Português agradável e descomplicado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Os dois significados da palavra crer
O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
Concordância Verbal.
ACORDAR !!!.
Portfólio de matemática.
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
Pronomes relativos variáveis
Estou aqui na sua espera pra você me ensinar a ser feliz
Prof. Francisco Platão Savioli
COESÃO E COERÊNCIA TEORIA.
Shakespeare Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
GRUPO FRATERNIDADE Passamos metade da vida à espera daqueles que amamos e a outra metade a deixar os que amamos. Victor.
O QUE VOCÊ FARIA....
SHAKESPEARE Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
O bonito é ser feliz A beleza da vida nas palavras simples, no sorriso espontâneo. Com Carinho para Ir. Indiara Das pensionistas do Vicenta Maria Em Brasília.
Sentido do Matrimônio.
Rotina....
Água Presente Divino.
Vença as preocupações Mateus 6. 33, 34.
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
Eufrásia Bica.
Existe uma história de simplicidade linda, que gostaria de contar...
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Eis ai o teu filho Pensa-se muito pouco no que esta frase contém. Por detrás dela há uma enorme notícia de enorme importância e historicamente certa,
MENSAGEM DE ESPERANÇA.
Frase-Oração-Período
ÀS VEZES, NO SILÊNCIO DA NOITE...
Mas nunca impossíveis! Nunca diga que algo é impossível...
Rotina....
A lenda da xícara de chá.
Este dia conversava com um amigo e ele falou que tinha saudade de uma ex- namorada. Ele falou na saudade que tinha dela e ao mesmo tempo no medo de.
A DOUTORA DA CHUVA ‘Chuva de prata que cai sem parar...’ (Ed Wilson / Ronaldo Bastos) Quando comecei a dar.
Sobre amor, rosas e espinhos
Confiança é como um cristal...
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
Você vai se sentir melhor, especialmente
Língua Portuguesa Profª Joelma
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
COMO É BOM: Pense sobre cada frase antes de ler a próxima. Você vai se sentir melhor, especialmente quando chegar ao fim.
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Nunca diga que algo é impossível...
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
O macaquinho Um homem, tempos atrás, encontrou-se com um amigo. Este se queixara muito da vida, pois tinha acabado de ser abandonado pela mulher e estava.
MENSAGEM DE ESPERANÇA Nunca diga que algo é impossível As coisas são, no máximo, improváveis Mas nunca impossíveis.
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Aprendi Clique.
“O Aquário de Clarissa” Uma adaptação baseada no livro “Clarissa” de Érico Veríssimo.
Rotina....
TEMAS BÍBLICOS.
OS QUE NUNCA PARTEM Silvana Duboc.
Enamorados....
JESUS, ÚNICO SALVADOR  AULA 1 O CAMINHO.
Aula 5.
Slides/automáticos...aguarde
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O QUE É A IGREJA?.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
Poemas Professora Janete.
Você foi escolhido!.
Venha conhecer a felicidade
 O Papa Francisco deu 15 conselhos bem simples que podem ajudar a viver a quaresma:
Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.
Uma garotinha esperta, de apenas seis anos de idade, ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo. Tudo que ela sabia era que o menino.
Protocolo de Leitura Ana Paula Soares Gontim, estudante do 4º ano da Escola Classe 18, de Ceilândia. Texto: O sonho de Ícaro Autor: Paulo Netho Fonte:
DICAS DE REDAÇÃO E ERROS MAIS FREQUENTES. * TESE = Posicionamento, afirmação É.... Sabe-se que... Artigo + substantivo.
Transcrição da apresentação:

Português agradável e descomplicado NÃO ERRE MAIS ! Português agradável e descomplicado

Nas datas apenas com número, devo usar hífen ou barra, separando-os ? Tanto o hífen quanto a barra são sinais corretos. O uso do ponto é que não se recomenda, por exemplo: 23.09.2008

E – Ela usa “shampoo” Dimension. C – Ela usa xampu Dimension. Shampoo é palavra inglesa, aqui no Brasil grafa-se xampu, mas infelizmente vimos nas nossas indústrias ainda grafando-se com a forma inglesa. Que pena!

O cifrão é composto de um S e um traço ou de um S e dois traços? O cifrão é composto de um S e apenas um traço : $.

E – A grande “poeta” Cecília Meireles. C – A grande poetisa Cecília Meireles.

E – Você tem um televisor “a” cores? C – Você tem um televisor em cores? O único televisor legitimamente colorido, é o em cores. Aliás, assim como só tínhamos antigamente o televisor em preto-e-branco.

E – Crianças devem ir no banco “de trás”. C – Crianças devem ir no banco detrás. É detrás que significa traseiro.

E – O treinador precisa de um jogador para ser um “elo de ligação” rápido entre a defesa e o ataque. C - O treinador precisa de um jogador para ser um elo rápido entre a defesa e o ataque. Quando se diz elo é obrigatoriamente de ligação. Olhe outras asneiras, totalmente redundantes: decapitação da cabeça, conviver juntos, hemorragia de sangue, adiar para depois, acabamento final, conclusão final, antecipar para antes, acrescentar mais, introduzir dentro, anexar juntos, nos mínimos detalhes, metades iguais, pequenos detalhes e grande maioria.

Em casa eu tenho televisão ou tenho televisor? Ao aparelho dá-se o nome de televisor e ao canal televisão.

Peixe tem espinho? O que peixe tem é espinha dorsal.

Posso usar “e” antes de “etc.” ? Não, nunca use “e”, e nem “vírgula”. Exemplo: Ela falou em jóias, dinheiro, herança etc..

E – Dei duas “mãos” de tinta na parede. C – Dei duas demãos de tinta na parede. Demão significa camada de tinta, portanto, os bons pintores costumam dar demãos de tinta em paredes.

E – Não “guspa” no chão! C – Não cuspa no chão! Se cuspir já não é um gesto recomendável, que se dirá, então, de alguém que gospe?

Existe a chuva de “granito” ? Se existisse pouco ou nenhuma coisa estaria em pé na Terra. Foi para a nossa felicidade que Deus nos deu a chuva de granizo. Chuva de granito é para arrasar tudo mesmo, principalmente a língua.

Como se pronuncia corretamente a palavra recorde? Como se escreve: recorde, a sílaba tônica é co. Os apresentadores e locutores da Rede Globo, por outro lado, além de dizerem “record”, ainda comentem outra gracinha: pronunciam “Roráima” (pronúncia de índio), ao lerem Roraima (Rorãima)

E – Juliana fez regime ficou “magérrima”! C – Juliana fez regime ficou macérrima! A forma superlativa adequada de magro é macérrimo e não magérrimo como dizem algumas revistas. Tomem cuidado com a palavra advocacia, não advogacia. Com a palavra cabine, não é gabine. Com a palavra decote, não é degote.

E – Esse jogador é malandro: O “juiz” precisa ficar de olho nele. C – Esse jogador é malandro: O árbitro precisa ficar de olho nele.

E – Isso aconteceu “há” muito tempo “atrás”. C – Isso aconteceu há muito tempo. O uso da forma verbal há já indica fato passado. Usa-se, portanto, ou há, ou atrás, mas não ambos na mesma frase.

E – Ela teve duas “gravidez” difíceis. C – Ela teve duas “gravidezes” difíceis. E por falar nisso, a palavra “laqueadura” é eminentemente popular: Não tem registro em nenhum dicionário sério. A palavra certa é laqueação.

E – Gostou de ovos “estalados”. C – Gosto de ovos estrelados. Cozinheiras que se prezam estrelam ovos, que adquirem a forma de uma estrela ao caírem na frigideira em contato com óleo quente.

Qual é a verdadeira abreviatura de apartamento? A verdadeira abreviatura são duas: ap. e apart., de plural, respectivamente, aps. e aparts., mas nunca apto.

E – Há muitos candidatos a “vereadores”. C – Há muitos candidatos a vereador. Após candidatos usa-se o singular e o masculino, porque se faz referência ao cargo, à função, à profissão: Quantos candidatos a senador existem?

E – Sou brasileiro, “porisso” sou feliz. C – Sou brasileiro, por isso sou feliz.

E – Não sei se “opito” por Medicina ou se “opito” por Direito. C - Não sei se “opto” por Medicina ou se “opto” por Direito.

Farmácias podem fazem entregas “a” domicílio. Não, está errado, porque quem faz entregas, faz entregas em algum lugar.

E – Estou com muita dor “na costa”. C - Estou com muita dor nas costas. É impossível que um ser humano tenha dor “na costa”, porque as pessoas não têm costa, mas costas.

E – Almoço todos os dias ao meio-dia e “meio”. C -Almoço todos os dias ao meio-dia e meia. Meio significa um pouco e meia significa metade.

E – Meti o pé na póça d’água. C – Meti o pé na poça d’água.

E – Não pise “na” grama. C – Não pise a grama. Em todos os parques e jardim brasileiros se vê a advertência da primeira forma, mas o verbo pisar é rigorosamente transitivo direto.