A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COESÃO E COERÊNCIA TEORIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COESÃO E COERÊNCIA TEORIA."— Transcrição da apresentação:

1 COESÃO E COERÊNCIA TEORIA

2 Conceituando Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos (palavras ou expressões) capazes de garantir que o interlocutor compreenda a mensagem que ele vai ler. Para que um texto (ou um fala) seja compreendido facilmente, é necessário que ele seja coeso e coerente. Um texto coerente é aquele que apresenta idéias ligadas em uma seqüência lógica, (para que tenha sentido), sem erros de grafia,de coerência verbal e nominal. A coesão é a parte da gramática que se preocupa com a parte estética do texto (erros gramaticais relacionados com a grafia: acentuação, pontuação, conjugação verbal, escrita correta das palavras, repetição, substituição de palavras). Vamos analisar os exemplos a seguir para compreendermos melhor o conceito da coesão. a) “Moradia e educação é direito do cidadão.” CORREÇÃO: “Moradia e educação são direitos do cidadão.” b) “Agente vive em Brasília.” CORREÇÃO: “A gente vive em Brasília.” ou “Nós vivemos em Brasília.” c) “Cadernos apartir de R$2,00.” CORREÇÃO: “Cadernos a partir de R$2,00.” Dessa forma, é possível concluir que a coesão se refere aos aspectos formais do texto. São erros de coesão: má concordância, repetição desnecessária, pronomes indevidos e palavras inapropriadas.

3 COERÊNCIA A coerência não se preocupa com a estética, mas com o sentido apresentado no texto ou na fala. Os exemplos a seguir demonstrarão o que acabamos de falar: a)“A modelo pousou para o repórter.” CORREÇÃO: “A modelo posou para o repórter.” b)“O aumento do desemprego foi de 0% em novembro.” CORREÇÃO: “Não houve aumento do desemprego em novembro.” c)“A nova terapia traz esperanças a todos que morrem de câncer todo ano.” CORREÇÃO: A nova terapia traz esperanças a todos os que sofrem de câncer a cada ano.”

4 PARTE 2 – VAMOS PRATICAR Encontre as incoerências existentes nas frases a seguir: a) “Apesar da meteorologia estar em greve, o tempo esfriou intensamente ontem.” b) ”Os sete artistas compõem um trio de talento.” c) “A vítima foi estrangulada a golpes de facão.” d) “Os nossos leitores não nos desculparão por esse erro indesculpável.” e) ”No corredor psiquiátricos os doentes corriam como loucos.” f) “O presidente de honra é um jovem septuagenário de 81 anos.”

5 A relação a seguir apresenta a grafia correta dos erros morfológicos e sintáticos mais comuns. Alguns erros revelam maior desconhecimento de língua que os outros. 1) A MODELO POUSOU PARA O FOTÓGRAFO. Modelo não pousa. O que ela pode fazer é posar (de pose); quem pousa é avião, ave. A modelo posou para o fotógrafo. 2) ELE SAIU BÊBEDO DA COMEMORAÇÃO. É um tanto estranho, mas Bêbedo ou Bêbado estão corretos. Assim: Ele saiu Bêbedo ou Bêbado da comemoração. 3) DIZEM QUE ARROZ E GIZ NÃO TÊM PLURAL. Tem sim: um arroz->dois arrozes / um giz->dois gizes. O ouvido parece rejeitar o plural, porque normalmente se diz um grão de arroz, dois grão de arroz, assim como acontece com feijão. Giz tem plural até em inglês (chalks). Dizer ou escrever “dois giz” é o mesmo que dizer ou escrever “dois real”. 4) TAMPEI O NARIZ PARA NÃO SENTIR O FEDOR. Não tampe o nariz. Nariz não tem tampa. Pode-se dizer “tampei” apenas para coisas que tenham tampa. O nariz você pode tapar: Tape o nariz para não sentir o fedor. Tape os olhos, o nariz e tudo que não tiver tampa.

6 5) NÃO VIAJEI POR CAUSA QUE ESTOU DOENTE. Por causa não existe
5) NÃO VIAJEI POR CAUSA QUE ESTOU DOENTE. Por causa não existe. Use porque: Viajei porque estou doente(e não por causa que). 6) MEU CADERNO É ASPIRAL. Esse seu caderno não existe. O que você tem é um caderno ESPIRAL. 7) AINDA SOU DE MENOR. Você não pode ser de menor. escreva sem a preposição de. Eu ainda sou menor (menor de idade); Meu irmão já é maior (maior de idade). 8) ESTOU PASMO. Veja: pasmo é substantivo. Pasmado (estado de alguém) é adjetivo. É o que deve ser usado.

7 9) JÁ TIREI O RAIO X. Raio-x não existe
9) JÁ TIREI O RAIO X. Raio-x não existe. Se não existe, ninguém pode tirar. Podemos tirar raios-x. 10) CORTOU A FRUTA EM DUAS METADES. isso é pleonasmo. Metade são sempre duas. E não existem três metades. Escreva ou diga: cortou em duas partes; três partes. Da mesma maneira, não se divide uma circunferência em duas metades iguais ou em duas metades iguais. é redundante. 11) ELE FICOU COM A METADE MAIOR! Isso é incoerência. metades são iguais. Outras frases incoerentes: Estou preso do lado de fora. Ele é o protagonista secundário. Uma vítima fatal foi salva do ) O PREÇO DA CARNE ESTÁ CARO. Preço não pode ser caro. Pode ser alto ou baixo. Está muito alto o preço da carne. A carne está muito cara. 13) ACONTECEU HÁ DEZ ANOS ATRÁS. “há” e “atrás” indicam passado na frase. Portanto, não há necessidade de usar os dois. Use apenas há ou somente atrás. Aconteceu dez anos atrás ou aconteceu há dez anos .


Carregar ppt "COESÃO E COERÊNCIA TEORIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google