A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO SÍNTESE DA UNIDADE 3 Profa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO SÍNTESE DA UNIDADE 3 Profa"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO SÍNTESE DA UNIDADE 3 Profa
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO SÍNTESE DA UNIDADE 3 Profa. Taís Baumgarten Carvalho

2 Tópico 1 – Pensamento Científico
Senso Comum (conhecimento popular): Está ligado a intuição, tradição e bom senso. Conhecimento do quotidiano adquirido por acaso sem aplicações de métodos científicos. Senso Crítico (conhecimento científico): O conhecimento científico ultrapassa os limites do conhecimento do senso comum. A ciência é abordada por diversos autores de forma multifacetada.

3 MÉTODO Processo racional com uma finalidade de obedecer um conjunto de procedimentos técnicos e científicos. OS 5 TIPOS DE MÉTODOS Histórico Comparativo Estudo de caso Estatístico Matemático etnografia

4 MÉTODO HISTÓRICO Ex. A ciência cognitiva: histórico, evolução, abordagens e principais autores Busca o entendimento das origens que cercam o tema até o estado-da-arte MÉTODO COMPARATIVO Tem o objetivo de comparar diversos grupos, comunidades, instituições com o intuito de analisar as semelhanças. MÉTODO DO ESTUDO DE CASO Complexo; Estudo profundo de poucos objetos; Possui um caráter amplo e detalhado do conhecimento;

5 É escolhido após examinar conhecimentos contemporâneos (olho clínico);
Muito utilizado, busca uma ampla variedade de evidências através da observação direta e entrevistas. Características do estudo de caso: Deve ser relevante, significativo,completo e trazer contribuições para a comunidade científica; Considerar evidências sob várias perspectivas; Deve seduzir o leitor pela clareza de informações.

6 MÉTODO ESTATÍSTICO OU MATEMÁTICO
Busca articular métodos estatísticos ou matemáticos com a finalidade de medir, avaliar o objetivo do que foi pesquisado; Característica: frieza da credibilidade dos números; Ponto fraco: padronização Não é aconselhável para pesquisas que envolver a ontologia. ETNOGRAFIA – estudo social Método muito importante; Faz emergir informações ricas e profundas

7 Estudo das pessoas e de grupos, que utiliza o método de observação e/ou entrevistas com a finalidade de o comportamento social;

8 TÓPICO 2 – TIPOS DE PESQUISA ver esquema página 142 – problema de pesquisa?
Qual o motivo de pesquisarmos? NATUREZA DA PESQUISA: Básica ou aplicada BÁSICA: gerar novos conhecimentos que serão úteis para o avanço da ciência, sem aplicação prática. APLICADA: gerar conhecimentos para serem colocados em prática, sempre direcionados para problemas específicos. Visa descobrir um problema

9 A REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS
ABORDAGEM DO PROBLEMA QUALITATIVA: Não usa métodos e técnicas estatísticas. A subjetividade não pode ser medida através de números. QUANTITATIVA: Envolve dados numéricos com aplicações de métodos e testes estatísticos. A REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS DESCRITIVA: Descreve acontecimentos EXPLORATÓRIA: Explora o tema, são poucas pesquisas publicadas na área.

10 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS
BIBLIOGRÁFICA: revisão da literatura em livros, artigos... DOCUMENTAL: documentos oficiais, reportagens, contratos, gravações... LEVANTAMENTO: interrogação direta de pessoas para conhecer o comportamento do problema a ser estudado. ESTUDO DE CASO: estudo detalhado, profundo e exaustivo do(s) objetos pesquisados. PARTICIPANTE: integração do investigador no grupo que estás sendo pesquisado. PESQUISA-AÇÃO: resolução de problemas coletivos. Pesquisadores e participantes se envolvem juntos. EXPERIMENTAL: ao determinar um objeto de estudo seleciona-se as variáveis que servirão de hipóteses para o controle e a observação do efeito que poderão sofrer. EX-POST-FACTO: o experimento é realizado após os fatos.


Carregar ppt "METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO SÍNTESE DA UNIDADE 3 Profa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google