcleo da trabalho. Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. (Estamos na página 142 da apostila) 37/83

(Estamos nas páginas 142 e 143 da apostila) 2.2.2.1 Introdução Tópico 3 Deve apresentar o tema do seu trabalho, razões da pesquisa, sua relevância e deixar claro qual o objetivo da pesquisa. Contém os seguintes parágrafos: - Apresentação do tema; - Justificativa(s) da escolha do tema; - Objetivo(s) da pesquisa. (Estamos nas páginas 142 e 143 da apostila) 38/83

(Estamos nas páginas 144 e 145 da apostila) 2.2.2.2 Desenvolvimento Tópico 3 Também conhecida como “Revisão de Literatura” ou “Fundamentação Teórica”. Consiste no confronto das idéias do autor da pesquisa com a de diversos autores. Além da fundamentação teórica (obrigatória), o desenvolvimento ainda pode apresentar: (Estamos nas páginas 144 e 145 da apostila) 39/83

(Estamos na página 145 da apostila) 2.2.2.2 Desenvolvimento Tópico 3 a) Metodologia: como, onde, com quem, com quantos foi feita a pesquisa. Divide-se em: (Estamos na página 145 da apostila) 40/83

(Estamos nas páginas 146 e 147 da apostila) * Tipos de Pesquisa Tópico 3 Quanto à natureza da pesquisa: básica ou aplicada; - Quanto à abordagem do problema: quantitativa ou qualitativa; - Quanto à realização dos objetivos: Descritiva ou Exploratória; - Quanto aos procedimentos técnicos: Bibliográfica, Documental, Levantamento, Estudo de Caso, Experimental, etc... (Estamos nas páginas 146 e 147 da apostila) 41/83

Tipos de Pesquisa a) À natureza da pesquisa: Tópico 3 - Básica: gera conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência porém sem aplicação prática prevista; - Aplicada: gera conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos; (Estamos na página 146 da apostila) 42/83

Tipos de Pesquisa b) À abordagem do problema: Tópico 3 - Qualitativa: não requer métodos e técnicas estatísticas pois não envolve números; - Quantitativa: mensura os fenômenos através de métodos e técnicas estatísticas; (Estamos na página 146 da apostila) 43/83

Tipos de Pesquisa c) À realização dos objetivos: Tópico 3 - Descritiva: descreve determinados acontecimentos. Direcionada para pesquisadores com conhecimento aprofundado do problema; - Exploratória: voltado a pesquisadores com pouco conhecimento sobre o assunto pesquisado; (Estamos na página 146 da apostila) 44/83

Tipos de Pesquisa d) Aos procedimentos técnicos: Tópico 3 - Bibliográfica: utiliza material publicado (livros, periódicos, internet, etc.); - Documental: utiliza material de primeira mão (documentos, reportagens, cartas, filmes, etc.); - Levantamento: interrogação direta de pessoas; - Estudo de caso: estudo profundo de algo; (Estamos na página 146 da apostila) 45/83

Tipos de Pesquisa d) Aos procedimentos técnicos: Tópico 3 - Participante: integração do investigador com o grupo pesquisado; - Pesquisa-ação: pesquisadores envolvidos de modo cooperativo ou participativo no problema; - Experimental: faz-se experimentos com as variáveis que influenciam o objeto de estudo; - Ex-post-facto: quando o experimento se realiza depois dos fatos. O pesquisador não controla as variáveis. (Estamos na página 147 da apostila) 46/83

* Quanto aos Procedimentos Técnicos: Tópico 3 População e Amostra: população é um conjunto de membros (seres animados ou não) que possuem características em comum. A amostra é uma parte da população. - Materiais e Métodos: instrumental empregado e a descrição das técnicas adotadas e processo de experimentação com certa riqueza de detalhes. (Estamos nas páginas 148 e 149 da apostila) 47/83

(Estamos na página 149 da apostila) 2.2.2.2 Desenvolvimento Tópico 3 b) Análise e Discussão dos Resultados: apresentação dos resultados de forma clara, lógica e objetiva, sejam negativos ou positivos. Utilizar argumentos coerentes, fazer uso de estatísticas, tabelas, e evitar interpretações pessoais. (Estamos na página 149 da apostila) 48/83

2.2.2.3 Conclusão ou Considerações Finais Tópico 3 Apresentação do cumprimento do(s) objetivo(s) do trabalho de forma resumida. (Estamos na página 150 da apostila) 49/83

2.2.3 Elementos Pós-Textuais 2.2.3.1 Referências Tópico 3 Devem ser arroladas em uma lista denominada REFERÊNCIAS, apresentando as fontes de pesquisa disponíveis. (Estamos na página 151 da apostila) 50/83

2.2.3 Elementos Pós-Textuais 2.2.3.2 Apêndices Tópico 3 Formado por documentos auxiliares como tabelas, gráficos, mapas, etc. Todos tem de ser elaborados pelo próprio autor. (Estamos na página 151 da apostila) 51/83

2.2.3 Elementos Pós-Textuais 2.2.3.3 Anexos Tópico 3 Documentos auxiliares não elaborados pelo autor, tais como tabelas, mapas, gráficos, etc. (Estamos na página 151 da apostila) 52/83

TÓPICO 4 Uniformização Gráfica de Trabalhos Acadêmicos 53/83

(Estamos na página 157 da apostila) 1. Introdução Tópico 4 Refere-se à disposição dos elementos básicos do trabalho. Esta estética padronizada ajuda o leitor na leitura, dando-lhe direção e facilidade no encontro da matéria. (Estamos na página 157 da apostila) 54/83

(Estamos nas páginas 157 e 158 da apostila) 2. Orientações Tópico 4 Papel A4 (29,7cm x 21cm); - Margens: 2cm LD e INF, 3cm SUP e LE; - Times New Roman tamanho 12; - Entrelinhas: 1,5 (salvo exceções); - Títulos: separados por 2 espaços do texto (exceto referências que são espaços simples); - Numeração de páginas: a partir da folha de rosto contadas sequencialmente, mas não numeradas; (Estamos nas páginas 157 e 158 da apostila) 55/83

(Estamos nas páginas 159 a 161 da apostila) 2. Orientações Tópico 4 A numeração de páginas começa na introdução, e deve ser em algarismos arábicos, ficando a 2cm da parte superior e 2cm da borda direita da folha; - Criar seções e subseções; - Seções Primárias: 1 INTRODUÇÃO; - Seções Secundárias: 1.1 APRESENTAÇÃO; - Seções Terciárias e demais: 1.1.1 Histórico; (Estamos nas páginas 159 a 161 da apostila) 56/83

TÓPICO 5 O Paper 57/83

(Estamos na página 165 da apostila) 1. Introdução Tópico 5 Tipo particular de artigo científico. Modelo adotado para a entrega de grande parte dos trabalhos solicitados ao longo do curso. (Estamos na página 165 da apostila) 58/83

(Estamos na página 165 da apostila) 2. Artigo e Paper Tópico 5 Segundo Lakatos e Marconi (1991): “Artigo científico é a parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ABNT, NBR 6022, 2003, p.2). (Estamos na página 165 da apostila) 59/83

(Estamos na página 166 da apostila) 2. Artigo e Paper Tópico 5 Artigo original: temas ou abordagens próprias; - Artigo de revisão: resume, analisa e discute informações já publicadas. (Estamos na página 166 da apostila) 60/83

(Estamos na página 166 da apostila) 2. Artigo e Paper Tópico 5 Definição de Paper segundo Oliveira (2006): “São pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica” (OLIVEIRA NETTO, 2006, p.90). (Estamos na página 166 da apostila) 61/83

3. O problema de pesquisa: assunto que se quer provar ou desenvolver Tópico 5 - Uma das principais tarefas iniciais na elaboração do paper deve ser a escolha do assunto; - Toda pesquisa começa a partir de um problema; - A escolha do assunto deve fazer com que o autor se sinta realizado ao escrever sobre ele; (Estamos na página 166 da apostila) 62/83

4. Estrutura e Apresentação do Paper Tópico 5 Papel A4 branco (impressão de um lado); - Fonte: Times New Roman 12 (exceto notas de rodapé e citações longas); - Espacejamento: 1,5 (salvo exceções); - Margens: todas 2cm - Páginas: canto superior direito, a primeira folha é contada mas não numerada. (Estamos na página 168 da apostila) 63/83

4.1 Elementos Pré-textuais 4.1.1 Cabeçalho Tópico 5 Título - Subtítulo - Nome do(s) autor(es) - Instituição, curso/habilitação e disciplina; - Data (Estamos na página 170 da apostila) 64/83

4.1 Elementos Pré-textuais 4.1.2 Resumo Tópico 5 Redação concisa em um único parágrafo, destacando os pontos mais relevantes do trabalho. No máximo 15 linhas ou 150 palavras. (Estamos na página 172 da apostila) 65/83

4.1 Elementos Pré-textuais 4.1.3 Palavras-chave Tópico 5 Representam o assunto abordado no trabalho. Escolher 3 palavras separadas entre si e finalizadas por ponto, iniciadas com letra maiúscula. (Estamos na página 174 da apostila) 66/83

4.2 Elementos Textuais 4.2.1 Introdução Tópico 5 Delimitação do assunto, objetivo(s), justificativa e outros elementos (metodologia adotada) para situar o tema no artigo. Último parágrafo deve mostrar a estrutura. (Estamos na página 174 da apostila) 67/83

Verbos usados na formulação de objetivos: Tópico 5 Conhecimento: definir, enunciar, conceituar, nomear, relacionar... (Estamos na página 175 da apostila) 68/83

Verbos usados na formulação de objetivos: Tópico 5 Compreensão: identificar, descrever, distinguir, explicar, expressar, traduzir, analisar, especificar... (Estamos na página 175 da apostila) 69/83

Verbos usados na formulação de objetivos: Tópico 5 Aplicação: aplicar, demonstrar, empregar, manipular, usar, experimentar, solucionar, operar, calcular, construir... (Estamos na página 175 da apostila) 70/83

4.2 Elementos Textuais 4.2.2 Desenvolvimento Tópico 5 Fundamentação teórica; - Procedimentos metodológicos; - Resultados e discussão; - Inserir elementos de apoio ao texto. (Estamos na página 175 da apostila) 71/83

4.2.2 Desenvolvimento 4.2.2.1 Citações Tópico 5 Informações extraídas de outras fontes. (Estamos na página 175 da apostila) 72/83

4.2.2 Desenvolvimento 4.2.2.2 Figuras Tópico 5 Complementam ou ajudam a ilustrar alguma parte do texto. Devem estar centralizadas na página e possuir título (abaixo das mesmas) junto com a numeração. Exemplo: FIGURA 11 – AS CINCO DISFUNÇÕES DE UM TIME FONTE: ALTA Confiança. Você SA, São Paulo, ed. 104, p. 44, fev. 2007. (Estamos na página 176 da apostila) 73/83

4.2.2 Desenvolvimento 4.2.2.3 Gráficos Tópico 5 Tratamento semelhante ao das figuras. (Estamos na página 177 da apostila) 74/83

4.2.2 Desenvolvimento 4.2.2.4 Tabelas Tópico 5 “[...] representação numérica de dados quantitativos coletados por meio de instrumentos próprios para este fim.” (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007, p. 129) (Estamos na página 178 da apostila) 75/83

4.2.2 Desenvolvimento 4.2.2.4 Tabelas Tópico 5 Orientações: - Possuir número independente e consecutivo; - O título deve ficar acima da tabela; - A fonte fica no rodapé da tabela; - Formatação semelhante a das figuras; (Estamos na página 178 da apostila) 76/83

4.2.2 Desenvolvimento 4.2.2.5 Quadros Tópico 5 Arranjo predominante de palavras, dispostas em linhas e colunas com ou sem indicação de dados numéricos. Apresentação não estatística de dados, apenas esquemática e descritiva. Identificação e fonte semelhante ao das figuras, também localizadas abaixo dos quadros. (Estamos na página 179 da apostila) 77/83

4.2.2 Desenvolvimento 4.2.2.6 Notas de rodapé Tópico 5 Indica a fonte; - Insere considerações complementares; - Reflexões e acréscimos pertinentes; - Define conceitos e termos; - Traz a versão original de citações. (Estamos na página 180 da apostila) 78/83

4.2.2 Desenvolvimento 4.2.2.6 Notas de rodapé Tópico 5 - Indicativo numérico, na margem esquerda; - Fonte menor, tamanho 10; - Espaçamento simples; - Palavras / expressões estrangeiras ou em latim digitadas em itálico. - Pode-se utilizar o Word para confecção automática das mesmas. (Estamos nas páginas 181 e 182 da apostila) 79/83

4.2.2 Desenvolvimento 4.2.2.7 Títulos de seções Tópico 5 - deixar 1 linha em branco após cada título de seção de qualquer ordem; - deixar 1 linha em branco entre parágrafos; - deixar 2 linhas em branco no término de uma seção ou antes da próxima seção. (Estamos nas páginas 182 e 183 da apostila) 80/83

(Estamos na página 184 da apostila) 4.2.3 Considerações finais Tópico 5 - retomada dos objetivos da introdução; - apresentação das conclusões; - contribuições do trabalho; - sugestões para estudos futuros; - outros enfoques. (Estamos na página 184 da apostila) 81/83

4.3 Elementos Pós-textuais Tópico 5 a) Referências: apresente todos os documentos consultados para elaboração do paper. b) Apêndices e anexos: materiais suplementares, que complementam a argumentação. Iniciam em folhas distintas. (Estamos na página 185 da apostila) 82/83

(Estamos na página 186 da apostila) 5 Exemplo de Paper Tópico 5 Como exemplo, apresentamos um exemplo de paper elaborado pelos professores autores deste caderno. (Vide página 186). (Estamos na página 186 da apostila) 83/83

Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

Metodologia PRÓXIMA AULA: 3º Encontro da Disciplina 2ª Avaliação da Disciplina (10 Questões Objetivas sem consulta)