de Gestação e Parto Natural e Conscientes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA SAÚDE Plano de Ações Estratégicas de Redução da Mortalidade Infantil e Materna - Amazônia Legal e Nordeste Brasileiro PLANO DE QUALIFICAÇÃO.
Advertisements

GERÊNCIAS DE SAÚDE MENTAL
Universidade Federal de Pelotas
Ações Estratégicas na Atenção Básica
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
RESULTADOS PRELIMINARES Gestores Municipais. Abrangência dos resultados preliminares 11 municípios de 21 municípios do Lote 11 municípios de 21 municípios.
Experiência bem sucedida no PSF de Suape
Organização de Serviços em Dependência Química Dr.a Cláudia Maciel UCAD – Jardim Ângela Escola Paulista de Medicina Universidade Federal de São Paulo.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
BH - REDE ASSISTENCIAL habitantes 9 Distritos Sanitários
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
PROGRAMA CHAPECÓ MAIS SORRIDENTE
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
SMS - ACI CLIPPING REDE DE PROTEÇÃO À.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Política Nacional de Humanização
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Parto Normal está no meu Plano Movimento ANS em favor do Parto Normal
Paternidade e políticas públicas
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Ações da AN: Prevenção à anemia ferropriva para crianças de 06 a 24 meses (xarope/sulfato ferroso); Prevenção à anemia ferropriva para gestantes a partir.
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Foco de Atuação: Atenção Básica
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
Escola Nacional de Saúde Pública - junho de 2005
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Atenção Básica em Saúde
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Saúde Integral da Criança
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
NASCER NO PARANÁ DIREITO À VIDA 01/21.
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
Saúde da Mulher Ações de 2010 e planejamento para 2011
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
GESTÃO DE CASO. É um processo que se desenvolve entre o gestor de caso e a pessoa com condição crônica de alto risco para planejar, monitorar e avaliar.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE NOV/2015
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
ATENÇÃO DOMICILIAR. População: habitantes, 3ª maior população do estado. Localização: Nordeste de SC no Médio Vale do Itajaí a 150 km da capital.
Linha Cuidado Saúde da Mulher
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

de Gestação e Parto Natural e Conscientes 19° Encontro Nacional de Gestação e Parto Natural e Conscientes Casa Angela Casa de Parto da Associação Comunitária Monte Azul

Histórico Angela Gehrke da Silva Primeira casa de parto no município de São Paulo 1985-1998 Viabilidade de um modelo de assistência humanizada ao parto e ao nascimento, fora do hospital e sem a presença do médico. Conquista e sensibilização das mulheres da comunidade e de seus famíliares. Sensibilização da Instituição Associação Comunitária Monte Azul pela importância da humanização do parto e do nascimento e seu grande potencial transformador e sanante para o desenvolvimento do ser humano e da sociedade no sentido da cultura da paz.

Histórico 2004 Elaboração do projeto “Casa Angela” em parceria: Associação Comunitária Monte Azul SMS - Saúde da mulher/Atenção básica Hospital Municipal Campo Limpo Daisuke Onuki da JAICA Casa Angela, Centro de Parto Normal Autônomo Modelo humanizado de assistência integral à mulher em ciclo gravídico-puerperal Equipe de enfermeira obstétricas Inserido no contexto social das famílias da comunidade Inserido na rede de saúde pública da região: Atenção Básica (PSF) e Hospital de Referência 31 de março de 2005 (...) vimos informar que o projeto Casa Angela já foi analisado e avaliado por esta Secretaria, tendo parecer favorável e deverá ser objeto de Termo Aditivo ao Convênio firmado com a Associação Comunitária Monte Azul, para a implementação do Programa Saúde da Família, no tocante à verba de custeio para complementar a manutenção da Casa de Parto em questão. Esclarecemos que a eficácia do referido Termo só ocorrerá após a conclusão das obras de construção e aquisição dos...equipamentos, sem qualquer investimento por parte desta Secretaria Municipal de Saúde... Coordenadora da Atenção Básica-PSF

Histórico 2004/2005 Captação de recursos e busca de parcerias 2005/2006 Aprovação da planta arquitetônica pela ANVISA 2006/2007 Construção 2007/2008 Aquisição de equipamentos 12/2008 Deferimento do alvará de funcionamento pela ANVISA Habilitação para credenciamento ao SUS (CNES)

Posição da Secretaria Municipal de Saúde-SP 18 de julho de 2007, Complexo Regulador do Município, Coordenadora da Atenção Básica A presente solicitação de inclusão do Centro de Parto Normal “Casa Angela” pela Associação Comunitária Monte Azul, na região de M´Boi Mirim é proposta interessante a ser adotada, todavia não adaptável no momento ao Município de São Paulo e à região escolhida. Assim como, é impossível incluir no convênio do PSF, pois não faz parte do escopo. A coordenação da Atenção Básica manifesta desfavorável a implantação do Centro de Parto Normal proposto 01 de julho de 2008, Coordenação Atenção Básica, Área Técnica de Saúde da Mulher, Programa Rede de Proteção à Mãe Paulistana, Coordenadoria de Saúde Sul-Gabinete ...a Rede de Proteção a Mãe Paulistana, ligada a Área Técnica de Saúde da Mulher,...não se opõe desde que a implantação siga as recomendações do CREMESP e da FEBRASGO, ou seja ser localizada próximo ou dentro da área física de um hospital que se responsabilize tecnicamente pela Casa de Parto. ...a Coordenadoria de Saúde Sul informa, que a Assistência ao Parto na região está totalmente atendida pelos Hospitais: Hospital Municipal de M´Boi Mirim, Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro e Hospital Municipal do Campo Limpo...

Posição da Secretaria Municipal de Saúde-SP ...aqui no Brasil e particularmente em São Paulo, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo publicou a resolução 111/04 que veda ao médico exercer atividades nos locais denominados casas de parto. A Área Técnica de Saúde da Mulher da SMS de São Paulo solicitou, em 2004, posicionamento do Ministério da Saúde sobre a resolução n° 111/04 do CREMESP e até o momento não obteve resposta... ...A Vigilância Sanitária Estadual cria objeções ao funcionamento da Casa de Parto...no que se refere a ausência de médico responsável pelo serviço. Manifesta-se também o Ministério Público contrário perante todas as considerações aqui apontadas. 02 de novembro de 2009, Gerência de Controle (...) Em resposta à solicitação referente à inclusão dessa entidade no Sistema Único de Saúde temos a informar que, de acordo com a Constituição Federal a participação do setor privado no SUS poderá ocorrer, desde que esgotada a capacidade pública... Informamos que se houver necessidade de complementação de serviços na área em questão, esta Secretaria estará providenciando convocação pública..., onde essa entidade poderá vir a participar do processo de seleção. (...)

Pré-natal desde março 2009 Opção da mulher Vínculo com UBS Segue os protocolos do MS Cuidados humanizados Acolhimento e escuta Atenção diferenciada e individual Fortalecimento dos vínculos familiares 422 consultas 50 gestantes inscritas 51% primigestas 33,7% adolescentes

Atenção à mãe e ao bebê no puerpério Visita domiciliar logo após alta do hospital Consulta puerperal 5°-7° dia Consultas e VD por livre demanda conforme necessidade 242 atendimentos 51 mães e bebês

Apoio à amamentação Ambulatório de aleitamento materno Visitas domiciliares e atenção conforme necessidade de mãe e bebê Posto de coleta de leite materno em cooperação com o banco de leite humano do Hospital Regional Sul 82,4% (n=51) em aleitamento materno exclusivo

Coleta de leite materno

Oficinas de alimentação infantil após o desmame

Grupos e oficinas para gestantes e pais Cursos para gestantes e mães Trabalho corporal Oficinas de trabalhos manuais etc. Outras atividades criativas 65 participantes por mês

Grupos e oficinas para gestantes e mães

Participação do pai

Jovens Tecendo Laços –Curso para adolescentes Amor e relacionamentos Feminino-Masculino Ciclo da fertilidade Sexualidade Métodos contraceptivos Ser mãe, ser pai Paternidade responsável Gestação, Parto e nascimento Cuidados com bebês e amamentação Educação infantil 280 jovens atendidos

Palestras e cursos de capacitação para as equipes do ESF Cursos e palestras voltados à atenção integral à saúde materno-infantil e à saúde do adolescente Sensibilização de profissionais da rede pública pela atenção humanizada à mulher em ciclo grávido-puerperal Em 2008/2009: 1.490 profissionais

Perfil das mulheres atendidas da Casa Angela Moradoras das subprefeituras de M´Boi Mirim e Campo Limpo 2° lugar em número de favelas no município Altos índices de exlusão social Altíssimos índices de violência Baixos níveis socioeconômicos Baixa escolaridade (75% sem segundo grau completo) 33,7% adolescentes 51% primíparas 18% solteiras

Levantamento 3/2009-10/2009 Local do parto N=51 % Hospital de referência 20 39% Outro hospital do SUS 22 43% Hospital de plano de saúde 5 9,8% Domicílio 3 5,8% Casa Angela 1 1,96%

Indicadores de qualidade Pré-natal Casa Angela – Parto em hospital Avaliação 3/2009-10/2009 Avaliação 3/2009-10/2009 Pré-natal Casa Angela N=51 % Hospital Referência N=2 758 Região M´Boi Mirim N=7 595 Indicadores de qualidade Cobertura pré-natal (≥7 consultas) 96% 73,5% 77,6% Baixo peso ao nascer 0% 13,5% 8,91% Prematuridade 1,96% 11,6% 8,2% Pré-natal Casa Angela – Parto em hospital N=47 Índice de cesáreas 23,5% 42,2% 44,5% Índice de episiotomia 79,5 % ------ Posição decúbito dorsal 80,7% Presença de acompanhante 38,5% Contato mãe-bebê imediato 43,6% Fonte de dados: SINASC, 2009; Levantamento interno Casa Angela

Perspectivas Persistir... Sensibilizar, conscientizar, divulgar... Solidariedade - Fortalecer o movimento nacional pelas casas de parto Envolver outros segmentos da sociedade civil e classes profissionais Mobilização e participação social Gerar vontade política nos gestores municipais – estaduais ...

Contatos casaangela@monteazul.org.br Fone: 011-5852-5332