COMPUTAÇÃO Vírus Digital Definição Conseqüências Como minimizar riscos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Advertisements

Vírus.
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
Computador “dispositivo que executa um programa (conjunto de instruções) e que pode estar ligado a uma memória e a dispositivos periféricos para introdução,
Prof. Carlos Roberto das Virgens
Auxiliar de Informática Aula 2
Segurança da Informação Tópico 36 – Vírus (Malwares)
Vírus de Computador Bernardo Henz, Diego João Cargnin, Eduardo Speroni, Guilherme Schardong, Lamarck Heinsch, Vinícius Trindade.
Vírus.
SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS
Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE Curso de Ciências da Computação.
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Informática Industrial
SEGURANÇA NA REDE.
TEMA 3 SISTEMAS OPERACIONAIS
Login na Rede ********* Nome do Usuário Senha
Instalação de Sistemas Operacionais
Sistema Operacional Linux
Sistemas Operacionais: Classificação e Evolução
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Atividade de Informática - My Drivers -
Aula 12:Segurança na rede.
Códigos Maliciosos <Nome> <Instituição> < >
UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES ANTI-VÍRUS
Vulnerabilidades das Redes de Computadores
Programação I Caderno de Exercícios Nome.
J.A. O Sistema Operativo.
Visão Geral sobre Vírus de Computador
Segurança na Internet e
Aurélio V. Schuelter Ameaças Virtuais Aurélio V. Schuelter
PROTEÇÃO DO COMPUTADOR
Vírus Todos os s mostrados nessa apresentação são reais e foram recebidos, qualquer pessoa que possua um endereço eletrônico está sujeita a receber.
VÍRUS DE MACRO O QUE É UM VÍRUS DE MACRO COMO AGEM OS VÍRUS DE MACRO
Desenvolvimento Tecnológico Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo.
Correio Eletrónico.
Segurança Em Microinformática 17 e 19/05/2005 Por: Carlos Alberto Seixas.
Keylogger. Keylogger Keylogger Estado de zumbi.
Extensões de arquivos.
My drivers.
Criado por: Sérgio Salazar
Invasão de Privacidade
Códigos Maliciosos Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Windows Sistema operacional da Microsoft
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Segurança em Computadores
Professor: Márcio Amador
Prof. Daniel Gomes Soares Adaptação: Juarez Vinícius Miglioli
O que são vírus e como se podem combater.
VÍRUS. VÍRUS O que são os vírus São programas maliciosos desenvolvidos por programadores que como vírus biológico multiplica-se facilmente e infecta.
Aula 2 – Software O que é Software ? Outros exemplos de Software
Cada questão vale 6,1 pontos,
Segurança de dados Palestrante: Pablo Marques. Sumário O que é segurança? Quem é responsável pela segurança? Engenharia Social Formas de ataque Como se.
A Internet, hoje. Transações financeiras  Consulta de saldos, transferências…
1 Vírus de Computador FANAP - Internet – Navegação Sérgio Salazar.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Segurança.
VÍRUS.
Segurança Online e Offline
Capítulo 8 Programas Maliciosos.
18/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 09 –Vírus e Antivírus
Segurança da Informação Digital
TRABALHO SOBRE VÍRUS DE COMPUTADOR
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília Segurança na Web Aula 09.
Ana DUARTE nº1 Ana marques nº2 8ºB
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Noções básicas sobre segurança e computação segura
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Módulo I – Softwares: Vírus de Computadores Prof.: Rogério Morais.
NOME: LARA e LAUREN DISCIPLINA: INFORMÁTICA PROFESSORA: REGIANE
Para se proteger dessas pragas virtuais, além de um bom antivírus (sempre atualizado!), é preciso ter bom senso e seguir algumas dicas para evitar a contaminação:
Transcrição da apresentação:

COMPUTAÇÃO Vírus Digital Definição Conseqüências Como minimizar riscos

Vírus Vírus digital : Softwares criados intencionalmente para corromper os dados sem que o usuário perceba. São capazes de se auto-duplicar, propagando-se de um computador para outro através de arquivos contaminados.

Vírus Etapas da virose digital ... 1 - O vírus é carregado pela máquina hospedeira... ... porque um arquivo contaminado é executado. ... porque o próprio vírus é executado.

Vírus Etapas da virose digital ... 2 - O vírus se duplica... ... por instruções do próprio vírus, sem que usuário perceba. ... graças ao desconhecimento do usuário.

Vírus Etapas da virose digital ... 3 - Finalmente o vírus ataca ... ...assustando o usuário. ...danificando e corrompendo arquivos. ...causando exaustão dos recursos físicos (processamento, rede, memória). ...aumentando as chances de um problema de hardware.

Vírus Como um vírus infecta um arquivo executável : Um arquivo também pode infectar a região de “boot” do disco rígido (região de inicialização), sendo, desta forma, o primeiro software a ser executado quando o equipamento for inicializado. (Vírus de boot). Quando o usuário utiliza um arquivo infectado, o vírus é carregado na memória, ficando residente (em execução) sem que o usuário perceba. Quando o vírus percebe um arquivo que pode hospedá-lo, ele se “reproduz”, inserindo-se neste arquivo. Quando este arquivo for executado, o vírus novamente será carregado para a memória (desta forma ele se auto-duplica). Alguns vírus são criados para infectar arquivos gerados em aplicativos tais como MS Word, MS Excel, etc. São escritos em uma linguagem específica, disponível para a criação de “macros” nestes aplicativos. Por isso são chamados de “macro-vírus”.

Vírus Tipos de vírus ... ARQUIVO ou PROGRAMA “Vírus que anexa ou associa seu código a um arquivo. Geralmente, esse tipo de praga adiciona o código a um arquivo de programa normal ou sobrescreve o arquivo. Ele costuma infectar arquivos executáveis do Windows, especialmente .com e .exe, e não age diretamente sobre arquivos de dados. Para que seu poder destrutivo tenha efeito, é necessário que os arquivos contaminados sejam executados.” (http://tecnologia.uol.com.br/proteja/ultnot/2005/04/20/ult2882u4.jhtm)

Vírus Tipos de vírus ... Alarme Falso, ou Hoax Vírus “Não causa dano real ao computador, mas consome tempo de conexão à Internet ao levar o usuário a enviar o alarme para o maior número de pessoas possível. Se enquadra na categoria de vírus-boato e cartas-corrente.” (http://tecnologia.uol.com.br/proteja/ultnot/2005/04/20/ult2882u4.jhtm)

Vírus Tipos de vírus ... BackDoor “Como o próprio nome diz, é um vírus que permitem que hackers controlem o micro infectado pela "porta de trás". Normalmente, os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da rede. Ao executar o arquivo, o usuário libera o vírus, que abre um canal de controle para a máquina para que o autor do programa passe a controlar a máquina de modo completo ou restrito. (http://tecnologia.uol.com.br/proteja/ultnot/2005/04/20/ult2882u4.jhtm)

Vírus Tipos de vírus ... Boot Vírus “Vírus que infecta a área de inicialização dos disquetes, CDs e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário inicialize o computador.” (http://tecnologia.uol.com.br/proteja/ultnot/2005/04/20/ult2882u4.jhtm)

Vírus Tipos de vírus ... Cavalos de Tróia, ou Trojans “São programas aparentemente inofensivos que trazem embutidos um outro programa (o vírus) maligno. Geralmente são executados pelo próprio usuário, por acreditar que se trata de um programa inofensivo” (http://tecnologia.uol.com.br/proteja/ultnot/2005/04/20/ult2882u4.jhtm)

Vírus Tipos de vírus ... Macro Vírus “Tipo de vírus que infecta as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.” (http://tecnologia.uol.com.br/proteja/ultnot/2005/04/20/ult2882u4.jhtm)

Vírus Tipos de vírus ... Script Vírus “Vírus programado para executar comandos sem a interação do usuário. Há duas categorias de vírus script: a VB, baseada na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script pode vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg, ou até em páginas HTML, como sites da (internet)” (http://tecnologia.uol.com.br/proteja/ultnot/2005/04/20/ult2882u4.jhtm)

Vírus Como evitar o vírus Deixe de “quarentena” arquivos/programas que você não precisa usar imediatamente. Não utilize programas piratas, principalmente os “joguinhos” e aplicativos recebidos por E-Mail. Mantenha instalado em seu equipamento um bom anti-vírus e atualize-o semanalmente. Lembre-se: O fato de você ter um anti-vírus instalado e mantê-lo atualizado não é garantia de proteção contra os malefícios dos vírus digitais.Portanto, tenha muito cuidado. Evite abrir arquivos ou executar programas provenientes da Internet, cuja procedência é desconhecida.