ALUNO:DOUGLAS DE SOUZA BONIN / N:9 MARCELO SOUZA SANTOS / N:19

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Transcrição da apresentação:

ALUNO:DOUGLAS DE SOUZA BONIN / N:9 MARCELO SOUZA SANTOS / N:19 TRABALHO DE língua PORTUGUESA ALUNO:DOUGLAS DE SOUZA BONIN / N:9 E MARCELO SOUZA SANTOS / N:19

As funções da palavra QUE O termo “que” pode pertencer a categorias gramaticais diferentes e exerce funções sintáticas diferentes. Vejamos, separadamente, cada uma das funções do que:

Exemplos: O que ocorreu nesta sala? (substantivo) a) pronome interrogativo: faz referência a pessoas (substantivo) ou a coisas (adjetivo). Exemplos: O que ocorreu nesta sala? (substantivo) Que tema você escolheu? (adjetivo – acompanha o substantivo) b) pronome relativo: refere-se a um termo anterior. Exemplo: As crianças que gostam de fabricar seu próprio brinquedo se mostram mais criativas no futuro.

Exemplo: Que horas são agora? Exemplo: Diz que diz, mas não faz nada! c) pronome adjetivo indefinido: tem sentido de “quanto”, “quantas”. Exemplo: Que horas são agora? d) conjunção coordenativa aditiva: liga orações e tem valor próximo da conjunção “e”. Exemplo: Diz que diz, mas não faz nada!

e) conjunção coordenativa explicativa: valor próximo de “pois”. Exemplo: Devemos nos amar, que o ódio consome e destrói a alma. f) conjunção subordinativa integrante: introduz oração subordinada substantiva. Exemplo: Ficou claro que você não vai mais discutir o mesmo assunto. /

Morfologicamente, a palavra " que" possui várias classificações:- --substantivo-----Ela tem um quê da mãe --interjeição------Quê ! Ela fez isso? --advérbio de intensidade-----Que longe estamos! --pronome adjetivo-------------Que ideia maluca ! --pronome substantivo------- Que aconteceu?

--pronome relativo------------- Cão que ladra não morde --conjunção coordenativa--- A criança mexe que mexe no berço --conjunção subordinativa-- Falou tanto que ficou rouco --palavra expletiva ou de realce---Quase que caí da escada -- preposição---------Tenho que viajar urgentemente.