O Amigo importuno (Lc 11,5-10)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
Advertisements

A Ovelha perdida - Lc 15,4-6.
A Graça do Senhor Deus na vida de Bartimeu
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
Jesus ensina-nos o caminho do Céu Evangelho quer dizer “boa nova”
O REINO ESTÁ ENTRE VÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
Atos dos Apóstolos 12,1-11 Naqueles dias, o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja para torturá-los. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.
Alguma  vez de repente sentiu desejo de fazer uma coisa agradável a alguém por quem  sente  carinho?  ISTO  É  DEUS, que te inspira pelo Espírito Santo...
MUDANDO A HISTÓRIA DA MINHA FAMÍLIA
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Venha comigo a uma sala de aula do terceiro ano...
Rotina....
5ª Semana – A RESTITUIÇÃO DA ALEGRIA
MOMENTO DE ORAÇÃO REUNIÃO GERAL DE ABRIL
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
A CADEIRA O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça.
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
O Juiz Injusto Lc
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Aprendi....
CONSTRUINDO AMIZADES VERDADEIRAS
APREDENDO A ORAR.
Abrão era filho de Taré, da família de Noé, e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com.
Rotina....
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
A eucaristia Começar.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito doente. E que necessitava de orações... Quando o sacerdote entrou no.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Nos quatro Evangelhos encontramos as palavras e as obras de Jesus
Colaboração: Carlos Penatti
JESUS É O GRUPO SOMENTE JESUS É O CAMINHO
Restaurados por Cristo - Nicodemos
DISCIPULADO – ESTILO DE VIDA Lucas
O casamento de Isaque e Rebeca
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Tapetinho Vermelho.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando o sacerdote entrou no.
Claudio Geldres Era uma vez um rapaz que tinha muitos problemas. Constantemente, em suas orações, ele pedia que Jesus viesse visitá-lo no seu sofrimento.
O AMIGO DA MEIA-NOITE Lucas 11:1-13.
Edificando Famílias Saudáveis
O que uma pessoa pode fazer pelo mundo?
Antes do Início do Culto:
Rotina....
“Jesus nunca disse que a jornada seria fácil, mas ele disse que a chegada valeria a pena” Max Lucado
Atravessando os vales de dor
CARTA DE UM PAI A UM FILHO Amado Filho,
A CADEIRA O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
Escola Evangélica Ágape 8º Ano
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
VIDA CONTAGIANTE: UM SONHO
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
AMIGO ROBERTO CARLOS.
1ª Carta do Apóstolo João à Igreja de
Uma pobre mulher morava numa humilde casinha com a sua neta muito doente. Como não tinha dinheiro sequer para levá-la a um médico, e vendo que, apesar.
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
UMA VIRADA DE 180º EM MINHA FORMA DE AMAR Retornando a onde tudo começou: JESUS!
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando o sacerdote entrou no.
Galileia “Faz que se inflame o meu coração” (2’30) do Sta- bat Mater de Pergolesi, convida-nos a uma oração sincera O REINO ESTÁ EM NÓS FILHO, TUDO O.
Transcrição da apresentação:

O Amigo importuno (Lc 11,5-10)

Certa vez após Jesus ter ensinado os apóstolos a orar o Pai Nosso, contou essa parábola: - “Suponhamos que alguém tem um amigo que corre a ele à meia-noite e lhe pede: - Amigo, empresta-me três pães, pois chegou de viagem um amigo meu e não tenho o que lhe oferecer. O outro de dentro responde:- “não me importunes; a porta está trancada, estamos deitados eu e meus filhos, não posso levar-me para lhe dar os pães”. Mas, eu lhes digo, se o de dentro não levantar para dar os pães por amizade, se levantará pelo aborrecimento que o amigo de fora está lhe causando e acabará por dar-lhe o que pede. Digo-lhes, pois:- peça e lhe será dado, busque e você encontrará, bata e a porta será aberta para você. (Lc 11,5-10).

A parábola se desenvolve na amizade, num clima humano e real. Isso de fato, pode acontecer com qualquer um. A estória fala de uma situação de emergência. O pedinte vai buscar auxílio com um vizinho que era amigo. Não faz isso por capricho, a necessidade era verdadeira. Dentro das condições culturais da época.

mais pobre da Palestina. O pão era assado em casa todos os dias; todos dormiam num único cômodo, os mais pobres colocavam também os animais no mesmo quarto; as portas eram fechadas com tranca, isto é, com trava de ferro ou madeira. O salmo 13 se refere a isso. Assim vivia o povo mais pobre da Palestina.

A hospitalidade era também, uma prática rigorosa da Lei Judaica. “Aprendemos de nosso patriarca Abraham o dom da generosidade. Assim como sua tenda possuía quatro aberturas que davam para as quatro direções do deserto afim de visualizar qualquer estrangeiro que passasse próximo ao seu caminho para convidá-lo a usufruir de sua hospitalidade, da mesma forma, devemos ser reconhecidos como seus legítimos descendentes.” Assim diz a Torá.

Jesus conta esta estória para reforçar o tipo de oração que é o Pai Nosso, que tinha acabado de ensinar. Mostra na parábola que Deus atende você. Deverá insistir com fé. Confiar. Reforça a ideia de Deus MISERICORDIOSO.

Certo que para Deus as nossas necessidades não o aborrecem. Podemos bater na sua porta sempre. A parábola nos faz lembrar a luta de Jacó com o anjo; a insistência do cego de Jericó; a perseverança da mulher cananeia; e outros fatos da vida de Jesus.

O amigo de fora é persistente, não foi embora e nem deixou seu amigo dormir. E onde a amizade não faz acontecer, a importunação ganha a vitória. Orar, pois com Insistência. Todavia, a hora e o dia que Deus vai nos atender é decisão somente Dele. Deus conhece nossas necessidades e conhece também, o melhor momento de nos atender, por isso a persistência.

Jesus ensina a rezar com a prática da vida Jesus ensina a rezar com a prática da vida. Ir ao Templo, rezar em casa, mas, sem atos concretos de caridade e amor, de nada adianta. Por isso, vale a pena, fazer algum sacrifício para atender um irmão, um vizinho, um amigo. “A melhor oração é amar” dizia um escritor e São Tiago também diz em sua carta “A fé sem as obras é morta”. Ir ao encontro do irmão, especialmente o mais necessitado é o maior dos mandamentos.

2 – O ato concreto do amor é o maior dos mandamentos. Esta parábola nos dá duas lições: 1- Deus sempre nos atende. Devemos insistir, confiar e esperar a ação Dele. 2 – O ato concreto do amor é o maior dos mandamentos.

1– Você já passou por uma situação semelhantes? 2 – Quando que é difícil ajudar os outros? 3 – Você reza com atos concretos de doação?