Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento

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Transcrição da apresentação:

Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento fevereiro de 2007 Apresentado por Fernando Chacon, diretor de Marketing de Cartões do Banco Itaú

Indicadores Mensais 2007 2007 2006 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez TOTAL Faturamento R$ Bi Variação x ano anterior (%) Nº Transações (MM) Compra Média (R$) Nº Cartões emitidos (MM) 13,9 16,6 141 91 77,0 13,0 18,8 142 91 77,9 26,9 18,0 283 91 77,9 2006 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez TOTAL Faturamento R$ Bi Variação x ano anterior (%) Nº Transações (MM) Compra Média (R$) Nº Cartões emitidos (MM) 12,0 27,7 136 88 65,7 10,9 26,8 124 88 67,1 12,4 24,5 141 88 68,7 11,7 26,2 133 88 67,8 13,0 24,5 147 88 69,1 12,3 22,9 139 89 69,8 13,0 21,9 145 90 71,5 13,3 20,1 148 90 73,3 12,7 18,9 142 90 74,6 13,5 18,7 150 90 76,0 14,1 23,1 157 90 77,1 17,9 23,3 172 104 78,0 156,9 23,0 1.733 91 78,0

O comércio online e o cartão de crédito Estudo elaborado em parceria com

As compras online R$ 4,4 bilhões em compras online em 2006 Ticket médio (R$) 297 277 273 280 302 296 304 308 295 302 309 304 R$ 4,4 bilhões em compras online em 2006 Ticket médio de R$ 296 7 milhões de brasileiros compraram online em 2006 3,7% da população brasileira fez alguma compra via internet: em média, cada pessoa comprou R$ 629 online; O mês de dezembro é o destaque no comércio online: R$ 590 milhões e ticket médio de R$ 304 Fonte: WebShoppers e-bit 15ª. edição

O perfil do consumidor online no Brasil Fonte: WebShoppers e-bit 15ª. edição

Portadores de cartão de crédito na Internet R$ 3,2 bilhões em compras online com cartão de crédito (73 % do total) Fonte: Pesquisas Itaú 2006 / WebShoppers e-bit 15ª. edição

Acesso à Internet entre portadores de cartões Acessa a Internet Comprou pela Internet... ...e pagou com cartão Homens 46% 18% 71% Mulheres 36% 15% 81% 18-29 anos 62% 14% 64% 30-39 anos 48% 20% 92% 40-49 anos 35% 17% 57% 50-55 anos 34% 22% 73% 56-75 anos 15% 14% 82% As mulheres portadoras de cartão de crédito são mais adeptas ao cartão de crédito como meio de pagamento; As faixas etárias de 30 a 39 anos e 56 a 75 anos apresentam maior incidência de pagamentos de compras online com os plásticos; A faixa de 18 a 29 anos é a que mais acessa a Internet, mas tem a menor incidência de compradores. Fonte: Pesquisas Itaú 2006 / WebShoppers e-bit 15ª. edição

Cartão de crédito e compras online por região As regiões Centro-Oeste e Sudeste têm maior costume de utilização de cartão online; Já a região Sul apresenta menor utilização de cartão de crédito para pagamentos via Internet. Norte Compras online: 4% Nordeste Compras online: 12% Centro-Oeste Compras online: 7% Sudeste Compras online: 65% Sul Compras online: 12% Acessa a Internet Comprou pela Internet... ...e pagou com cartão Norte/Nordeste 40% 15% 67% Sudeste 41% 18% 79% Centro Oeste 53% 19% 75% Sul 41% 17% 58% Fonte: Pesquisas Itaú 2006 / WebShoppers e-bit 15ª. edição

Meios de pagamento online Meios de pagamento meio físico Meios de pagamento utilizados nas compras online Meios de pagamento online (quantidade) vs Meios de pagamento meio físico Fonte: Banco Central do Brasil 2005 / WebShoppers e-bit 15ª. edição

Distribuição das compras por produtos Participação do cartão de crédito nas compras online Participação do cartão de crédito Distribuição das compras por produtos 74% 69% 78% 73% 73% 80% 78% 78% Maior incidência de pagamentos em produtos eletro-eletrônicos e telefonia 69% 55% Fonte: Pesquisas Itaú 2006 / WebShoppers e-bit 15ª. edição

 : $$ Previsão para o comércio eletrônico em 2007 e Volume para 2007 Cartão de crédito Volume para 2007 R$ 6,4 bi $$ Volume para 2007 R$ 188,3 bi Crescimento de 45,5% com relação a 2006  Crescimento de 20,0% com relação a 2006 Fonte: Pesquisas Itaú 2006 / WebShoppers e-bit 15ª. edição

O perfil do consumidor online no Brasil Fonte: WebShoppers e-bit 15ª. edição