APOSENTADORIA INTEGRAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FATOR PREVIDENCIÁRIO e sua influência sobre os benefícios do INSS
Advertisements

Prof. José Junior Barreto TEORIA DOS DETERMINANTES
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Tributação do IR no recebimento dos benefícios da ABBPrev
SIMULAÇÕES ATUARIAIS DA EC 41 Santiago do Chile, 29 de Janeiro de 2004.
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social TREINAMENTO PrevMun REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA REGRAS.
Nome Data Matemática 1 Observa alguns frutos do Outono. Efectua as operações. 2 Observa Quantas patas temos nós ? R : _________________________. 3 Observa.
Adicional de Desempenho ADE. APRESENTAÇÃO O Estado de Minas Gerais está incentivando e valorizando o servidor tanto em relação ao seu próprio desempenho.
Previdência no Serviço Público
Renegociação de dívidas rurais MP 432 de 27/05/2008
Proposta para o Modelo de Previdência Complementar do Sistema Petrobras.
Cálculo da Reserva de Benefícios Concedidos da Previdência Social
“Administração de Pessoal”
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS
Salário Maternidade Art. 71. O salário maternidade é devido à segurada da PS, durante cento e vinte dias, com início no período entre vinte e oito dias.
Proteção Social e Previdenciária
REFORMAS PREVIDENCIÁRIAS
ADICIONAL DE DESEMPENHO
Benefícios Inss Joelcio Flaviano Niels - Advogado - tel
Cartilha Aposentadoria.
APOSENTADORIA ESPECIAL PARA GUARDAS MUNICIPAIS.
Provas de Concursos Anteriores
O Futuro da Previdência Social no Brasil
ACORDOS INTERNACIONAIS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E ACORDO BRASIL-JAPÃO
REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDENCIA-RPPS
Marcelo Ferreira (Coordenador CODIV)
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº de Março de 2012
ASPECTOS LEGAIS DA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DA APOSENTADORIA Porto Alegre dezembro de 2009 Magadar R.C.Briguet.
A Previdência Social na Administração Pública
PROVIMENTO DE CARGOS CARGO PÚBLICO EFETIVO: aprovação em concurso público (art. 37 da CF/1988). POSSE: de publicação no Minas Gerais. Antes de esgotado.
Benefícios Previdenciários Paranaguá - PR
AS MENTIRAS MAIS CONTADAS.
ADICIONAL DE DESEMPENHO
Seminário “A Previdência em Foco”
MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social TREINAMENTO PrevMun REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA REGRAS.
TODAS PALESTRAS SERÃO ENVIADAS POR
APOSENTADORIA NOVOS SERVIDORES
REGRA GERAL EM VIGOR (E.C. 41/03)
APOSENTADORIAS NO SERVIÇO PÚBLICO
Aposentadoria Voluntária por Tempo de Contribuição Integral
Previdência do setor público
FUNPRESP – Lei /12 Lujan Miranda
SIMULAÇÕES ATUARIAIS DA EC 41. ALTERNATIVAS PARA O SETOR PÚBLICO: PRINCIPAIS CONCEITOS •EC20/98 - Condições de elegibilidade (tempo de contribuição, idade.
SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
SALÁRIO FAMÍLIA (LB, art. 65/70)
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS
Instituto de Previdência Municipal
24, 25 E 26 DE OUTUBRO DE  Art. 2 o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de.
1 ACORDOS INTERNACIONAIS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E ACORDO BRASIL- JAPÃO SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Fevereiro 2012.
REUNIÃO DE APOSENTADORIA 2014
RESULTADOS FISCAIS DA REFORMA DE 2003 NO SISTEMA DE PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRO André Portela Souza Hélio Zylberstajn Luís Eduardo Afonso Apresentadora:
Direitos previdenciários dos servidores públicos
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
CESAR CALLEGARI PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA LEI ,
Modalidades de aposentadoria do Servidor Público e FUNPRESP
Previdência Complementar dos Servidores Públicos
REGRAS PARA A CONCESSÃO DE APOSENTADORIAS
Instituto de Previdência de Itabira
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS
SISTEMA PREVIDENCIÁRIO
Gabriel Guy Léger Ministério Público junto ao TCE/PR
APOSENTADORIAS E PENSÕES NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
Benefícios Previdenciários – INSS (Risco e programáveis)
16ª SEMANA NACIONAL EM DEFESA E PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EDUCAÇÃO: ATIVOS x APOSENTADOS - REALIDADE PREVIDENCIÁRIA REDE ESTADUAL – AL. ►Consultor Técnico.
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
APOSENTADORIA E BENEFÍCIOS
Plano de Seguridade Social
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS O SISTEMA APÓS AS EMENDAS CONSTITUCIONAIS Nº 20/1998, 41/2003 E 47/2005 SINASEFE – Abril de 2014.
Transcrição da apresentação:

APOSENTADORIA INTEGRAL

Diferenças entre as duas aposentadorias integrais São duas as regras de aposentadorias integrais existentes: a da Emenda Constitucional 41 e a da Emenda Constitucional 47. Nesta coluna, publico um quadro com as diferenças entre as duas regras. Fica claro que a aposentadoria da Emenda Constitucional 47 é melhor porque permite a redução da idade mínima e, além disso, as pensões decorrentes dessa aposentadoria terão a paridade.

Mas as regras de acesso à aposentadoria da Emenda 47 são mais restritivas: o tempo de serviço público é de 25 anos, o tempo na carreira é de 15 anos, e só tem direito a ela quem já era servidor público em 16-12-1998.

É o histórico de vida e profissional de cada servidor – idade, tempo de contribuição, tempo de serviço público, dentre outros -, que irá determinar o seu enquadramento em uma das duas regras da aposentadoria integral. Mas repito: sempre que puder, o servidor deve optar pela aposentadoria integral da Emenda Constitucional 47. Veja no quadro as diferenças.

Aposentadoria integral Emenda Constitucional 41 Aposentadoria integral ITENS Aposentadoria integral Emenda Constitucional 41 Aposentadoria integral Emenda Constitucional 47 Data de vigência Vigência em 31-12-2003 Aprovada em julho de 2005 com vigência retroativa a 31-12-2003 Quem tem direito Quem já era servidor em 31-12-2003 Quem era servidor em 16-12-1998 Integralidade da aposentadoria Garantia de integralidade Paridade na aposentadoria Garantia de paridade na aposentadoria com os servidores da ativa Anos de contribuição exigidos 35 anos de contribuição, se homem e 30 anos de contribuição, se mulher

Tempo de serviço público 20 anos de serviço público Idade mínima 60 anos de idade, se homem e 55 anos de idade, se mulher, sem possibilidade de redução Idade de 60 anos, se homem e de 55 anos, se mulher pode ser reduzida com o tempo adicional de contribuição Tempo de serviço público 20 anos de serviço público 25 anos de serviço público Tempo na carreira 10 anos na carreira 15 anos na carreira Tempo no cargo 5 anos no cargo Reajuste das pensões Pensões por morte resultantes dessa aposentadoria não terão a paridade e serão reajustadas pelo INPC Pensões por morte resultantes dessa aposentadoria terão paridade com os servidores da ativa

E-mail: jprataaraujo@uol.com.br Plantão telefônico Estou diariamente à disposição dos associados do SERJUSMIG e de seus familiares num plantão telefônico, de 9:00 às 11:30 horas. Telefone para contato: (31) 3391-3623 JOSÉ PRATA ARAÚJO E-mail: jprataaraujo@uol.com.br