- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Pedagógico Qualificação e Integração das Pessoas com deficiências e Incapacidades – As novas oportunidades Seminário Pedagógico
Advertisements

A partir da década de 70, a Educação Permanente foi vista como
RH21 – Programa integrado Mar. / 2006 MOVIMENTO RH21 Projecto base de candidatura à APG 2006.
ID 124 –ACTIDEF Avaliação Computacional e Tecnológica Integrada do Desempenho e Funcionalidade de Cidadãos com Incapacidades Músculo-esqueléticas.
Manuel de Oliveira Ilda Poças Luís Mendanha
O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Intervenção Social nos
O Trabalhador do Conhecimento na Sociedade do Conhecimento
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
QUEM SÃO OS UTILIZADORES? TEMA : VOLUNTARIADO GRUPO 1: LUÍS MARUJO, WANG LIN, º Aula de Laboratório.
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
Avaliação da Qualidade dos
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
AULA 7 – Capacitação Profissional
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Intervenção psicológica
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
Desenvolvimento Curricular
Breve Histórico da Deficiência
É a promoção e a generalização da actividade física, enquanto instrumento essencial para melhorar a condição física, qualidade de vida e da saúde dos.
VOCÊ “AINDA” TEM COMPROMISSO
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Projeto Cidadania.
Lei de bases da actividade física e desportiva
Acessibilidade dos portadores de deficiência motora
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA MOVIMENTO. O MOVIMENTO O MOVIMENTO é a base da vida.... está basicamente relacionado com tudo o que tem a ver com o ser humano,
Desvantagens da Diferença Escola Secundária Fernando Namora Psicologia
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Lisboa, 16 Maio 2013 Ana Rita Bule, Joana Bernardo e Vânia Matos Seminário de Integração Profissional V Docente Ana Carvalho 3.ºAno – 2.ºSemestre 2012/2013.
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade.
Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere.
Eixo 1 Tecnologias Assistivas Facilitadoras do Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Metodologias de Intervenção Psicológica
Curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas Letras e Artes
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
1 Programa de Inclusão Sócio- profissional de Pessoas Portadoras de Deficiência – PPD’s.
Conferência Municipal de Educação
RECCRIA PROMOVERESISTE Observatório do Cidadão OC1 OC2 OC3 OC4 OC5 OC6 OC7 OC8.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Animação Sociocultural
Associação Búlgara para as Pessoas com Deficiência Mental (BAPID) Conquistas e Esperanças.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Ciclo de Conferências FENPROF 2015 Inclusão: O grande Desafio do Futuro Viseu 16 de maio Joaquim Colôa Imagem de Paula Rego.
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Agenda Social Eixo Cidadania e Direitos Humanos Pessoas com Deficiência Secretaria Especial.
Introdução ao Serviço Social
Medidas Ativas de Emprego
Empregabilidade da pessoa com deficiência
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
Perfil Empresa ↗ Apostamos no desenvolvimento de soluções à medida ↗ Somos uma Equipa com grande experiência na actividade e provas dadas na condução de.
Diversidade - Pessoas com Deficiência 22 de Setembro de 2007 São Paulo, 22 de Setembro de 2007 Capacitação Profissional e Inserção da Pessoa com Deficiência.
Capacitação Profissional e inserção da pessoa com deficiência no mercado de Trabalho: desafios e possibilidades Cristina Seibert Agente de Treinamento.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
20 de Setembro de 2007 APRESENTAÇÃO DO ANO LECTIVO 2007 / 2008 Conferência de Imprensa.
Transcrição da apresentação:

- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social ADAPTAÇÃO / READAPTAÇÃO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social de Pessoas com Deficiência.

Inserção na Vida Activa MELHORAR - A Empregabilidade - A Integração Social - A Integração Profissional 1.ª prioridade As dificuldades das pessoas com deficiência na sua inserção na Vida Activa Questões quanto à colocação profissional destas pessoas? - Que acessibilidades ? - Que transporte ? - Que habitação ? - Que ajudas técnicas ? - Que adaptação aos postos de trabalho ?

INCLUSÃO SOCIAL Conceito que integra em si dois movimentos INSERÇÃO movimento do individuo face à colectividade INTEGRAÇÃO movimento da colectividade face ao individuo movimentos complementares lutam contra a DISCRIMINAÇÃO SOCIAL

Centros de Reabilitação Profissional ATENDIMENTO a pessoas portadoras de deficiência. COMBATE à Discriminação / Exclusão Social INTERVENÇÃO nos domínios: 1 - Orientação – Formação 2 - Colocação no mercado de trabalho 3 - Acompanhamento no mercado de trabalho Funções:

- Projectos Profissionais ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - Projectos Profissionais . Elaboração . Concretização - Preparar . Inicialmente - Adaptação / readaptação ao trabalho . Posteriormente - Qualificação profissional, emprego e manutenção. - Conferir . Competências para assegurar a concretização dos Projectos Profissionais - Assumir-se como ESPAÇO DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Objectivo . Fortalecer os componentes básicos do Processo de Orientação Profissional. com : - Informação sobre o individuo - perfil de aptidões. - Informação sobre o mundo do trabalho - perfil de exigência. As Decisões - decorrentes destas informações devem ter em conta: - Os ajustamentos - O desenvolvimento de perfis individuais ou aptidões . - As exigências profissionais

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - Actividades que promovam REDUÇÃO DAS DIFERENÇAS entre dois perfis: - Perfil de Aptidões - Perfil de Exigência - Viabilizar o Projecto Sócio - Profissional - Competências para o Trabalho de pessoas portadoras de Deficiência Motora SABER FAZER

Pessoas com deficiência na área da Saúde Mental ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Procura-se Valorizar os saberes ligados ao SABER SER SABER ESTAR DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL Pessoas com deficiência na área da Saúde Mental

ADAPTAÇÃO / READAPTAÇÃO AO TRABALHO …