Introdução à Informática Profa. Regiane Klidzio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Windows.
Advertisements

Sistemas Operacionais
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Marketing Digital.
Scheila,Marilse e Eliana.
Vírus.
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
Internet: conceitos básicos
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Introdução à Informática Prof. David Menoti Sílvia Aparecida Moreira Guilherme Pacheco.
Janett Aparecida Xavier Átila Prescione F. Machado
Wagner Santos C. de Jesus Roberto Cordeiro Walts
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
GERENCIAMENTO DE REDES
Dicas para configuração do Firefox
Respostas das atividades da aula 4.
Respostas das atividades da aula 4.
Emitindo seu Certificado Digital
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos
A Internet, também conhecida como web, é uma rede de comunicação de milhões de computadores conectados, que oferece inúmeros serviços. São bilhões de.
Internet Principais conceitos.
Aula 01 – Apresentação e introdução html
A grande rede mundial de computadores
Downloads Prof. Adauto.
Informática Navegador – Browser
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Unidade 2 Formatação: Myrian Laste NTE / Concórdia.
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Internet é definida como diversas redes de computadores conectadas umas as outras. É considerada, uma rede de redes, formada por redes universitárias,
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
Políticas de Backup FATEC – Americana
Introdução ao Desenvolvimento Web
Prof. Rômulo Vieira Leite
Projeto Inclusão Digital
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
O que é o .
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico E-business.
Histórico e conceitos básicos.
Informática Instrumental
A evolução da Internet Trabalho elaborado por:
Professor: Márcio Amador
Prof. Luís Sérgio Carvalho. Attachment - Enviar um attachment significa anexar um arquivo a uma mensagem eletrônica e enviá-lo a alguém. Antivírus - Programa.
Primeiro Técnico Navegadores.
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 02 1º Semestre UNIJUÍ.
Segurança e Auditoria de Sistemas
AQUI ESTÁ SUA NOVA CONQUISTA
Nelson Vieira Nº 12 Manutenção Industrial. Servidor: Em informática, um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma.
CC8 Comunicação e colaboração Correio eletrónico
Planear um Website Principais etapas.
Profª Elaine Duarte Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais INTERNET Londrina(PR) – Maringá(PR)
A Internet e Seu Impacto
INTERNET BÁSICA.
Profª Angela Tissi Tracierra. É uma arquitetura de rede, onde existem dois módulos básicos na rede: o Servidor e os Clientes.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
18/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 09 –Vírus e Antivírus
21/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Correio eletrônico O Webmail é uma ferramenta que possibilita o acesso ao correio eletrônico a partir de qualquer ponto da internet, utilizando-se apenas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília WEB e Aula 2.
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira.
Neste trabalho vou falar sobre como a internet foi evoluindo ao longo do tempo. Introdução Internet Service Providers World Wide Web (WWW) Protocolos Software.
A evolução da Internet Rodrigo Melo Génese da Internet A Expansão Da Internet Fornecedor de acesso à internet service providers Contas de utilizadores.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Projeto Integrador I Implementação de Servidor de Arquivos Eliane Linhares Mota 1.
Escola Técnica Machado de Assis Técnico em Informática PROGRAMAÇÃO INTERNET I.
NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE OBJETIVOS -NAVEGAR PELA INTERNET COM O SOFTWARE LIVRE DE NAVEGAÇÃO, ICEWEASEL, PREVENINDO-SE DE RISCOS.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Informática Profa. Regiane Klidzio Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Técnico em Informática Introdução à Informática Profa. Regiane Klidzio Internet

Internet: recursos e pesquisa Você já navegou na internet, realizou pesquisas, procurou e leu notícias e curiosidades nos sites, além de ter enviado e recebido e-mails? Esta é uma das tantas atividades que será útil durante o exercício da profissão de Auxiliar Administrativo. É importante ter conhecimento sobre os recursos oferecidos pela internet , mas também é preciso saber usar, ou seja, “garimpar” o que a internet oferece de bom para a sua profissão bem como para a sua vida social. Wikipédia: não há controle da credibilidade das informações postadas, pois todos podem postar nessa enciclopédia livre.

Conhecendo a Web World Wide Web (em português, Rede de alcance mundial, também conhecida como Web e www) é um sistema de documentos interligados em hipermídia e executados na Internet. HyperText Transfer Protocol (ou HTTP; que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um protocolo de comunicação utilizado em sistemas de informação de hipermídia distribuídos e colaborativos. Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web. Hipermídia: Suporte usado para divulgar informações apresentadas sob a forma de texto, gráficos, áudio ou vídeo num sistema de hipertexto.

Redes de computadores Redes de computadores podem ser comparadas às autopistas por onde trafegam, em âmbito mundial, informações eletrônicas dos mais variados tipos, incluindo textos, figuras, sons e imagens. Para o mundo globalizado - o mundo das redes de computadores - não existem fronteiras entre países, assim como também não há distinção de raça, sexo, cor ou nacionalidade entre pessoas. As redes interconectam pessoas para os mais variados fins e têm contribuído para ampliar e democratizar o acesso à informação, eliminando barreiras como distância, fronteiras, fuso horário, etc.

O que é navegador? Navegadores (também conhecidos pelos termos ingleses web browser ou simplesmente browser) são a porta de entrada para tudo que há na internet – o que não é pouco. Devido à popularidade da grande rede na vida contemporânea, os navegadores ganharam importância para qualquer usuário. Os navegadores mais conhecidos e utilizados são: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera e Safari.

Navegador Opera O Opera, desenvolvido por uma empresa de mesmo nome, apesar de não ser adotado por nenhum sistema operacional como padrão logo após a instalação, é um navegador de internet de grande expressividade. Este navegador pode ser utilizado tanto no Mac, como no Linux ou no Windows.  Ele agrega várias funções em um só: é obviamente o navegador, mas também é um aplicativo de e-mails (como o Outlook), um gerenciador de downloads, além de possuir uma versão portátil para pequenos dispositivos, como tablets ou smartphones.

Navegador Chrome O Chrome, mais novo desta geração de navegadores, é a aposta do Google como navegador de internet. Também roda em Mac, Windows e Linux, e implementa diversas inovações quanto à interpretação de sites e vantagens no quesito velocidade. Possui um visual inovador, com poucos botões à vista e é extremamente usual, no melhor "estilo Google". O programa é muito leve, por isso roda com poucos travamentos mesmo em computadores de configuração básica, sendo esse o seu principal diferencial.

Navegador Firefox O Firefox, da Mozilla, é o adotado por padrão em sistemas Linux, é um dos navegadores de internet mais utilizados atualmente devido à facilidade de uso. Foi um dos primeiros a disputar espaço com o Internet Explorer, por isso cresceu muito rapidamente. É um navegador bem versátil que se entende bem com praticamente todos os formatos de páginas e sites, tendo poucas restrições. Disponível para Mac, Windows e Linux.

Navegador Internet Explorer O Internet Explorer é o utilizado por padrão em computadores Windows. É o navegador de internet mais conhecido, justamente por já vir instalado no sistema operacional mais vendido e conhecido entre os consumidores. Até por isso, proporcionalmente, é o navegador mais vulnerável à vírus e um dos mais pesados também. Porém, está disponível apenas para computadores com o Windows instalado.

Navegador Safari Safari é o navegador da Apple, portanto é o programa que vem instalado nos Macs, Ipads e IPhones. É um navegador com alta velocidade de interpretação de sites e extremamente intuitivo. Além disso, é muito pouco suscetível à vírus, uma das grandes qualidades dos sistemas da Apple. Seu único porém é a incompatibilidade com o programa flash, que o prejudica de abrir algumas páginas na internet que contenham esse programa. De qualquer forma, a maioria dos sites hoje já abandona gradativamente o flash, principalmente em função do crescimento da Apple.

Qual é o melhor navegador? Atividade 3.1: Uma pesquisa realizada pelo Baixaki em 2009, informa qual é o melhor navegador, acesse: http://www.tecmundo.com.br/navegador/1915-qual-o-melhor- navegador-o-baixaki-fez-a-analise-.htm Uma pesquisa realizada em 2011, informa qual é o melhor navegador, acesse: http://onsoftware.softonic.com.br/qual-melhor-navegador-1 Qual é o seu ponto de vista em relação ao melhor navegador?

Qual é o melhor navegador? (2009) 1º lugar: Firefox com um total de 243 pontos. 2º lugar: Opera, com 229,7 pontos. 3º lugar: Google Chrome, com 203,9 pontos. 4º lugar: Safari, com 193,5 pontos. 5º lugar: Internet Explorer, com 191,5 pontos. Este resultado indica que o Firefox é um navegador que pode ser indicado para qualquer tipo de usuário, uma vez que ele sempre manteve uma média alta em todos os tipos de teste. É claro que tais conclusões não visam impor qual deles é melhor, pois também deve-se levar em consideração a praticidade e afinidade que cada usuário tem com seu navegador.

Qual é o melhor navegador? (2011)

Dica!!! Experimente todos eles e decida pelo mais amigável ou que lhe pareça mais adequado às suas necessidades pessoais. No caso de sua utilização no ambiente de trabalho, verifique os procedimentos recomendados pela cooperativa, que poderá ter restrições de uso, conforme você verá logo a seguir.

Debate: O que pensam as empresas e o que significa para os empregados, em termos de segurança, crescimento pessoal e empresarial, o uso da internet?

Dicionário Dicionário Atividade de pesquisa: Buscar um dicionário de termos relacionados à Informática e Internet e salve em sua pasta de trabalho.

Segurança na internet Apresentação de vídeos: 1. Navegar é preciso 2. Os invasores 3. Spam 4. Defesa Debate: Apresente os tipos de invasores e apresente as dicas de como se defender desses invasores.

Sinais de alerta Os crimes mais usuais na rede são: E-mails com pedidos de atualização de dados bancários e senhas (crime, aliás, também tentado através de telefonemas); E-mails que afirmam que o internauta consta de uma lista negra de devedores; E-mails que anunciam que o usuário foi contemplado com um prêmio; E-mails com arquivos anexados.

Sinais de alerta O melhor a fazer é não abrir arquivos com extensões como “.exe”, “.scr”, ou qualquer outra extensão desconhecida. São as portas de entrada para vírus em computadores, os quais causam estragos ou roubam, via spywares, informações sobre os usuários. No entanto, é de senso comum que os chamados cookies são inofensivos, uma vez que o objetivo deles é reunir dados estatísticos.

O uso responsável da internet Apresentação do vídeo: O uso responsável da internet Debate: Apresente as dicas sugeridas pelo vídeo quanto ao uso responsável da internet.