Economia de Comunhão 13 de Setembro de 2011
Economia de Comunhão Onde e porquê A Cultura do Dar As empresas EdC O destino dos lucros Os Polos Empresariais Conclusão
Onde e Porque Economia de Comunhão A Economia de Comunhão foi lançada por Chiara Lubich em Maio de 1991 no Brasil Substituir a fotografia...
Economia de Comunhão Chiara Lubich propôs a divisão dos lucros por três finalidades: Ajudar as pessoas mais desfavorecidas e/ou em situação de dificuldade; Difundir a “Cultura do Dar” e da reciprocidade; Reinvistir na própria empresa, assegurando o seu desenvolvimento e, em particular, a criação de postos de trabalho. Finalidades igualmente importantes...
Economia de Comunhão Finalidades igualmente importantes...
Cultura do Dar Damos: O que temos em excesso ou mesmo o que é necessário; A inteligência, a experiência; a vontade; as capacidades, a compreensão,…. O princípio da gratuidade: Age-se trabalha-se e produz-se sem utilizar as pessoas, as coisas, ou a si próprio respeitando-as como bens em si Rever esta formulação...
As Empresas As empresas de EdC “lutam” no seu dia a dia para: Colocar a pessoa no centro da empresa; Ajudar pessoas que estão em dificuldade, criando novos postos de trabalho; Promover a passagem, da economia e da sociedade inteira, da cultura do ter para a cultura do dar.
Evolução do número das empresas
Evolução por Continentes (comparação 2007 / 2010)
Subdivisão por setores produtivos
Subdivisão por número de trabalhadores (dados disponibilizados por 77% das empresas)
Subdivisão por faturação (dados disponibilizados por 50% das empresas)
As Contribuições
Lucros das empresas EdC utilizados (% por tipologia)
Projetos de desenvolvimento e assistência (% por setor)
O Destino das Contribuições Checar se isto está actualizado...
Bolsas de estudo financiadas (1.059) (% por tipo de estudo)
Formação de “homens novos” (% por setor)
O Destino dos Lucros Checar se está actualizado...
O Destino dos Lucros Checar se está actualizado...
O Destino dos Lucros Checar se está actualizado...
Os Polos Empresariais Os Polos - Dar visibilidade ao projecto e congregar as empresas de EdC São expressão de uma comunidade de empresas de EdC, “um espaço de comunhão” e um “laboratório de experimentação” do novo modo de “atuar na economia”
Polo Giosi Guella - Abrigada
Os Polos Empresariais no mundo Finalidades igualmente importantes...
Conclusão Hoje, nesta época de crise, a economia e o mercado têm certamente uma necessidade de novas regras, mas, acima de tudo, uma necessidade vital de comunhão, de felicidade, de gratuidade.
Conclusão “O lucro é útil se, como meio, for orientado para um fim que lhe indique o sentido e o modo como o produzir e utilizar. O objectivo exclusivo de lucro, quando mal produzido e sem ter como fim último o bem comum, arrisca-se a destruir riqueza e criar pobreza.” «Caritas in Veritate»
Conclusão A Economia de Comunhão - EdC, produzindo estes bens dá uma contribuição muito própria, mas não irrelevante, aos sonhos e sofrimentos dos homens e das mulheres de hoje.
Conclusão Trata-se de promover uma mudança não só de carácter económico mas também cultural que coloca os recursos humanos e materiais ao serviço do bem comum para que “não haja necessitados”