Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Era uma vez um Coelhinho que foi à horta, ia buscar couves para fazer um caldinho e encontrou lá a Gripe Gripez que espirrou e tossiu para cima dele…
Advertisements

Tenho muita tosse, mas a minha mãe disse que tinha de vir às aulas!
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
Fonte: Aventis Pasteur
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
Hospital de Clínicas – UFPR
O QUE È GRIPE? È um virus chamado de influenza .QUE EM VEZ D POSSUIR DNA EM SEU INTERIOR COMO A MAIORIA DOS VIRUS , ELE APRESENTA UM FILAMENTO ÚNICO DE.
Gripe Influenza A H1N1.
Bethina Hanke Luana Ledermann Rafaella Ghisleni
Doenças causadas por vírus
O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE O VÍRUS DA GRIPE A (H1N1)
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
Gripe Suína.
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Esclarecimentos referentes às medidas
Influenza A H1N1 Enfermeira Miria T. Cargnin
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
H1N1 Gripe A O que é? Medidas de prevenção Plano de contingência
Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013
Orientações Sobre a Influenza A H1N1 - Gripe Suína -
DOENÇAS VIRAIS.
GRIPE sempre deve ser combatida
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE NA UNB
Síndrome Respiratório Agudo
Prevenção da Gripe A (H1N1)
Gripe A.
Meningite.
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
Herpes genital Edvin Tavares tur:6-º n:2 Disciplina:F.C.
O que é Influenza A(H1N1)?.
Hepatite B Saúde Infantil.
GRIPE sempre deve ser combatida
Vamos Falar sobre… SIDA.
Escola Básica Secundária da Calheta Autores: André Amaro Hugo Santos Márcia Dutra.
GRIPE A.
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
Educação para a saúde e sexualidade
Cuidado com a GRIPE!.

Vacinação contra gripe
Doenças de pele.
HÁBITOS SAUDÁVEIS.
O QUE É A GRIPE A. O novo vírus da Gripe A(H1N1)v, que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos.
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
MENINGITE.
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Prevenção da Gripe A Orientações para a concepção de um Plano de Contingência.
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
GRIPE = INFLUENZA.
Como Cuidar da Gripe.
“GRIPE” A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente,
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Gripe Suína/Gripe A Ofélia 07/07/2009.
Gripe Suína Influenza A (H1N1)..
Gripe São três os tipos deste vírus: A, B e C.
 Trabalho realizado por:  Dora Santos Nº6  Pedro Alves Nº20  Área de Projecto 8ºC  Prof.: Pedro Francisco Escola Básica 2/3 José Maria dos Santos.
INFLUENZA Ana Cristina dos Santos 14/04/2014. INFLUENZA A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública.
Grandes epidemias: um passado presente
INFLUENZA A (H1N1) GRIPE SUÍNA.
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
INFLUENZA A (H1 N1)‏ HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A PANDEMIA DE GRIPE ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILELA – PAREDES Coordenação do plano Avaliação das condições das instalações.
O QUE SÃO as DST’S / IST’S? São infecções que se transmitem, de pessoa infectada para pessoa sã, sobretudo, através de contacto sexual. Algumas IST’s atingem.
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
Transcrição da apresentação:

Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07

Introdução Os objectivos do trabalho do nosso grupo são estudar a gripe, tentar perceber como actua este vírus, a sintomatologia associada ao seu contágio, quais os tratamentos possíveis e os cuidados a ter na sua prevenção. Para tal fizemos um inquérito aos alunos da nossa escola, bem como uma entrevista a uma profissional da Saúde (enfermeira no Centro de Saúde da nossa freguesia, Amorim).

Inquérito aos alunos O inquérito, feito aos alunos do 7º ano de escolaridade, teve como objectivo conhecer as ideias que os alunos têm sobre a gripe, estudar, em média, o número de vezes que estes ficam contagiados com este vírus, bem como os cuidados que costumam ter.

Aqui ficam as perguntas do inquérito… 1 - O que pensas ser a gripe? 2 - Em média, quantas vezes costumas ficar com gripe, por ano?  1 vez  2 vezes  3 ou mais 3 - Da última vez que ficaste com gripe, quantos dias demoraste a recuperar?

4 - Que cuidados costumas ter quando estás com gripe? 5 – Quando estás com gripe costumas ir ao hospital ou geralmente tomas os medicamentos que tens em casa?

Análise das respostas: 1 - Os alunos têm conhecimento de que a gripe é transmitida por um vírus. 2 - Em média os alunos ficam com gripe três ou mais vezes por ano. 3 - Na recuperação dizem que demoram cerca de uma semana. 4 - Os cuidados que normalmente têm quando estão doentes são andar bem agasalhados, não sair de casa e tomar os medicamentos. 5 - Geralmente os alunos costumam ir ao hospital.

Entrevista No sentido de melhorar e enriquecer a nossa pesquisa, dirigimo-nos ao Centro de Saúde da freguesia de Amorim (Concelho da Póvoa de Varzim) e entrevistamos uma senhora enfermeira.

Questionário: 1 – Que grupos etários são mais afectados pela gripe? 2 - Quais são os sintomas da gripe? 3 - Quais os cuidados que as pessoas devem tomar para se protegerem da gripe? 4 - Que diferenças há entre a gripe, constipação e pneumonia? 5 - Qual o tempo, em média, que a gripe demora a curar? 6 - Qual a receita que os médicos devem dar às pessoas infectadas?

7 - Será que há alguma relação entre a gripe, constipação, pneumonia e a idade das pessoas? 8 - Qual delas afecta mais os idosos? E as crianças? 9 - As vacinas são as mesmas para todas as pessoas? Ou variam consoante a faixa etária do doente?

Respostas ao Questionário 1 - Que grupos etários são mais afectados pela gripe? - Crianças - Idosos (mais de 65 anos) - Pessoas com doenças crónicas 2 - Quais são os primeiros sintomas da gripe? - Febre elevada (hipertermia) - Arrepios - Dor de cabeça - Dor muscular - Garganta inflamada - Nariz entupido - Tosse seca

3 - Quais os cuidados que as pessoas devem tomar para se protegerem da gripe? - Vacinação em dia - Evitar contactos com doentes - Descansar - Ingerir muitos líquidos - Manter alimentação saudável - Evitar mudanças de temperaturas - Evitar agasalhar muito - Manter medidas de higiene - Usar lenços de papel e deitar fora após a utilização

4 - Que diferenças há entre a gripe, constipação e pneumonia? Doença respiratória aguda, causada pelo vírus influenza. Constipação Os sintomas restringem-se às vias respiratórias superiores (por exemplo: nariz entupido, espirros, olhos húmidos e irritação na garganta). Pneumonia É uma infecção ou inflamação nos pulmões, que pode ser causada por vários microorganismos (como por exemplo: vírus, bactérias, parasitas ou fungos).

5 - Qual o tempo que a gripe demora a curar 5 - Qual o tempo que a gripe demora a curar? Ao fim de 5 dias a doença resolve-se. Os doentes recuperam em 1 a 2 semanas. 6 - Qual a receita que os médicos devem dar a essas pessoas infectadas? - Medicamentos - Antibióticos 7 - Será que há alguma relação entre a gripe, constipação, pneumonia e a idade das pessoas? Não. Todas podem afectar qualquer pessoa de qualquer idade.

8 - Qual delas afecta mais os idosos? E as crianças? A gripe e a constipação tanto afectam as crianças como os idosos. 9 - As vacinas são as mesmas para todas as pessoas? Ou variam consoante a faixa etária do doente? As vacinas são as mesmas para todas as pessoas mudando apenas o nome comercial e a dose a administrar.

Conclusão Foi muito interessante fazer este trabalho! Com este trabalho adquirimos novos conhecimentos sobre a gripe, nomeadamente no que diz respeito aos seus sintomas, meios de contágio e sua prevenção. Foi muito interessante fazer este trabalho!

Trabalho realizado por: Elisabete Laúndos Nº 11 Melanie Costa Nº 17 Raquel Campo Longo Nº 19