Crase.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRASE ORIGEM DA PALAVRA : CRÁSIS (DO GREGO) = MISTURA ; FUSÃO.
Advertisements

Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
A CRASE A UTILIZAÇÃO DO ACENTO GRAVE PROFESSOR ULRICH BEATHALTER
Pronomes Demonstrativos
CRASE a (prep.) + a (artigo) = à a (prep.) + as (artigo) = às
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Prof. Richard Brunel Matias
Cursinho Vitoriano Profª Beatriz
CRASE PREPOSIÇÃO FUSÃO FEMININO ARTIGO A + A = À.
CRASE FUSÃO ARTIGO FEMININO PREPOSIÇÃO A + A = À.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
III - Crase Crase é: Fusão de uma preposição A com :
Orações Subordinadas Substantivas
CRASE A palavra crase (do grego krásis = mistura, fusão) designa a contração da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome (substantivo, adjetivo.
Colégio Cândido Portinari Professora Anna Frascolla 2009
Professor Carlos Zambeli
Gramática e Texto - Rody
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
Prof. Francisco Platão Savioli
Crase ALGUMAS REGRAS.
Tente ler sem chorar!!!.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
BORDADOS DA VIDA.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Crase.
Estudo aprofundado Prof. João Aramis de Cássio
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
CRASE.
Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito
CRASE.
PROF. OLAVO MARTINS CRASE.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Crase.
A crase é o fenômeno. O sinal chama-se acento grave.
Uso da crase Regras de acentuação.
Crase Gramática.
Prova de Crase Sair Iniciar.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
PS 2 Verbo Preposição Análise sintática interna Regência verbal Crase.
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
Crase.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português
Português Professora: Pollyanna Mattos.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Uso da Crase.
Crase Simone Cerullio.
REGÊNCIA NOMINAL CRASE.
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Por : Suzete Beppu CRASE.
Sinal Indicativo de Crase
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
CRASE Ai, que medo!.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Escola de Educação Básica Rainha do Brasil
É a fusão da preposição A com o A artigo: À
Crase. O que é? Crase é o fenômeno em que ocorre a fusão de dois sons vocálicos iguais num só. O acento que se coloca sobre o a chama-se acento grave.
Crase Profa. Lílian Moreira Comunicação e Expressão.
Crase Profa. Lílian Moreira Comunicação e Expressão.
Uso de há, a , à.
CRASE.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Exercícios sobre crase
DEFINIÇÃO, REGRAS E USOS FERNANDA PEIXINHO LAUDELINA ROSA LEANDRO ABREU LIVIA RIBEIRO VANEIDE DIAS UILSON MONTEIRO.
 Fusão de duas vogais idênticas ;  Representada pelo acento grave.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
EX: Fui a + a feira = Fui à feira.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Crase A crase. S.f. 1. Gram. Contração ou fusão de duas vogais em uma só: à (aa); ler (leer); dor (door). 2. Restr. A contração de dois aa. V. contração.
Transcrição da apresentação:

Crase

Regra geral Indica a fusão do artigo a com a preposição a. Exemplos: Vou a a cidade (Vou à cidade) Dirigiu-se a aquela funcionária. (Dirigiu-se àquela funcionária) Portanto a crase só ocorre antes de palavras femininas.

Macete “Vou a piscina de água mineral” “Paulo é fiel a namorada” Substitua a palavra feminina por uma masculina (qualquer uma, não precisa der sinônima). No primeiro exemplo, pode ser clube (vou ao clube). No segundo, dono (Paulo é fiel ao dono). Aparecendo ao antes da palavra masculina, sinal de crase: Vou à piscina de água mineral / Paulo é fiel à namorada.

Casa A casa onde moramos dispensa artigo. Dizemos “estou em casa, saí de casa, trabalho em casa”. Sem artigo, nada de crase. Mas, se a palavra vier determinada (casa dos meus pais, casa de João), a coisa muda de figura. Pede o artigo. Compare: Voltei a casa cedo. Voltei à casa de meus pais.

Cidade, estado e país Às vezes pede crase e às vezes não: Se sua frase for construída com o verbo ir, troque o ir por voltar: Se, ao voltar, volto da, crase no a Se, ao voltar, volto de, crase pra quê? Vou a Paris, a Londres e a Roma (volto de Paris, de Londres e de Roma) Vou a Paris da alta costura, a Roma dos cézares (volto da Paris da alta costura , da Roma dos cézares)

Nome próprio Usar crase antes de nome de mulher é facultativo: Deu boas-vindas à (a) Sara. Dirigiu-se à (a) Maria.

Terra / terra Quando estamos falando de Terra no sentido de planeta ou terra natal usamos crase: Meu pai voltou à sua terra natal. Quando estamos falando de terra no sentido que se opões a mar, não usamos crase Os marinheiros voltaram a terra.

Pronomes Em três pronomes de tratamento aceitam artigo e, portanto, crase: Senhora: Dirijo-me à senhora Senhorita: Entregou o lenço à senhorita. Dona

Horas Sempre se usa crase quando se indica o número de horas: Chegamos às doze horas Se se substitui por um substantivo masculino não se usa crase (chegamos ao meio-dia)

à moda de Usa-se com a expressão a moda de... Pedimos pizza à moda da casa. Ele escreve à Drummond.(à moda de Drummond)

crase Usa-se também a crase nas expressões adverbiais femininas, aquelas que se referem a verbos, exprimindo tempo, lugar, modo: Chegaram à noite. Comeram às pressa. Saiu à procura da menina.

Não ocorre crase Antes dos nomes de cidades: Fui a Ubatuba. Mas se o nome da cidade vier determinado por algum adjunto adnominal, há crase: Fui à Ubatuba dos verdes mares.

Quando um a (no singular) vem antes de um substantivo no plural, não ocorre crase: É proibida a caça a tartarugas. Mas se o mesmo a vier seguido de s, haverá crase: É proibida a caça às tartarugas.

Você decide Quando as expressões adverbiais femininas indicam instrumentos, pode-se usar crase ou não: Ele comprou um barco a vela (à vela) Esta escultura é feita a faca. (à faca) Pegou o touro a unha. (à unha) Você escolhe!

Não ocorre Não ocorre crase antes de verbo porque verbo não aceita artigo. Não ocorre crase antes de pronomes. Não ocorre crase entre palavras repetidas: lado a lado, dia a dia, etc.

Observe Usamos crase em algumas palavras por questões de clareza : Vender à vista ( vender a prazo) portanto, aqui, não ocorreria a crase pelo fato da palavra prazo ser masculina, mas a usamos para conferir maior clareza quando ao que queremos dizer! Vender a vista (poderia ser entendida como vender o olho!) Bater à máquina (sem a crase parece que a pessoa deu pancadas na máquina!!)

Nas locuções adverbiais que indicam instrumentos e meio usa-se crase para que não ocorra duplo sentido: Matou-o à bala Feriram-se à faca. Esta à venda. Escrever à tinta. Fechar à chave.

Resumindo... Não ocorre Não ocorre crase: Antes de palavras masculinas (ver a olho nu/andar a pé) Antes de verbo (começou a chorar) Antes de pronomes de tratamento. Exceção senhora e senhorita (deu o livro à senhorita) Antes de pronomes em geral desde que não aceitem artigo (falei a ela/ não se referiu a ninguém) Nas expressões formadas por palavras repetidas (cara a cara/ tomou o remédio gota a gota) Antes de nomes de cidades e da palavra casa sem determinação (voltou a casa tarde/ voltou à casa paterna) Com a palavra terra, quando ela se opuser a bordo (os marinheiro voltaram a terra).

Resumindo... Ocorre Na indicação de horas (chegou à meia-noite) Na expressão à moda de mesmo que as palavras à moda de venha oculta ( Sapato à Luis VX) Nas expressões adverbiais femininas (vestiu-se às pressa) Nas locuções conjuntivas e prepositivas (à medida que/à força Pronomes aquele (a) aquilo sempre que o termo regente exigir preposição (dirigiu-se àquele lugar)

Bibliografia SQUARISI, Dad Dicas da Dad: português com humor 11. edição Editora Contexto SP 2006

Exercícios 1-(UF-PB) as lacunas do trecho abaixo: “Minha mãe, ____ quem todos deviam tanta atenção, obrigava-se ______ vezes, _____ tarefas que ____ muito repassava ______ criadas da casa.” São preenchidas por: A - a – as – a – a – às B – a – às – as – há – as C – a – as – a – a – as D – à – as – as – há – às E- a – às – a – há - às

2 – (UF-RO) A única frase em que o uso da crase não está correto é: A – O professor dirigiu-se à sala B – Fez uma promessa à Nossa Senhora. C – À noite não gosto de ler. D – Referiu-se àquilo que viu. E – Fugiu às pressas.

3 – (UF-PI) Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços: “__________ algum tempo, vai até ________ montanha e volta _____ casa para descansar.” A) a – à – à B) há – a – a C) há – à – à D) à – a – a E) a – a - a

4 – (UF- SE) “Durante ______ semana, o rapaz deveria apresentar-se ______ direção da escola, para repor todas as aulas _____ que faltara.” A) a – à – a B) a – a – à C) à – à – a D) à – à – à E) à – a - a

5 – (UN – AM) “ Quando, ________ dois dias, disse _____ ela que ia ______ Europa para concluir meus estudos, pôs-se ______ chorar.” A) a – a – a – a B) há – à – à – a C) a – à – a – à D) há – a – à - a

6 – (UF – ES) “________ muitas dívidas jurídicas sobre as regras _____ serem seguidas no processo de Impeachment, mas o consenso pode levar _______ atalhos rápidos e seguros.” A) há – à – a B) à – à – à C) há – a – à D) a – à – à E) há – a - a

7 – (UNISA – SP) “Caminhava _____ pé e sabiam estar ______ poucos metros da praia, mas o cansaço impediu-os de chegar _____ ela.” A) a – há – à B) à – há – a C) a – a – a D) à – à – a E) a – à - à

Gabarito 1 – e 2 – b 3 – b 4 – a 5 – d 6 - e

Complete com a, à, as às: 1 – Dirigi-me _____ piscina. 2 – O Brasil manifestou _____ Argentina toda a solidariedade. 3 – Fiéis _____ aspirações. 4 – Chegaram _____ Estocolmo. 5 – Quando voltarás _____ Curitiba da Rua das Flores? 6 – Graças _____ Deus obedecemos ____ sinalização. 7 – Voltamos _____ casa antes da chuva. 8 – Após _____ compras, retornemos ____ casa de tua avó. 9 – De volta ____ terra, o pescador descansou. 10 – Pedrinho traja-se ___ antiga. 11 – Fui ___ São Paulo ____ tardinha.

Gabarito 1 – à 2 – à 3 – às 4 – a 5 – à 6 – a, à 7 – a 8 – as, à 9 – a 10 – à 11 – a, à

Craseie quando necessário: 1 – Exige-se a assistência as aulas. 2 – Chegamos a cidade a uma hora morta. 3 – Tomou o remédio gota a gota. 4 – Iremos a Curitiba e depois a Natal. 5 – Ninguém estava pronto a falar. 6 – Viajaram a pé, a Fortaleza dos jangadeiros. 7 – Estou aqui desde as sete horas. 8 – Você anda escrevendo cartas a Fernanda? 9 – As segundas-feiras, almoço a paulista; as terças, a mineira. 10 – Dirigiu-se a Casa do Estudante para adquirir canetas novas.

Gabarito 1 – às aulas 2 – à cidade 3 - - 4 - - 5 - - 6 – à Fortaleza 8 – facultativo à ou a 9 – às/à/à 10 - à

Complete com a,à, às, as ou há: 1 - (CEFET – PR) “Lembro-me muito bem que, _____ dez anos, ficávamos os dois, lado __ lado, ______ porta do bar, aguardando _____ passagens do ônibus que levava ______ Lapa.” 2 - (CESGRANRIO) “Rubião teimava em dizer que _____ noites do Rio não podiam comparar-se _____ de Barbacena.” 3 – (UFBA) “_____ muito, por uma combinação tácita, nenhum deles traz mulher para casa no meio da noite.” 4 – (UFBA) “Deixei-me ficar pelas ruas até ____quatro horas da tarde, quando me dirigi _____ sua casa, saudoso dele, _____ quem não via ____mais de vinte dias.”

Gabarito 1 – há, a, à, a, à 2 – as, às 3 – há 4 – às, à ou a, a, há