Dia Mundial Da Árvore ou Dia Mundial Da Floresta 21/3

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Imagine que você é o único sobrevivente de um naufrágio e conseguiu chegar até uma ilha deserta, com nada mais do que suas próprias roupas... Você deve.
Advertisements

Energia Eólica - Andreia Ribeiro nº4 8ºC - Diana Cardoso nº7 8ºC
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Conservação da natureza:
Plano de ação emergêncial
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
SEGURANÇA NO LOCAL DE TRABALHO
Protocolo de Quioto.
Incêndios.
Câmara Municipal de Felgueiras
Jogo do Ambiente.
Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação III Miniconferência sobre Biodiversidade Aquecimento Global e Exploração dos Recursos.
Proteção Contra Incêndios e Explosões
Shakespeare Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Trabalho para a disciplina de Moral
Riscos e Catástrofes Naturais
SHAKESPEARE Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Os tipos de comportamento no meio social
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Afectos e família.
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
Programa Escola Segura Polícia de Segurança Pública 1ª Divisão.
Trabalho elaborado por: Cláudia Santos nº6 Raquel Castro nº15
L U I S R U I V O APRESENTA Com o apoio:.
Esta Animação foi Desenvolvida Exclusivamente para Você.
Shakespeare Um dia… percebes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Coisas da Vida....
CAÇA AO TESOURO: O SISTEMA SOLAR
Introdução Poluição Atmosférica Poluição das águas Poluição do Solo Poluição Sonora A nossa opinião.
Mudanças climáticas e evolução do Homem
* Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de Área de Projecto, cujo tema são os incêndios na ilha da Madeira. * Ao longo do trabalho iremos.
A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!
Incêndios O que podes fazer Incêndios O que podes fazer.
Tempestades de Neve.
Alterações Climáticas
“... Mas , você pode fazer tudo acontecer !
Quatro velas estavam queimando calmamente.
O LUGAR ONDE VIVO !!!.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA Má Conservação das Estradas da Verdizela 11º H Ana Figueiredo nº1 Ana Tavares nº2 Catarina Sousa.
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
PREVENÇÃO DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS
Bem-vindo(a).
O QUE FAZER CASO VOCÊ SE DEPARE COM UM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO:
Combate aos princípios de incêndio e suas prevenções
A Incêndios Florestais
Tema: Alterações climáticas Trabalho realizado por:
Educação Ambiental.
Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema
Catástrofes Naturais Adriana Vieira 8ºB.
17 de Novembro Dia do Não Fumador.
O Fogo Incêndios Florestais
O Caminho para uma vida Sobrenatural
O que é? Causas Métodos de Extinção Medidas de protecção Casos Reais
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
Será o Homem suficientemente inteligente para conseguir evitar a sua própria destruição? POLUIÇÃO Trabalho realizado por: Gonçalo Santos – nº7; João Fernandes.
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
INCÊNDIOS FLORESTAIS.
INCÊNDIO FLORESTAL.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
O DIA DA ÁRVORE Trabalho realizado por: Jéssica Cesani, nº 8
Um Modo de Vida 2ºPeríodo Grupo 3 12ºB: Daniela Pais, José Santos, Miguel Palavra, Rui Domingues “Estamos a testemunhar uma colisão maciça e sem precedentes.
A SEGURANÇA DO CORPO FICHA SUMATIVA
PLANO DE CONTINGÊNCIA ESPECIFÍCO DO ACES ENTRE O DOURO E VOUGA II- AVEIRO NORTE PARA ONDAS DE CALOR.
Gerês Parque Natural. Localização O Parque Natural de Peneda–Gerês, situa-se no Norte de Portugal, no extremo nordeste do Minho, numa área compreendida.
Transcrição da apresentação:

Dia Mundial Da Árvore ou Dia Mundial Da Floresta 21/3 Incêndios Florestais Realizado por: Ana Domingos nº 153 Cristina Martins nº 27 Joana Lopes nº 280 Tiago Ferreira nº 180

Introdução Este trabalho é no âmbito do Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta que se festeja-se em 21 de Março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.Nos EUA, é comemorado no dia 23 de Setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou o plantio de árvores naquele estado. O subtema escolhido foi : Incêndios Florestais em Portugal! Iremos falar das suas causas, medidas de prevenção e atitudes a tomar no caso de incêndio!

Condições de Propagação de um Incêndio Além da fonte de calor um incêndio só se propaga em algumas condições : - vento intenso; - baixa humidade relativa no ar; - temperaturas elevadas; - e/ou ocorrência de trovoadas. Ou: - existência de combustíveis mortos com baixos níveis de humidade; - existência de uma fonte de ignição (inflamação ).

Toma atenção e … - Não faça fogueiras em zonas florestais de alto risco, especialmente no Verão ; -Não deixe em lugar nenhum pontas de cigarro acesas ; -Não deite foguetes em locais expostos à propagação do fogo ; -Não abandone lixo ou desperdícios que possam favorecer a propagação do fogo ; -Não tente chegar a todo o lado de carro: o contacto do tubo de escape com a folhagem seca pode iniciar um incêndio. Não seja passivo ante as responsabilidades dos outros. Se as pessoas irresponsáveis persistirem, denuncie-as às autoridades

Em caso de incêndio nunca entres em pânico - Mantenha a calma e actue com normalmente; - Chama os Bombeiros e para isso usa o telefone marcando o 112 ou 117; - Não te aproximes do local do fogo ; - Abandona a zona ajudando, caso te seja possível, outros mais novos ou assustados ; - Se o fumo for muito gatinha até à saída mais próxima ; - Se possível improvisa uma máscara, utilizando um lenço molhado;

Avisa um adulto para que … - Fecha as portas ao sair ; - Se o fogo pegar à tua roupa, atira-te para o chão e rola sobre ti mesmo; - Nunca voltes atrás mesmo que tenhas esquecido alguma coisa ; - Facilita o trabalho dos Bombeiros . Avisa um adulto para que … - Tente extinguir o fogo, se o tamanho e intensidade do mesmo o permitirem. Atire água para a base das chamas e para as suas imediações. - Utilize rama verde para golpear as chamas e cubra-as com terra

Quais serão os motivos que levam algumas pessoas a provocar um incêndio? →Interesse económico pessoal Queima-se a propriedade do vizinho para proteger a própria propriedade. Queima-se porque alguém pagou para isso. Queima-se para melhorar as pastagens e coutadas.

Quais serão os motivos que levam algumas pessoas a provocar um incêndio? →Interesse económico indirecto Para obrigar a população a vender madeira. Para destruir pragas. Para obter trabalho no local. Para desvalorização de um terreno.

Quais serão os motivos que levam algumas pessoas a provocar um incêndio? → Objectivo ou satisfação pessoal Por desrespeito ou inveja em relação a outros proprietários. Por conflitos com os vizinhos. Pela convicção de que é bom que as matas ardam. Impulsos pessoais e embriaguez.

Quais serão os motivos que levam algumas pessoas a provocar um incêndio? →Perturbações mentais e imaturidade Piromaníacos (ou incendiários). Diminuídos mentais. Crianças

Mapa das áreas ardidas entre 1990 e 1996

Área ardida em 2003 e 2007

Causas de incêndios em Portugal

Medidas propostas pelo Governo: -dar um subsídio às famílias que perderam as suas fontes de rendimentos, equivalente a um salário mínimo nacional por cada elemento do agregado familiar, numa única prestação; -apoiar as actividades agrícolas e florestais nas regiões mais atingidas pelo flagelo dos incêndios; -apoiar a reflorestação urgente das áreas ardidas; - fazer a inventariação exacta de todos os prejuízos, áreas afectadas, situações a resolver, entre outros.

Conclusão Com este trabalho aprendemos algumas atitudes para por em prática em caso de incêndio, na sua prevenção e expandi-las pelos nossos amigos e família, criando melhores cidadãos. Também nos levou a compreender o motivo que leva alguém a simular um incêndio e que na nossa opinião nenhum deles é válido, pois Portugal é um país rico em zonas verdes, que devemos preservar.

Bibliografia http://aprenderbrincando.no.sapo.pt/poluicao.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore http://www.minerva.uevora.pt/stclara/pp03-04/meteorologia/incendios.htm http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/ConsNatureza/documentos/doc39.hm http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_%C3%81rvore