Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conexões de Rede Formador: David Casimiro
Advertisements

2.10) Os elementos básicos de uma Rede
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Hardware de Topologia e
Conexões de Rede Formador: David Casimiro
Internet - 1 Funcionamento da Internet m a Internet não foi projectada para serviços específicos mas como uma infraestrutura genérica e eficiente para.
Topologias de Redes.
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Topologias de Rede.
INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES
Professor Victor Sotero
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Redes LAN (Local Area Network) Redes Locais
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Equipamentos de Redes Aula 2
TOPOLOGIA.
Redes de Computadores Aula 5
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
Tecnologias de Lan e Topologia de redes
Ethernet.
As topologia da rede.
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Equipamentos de Redes Aula 3
Conexões de Rede. Objectivo(s) Instalar redes locais Conteúdos Definição de modelo de rede Tipos de rede e de ligação Configuração do adaptador de rede.
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
2ª Aula – 28/08/12 – Redes de Computadores e Telecom
CYBER PRINCESS-LAN HOUSE
Equipamentos de Redes Aula 1
Topologias e Classificação das RC
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Pontes e Switches Como vimos anteriormente, os repetidores são usados para expandir a extensão da rede, mas que replicam todos os quadros que recebem.
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
Redes FDDI A arquitetura FDDI (Fiber Data Distributed Interface) foi uma das primeiras arquiteturas de redes locais a permitir o uso da fibra óptica. Foi.
Dispositivos de interligação
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
AULA 3 – ELEMENTOS DE INTERCONEXÃO DE REDES
Sistema de Redes 1 Componentes Principais de uma Rede de Computadores Topologia Tipo de redes FAETEC SR1.
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
REDE DE COMPUTADORES.
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Apresentando as redes de computadores O que são, como funcionam e o que se pode e não.
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Equipamentos de interligação Redes, sub-redes, etc...
Equipamentos de interligação Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos nº2 12ºL Prof: Carlão Pereira.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Topologias Trabalho realizado por: João Santos
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Redes de computadores.
 Topologias Fisicas 
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
Equipamentos de Interligação de Redes
Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe.
Escola Básica e Secundária de Velas Curso de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos PROFIJ II - T2 – 2.º ano Ano letivo 2014 / 2015 (Módulo.
Equipamentos de interligação Disciplina: C.M Nome: Nuno Bandola Ano létivo: 2014/2015 Nº 7 Turma: L.
Redes Trabalho realizado por :Ronaldo Brasil.
Quanto as topologias da rede :
É o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e.
Redes e Tipos topologias de redes.
Hardware de Rede Placas de Rede, Repetidores, Hubs, Pontes
Ativos de Rede Elementos de Rede !!!!.
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Ana Beatriz Silva nº1.
Função de cada dispositivo de redes
Modulo 16 trabalho FILIPE CABRAL. Placa de rede  Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC, do acrônimo inglês Network Interface Card)
Topologias de redes de compoutadores Redes de Comunicação de Dados Prof. Esp. Cristiano José Cecanho.
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Diogo Esteves N: 2 Turma Profj II os meios físicos de uma rede.
Ethernet A Ethernet é uma rede de interconexão para redes locais, chamada de Local Área Network (LAN). Esta fornece ligações através de cabos e de sinais.
Rede em barramento (bus) Esta topologia de redes trabalha com vários computadores ligados com cabos coaxiais. Desta forma apenas um só computador pode.
Transcrição da apresentação:

Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet COMPONENTES FÍSICOS DE REDES

Componentes físicos Placas de rede Repetidores Hub Bridges Routers Switchs Prof. Mara Castro março de 17

Placa de Rede A placa de rede ou NIC (Network Interface Card), é a interface que liga o computador à rede, facilitando-nos a ligação física eléctrica do cabo de rede. A função da placa de rede é controlar o envio e a recepção de dados através da rede. Cada arquitectura de rede exige um tipo específico de placa; jamais poderemos utilizar uma placa de rede Token Ring numa rede Ethernet, porque ela não iria conseguir comunicar com as outras. Prof. Mara Castro março de 17

Repetidores Estes aparelhos amplificam o sinal ao longo da rede, permitindo a ampliação da abrangência da rede. Para evitar a perda de sinal entre as ligações utilizam-se repetidores de x em x metros que amplificam o sinal ao longo da rede garantindo que este chega ao destino em condições. Ao troço entre repetidores chama-se segmento. Prof. Mara Castro março de 17

Hub É um dispositivo de rede que serve para interligar diversos computadores quando a topologia física utilizada é em estrela. Prof. Mara Castro março de 17

Switchs É um dispositivo de rede que tem a mesma função de um hub, só que a ligação interna não é em barramento, mas em comutar portas. Se dois computadores estiverem a comunicar, as duas portas comutam e interligam-se de modo que outros computadores possam comunicar em simultâneo, isto porque a ligação é realizada entre dois pontos. Prof. Mara Castro março de 17

Bridges Permite interligar dois ou mais segmentos de uma LAN. Quando a bridge recebe uma mensagem de um segmento e conclui, após análise do endereço físico do destinatário, que ele se encontra noutro segmento, efectua a transferência entre segmentos. Caso contrário, não procede a qualquer transferência. Prof. Mara Castro março de 17

Routers Permite interligar duas ou mais redes diferentes. No caso de termos uma rede local e se houver necessidade de se interligar essa rede à Internet, o router serve para que todos os computadores tenham acesso à Internet. Prof. Mara Castro março de 17

Routers Quando um dos computadores tenta aceder a um endereço, o router analisa se esse endereço existe na rede local, e, se não o encontrar, faz uma ligação para o exterior. Quando obtiver resposta, este envia a informação para o computador. Prof. Mara Castro março de 17