MÓDULO PROPOSIÇÕES Versão 2.3.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado
Tutorial de Pesquisa Básica de Bibliotecas Acadêmicas
Funcionalidades do Menu Superior – Tabelas, Operações em Lote
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Busca de testamento On-line
PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO
Nota Fiscal Eletronica - NF-e
Sistema De Gestão De Registro De Preços - SRP Acesse a Internet e digite o endereço: Clique em Acesso a Sistemas em seguida em SRP.
Como criar avisos de revista científica e pesquisa
Gerência Executiva dos Sistemas Computacionais da Advocacia da União/GESICAU 1 SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União Módulo Iniciante.
Gerência Executiva dos Sistemas Computacionais da Advocacia da União/GESICAU 1 SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União Módulo Iniciante.
Funcionalidades do Menu Lateral Trâmite. Trâmite é o registro da movimentação do(s) dossiê(s) auxiliar(es) do(s) processo(s) entre setores ou unidades.
SIL – Sistema de Informações Legislativas
IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária
Tutorial de utilização do
Projeto Gestão da Mudança Frente: Comercial Curso: Portal SAP Distribuidores Instrutora interna: Juliana Belló.
Nota fiscal eletrônica de serviço
Como instalar e executar o programa
Para criação dos instrumentos de avaliação (questionários) é necessário seguir os seguintes procedimentos: Acessar o Portal SIGA com o perfil de Gerente.
Automação da sua equipe de vendas. Controle em tempo real.
Sobre o SE Documento SE Documento é responsável pelo gerenciamento corporativo de documentos que integra a tecnologia de workflow e visualização de conteúdo.
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Jornada 2007: Análise - Coordenadores. O que é Módulo Jornada: Análise: Coordenadores aplicativo de apoio às Coordenações de Centro; destina-se a: –designar.
MÓDULO TRANSMISSOR MÓDULO TRANSMISSOR.
15 anos desenvolvendo soluções criativas
SISTEMA DE PROJETOS ProPPEC Instruções para Cadastro de Projetos Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura – ProPPEC Gerência de Pesquisa.
Extranet GRD – Guia de Remessa de Documentos
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Criação de Grupos no Rooda TUTORIAL AGOSTO •Antes de tudo acesse o Rooda...
Avaliação de Desempenho 2012
Manual de acesso - Câmeras da Escola Atrium
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Objetivo Ao final deste treinamento serão capazes de:
Tela Inicial Tela Inicial do Sistema OcoMon, caso você seja um usuário cadastrado faço o login colocando o Usuário e a Senha cadastrados, caso não tenha.
Título da apresentação SIG ApexBrasil Gestão de Mudanças JULHO 2010.
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
Tutorial de Criação de Edições e Publicação Bem-vindo ao tutorial para EDITORES do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Elaborado.
SAD Gestor RT.
Tutorial: Cadastro.
MOODLE UNIFEOB.
INICIO RECEPÇÃO.
Entrada de Produtos por arquivo XML
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
Introdução/Pesquisar/Alterar Etapa1 Vamos começar o acompanhamento do módulo pelo menu "Acesso Rápido"-> Atendimento. Clique no icone "Atendimento".
PERSUS – Protocolo Impugnação/Recurso
Credenciamento de Docentes Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes.
Bem-vindo ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) O objetivo desse sistema é facilitar o trabalho do parlamentar no que diz respeito ao Processo.
02/09/2014 Treinamento Mídias Online. Instruções -Campanhas devem conter valor, caso contrário não irão aparecer na Simulação de Plano de Custo. -Para.
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
Jornada 2005 Análise - Coordenadores O que é Módulo JORNADA – Análise - Coordenadores: aplicativo de apoio às Coordenações de Centro da Jornada; destina-se.
Departamento de Gestão de Documentos Públicos
Manual de Instrução para Utilização do Sistema PEI
DSO GUIA DE UTILIZAÇÃO. Olá! Eu sou o Sabe-Tudo! Hoje vou ensinar como usar o DSO, mais uma ferramenta da Liberty que veio para facilitar o seu dia-a-dia.
Como Criar um Curso Utilizando o Editor de Aulas Viviane Guimarães Ribeiro.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Objetivos Cadastrar a estrutura da Casa Legislativa; Registro, controle e consulta de correspondentes e dos compromissos do Legislativo; Controle de correspondências.
INSTRUÇÕES AO FORNECEDOR
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal - SOF Coordenação Geral de Tecnologia e da Informação - CGTec Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Temas, Modulos, Menus e Componentes (Backend)
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Turma Regular Objetivo Permitir a enturmação de alunos da unidade escolar que foram matriculados e ainda não estão enturmados. Se a turma já estiver organizada.
Sistema de Gerenciamento Acadêmico Francieli Zanardi – Luis Henrique Forchesatto – Marcelo Garbin.
SISTEMA DE APOIO AO PROCESSO LEGISLATIVO SAPL Capacitação para Assessorias Parlamentares.
Cotação Eletrônica Orientações para o FORNECEDOR Versão 1.0.
ANÁLISE DE PROJETOS NO CEP - RELATORIA. 1.Acessar a URL – 2. Se usuário novo, acessar o link e seguir o trâmite.
SICOPWeb - Primeiro Acesso
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Transcrição da apresentação:

MÓDULO PROPOSIÇÕES Versão 2.3

O que é o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo ( SAPL)??? É programa que permite a automatização da atividades relacionadas ao Processo Legislativo;

E que atividades são essas??? Elaboração e envio de proposições; Protocolo e tramitação de matérias legislativas; Organização da ordem do dia; Registro de votação nas sessões plenárias; Manutenção e atualização da base de leis; Consulta e acompanhamento dos processos legislativos; Acesso a legislação existente.

Qual o objetivo do SAPL Apoiar a modernização das atividades de elaboração das leis e de outras normas jurídicas na casa legislativa; Dar agilidade e maior exatidão aos serviços relacionados ao processo legislativo. Facilitar a pesquisa e a obtenção de informações relativas ao processo legislativo, as comissões, mesa diretora, ordem do dia, sessão plenária, parlamentares, matérias legislativas e normas jurídicas.

Quais as vantagens do SAPL???‏ Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) Quais as vantagens do SAPL???‏ 1. MELHOR ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES. 2. PADRONIZAÇÃO E RACIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES. 3. DISPONIBILIDADE DE EDITOR PRÓPRIO PARA ELABORAÇÃO DAS PROPOSIÇÕES. 4. FACILIDADE E SEGURANÇA NO PROTOCOLO DAS PROPOSIÇÕES. 5. MELHOR CONTROLE E MAIOR AGILIDADE NA TRAMITAÇÃO DAS MATÉRIAS. 6. FACILIDADE E RAPIDEZ NA ELABORAÇÃO DA ORDEM DO DIA. 7. FACILIDADE NO REGISTRO DAS ATIVIDADES DA SESSÃO PLENÁRIA. ‏ 8. MAIOR DISPONIBILIDADE E EXATIDÃO DAS INFORMAÇÕES. 9. MAIOR TRANSPARÊNCIA DAS ATIVIDADES LEGISLATIVAS (Parlamentar/Casa). 10. FÁCIL ACESSO E ATUALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO ACERVO LEGISLATIVO LOCAL. 5 5

Como acessar o SAPL??? Durante a fase de treinamento o SAPL pode ser acessado pelo seguinte endereço: http://192.168.15.1:8080/sapl/default_index_html Uma vez concluída esta etapa, o sistema poderá ser a acessado a partir de link disponível na home page da Assembléia Legislativa do Maranhão.

Como utilizar o SAPL??? Usuário anônimo Usuário operador

Quais os tipos de operadores??? Perfis Módulo Operador autor Proposições Operador Mesa Diretora Mesa Diretora Operador Comissão Comissões Operador Ordem do Dia Ordem do Dia Operador Parlamentar Parlamentares Operador Matéria Recebimento de Proposições Operador Norma Norma Jurídica Operador Tabela Auxiliar Tabelas Auxiliares

Que módulos específico será operado no Gabinete Parlamentar ??? O módulo Proposições – cuja função é operacionalizar a criação e envio de proposições.

Como acessar o Módulo Proposições ? 1º) Acessar a tela inicial do SAPL como usuário anônimo; 2º ) Clicar no botão “acessar” localizado no canto direito do menu horizontal e inserir nome de usuário e senha (note que ao se logar no sistema o nome do usuário fica registrado na barra de menu horizontal no canto superior esquerdo); 3º) Clicar no botão Proposições localizado no menu vertical;

Como elaborar uma nova proposição? 1º) Clicar no botão proposições; 2º) Clicar no botão elabora nova proposição; 3º)Preencher os dados básicos: Tipo, descrição, matéria legislativa + número+ano e texto integral. 4º) No preenchimento do campo “texto integral” o usuário pode optar por criar o texto em XML utilizando o próprio programa (nesse caso clique no botão “salvar dados básicos e criar texto integral” ) ou optar por carregar arquivo externo (nesse caso clique em procurar);

Observações Importantes Uma proposição, após ser enviada pelo autor e ser recebida pela área legislativa, pode dar origem a uma nova matéria legislativa ou a um documento acessório de uma matéria legislativa já existente; Projetos de lei, requerimentos, indicações ou moções geram uma nova matéria legislativa correspondente ao que está sendo proposto, nessa situação a numeração da nova matéria será dada pelo servidor responsável pelo recebimento da proposição; O parecer e a emenda são proposições que geram documentos acessórios vinculados a uma matéria já existente

TELA DE ENVIO DE PROPOSIÇÃO

RECIBO DE ENVIO DE PROPOSIÇÃO

Modificando ou cancelado uma proposição já enviada 1º Clique no menu proposições e sistema exibirá uma lista das proposições enviadas; 2º Clique sobre a proposição que você deseja modificar ou cancelar, o sistema exibirá uma janela com as dados da proposição; 3º Clique no botão retornar proposição enviada e o sistema exibirá a mensagem proposição retomada com sucesso; Faça as mudanças desejadas e acione o botão Salvar e Enviar Proposição, ou exclua a proposição acionando o botão Excluir.

Para refletir!!! "Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos." (Lao Tzu) “De tudo ficaram três coisas: a certeza de que estava sempre começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um novo caminho, da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura, um encontro.” (Fernando Pessoa) "Você vê coisas e diz: Por que?; mas eu sonho coisas que nunca existiram e digo: Por que não?" (George Bernard Shaw)

Muito obrigado (a) !!!!