Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC EDUCAÇÃO E FUST inclusão digital começa na escola! Brasília, dezembro de 2003.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Prática de Ensino: Educação Básica
A ANATEL E O WIMAX Redes comunitárias e redes competitivas
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
FINLÂNDIA e-LEARNING Educação como prioridade 1. Grande Desafio
Apresentação do Projeto
Educação Escolar Indígena
UNIVERSALIZAÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES
VOIP Conceito: Voice Over IP (Voz sobre IP)
VOIP Conceito: Voice Over IP (Voz sobre IP)
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
1 POLÍTICAS PARA UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO À INTERNET - O CASO BRASILEIRO 1 º TELECOM SÃO PAULO - 10 DE ABRIL DE 2001 POLÍTICAS PARA UNIVERSALIZAÇÃO DO.
Ministério da Educação
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PLENÁRIA FINAL.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “ A SITUAÇÃO DA TELEFONIA CELULAR NA AMAZÔNIA.
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Universalização dos Serviços de Telecomunicações São Paulo, 21 de agosto de 2002 Artur Nunes de Oliveira Filho Ministério das Comunicações.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.
Apresentação do FUST e SCD Nelson Simões Janeiro 2004 RNP/REF/0236 © 2000 – RNP.
Introdução à Educação à distância
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Secretaria de SEED Educação a Distância As tecnologias da informação e a Educação: a ação do Governo Prof. Dr. Marcos Dantas Secretário de Educação a Distância.
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Acesso público e gratuito de internet Roberto Petry Presidente da SUCESU NACIONAL e SUCESU-RS
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Conferência Municipal de Educação
Secretaria de Educação a Distância - MEC “Oportunidade social”
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.

Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Audiência Pública: Qualidade da Telefonia Fixa e Móvel
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
DETI - Marcio Patusco Lana Lobo Agosto de 2011Painel Perspectivas das Telecomunicações e BL1 O Futuro das Telecomunicações no Brasil Painel Perspectivas.
1 PERSPECTIVAS DO MODELO DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL VISITA A PUC/RS PORTO ALEGRE- 09 DE JULHO DE 2001 Antônio Carlos Valente Membro do Conselho Diretor.
Ministério das Comunicações Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “O Processo de Universalização da Telefonia.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC EDUCAÇÃO E FUST inclusão digital começa na escola! Brasília, dezembro de 2003

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC O objetivo da educação é melhorar a situação dos indivíduos no mundo e suas relações com ele. As organizações educacionais, seus objetivos e metodologias devem buscar a construção de uma sociedade do conhecimento inclusiva. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) viabilizam e estimulam a difusão da educação e sua disseminação para e através das diversas comunidades. Potencializam os métodos educacionais e fortalecem uma ativa aprendizagem continuada. Devem ser utilizadas como resposta às questões das desigualdades educacionais, bem como para criar recursos educacionais que reflitam as diversidades linguísticas e culturais. O aprendizado e as competências no uso das TICs devem ser desenvolvidos em todos os níveis da educação, de forma que os indivíduos possam juntar-se a, contribuir para e valer-se dos benefícios de uma sociedade do conhecimento emergente. O desenvolvimento de habilidades e infra-estrutura em TICs deve se dar de acordo com uma visão das capacidades e competências que devem ser adquiridas pelos estudantes, ao lado da formação específica dos professores nessa área. World Information Technology Forum – Vilnius 2003 – Education Commission Report - Abstract

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC INTRODUÇÃO A presente apresentação tem por objetivo geral informar sobre o Fundo de Universalização para os Serviços de Telecomunicação – FUST, e as ações empreendidas pelo Governo Federal para sua utilização. Tem por objetivo específico dar a conhecer as demandas específicas da educação, definidas pela SEED/MEC, encaminhadas como subsídio para a elaboração do Plano Geral de Metas de Universalização – PGMU para o novo serviço público de comunicações - SCD, a ser elaborado pela ANATEL e submetido, posteriormente consulta pública.

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC INSTITUIÇÃO o FUST – Fundo de Universalização para os Serviços de Telecomunicações - foi instituído, pela Lei Nº 9.998, de 17 de agosto de 2000, para proporcionar recursos para a universalização dos serviços de telecomunicações, ou seja: permitir o acesso de qualquer pessoa ou instituição de serviço público a serviço de telecomunicações; permitir o acesso a partir de qualquer localidade do território nacional.

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC FINANCIAMENTO O FUST é constituído de várias fontes de financiamento, entre elas as contribuições estabelecidas em lei, decorrentes da prestação de serviços de telecomunicações e pagas pelas empresas prestadoras.

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC COMPETÊNCIAS O Ministério das Comunicações deve formular as políticas, as diretrizes gerais e as prioridades que orientarão as aplicações do Fust, bem como definir os programas, projetos e atividades que serão financiados com os recursos do FUST; Os programas, projetos e atividades devem ser definidos em conjunto com os órgãos envolvidos, no nosso caso, o MEC; A Anatel vai implementar, acompanhar e fiscalizar os programas, projetos e atividades que aplicarem os recursos do Fust.

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC UTILIZAÇÃO O FUST pode ser usado para pagamento da instalação e do uso de serviço de telecomunicações pela escola: telefone; acessos para utilização de serviços de redes digitais de informação destinadas ao acesso público, inclusive da internet, incluindo os equipamentos terminais para operação pelos usuários; O FUST cobre a parcela referente ao custo do serviço, reduzindo o valor da fatura. A parcela restante (a ser especificada) deve ser paga pela escola.

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC UTILIZAÇÃO Os recursos do FUST somente podem ser usados para o pagamento de serviços de telecomunicações prestados em regime público, ou seja: o serviço é prestado por uma concessionária a concessionária tem obrigação de universalizar o serviço o serviço é cobrado por meio de tarifa e não preço Serviços de telecomunicações prestados em regime público: STFC – Serviço Telefônico Fixo Comutado, o telefone comum SCD – Serviço de Comunicação Digital, ainda em regulamentação

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC DISPONIBILIDADE No mínimo 18% do total arrecadado a cada ano se destina a aplicações em educação. Desde 2001 o FUST vem sendo arrecadado, mas como não foi utilizado, os valores referentes ao período de 2001 a 2003 encontram-se provisionados para uso futuro; O FUST arrecadou, até dezembro de 2002, um total de R$ 2,144 bilhões, sendo que, no mínimo, R$ 386 milhões deveriam ser destinados ao financiamento de programas, projetos e atividades em educação. A previsão, para o período , é de arrecadar mais R$ 2,633 bilhões adicionais, dos quais cerca de R$ 473,9 milhões deverão ser destinados, à educação.

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC DISPONIBILIDADE Em R$ 1 milhão FONTE: Anatel – 2003 a 2006 valores previstos

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC DISPONIBILIDADE Em 2001, a Anatel licitou os serviços de telecomunicações para universalização do acesso em escolas de ensino médio profissionalizantes A licitação foi cancelada, sob a orientação do TCU – Tribunal de Contas da União, porque houve contestação de diversos aspectos do edital, entre eles, o fato de não haver serviço de telecomunicações prestado em regime público que pudesse ser contratado na licitação

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC DISPONIBILIDADE Esse ano, o Ministério das Comunicações consultou o TCU sobre as condições para a utilização dos recursos do FUST o TCU publicou um acordão (em agosto de 2003) recomendando a implementação de um novo serviço de telecomunicação para utilização dos recursos do FUST Em a Anatel colocou em Consulta Pública o Regulamento do novo serviço de telecomunicações, intitulado Serviço de Comunicação Digital – SCD.

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC O SCD O SCD é o serviço de telecomunicações de interesse coletivo destinado ao uso do público em geral, que por meio de transporte de sinais digitais permite o acesso às redes digitais de informações destinadas ao acesso público, inclusive da Internet.

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC O SCD O SCD deve incluir: provimento de conexão em banda larga nas interligações dos equipamentos terminais com os provedores de acesso a redes digitais de informação e à Internet; provimento de acesso a redes digitais de informações e à Internet; administração e operação dos sistemas e dos serviços disponibilizados. O SCD pode incluir, ainda: provimento de equipamentos terminais para operação do serviço e respectivos softwares que o viabilizem, nos casos de escolas e bibliotecas; outros tipos de conexão, nos termos da regulamentação.

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC CONEXÃO VIA SCD Rede Privada de CD Rede Pública de CD Rede SCD Rede Telefônica INTERNET

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC IMPLANTAÇÃO A expectativa é de que o novo serviço de telecomunicações esteja regulamentado até final de março de 2004 Até o final do 1º semestre de 2004 o serviço deverá ser licitado e definidas as empresas que serão as novas concessionárias O Plano Geral de Metas de Universalização do SCD deverá definir os critérios de implantação: todos os estabelecimentos de ensino deverão estar atendidos até o final de 2006

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC IMPLANTAÇÃO O SCD vai permitir a realização de uma grande empreitada no Brasil. Serão contratados serviços de empresas que promoverão a interligação entre redes para prover o acesso aos estabelecimentos de ensino.

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS O Ministério das Comunicações e os demais ministérios interessados estão avaliando conjuntamente a melhor maneira de utilizar os recursos do FUST. No caso específico da educação, realizou-se um levantamento das necessidades dos estabelecimentos de ensino públicos no Brasil, em função do número de alunos matriculados segundo o censo do INEP/MEC- 2002, para se determinar: O número de computadores por estabelecimento O número de pontos de acesso, com conexão 256 kb cada, por estabelecimento

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC CRITÉRIOS Foram determinados os seguintes critérios: Para a educação superior, foi usado o critério de 1 computador para cada 20 estudantes

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC DEMANDAS Estabeleci- mentos (*) AlunosComputa- dores Acessos Ensino Superior Ensino Básico TOTAL (*)Nas instituições de ensino superior multi-campi, cada campus foi considerado isoladamente

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC PERSPECTIVAS A criação de ambientes tecnológicos nas escolas é o meio mais eficaz para realizar a inclusão digital, pois permite: Democratização do acesso Criação de redes de comunicação/conhecimento Criação de redes de informação Apropriação das tecnologias Conexões entre as comunidades

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC PERSPECTIVAS Permitindo o acesso às redes digitais dos alunos, professores, servidores, bem como de toda a comunidade; Criando projetos voltados para essas comunidades e para iniciativas específicas de educação continuada; Garantindo acesso às comunidades, sejam próximas de centros urbanos ou deles afastadas; Desenvolvendo projetos cooperativos entre alunos/professores/comunidades;

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC PERSPECTIVAS Garantindo assessoria a distância a projetos escolares e às necessidades das comunidades; Permitindo o acesso a sítios e serviços governamentais, bem como aos serviços gerais propiciados pelas redes digitais; Criando a consciência da inserção digital e de suas potencialidades ( , chats, fóruns etc) Viabilizando a integração entre meios digitais (como TVDI), que potencializam o uso da internet e a inclusão digital.

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC CONCLUSÕES Os recursos do FUST podem ser usados para o pagamento de conta telefônica – dentro do STFC – mas, nesse caso, não podem ser usados para adquirir equipamentos. Não seria pago também o provimento de acesso à internet. Esse mecanismo poderia ser usado para garantir o canal de retorno para a TV Escola Digital Interativa. Dentro do SCD – caso se concretizem os procedimentos, os recursos do FUST poderão ser usados para pagamento de conexão, provimento e computadores. Esse meio potencializará os mecanismos de integração de tecnologias e de inclusão digital.

Secretaria de Educação a Distância / SEED-MEC INFORMAÇÕES Para maiores informações sobre FUST, SCD, uso das TICs, programas de inclusão digital do MEC e demandas sobre EAD em geral, contate-nos: Secretaria de Educação a Distância Fone: (61)