PARTE 4 Exercícios para Fixação dos Conceitos
Exercício sobre os Conceitos Básicos
Exercício Continuação
Exercício Continuação
Dados Estatísticos: Tabulação e Médias: Listagem de Viagens realizadas Tempos Médios (TV) Desvio Padrão (DP) – (OPCIONAL) Média de Passageiros Transportados por faixa horária (Pax/Hora) Média de Passageiros Transportados por Viagem (Pax/Viag) Os dados estatísticos do tempo das viagens e da demanda de passageiros são tabulados, obtidas médias por faixa horária nos dias úteis, sábados e domingos, para possibilitar calcular o número de viagens necessárias para operação da linha. Veja nos próximos 5 quadros exemplos desta tabulação.
Listagem de Viagens realizadas: IDA-
Análise Preliminar de Oferta de Viagens: IDA
... Análise Preliminar de Oferta de Viagens: VOLTA
Relatórios de Médias Ida e Volta: tipo II
... Análise Preliminar de Oferta de Viagens: IDA
Diagrama de Marcha: Objetivo: Demonstrar em gráfico a programação dos horários dos veículos. Reduzir as horas ociosas. Definir as tabelas de horários/viagens. Aprenda a fazer o Diagrama de Marcha no próximo exercício.
Programação Gráfica Tabela de horários
Programação Gráfica Resumo das Tabelas
Programação Gráfica Horários de Terminal
PARTE 5 Controle dos Custos Operacionais
Produtividade e Rentabilidade. Medidas da Produção - Passageiros Transportados - Passageiros x Km (Momento de Transporte) - Lugares Oferecidos - Lugares x Km oferecidos - Km Rodados - Viagens Oferecidas Medidas de Produtividade a. Usuais: Pass/viagem, Pass/Km Rodado, Pass.mês/veic. b. Pass x Km transportados / lugares x Km oferecidos
Exemplo 01: Orçamento de Mão de Obra Custos com duplas: útil (1) sab. (2) dom (3) Frota 6 4 3 Número de tabelas: (A) Quantidade 12 8 6 (B) Quantidade de folguistas / reservas 1 (C) Quantidade de escalados 12 Parâmetros para Cálculo de Custo: (D) %de acréscimo sobre hora extra 1 1,5 (E) %de acréscimo sobre hora extra 2 1,5 (F) número de dias úteis no mês 21 (G) número de sábados no mês 4 (H) número de domingos no ms 5 (I) fator de encargos sociais 1,8525 K) salário hora (cobrador) 2,6 (L) valor de benefs. mensais por func.( cesta+seguro) 217
Viagens útil sab. Dom. Partidas/dia: 120 80 60 Partidas/mês: 2.520 320 300 Motorista Cobrador Horas em decimal útil sab. dom útil sab. dom Normais (M) 86,04 57,36 43,02 (P) 86,04 57,36 43,02 extras 1 (N) 15,33 16,17 14,32 (Q) 19,33 20,17 18,32 extras 2 (O) 5,3 6,45 7,52 (R) 5,3 6,45 7,52 total 106,67 79,98 64,86 110,67 83,98 68,86 HVD - Operação 17,78 20 21,62 18,45 21 22,95
Total de horas/mês: Custo Mensal (R$) Custo mensal total: R$43.371,11 útil sab dom total Motorista 2.240,07 319,92 324,3 Cobrador 2.324,07 335,92 344,3 Custo Mensal (R$) Escalado: 27.431,04 3.860,50 3.847,33 35.138,87 Folguista/res: 3.336,24 benefícios 4.896,00 Custo mensal total: R$43.371,11 custo por partida : R$10,89 R$12,06 R$12,82 R$13,81
ÚTIL SÁBADO DOMINGO FROTA OPER. 1 13 22 7 8 2 20 10 9 3 4 5 6 14 12 11 15 16 17 18 21 36 19 24 42 23 25 26 27 28 29 30 EXEMPLO 02: PLANEJAMENTO OPERACIONAL - QUADRO DE OPERADORES LINHAS 5 9 7 5 31 25 39 20 16 32 4 33 11 17 10 9 TOTAL 290 456 252 208
Conceitos Básicos de Escala Escala de Operadores. Conceitos Básicos de Escala A escala de operadores é formada a partir das programações das linhas, com objetivo de alocar a mão-de-obra disponível à frota, visando garantir a manutenção da operação das linhas e otimização da folha de pagamento, garantindo a eficiência entre a jornada legal e horas extras. A escala está subordinada a programação de linhas. Exemplo: Escala de operadores para uma linha. Tipo dia Fr. utilizada qtd. duplas mín. folgas Útil 6 12 0 Sábado 4 8 8 Domingo 2 4 4
Montagem de Escala dias úteis
Montagem de Escala de sábado Montagem de Escala de domingo
Cálculo de Férias A previsão de férias pode ser feita através de percentual, da seguinte forma: Se ao longo do ano os operadores saírem durante 20 dias de férias, o cálculo será: 20/365 x 100 = 5,48 % do pessoal em férias todos os meses. Se forem 30 dias são 8,22%.
...Continuação...
FAÇA OS EXERCÍCIOS REFERENTES A “PARTE 5” ANTES DE PROSSEGUIR PARA A PARTE SEGUINTE DO CURSO.