REOLOGIA DO CONCRETO.

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Transcrição da apresentação:

REOLOGIA DO CONCRETO

Nome: Arcindo Vaquero y Mayor : arcindo@abesc.org.br Telefone: (11) 3709-3466

Órgão oficial, representativo do setor. As empresas associadas respondem por 80% do mercado. Objetivos: Desenvolvimento Técnico. Apoio a Associados e Construtores. Formação e Aperfeiçoamento.

www.abesc.org.br

Consumo de Concreto m³/ hab x ano Espanha 2,25 Irlanda 2,24 Estados Unidos 1,14 América Latina 0,14 Brasil 0,13

NÍVEIS DE TRABALHABILIDADE Média Sem trabalhabilidade Alta (Flowing) Baixa 7

BOM concreto convencional… Mas POBRE adensamento! 8

Tecnologia de Concreto

Preenchimento de vazios Fonte: Grupo Minetti

GRÁFICO DE COMPOSIÇÃO DE AGREGADOS 100 39% areia + cimento 90 Brita 19 4,8 80 Brita 50 - 19 Mistura Cimento - Agregado 70 Curva de referência 63% brita 19 – 4,8 + areia + cimento 24% brita 19 – 4,8 60 PORCENTAGEM RETIDA areia 50 40 37% brita 50 - 19 30 20 10 0,075 0,15 0,3 0,6 1,2 2,4 4,8 9,5 19 25 38 50 76 Fonte: Guia Practica del Hormigon – G. Dreux PENEIRA (mm)

Classes trabalhabilidade Aplicações recomendadas ABNT NBR 8953 Classes trabalhabilidade Classe Abatimento Mm Aplicações recomendadas S10 10 < A < 50 Concreto extrudado, vibro-prensado ou centrifugado S50 50 < A < 100 Alguns tipos de pavimentos, de elementos de fundações e de elementos pré-moldados ou pré-fabricados S100 100 < A < 150 Elementos estruturais correntes como lajes, vigas, pilares, tirantes, paredes diafragma com lançamento convencional do concreto S150 150 < A < 220 Elementos estruturais correntes como lajes,vigas, pilares, tirantes, paredes diafragma com concreto lançado por bombeamento S220 > 220 Estruturas e elementos estruturais esbeltos ou com alta densidade de armaduras com concreto lançado por bombeamento, lajes de grandes dimensões, elementos pré-moldados ou pré- fabricados de concreto O concreto auto-adensável deve ser classificado conforme o Projeto 18:300.03-001.

Classes de resistência de concretos estruturais do grupo I ABNT NBR 8953 Classes de resistência de concretos estruturais do grupo I Classe de resistência Grupo I Resistência característica à compressão MPa C20 C25 C30 C35 C40 C45 C50 20 25 30 35 40 45 50 Classes de resistência de concretos estruturais do grupo II Classe de resistência Grupo II Resistência característica à compressão MPa C55 C60 C70 C80 C90 C100 55 60 70 80 90 100 Para os concretos do grupo II permite-se, na ausência de Norma brasileira em vigor, adotar os critérios de projeto estrutural de normas internacionais.

Classe de resistência Resistência característica à compressão MPa C10 ABNT NBR 8953 Classes de resistência de concretos não estruturais Classe de resistência Resistência característica à compressão MPa C10 C15 10 15

EQUIPAMENTOS BOMBEAMENTO

EQUIPAMENTOS BOMBEAMENTO

Dimensão máxima do agregado (mm) DIÂMETRO MÁXIMO DO AGREGADO E O ABATIMENTO x COMPRIMENTO VERTICAL E HORIZONTAL DA LINHA: Tubulação de D = 125 mm Dimensão máxima do agregado (mm) Comprimento (m) Slump test (mm) vertical horizontal abatimento tolerância 25 40 25 80 ±10 ±10 45 80 19 80 ±20 60 120 19 100 90 180 19 140 ±20 140 260 19 160 ±30 Sujeito a utilizar B0 + B1 Sujeito a utilizar aditivo superplastificante

BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO EQUIPAMENTOS BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO PORQUE BOMBEAR CONCRETO Maior velocidade com economia de tempo e trabalho na distribuição.

BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO EQUIPAMENTOS BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO Melhor precisão e eficiência na distribuição do concreto.

BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO EQUIPAMENTOS BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO Fluxo constante e homogêneo do concreto garantindo a qualidade da mistura.

BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO EQUIPAMENTOS BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO Melhor limpeza e organização na distribuição do concreto.

BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO EQUIPAMENTOS BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO  Grande confiabilidade e produtividade. Rapidez e segurança no bombeamento e distribuição. Disponibilidade das gruas para execução de outros trabalhos.

EQUIPAMENTOS Bombeamento e projeção de concreto com agregados máximos de 12,5 mm  Concreto de alta qualidade.  Concreto auto adensável  Baixo custo. Projeção de concreto via úmida  Economia de tempo  Maior aproveitamento 

EQUIPAMENTOS Bombeamento e distribuição de concreto com mangueira de 90 mm  Rapidez na montagem das linhas de distribuição.  Bombeamento de concreto com agregados de 19 mm. Facilidade de distribuição  Baixo custo de operação  Boa relação custo/benefício 

EQUIPAMENTOS Bombeamento e distribuição de concreto em usinas hidrelétricas com tubulação 152 mm Usina Hidrelétrica de Lajeado e Canabrava  Bombeamento de concreto com agregados de 50 mm. Bombeamento de concreto transportado com dumper. Bombeamento de concreto com areia artificial.

BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO EQUIPAMENTOS BOMBEAMENTO E DISTRIBUIÇÃO Bombeamento do concreto Distribuição do concreto feita com Mastros Circulares de Distribuição.

BOMBA DE PEQUENO PORTE - REBOCÁVEL EQUIPAMENTOS BOMBA DE PEQUENO PORTE - REBOCÁVEL

AUTO BOMBA DE PEQUENO PORTE EQUIPAMENTOS AUTO BOMBA DE PEQUENO PORTE

EQUIPAMENTOS AUTOBOMBA MÉDIO PORTE

AUTO BOMBA DE GRANDE PORTE COM LANÇA EQUIPAMENTOS AUTO BOMBA DE GRANDE PORTE COM LANÇA

EQUIPAMENTOS RECORDE DE BOMBEAMENTO 606 m de altura, no Edifício Burj Kalifa, em Dubai

606 m world record pumping height at Burj Dubai

MASTRO HIDRÁULICO SEPARADO PARA DISTRIBUIÇÃO DE CONCRETO EQUIPAMENTOS MASTRO HIDRÁULICO SEPARADO PARA DISTRIBUIÇÃO DE CONCRETO

MASTRO SEPARADO MECANICO PARA DISTRIBUIÇÃO DE CONCRETO EQUIPAMENTOS MASTRO SEPARADO MECANICO PARA DISTRIBUIÇÃO DE CONCRETO

Pontos Importantes Finos!!!! Fluidez Montagem e Estanquidade da linha Bombeamentos ascendentes Bombeamentos descendentes

Impacto do Concreto Auto-Adensável na Construção e na Durabilidade

CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS DO CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL Alta Fluidez & Estabilidade

Menos Mais Trabalhabilidade Concreto Auto-adensável Concreto Rheodinâmico Concreto Fluído Concreto Reoplástico Menos Mais Trabalhabilidade

CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL

Resultados com espalhamento de 675 mm

COMPOSIÇÃO DO CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL Concreto Normal Concreto Auto-Adensável

COMENTÁRIOS A pressão sobre as formas é maior no concreto auto-adensável; Revisar a estanqueidade das formas; O efeito de fluidez diminui a partir de 40 minutos após a dosagem do superfluidificante – colocado na obra; A forma de medir a trabalhabilidade é através da versão modificada do slump test – ASTM C143; O concreto é considerado auto-adensável quando o seu espalhamento é de 455 a 810 mm; A estabilidade ou resistência à segregação é conseguida através do aumento da quantidade de finos ou adicionando um modificador de viscosidade.

Videoclip cedido por Obayashi Corp EXPERIÊNCIA JAPONESA Motivos iniciais para o Concreto Auto-Adensável Produtividade Seções intensamente armadas Durabilidade do concreto a longo prazo Videoclip cedido por Obayashi Corp

Vigas mestras protendidas Concreto Auto-Adensável EXPERIÊNCIA JAPONESA Vigas mestras protendidas Concreto Auto-Adensável

PRINCIPAIS VANTAGENS TÉCNICAS Garantia de excelente acabamento em concreto aparente Eliminação de nichos e falhas de concretagens e consequente aumento de durabilidade Aumento das possibilidades de trabalho com formas de pequenas dimensões Não segregação nas partes inferiores das peças

Concreto vibrado com 175 mm

Resultado – sem “bicheira” Concreto comum Concreto Auto-Adensável

PRINCIPAIS VANTAGENS OPERACIONAIS Permite bombeamento em grandes distâncias horizontais e verticais com maior velocidade Eliminação do ruido provocado pelo vibrador Permite a concretagem em regiões com grande densidade de armadura Acelera o lançamento do concreto na estrutura Facilidade no nivelamento das lajes Antecipação nas operações de cura

PRINCIPAIS VANTAGENS FINANCEIRAS Maior durabilidade das formas Otimização da mão de obra, equipamentos e energia elétrica. Redução do custo de aplicação por m³ de concreto Evita retrabalhos

Resultados – Único ponto de colocação

Portas – após fluir 10,7 m

Formatos complicados

Passarela I-4 Orlando, Flórida

BOMBEAMENTO DE BAIXO PARA CIMA

Concreto Convencional ESTACAS ESCAVADAS Concreto Convencional Tremie Concreto Auto-Adensável Tremie Debris Debris Source: Prof. Anton Schindler, Auburn University

1. Perfurando 3.5 ft (1 m) diâmetro 25 ft (7.6 m) profundidade Fonte: Prof. Anton Schindler, Auburn University

2. Colocando tremonha Fonte: Prof. Anton Schindler, Auburn University

Source: Prof. Anton Schindler, Auburn University 3. Escavando (4 meses mais tarde) Source: Prof. Anton Schindler, Auburn University

Source: Prof. Anton Schindler, Auburn University 5. Cortando Source: Prof. Anton Schindler, Auburn University

EXEMPLOS Componentes de Pontes

EXEMPLOS Pisos com fibras

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